Projeto “Landscape Together” preenche “eixos definidos para a atividade turística nacional”
O projeto “Landscape Together” junta 17 parceiros internacionais e vai dinamizar residências artísticas, roteiros culturais e mais de 70 oficinas em cinco municípios da região Centro de Portugal.

Publituris
Agência de Viagens El Corte Inglés já está em Guimarães
Lusanova promove formação sobre o Brasil em parceria com a TAP
Incerteza global não impacta viagens na Europa e Portugal continua a ser um dos destinos preferidos
Turismo sustentável e economia circular em análise na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
Celebrity Cruises apresenta novo restaurante e opções de entretenimento do Celebrity Xcel
KIPT CoLab lança Barómetro Estatístico para o setor do Turismo a 26 de maio
LovelyStay celebra 10 anos de operação com bons resultados e acelera expansão internacional
CPLP apoia candidatura do Campo do Tarrafal a Património da Humanidade
Maior Legoland do mundo abre em Xangai em julho
Turismo no Porto confirma crescimento em 2024
O presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, considera que o projeto “Landscape Together”, que junta 17 parceiros internacionais e vai dinamizar residências artísticas, roteiros culturais e mais de 70 oficinas em cinco municípios da região Centro de Portugal, “preenche os quatro eixos definidos para a atividade turística nacional para os próximos três anos”.
De acordo com o responsável, que elogiou o projeto durante a sua apresentação, o “Landscape Together” encaixa-se “nos quatro eixos que estão vertidos na estratégia de Portugal e do Centro de Portugal para os próximos três anos”, concretamente reforço da agenda de turismo para o interior, internacionalização do território, crescimento em valor e transição digital.
O projeto, que abrange os municípios de Proença-a-Nova, Oleiros, Sertã, Pedrógão Grande e Idanha-a-Nova, vai contar com um financiamento de um milhão de euros pela Europa Criativa 2022, representando uma oportunidade impar para os territórios abrangidos e para as empresas da região.
Pedro Machado considera que este é um projeto que “permite crescer na internacionalização do território, pois está prevista a mobilidade de mais de 90 artistas estudantes europeus” e que será também fundamental “para empresas da região, ao nível da sua internacionalização”, pois permite alimentar a ambição de crescer também em valor.
“Projetos como o ‘Landscape Together’ constituem também uma oportunidade para aumentar a capacidade de digitalização e de transformação, quer do destino quer dos operadores”, considera ainda Pedro Machado.
Promovido pela MAG – Marques de Aguiar, o projeto “Landscape Together” foi apresentado esta terça-feira, 7 de fevereiro, numa conferência de imprensa que decorreu no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, e que contou com a participação de Marta Aguiar, fundadora da MAG, Suzana Menezes, diretora regional de Cultura do Centro, e dos autarcas dos municípios envolvidos.
Ao abrigo deste projeto, vão ser desenvolvidos quatro cursos de verão ao longo de quatro anos, assim como mais de 70 oficinas, 16 eventos interdisciplinares, oito roteiros culturais, 18 residências artísticas, duas obras de arte permanente e oito exposições em seis países, entre outras iniciativas.
O “Landscape Together” prevê ainda a cooperação e mobilidade entre mais de 90 artistas europeus e dos seus trabalhos.