Portugal Ventures lança Call Turismo+Crescimento com 10 milhões de euros
Lançada em colaboração com o Turismo de Portugal, a Call Turismo + Crescimento conta com uma dotação de 10 milhões de euros e a primeira fase de candidaturas termina a 30 de abril.

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A Portugal Ventures lança esta quarta-feira, 1 de março, a Call “Turismo + Crescimento”, uma nova linha de apoio, lançada em colaboração com o Turismo de Portugal, que conta com uma dotação de 10 milhões de euros, anunciou o ministro da Economia e do Mar, António Costa e Silva, na sessão de abertura da VisitPortugal Conference.
“Com uma dotação de 10 milhões de euros, o aviso é dirigido a todas as empresas do turismo já constituídas (desde que com menos de 7 anos de existência) e a empresas a constituir. A 1.ª fase desta “Call” termina no dia 30 de abril”, informa a Portugal Ventures.
Na intervenção na conferência promovida pelo Turismo de Portugal, António Costa e Silva referiu que “é importante capitalizar as empresas, já que são as promotoras do crescimento”, salientando ainda que “agregar e consolidar é fundamental para que as empresas ganhem escala”.
De acordo com a Portugal Ventures, esta “Call” visa “promover o acesso das empresas do turismo a financiamento de capital de risco, para o desenvolvimento de projetos que reforcem a competitividade da oferta turística do país, melhorem a experiência do turista e/ou promovam uma maior eficiência na operação”.
Para este apoio, acrescenta a Portugal Ventures, são elegíveis “operações de capitalização das empresas, tendo em vista o seu crescimento/expansão e melhoria da sua competitividade”, assim como “operações de concentração de empresas, tendo em vista assegurar ganhos de escala, nomeadamente através de processos de agregação de funções de back-office e/ou de criação de sinergias comerciais”.
Cada empresa apoiada não poderá receber menos de 150 mil euros nem mais de 1,5 milhões, sendo o montante do apoio determinado “em função das necessidades efetivas de financiamento da empresa e do investimento proposto”.
“Na avaliação da empresa e da operação proposta, são avaliados diversos critérios, entre os quais a solidez da equipa de gestão e do modelo de negócio, a dimensão do mercado alvo, o grau de novidade dos projetos e o seu posicionamento face à concorrência, a maturidade do projeto e o contributo do mesmo no quadro de uma gestão ESG”, explica ainda a Portugal Ventures.