Viseu lança campanha de promoção turística assente nos 900 anos da cidade
A nova campanha de promoção turística vai concentrar-se nos 900 anos da atribuição do foral à cidade de Viseu e, segundo a vereadora de Cultura e Turismo da autarquia, “vai servir como um grande chapéu para todos os outros eventos”.

Inês de Matos
Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Edição digital: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
A Câmara Municipal de Viseu vai lançar, em maio, uma nova campanha de promoção turística, denominada V900, que pretende assinalar os 900 anos de atribuição do foral à cidade e que, segundo Leonor Barata, vereadora de Cultura e Turismo de Viseu, pretende também atrair um maior número de turistas à cidade.
“A expectativa é que a campanha também ajude a levar mais turistas a Viseu, porque são eventos de grande escala e temos uma série de iniciativas que visam a promoção turística”, disse a responsável ao Publituris, à margem da apresentação da campanha, que decorreu na BTL.
A nova campanha de promoção turística, que entra em vigor em maio, pretende assinalar também a importância que tinha Viseu em 1123, altura em que o foral foi atribuído à cidade por D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, cerca de 20 anos antes da independência do Condado Portucalense.
Por isso, explica Leonor Barata, a campanha de promoção vai concentrar-se “sobretudo nesta efeméride, que vai servir como um grande chapéu para todos os outros eventos”.
“Vamos ter uma série de iniciativas relacionadas com esta efeméride, como um desfile medieval em que vamos ter a própria D. Teresa e que vai entregar o foral à cidade de forma simbólica, num desfile que vai ter a participação de várias associações e escolas do território”, indicou a vereadora de Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Viseu.
Previsto está ainda um cortejo e uma ceia medieval, assim como uma maior componente de animação medieval na Feira de São Mateus, que vai decorrer entre 14 de agosto e 21 de setembro, e que é apontada como o principal evento de atração de turistas a Viseu.
“A Feira de São Mateus vai ter uma presença medieval muito forte e vamos ter espetáculos medievais mas com uma certa contemporaneidade, com espetáculos de rua e musicais, usando o nosso património natural, o que, no verão, é muito agradável”, acrescentou Leonor Barata.
Além de feira, também eventos como o Festival da Primavera, o Festival de Jazz ou o Festival de Artes Performativas de Viseu vão assinalar os 900 anos do foral de Viseu.
A campanha termina em setembro ou outubro, com Leonor Barata a revelar que está prevista a realização de um “ciclo de conferências para académicos e estudiosos”, no qual se vai debater o futuro de Viseu.
Presente nesta apresentação esteve ainda Fernando Ruas, presidente da Câmara Municipal de Viseu, que se mostrou honrado com o lançamento na BTL da campanha e da Feira de São Mateus que, considerou o autarca, é “uma marca distintiva de Viseu”.
“Não deixem de ir à Feira de São Mateus, é uma cidade dentro da cidade, é o nosso ex-libris”, afirmou, lançando o convite para que também “Lisboa visite Viseu”.