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Transportes

Qatar Airways vai voar para sete novos destinos em 2023

Chittagong, Juba, Kinshasa, Lyon, Medan, Toulouse e Trabzon são os novos destinos para onde a Qatar Airways vai começar a voar ao longo de 2023, ano que traz também a retoma de várias rotas e um aumento de frequências para diversos outros destinos.

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Chittagong, Juba, Kinshasa, Lyon, Medan, Toulouse e Trabzon são os novos destinos para onde a Qatar Airways vai começar a voar ao longo de 2023, ano que traz também a retoma de várias rotas e um aumento de frequências para diversos outros destinos.

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A Qatar Airways anunciou, durante a ITB Berlim, a principal feira de turismo da Alemanha e uma das maiores do mundo, que vai voar para sete novos destinos ao longo deste ano, nomeadamente Chittagong, Juba, Kinshasa, Lyon, Medan, Toulouse e Trabzon.

Além dos novos destinos, que foram apresentados por Akbar Al Baker, CEO da Qatar Airways, a companhia aérea do Qatar vai também retomar a operação para outros 11 destinos, como é o caso de Pequim, Birmingham, Buenos Aires, Casablanca, Davao, Marrakesh, Nice, Osaka, Phnom Penh, Ras Al-Khaimah e Tóquio Haneda.

Além destas novidades, a companhia aérea vai ainda aumentar a operação nas rotas para Abuja – Port Harcourt, Abuja – Kano, Atenas, Belgrado, Berlim, Bucareste, Cairo, Copenhaga, Denpasar, Dublin, Dusseldorf, Edimburgo, Hanói, Hong Kong, Cartum, Larnaca, London Gatwick, London Heathrow, Madrid, Manila, Milão, Mogadíscio, Nagpur, Oslo, Phuket e Saigon.

“Enquanto melhor companhia aérea do mundo, estamos entusiasmados por oferecer mais maneiras de unir o mundo, aumentando a conectividade e preenchendo lacunas na indústria de viagens”, afirmou Akbar Al Baker, durante a apresentação.

Na ITB Berlim, que arrancou esta terça-feira, 7 de março, decorrendo até quinta-feira, dia 9, a Qatar Airways está presente no Hall 2.2, contando com o stand 208 a 208A.

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Governo neerlandês dá passo atrás na redução de voos no aeroporto de Schiphol

Depois de no ano passado ter anunciado uma redução do número de voos no Aeroporto Schiphol de Amsterdão, de 500 mil para 460 mil, o Governo neerlandês recuou na decisão.

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O Governo neerlandês anunciou o abandono temporário dos planos para reduzir os voos no Aeroporto Schiphol de Amsterdão, citando objeções de vários países, incluindo os Estados Unidos da América, e preocupações sobre potenciais violações da legislação europeia e dos acordos de aviação.

No ano passado, o Governo revelou a sua intenção de diminuir o número de voos em Schiphol de 500.000 para 460.000, um movimento significativo para um dos hubs mais movimentados da Europa.

Numa carta dirigida aos legisladores, o ministro das Infraestruturas e Águas, Mark Harbers, revelou que a fase inicial do plano, prevista para 2024, foi adiada “até novo aviso”, enquanto se aguarda uma decisão do Supremo Tribunal do país.

Embora um tribunal de primeira instância tenha bloqueado os planos de redução em maio, um tribunal de recurso em Amsterdão anulou posteriormente esta decisão. Uma decisão final do Supremo Tribunal está prevista para o segundo trimestre de 2024.

Os responsáveis do Aeroporto de Schiphol expressaram desapontamento numa declaração, afirmando que os residentes locais estão em desvantagem devido a estes desenvolvimentos recentes.

Os cortes de voos propostos visavam mitigar a poluição sonora para os residentes próximos ao aeroporto, situado na periferia sul de Amsterdão, argumentando que esta decisão introduziria mais incerteza, especialmente para o setor da aviação, enfatizando a necessidade de reduzir visivelmente os distúrbios para os residentes locais.

Na carta aos legisladores, Harbers revelou que as autoridades dos EUA consideraram a redução de voos “injusta, discriminatória e anticompetitiva para as companhias aéreas”.

A Airlines for America, um grupo de aviação, saudou a decisão e agradeceu ao Governo dos EUA por emitir uma “ordem muito forte descrevendo as violações do Acordo de Transporte Aéreo EUA-UE”. O grupo enfatizou o seu compromisso em atender às necessidades dos passageiros, ao mesmo tempo que trabalha ativamente para atingir os objetivos climáticos globais na aviação, incluindo a redução da poluição sonora.

A companhia aérea holandesa KLM aplaudiu a decisão de arquivar o plano, considerando-o “um passo importante para evitar retaliações e continuar a voar para os EUA”. A KLM afirmou ter concordado com várias medidas anunciadas, incluindo um plano mais limpo, silencioso e económico para acelerar a redução da poluição sonora, alinhando-se com as preocupações ambientais do Governo.

No entanto, grupos ambientalistas nos Países Baixos, incluindo a Greenpeace e o Friends of the Earth, expressaram contrários à decisão, enfatizando os riscos significativos envolvidos, deixando os residentes locais numa posição difícil e exacerbando a crise climática. Apesar deste revés, os grupos insistiram que o número de voos deve ser reduzido para tornar os Países Baixos mais habitáveis e enfrentar eficazmente a crise climática.

Foto crédito: Depositphotos.com
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January 19, 2023, Brazil. In this photo illustration, the TAAG Linhas Aéreas de Angola logo is displayed on a smartphone screen. It is the national airline of Angola, having its headquarters in Luanda

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TAAG tem novo contacto de apoio ao cliente

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola tem um novo contacto de apoio ao cliente, disponibilizando agora também o e-mail [email protected] para atender as necessidades e preocupações dos seus passageiros.

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A TAAG – Linhas Aéreas de Angola tem um novo contacto de apoio ao cliente, disponibilizando agora também o e-mail [email protected] para atender as necessidades e preocupações dos seus passageiros.

“A TAAG tem um novo e-mail de Apoio ao Cliente e uma equipa pronta para atender às suas necessidades e preocupações”, informa a companhia aérea de bandeira angolana, em comunicado.

Além deste novo e-mail, a TAAG disponibiliza também um call center para chamadas nacionais e internacionais, através do número de telefone +351 210 203 896, e que está disponível entre as 08h00  e as 20h00, nos dias úteis, bem como das 09h00 às 18h00, nos fins de semana e feriados.

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Turkish Airlines abre voos para Detroit

Os voos da Turkish Airlines para Detroit arrancaram na passada quarta-feira, 15 de novembro, e contam com três ligações aéreas por semana, passando a quatro a partir de 25 de dezembro.

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A Turkish Airlines abriu uma nova rota para os EUA e passou a operar em Detroit, cidade que se torna no 13.º destino da companhia aérea turca no país norte-americano, informou a transportadora em comunicado.

Os voos para Detroit arrancaram na passada quarta-feira, 15 de novembro, e contam com três ligações aéreas por semana, passando a quatro a partir de 25 de dezembro.

“Com a adição de Detroit, a Turkish Airlines aumentou a sua rede para 345 destinos e agora serve 13 destinos nos EUA”, sublinha a transportadora aérea de bandeira turca, na informação divulgada.

Segundo Ahmet Bolat, Chairman da Turkish Airlines, a abertura desta rota aproxima “duas grandes cidades, Istambul e Detroit” e cria “oportunidades para viagens, negócios e exploração cultural”.

“Alcançamos mais países do que qualquer outra companhia aérea no mundo, e adicionando novos destinos à nossa rede em constante expansão , como Detroit, continuamos a cumprir a nossa missão principal de unir pessoas e culturas em todo o mundo”, acrescenta o responsável.

Localizada no estado do Michigan, a cidade de Detroit é a 10ª maior dos EUA e é conhecida por ser um centro ligado à indústria automobilística, assim como pelo seu património musical e cultural.

 

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ACI Europe pede a governo dinamarquês para não introduzir taxa em voos

Depois do Governo da Dinamarca ter avançado com a possibilidade de implementar uma taxa para todos os voos com partida no país, a ACI Europe diz que esta é contraproducente.

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A ACI EUROPE instou o Governo dinamarquês a não prosseguir com os planos de introduzir uma taxa sobre todos os passageiros que partem dos aeroportos da Dinamarca.

Com apenas uma parte residual desta nova taxa ser destinada à sutentabilidade da aviação dinamarquesa e a maior parte desta a ser utilizada para financiar o sistema de segurança social, esta iniciativa irá prejudicar a posição competitiva dos aeroportos dinamarqueses – e assim prejudicar a sua capacidade de financiar os seus ambiciosos planos de descarbonização.

Os aeroportos dinamarqueses estão na vanguarda dos esforços de descarbonização da indústria, com os aeroportos de Aarhus, Billund, Copenhaga e Roskilde a tentarem atingir zero emissões líquidas de CO2 sob o seu controlo já em 2030.

Olivier Jankovec, diretor-geral da ACI EUROPE, afirma que esta taxa é “verdadeiramente imprudente e equivale essencialmente a um ‘greenwashing’ político, mais do que qualquer outra coisa. Em vez de ajudar os aeroportos e a aviação a descarbonizarem-se, terá na verdade o efeito oposto, desviando do sector recursos financeiros tão necessários”.

Jankovec refere ainda que “a UE já implementou, através do pacote Fit for 55, um quadro regulamentar ambicioso para descarbonizar o seu setor da aviação através do reforço do seu regime de comércio de emissões e de mandatos para a implantação de combustíveis de aviação sustentáveis. Juntamente com outras medidas, isto exigirá investimentos adicionais de todo o ecossistema da aviação, no valor de 820 mil milhões de euros até 2050. É evidente que novas taxas são a última coisa de que necessitamos. Na verdade, mais apoio financeiro é o que é necessário.”

Além disso, o diretor-geral da ACI Europe conclui que este imposto “também corre o risco de prejudicar a conectividade da Dinamarca e da sua economia. A conectividade aérea da Dinamarca, este ano, permanece 10% abaixo de onde estava antes da COVID-19, pelo que é evidente que adicionar custos às viagens aéreas não irá facilitar novos progressos na recuperação total e no desenvolvimento dessa conectividade”.

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Aeroporto do Porto distinguido pela qualidade do serviço prestado

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, foi classificado como o quarto melhor a nível europeu na qualidade do serviço prestado, sendo mesmo a única infraestrutura aeroportuária nacional a constar de um ranking elaborado pela Bounce.

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O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, foi classificado como o quarto melhor a nível europeu na qualidade do serviço prestado, sendo mesmo a única infraestrutura aeroportuária nacional a constar do ranking, segundo um estudo da Bounce.

De acordo com informação publicada no portal Porto.pt, o estudo da empresa de armazenamento de bagagem teve em consideração o volume de passageiros, assim como as taxas de estacionamento, lojas e restaurantes dos aeroportos europeus com mais movimento, assim como a classificação atribuída pela AirHelp aos aeroportos europeus em termos de qualidade de serviço.

Desta forma, a lista é liderada pelo aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas, que obteve 8,25 pontos em 10 possíveis, enquanto o Aeroporto Internacional de Viena, na Áustria, com 7,79 pontos, ficou na segunda posição.

Já a terceira posição foi atribuída ao Aeroporto Josep Tarradellas Barcelona El-Prat, com 7,68 pontos, enquanto o quarto lugar é ocupado pelo Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, que obteve 7,67 pontos.

O aeroporto portuense ficou, desta forma, à frente de infraestruturas aeroportuárias como a de Copenhaga, na Dinamarca; Paris-Orly, em França; Estocolmo Arlanda, na Suécia; Istambul Sabiha Gokcen International, na Turquia; e ainda do aeroporto de Alicante, em Espanha; e do aeroporto de Oslo, na Noruega, que encerra o Top10 deste ranking.

Em termos de experiência pré-voo, o aeroporto que mais se destacou foi o de Istambul, na Turquia, com uma pontuação de 9,57 valores, seguido das infraestruturas de Copenhaga e Barcelona.

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TAAG acrescenta uma frequência à rota de São Tomé e Príncipe

A partir de 11 de dezembro, a TAAG passa a realizar dois voos por semana entre Luanda e São Tomé e Príncipe, juntando ao voo de sexta-feira uma nova frequência às segundas-feiras.

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A TAAG  – Linhas Aéreas de Angola anunciou que, a partir de 11 de dezembro, vai passar a operar mais uma frequência semanal na rota entre Luanda, capital de Angola, e São Tomé e Príncipe, que passa a contar com duas ligações aéreas por semana.

De acordo com uma nota informativa da companhia aérea de bandeira angolana, a nova frequência vai ser operada às segundas-feiras, juntando-se ao voo que a TAAG já realizava às sextas-feiras.

A nova frequência da TAAG para São Tomé e Príncipe já se encontra disponível para reserva através do website da companhia aérea, assim como através do call center da transportadora angolana.

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Jet2 lança mais 70 mil lugares para o próximo verão com aumento também em Faro

Faro é um dos 24 destinos de sol e praia que vão contar, no próximo verão, com um reforço de capacidade da Jet2 à partida de vários aeroportos britânicos.

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A Jet2 anunciou um aumento de capacidade para o próximo verão que chega a 70 mil lugares, num crescimento que abrange também a operação da companhia aérea para Faro, no Algarve.

No total, a Jet2 anunciou mais 70 mil lugares para o próximo verão para destinos em Espanha continental, nas ilhas Canárias e também nas Baleares, assim como em Portugal, Turquia, Croácia e Grécia.

Lanzarote, Dubrovnik, Fuerteventura, Heraklion, Ibiza, Kalamata, Costa de Almeria, Gran Canaria, Menorca, Palma, Reus, Rodes, Halkidiki, Tenerife, Zante, Izmir, Málaga, Alicante, Antalya, Corfu, Dalaman, Faro, Girona e Cós são os destinos que vão contar com um aumento de capacidade, de acordo com a publicação britânica Travel Weekly.

O aumento de capacidade vai estar disponível entre final de setembro e o início de novembro, à partida de oito aeroportos britânicos, concretamente Belfast, Birmingham, East Midlands, Edimburgo, Glasgow, Leeds Bradford, Manchester e Newcastle.

“Estamos a observar uma procura forte e sustentada para o verão de 2024 em todos os setores, com o final da temporada de verão a mostrar-se muito popular”, afirma Steve Heapy, presidente executivo da Jet2 e da JetHolidays.

De acordo com o responsável, o aumento de capacidade para o próximo verão inclui 24 destinos de sol e praia, num reforço que vai ao encontro da procura dos turistas britânicos.

“Ao acrescentar serviços adicionais a uma série de destinos para o final da temporada de verão, estamos a oferece aos nossos clientes exatamente aquilo que eles desejam e sabemos o quanto eles vão aproveitar a oportunidade de fugir e desfrutar de uma última fatia do sol de verão”, acrescenta Steve Heapy.

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Velsen, the Netherlands – April, 20 2018: MSC Magnifica in North Sea Canal, detail of funnel

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MSC Cruzeiros confirma encomenda de mais dois navios movidos a GNL

Os navios encomendados pela MSC Cruzeiros aos estaleiros franceses de Chantiers de l´Atlantique vão ser movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL) e devem ser entregues à companhia de cruzeiros em 2026 e 2027.

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A MSC Cruzeiros veio esta quarta-feira, 15 de novembro, confirmar a encomenda de mais dois navios da class World aos estaleiros franceses de Chantiers de l´Atlantique, cruzeiros que vão ser movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL) e que vão ser entregues à companhia em 2026 e 2027.

Segundo a MSC Cruzeiros, os “novos navios serão uma evolução do Protótipo “World Class” de última geração com soluções inovadoras para maximizar a eficiência energética, com utilização extensiva de recuperação de calor e outras soluções tecnológicas”, o que, de acordo com a companhia de cruzeiros, “fará com que os navios tenham uma pegada de carbono ainda mais reduzida”.

“Para além disso, os novos navios estarão prontos para uma variedade de combustíveis alternativos, incluindo o metano biológico e sintético e o metanol verde. Os navios também serão equipados com motores de combustão interna, biocombustível de próxima geração com um deslizamento reduzido de metano”, acrescenta um comunicado divulgado pela MSC Cruzeiros.

Pierfrancesco Vago, Executive Chairman da MSC Cruises, mostra-se orgulhoso com a encomenda que dá continuidade à já longa parceria com os estaleiros de Chantiers de l´Atlantique e que permitiu construir “alguns dos navios mais avançados do mundo”.

“Estamos empenhados em pesquisar e investir em tecnologias ambientais à medida que estiverem disponíveis, para garantir que continuamos a progredir na nossa viagem de descarbonização para alcançar zero emissões de gases com efeito estufa até 2050”, afirma o responsável.

Os novos navios World Class vão contar com ligação plug-in de energia em terra para reduzir as emissões de carbono nos portos, os mais avançados sistemas de tratamento de águas residuais concebidos de acordo com a IMO, novos avanços na gestão de resíduos e uma gama abrangente de equipamentos de bordo com eficiência energética para otimizar a utilização dos motores e as necessidades energéticas das acomodações para reduzir ainda mais as emissões.

Recorde-se que o primeiro navio a LNG da MSC Cruzeiros foi o MSC World Europa, navio que foi inaugurado em novembro de 2022 e ao qual se seguiu, em junho desde ano, o MSC Euribia, navio da Classe Meraviglia que também é movido a GNL.

A companhia de cruzeiros está atualmente a aguardar a chegada do MSC World America, que será entregue na Primavera de 2025 e que foi concebido para o mercado de cruzeiros norte-americano, sendo igualmente movido a GNL.

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Roadshow da MSC Cruzeiros com balanço positivo

A MSC Cruzeiros faz um balanço positivo do seu roadshow que, entre meados de outubro e início de novembro, percorreu as cidades do Funchal, Porto, Lisboa e Coimbra, ao qual acrescentou, na edição deste ano, quatro webinares.

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As sessões levadas a cabo serviram como ponto de partida para a nova temporada, e onde foram apresentadas várias novidades que a MSC Cruzeiros tem para oferecer, e contaram com a presença e apresentação de dois parceiros da companhia, a Emirates e a TAP.

Nos eventos presenciais, realizados em Lisboa, Porto, Coimbra e Funchal estiveram presentes cerca de 700 agentes de viagens no total, enquanto os quatro webinares contaram com a participação de 600 agentes de viagens, o que, para a MSC Cruzeiros constitui um recorde absoluto de presenças desde que o roadshow é realizado.

Nas sessões presenciais como online, os agentes de viagens ficaram a conhecer melhor a Explora Journeys, a nova marca de luxo do Grupo MSC e os itinerários e produtos da MSC Cruzeiros nas temporadas de inverno 2023/2024 e verão 2024, tendo também tido a oportunidade de assistir a apresentações realizadas pela Emirates e pela TAP com maior foco nos destinos onde a companhia opera em conjunto, com os pacotes cruzeiro & voos incluídos.

Entre as várias novidades apresentadas, a MSC Cruzeiros deu a conhecer a sua oferta para o inverno 2023/2024, com 22 navios a navegar e com cruzeiros que variam de mini-cruzeiros a cruzeiros de sete noites até cruzeiros de 120 noites como o MSC World Cruises 2024. Esta ampla variedade de itinerários irá permitir ficar a conhecer 150 destinos à volta de 70 diferentes países.

O grande destaque no mercado português serão os 19 cruzeiros de 10 noites com partida e chegada a Lisboa a partir de abril até novembro de 2024. O MSC Orchestra partirá de Lisboa e fará itinerários com passagens por Génova (Itália), Marselha (França), Málaga (Espanha), Cádiz (Espanha), Alicante, Mahón (Espanha), Olbia e Génova e fará ainda duas “empty legs” com partida de Génova e desembarque em Lisboa.

Para os passageiros da Madeira, será possível realizar cinco partidas com embarque e desembarque no Funchal a partir de outubro de 2024.  O navio passará por Málaga, Barcelona, Santa Cruz de Tenerife (Espanha), Marselha (França), Génova (Itália), Casablanca (Marrocos) e ainda duas “empty legs”, uma com partida de Génova e desembarque no Funchal e outra com embarque no Funchal e desembarque em Génova.

 

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Carlos Antunes, diretor da TAP para as Américas, com os agentes de viagens portugueses que participaram no Festuris

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TAP admite que cresceria mais no Brasil com novas rotas e mais aviões

De acordo com Carlos Antunes, diretor da TAP para as Américas, a companhia aérea de bandeira nacional, que vai crescer 14% no Brasil no próximo verão, poderia crescer muito mais se abrisse novas rotas e tivesse mais aviões.

Inês de Matos

O diretor da TAP para as Américas, Carlos Antunes, admitiu na semana passada que a companhia aérea de bandeira nacional, que vai crescer 14% no Brasil no próximo verão, poderia crescer muito mais se abrisse novas rotas e tivesse mais aviões.

“O crescimento é todo por rotas existentes, não vamos inaugurar nenhuma nova rota. Considerando que estamos a usar os mesmos aviões nas mesmas rotas, posso dizer que há um aumento de 14%, mesmo que haja atualização de equipamento, vai ser de 15%. Não temos onde ir buscar equipamento e, por isso, está a crescer 14%”, explicou o responsável aos jornalistas, à margem da 35.ª edição do Festuris, a feira de turismo de Gramado, no Rio Grande do Sul, que decorreu entre 9 e 12 de novembro.

Carlos Antunes admitiu o interesse da TAP em cidades brasileiras como Florianópolis ou Curitiba, que ainda não são servidas por voos internacionais com destino à Europa e que poderiam ser interessantes para dar continuidade à estratégia da companhia aérea de bandeira nacional no país.

“Saiu na comunicação social aqui no Brasil que há um namoro entre a TAP e Florianópolis. Temos conversas, é um destino interessante, mas também conversamos com Curitiba, por exemplo, que são cidades que não estão servidas por voos internacionais para a Europa e onde poderíamos continuar a desenvolver a nossa estratégia, que são destinos principais e secundários de uma ponta e, do lado de lá, também tem as grandes cidades e destinos secundários. Isso dá-nos um diferencial competitivo interessante”, defendeu.

No entanto, o responsável da TAP para as Américas reconhece que a companhia aérea está limitada pelo plano de reestruturação acordado com a Comissão Europeia no que diz respeito ao número de aviões na sua frota e explica que, se tivesse mais aviões, a TAP abriria novas rotas no Brasil.

“O que temos vindo a fazer é trocar alguns aviões de menor capacidade por aviões maiores, os narrow body pelos wide body para conseguirmos fazer esta operação intercontinental mas sem aviões novos não conseguimos lançar novas rotas. Temos vindo a reforçar as rotas existentes”, acrescentou.

Carlos Antunes admitiu também que, se a TAP não abrir novas rotas, pode vir a ser prejudicada e a perder quota de mercado para a concorrência, até pelo chamado ‘paradoxo da procura’, isto apesar do responsável continuar a realçar que a TAP continua a ser a “principal companhia aérea internacional no Brasil”, principalmente a nível europeu.

“Onde há procura e não há oferta, alguém vai por essa oferta. Mas, hoje, somos a principal companhia aérea internacional no Brasil, a principal europeia, e com a nossa cobertura e com a rede de parceiros de codeshare – Azul e GOL – temos uma cobertura ainda maior. Não temos voo direto nem para Curitiba nem para Florianópolis, que são dois pontos importantes, mas conseguimos extrair os passageiros de lá para Brasília, Belo Horizonte ou para Porto Alegre através dos nossos parceiros”, explicou.

Recorde-se que, no próximo verão, a TAP vai disponibilizar a maior oferta de sempre em ligações aéreas entre o Brasil e a Europa, num total de 91 voos por semana, o que representa um aumento de 11 ligações semanais face ao último verão.

Recife e o Rio de Janeiro são os destinos no Brasil que vão receber o maior aumento de oferta da TAP, uma vez que a capital do estado de Pernambuco passa de sete para 10 voos por semana, enquanto a cidade do Rio de Janeiro vai ter mais duas ligações por semana, passando de 10 para 12 ligações semanais.

Além destas duas cidades brasileiras, a TAP vai também aumentar a operação para São Paulo, Belém, Brasília, Natal, Maceió, Porto Alegre e Salvador, que passam a contar com mais um voo semanal de e para Portugal.

*A jornalista viajou a convite da TAP Air Portugal.

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