Portugueses destacam gastronomia e fator novidade com principais critérios de escolha para férias
Para escolher o próximo destino de férias, dois dos critérios mais importantes para os turistas portugueses são gastronomia e novidade.
![Publituris](https://backoffice.publituris.pt/app/uploads/2023/10/P_redes_sociais-120x120.jpg)
Publituris
Ávoris reafirma intenção de “fortalecer e expandir operações em Portugal”
Gonçalo Narciso dos Santos, delegado da Relais & Châteaux para Portugal e Espanha, é capa da Nova Edição da Publituris Hotelaria
EGYPTAIR regressa a Lisboa e abre dois voos semanais para o Cairo
Qatar Airways apresenta nova ‘Qsuite Next Gen’
Turismo de Portugal apoia formação em Angola
Airbus investe na LanzaJet para aumentar produção de SAF
Lusófona participa no projeto FUTOURWORK para promover bem-estar e melhores condições de trabalho no Turismo e Hospitalidade
Indústria global das viagens de negócios chega perto dos 1,4 biliões de euros, em 2024
Porto recebe “Prides” europeus
Quase 60% dos viajantes dizem sentir-se sobrecarregados pelo excesso de opções
Um estudo realizado pela MARCO revela que 64% dos portugueses destacam a gastronomia e o fator novidade como principais critérios de escolha das suas férias.
Para o estudo “Post Covid Consumer Behaviour II”, da agência de comunicação internacional com escritório em Lisboa, foram realizada mais de 4.000 entrevistas a nível europeu, analisando mercados como Portugal, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Espanha, Portugal e Reino Unido, ambos com 64%, são efetivamente os países que mais valorizam a experiência gastronómica.
A Covid-19 continua também a ter impacto nos critérios de decisão, com 60% dos portugueses a optarem por destinos “Covid safe”, sendo este o principal critério na faixa etária acima dos 65 anos (75%) A cultura (59%), entretenimento (54%) e sustentabilidade (52%) fecham o top de critérios de decisão dos portugueses.
![](https://backoffice.publituris.pt/app/uploads/2023/02/Portugal_MARCO.jpg)
Os principais critérios dos portugueses para a escolha das férias. Estudo estudo “Post Covid Consumer Behaviour II” da MARCO
A nível europeu, os portugueses lideram ainda na escolha de novos destinos que nunca tenham visitado, bem como na opção por destinos sustentáveis, contra uma média europeia de 55% e 43% respetivamente.
O “Post Covid Consumer Behaviour II” realça ainda que o comportamento dos consumidores está em “constante mudança” e que situações como as registadas na pandemia têm profundas consequências nos seus hábitos, cujo efeito final ainda está por revelar. Um exemplo de profunda mudança no turismo é a digitalização do setor. De acordo com o estudo, 56% dos europeus e 60% dos portugueses afirmam que o produto que mais compram online em detrimento de lojas físicas são bilhetes e pacotes de viagens.
Didier Lagae, fundador e CEO da MARCO, afirma que “ainda que o ano 2022 tenha sido o ano de regresso à normalidade, muitos europeus continuam a manter os lugares livres de Covid como um dos motivos principais para escolher o seu destino turístico. O facto de alguns países terem sido capazes de lidar com a situação, melhor ou pior, pode ter sido a chave para receber mais turistas este ano”.
O responsável da MARCO considera ainda que, “mesmo que a situação ainda seja complicada, temos visto como o turismo tem retomado, alcançando quase os níveis pré-pandemia, com um espírito muito marcado pelos destinos turísticos mais desconhecidos ou com maior oferta cultural e de lazer”.