Governo dos Açores destaca o bom desempenho da atividade turística na Região
A secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, Berta Cabral, considera que os resultados turísticos obtidos pela Região “refletem o excelente posicionamento estratégico junto dos mercados emissores”.

Carolina Morgado
Turismo de Portugal recebe galardão de “Melhor Destino” nos prémios Routes Europe 2025
AHETA homenageia associados e personalidades determinantes nos 30 anos de vida da associação
Explora I faz escala inaugural em Lisboa a caminho do Mediterrâneo
Egito estabelece meta de 30 milhões de turistas anualmente até 2028
Setor de viagens e turismo representa 11,4% do PIB dos países do Golfo
Atlanta mantém-se como aeroporto mais movimentado no mundo
Macau vai criar novas delegações de comércio e turismo no exterior para atrair turistas
Movimento de passageiros nos aeroportos portugueses com quebra ligeira em fevereiro
Arranca parceria entre Ryanair e Expedia
Turquia a caminho de bater novo recorde de turismo este verão
Segundo a governante, o desempenho do setor turístico “tem vindo a reforçar a retoma da economia regional de uma forma cada vez mais consistente”, no período pós-pandémico.
Dados recentemente divulgados pelo SREA – Serviço Regional de Estatística dos Açores, confirmam, em 2022, um número recorde de dormidas em alojamentos turísticos na Região (+6,8% do que em 2019), acompanhado de um registo inédito nos proveitos dos estabelecimentos hoteleiros (+20,97%).
Em 2022, alcançou-se o maior número de sempre em dormidas, em todas as tipologias de alojamento turístico da Região: hotéis, apartamentos turísticos, pousadas, unidades de turismo no espaço rural e unidades do alojamento local, que acumularam um total de 3.215.400 dormidas, ultrapassando as 3.009.385 dormidas de 2019, o número mais elevado registado até então.
Ao nível deste indicador, verifica-se que os mercados emissores mais importantes são por ordem decrescente: Alemanha, Estados Unidos da América, França, Espanha, Canadá e Holanda, constatando-se, no entanto, que os mercados que mais cresceram, em 2022, comparativamente a 2019, foram Itália (62,8%), França (33,5%), Suíça (27,9%) e Dinamarca (23,1%).
Berta Cabral destacou, citada na página oficial do Governo Regional, que em 2022, “houve uma extraordinária superação das dormidas dos mercados estrangeiros, o que demonstra o crescente interesse da procura internacional pelo destino Açores, e sua competitividade face a outros destinos que ainda não retomaram a sua atividade turística normal”.