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Dubai recebeu 14,36 milhões de visitantes internacionais em 2022

Segundo o Departamento de Economia e Turismo do Dubai (DET), o destino alcançou, em 2022, 86% dos números de visitantes internacionais registados no período pré-pandémico.

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Segundo o Departamento de Economia e Turismo do Dubai (DET), o destino alcançou, em 2022, 86% dos números de visitantes internacionais registados no período pré-pandémico.

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O Dubai recebeu, no ano passado, um total de 14,36 milhões de visitantes internacionais, número que representa um crescimento de 97% em relação aos 7,28 milhões de turistas registados em 2021, indicam os mais recentes dados do Departamento de Economia e Turismo do Dubai (DET).

Segundo um comunicado enviado à imprensa pelo DET, o Dubai alcançou, em 2022, 86% dos números de visitantes internacionais registados no período pré-pandémico, quando o destino tinha recebido 16,73 milhões de visitantes internacionais.

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“O crescimento excecional do fluxo de visitantes reflete o contínuo crescimento do Dubai como uma das cidades mais conectadas do mundo e a sua determinação em liderar o mundo em termos de infraestruturas de hospitalidade e níveis de serviço. Estou confiante de que o Dubai contribuirá ainda mais para o crescimento do turismo global e da conectividade das viagens nos próximos anos”, congratula-se Hamdan bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum, príncipe herdeiro do Dubai e presidente do Conselho Executivo do Dubai.

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O forte crescimento do Dubai foi ditado pela subida dos mercados tradicionais e emergentes, com a Europa Ocidental e as regiões do Golfo a representarem, cada uma, 21% das chegadas, enquanto a região do Gulf Cooperation Council (GCC) também representou 21% das chegadas, depois de um “aumento exponencial na sua quota de chegadas”, que era de 13% em 2021.

Já o Sul da Ásia contribuiu com 17% do volume total, enquanto a região do Médio Oriente e Norte de África (MENA, sigla em inglês) contribuiu com 12% e o continente Americano foi ainda responsável por sete por cento das chegadas, enquanto a região do Norte e Sudeste Asiático e África contribuíram com cinco por cento cada uma, e a Australásia com dois por cento.

O crescimento foi também comum à hotelaria do Dubai, que viu a ocupação média subir para 73%, estabelecendo-se como “uma das mais elevadas do mundo”, já  que este indicador estava, no ano anterior, nos 67%.

De acordo com o DET, a recuperação da hotelaria está ainda abaixo do período pré-pandemia, quando a ocupação média era de 75%, o que também se explica pelo aumento de 16% na oferta de quartos que ocorreu em 2022 e que levou a que o Dubai passasse de 126.120 quartos disponíveis em 741 estabelecimentos em 2019 para 146.496 quartos em 804 estabelecimentos hoteleiros no final do ano passado.

Em 2022, o Dubai recebeu a Expo’20, evento que, segundo o DET, “deu um enorme contributo para o desempenho da indústria do turismo”, uma vez que atraiu ao Dubai mais de 24 milhões de visitas, provando “mais uma vez a capacidade do Dubai para acolher grandes eventos globais” e reforçando “a sua posição como destino de eventos internacionais”.

Além da Expo’20, também a gastronomia do Dubai, o turismo de cruzeiros e iates, e as novas atrações, como o Museu do Futuro ou a Expo City, “ajudaram à constante evolução da proposta do destino em 2022”.

Os planos do Dubai para o futuro são igualmente ambiciosos, uma vez que o destino vai implementar o Plano Director Urbano do Dubai 2040, que visa expandir a oferta turística do emirado em mais de 100% e que prevê a realização de várias iniciativas alinhadas com a Estratégia de Turismo dos EAU 2031, que procura atrair 40 milhões de hóspedes até 2031 e aumentar a contribuição do setor turístico para o PIB do emirado para AED 450 mil milhões.

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A região que deixou de ser um segredo para tornar-se uma história de sucesso

André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, destacou, no discurso de boas-vindas no evento que marca os 55 anos da região de Turismo do Algarve, os números alcançados neste mais de meio século, mas, sobretudo, “a vontade de afirmar o território pela qualidade e inovação, pela preservação e valorização dos seus recursos naturais e patrimoniais, e pela criação de benefícios económicos para os residentes”.

Victor Jorge

Depois de receber, em 2024, mais de 5,2 milhões de hóspedes (+2,6%), gerar receitas diretas do alojamento turístico de 1,7 mil milhões de euros (+7,3%), do Aeroporto de Faro registar 9,8 milhões de passageiros, e o número de dormidas atingir 20,7 milhões, André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, lançou os “desafios que exigem respostas concretas e eficazes”.

Assim, no início das comemorações do 55.º aniversário do Turismo do Algarve, André Gomes começou por destacar a sustentabilidade, reconhecendo-a como “uma prioridade inegociável”, salientando que o setor do turismo “tem um papel fundamental na preservação dos recursos naturais, fazendo referência ao lançamento do selo de eficiência hídrica ‘Save Water’, que já permitiu uma redução de cerca de 12% no consumo de água nos empreendimentos turísticos”. Esta certificação vai agora, de resto, ser “alargada ao Alojamento Local, à animação turística, às empresas de rent-a-car e à restauração, promovendo um Algarve mais eficiente e responsável”.

Com a transformação do turismo no Algarve a ser guiada “por uma visão estratégica clara objetiva”, o Plano de Marketing Estratégico do Turismo do Algarve (PMETA 2028) estabelece os eixos “fundamentais para o futuro do setor, apostando na estruturação de produtos, na valorização da oferta, no reforço da notoriedade e na gestão da imagem do destino”, frisou André Gomes. Assim, o plano, desenvolvido com o apoio técnico da Universidade do Algarve, pretende ser “a base da atuação da região nos próximos anos” para “afirmar o território pela qualidade e inovação, pela preservação e valorização dos seus recursos naturais e patrimoniais, e pela criação de benefícios económicos para os residentes”.

Além do “Sol&Mar”, que “iniciou e fará sempre parte da história do Algarve”, o presidente do Turismo do Algarve destacou o facto da região ser “cada vez mais, um palco de referência para eventos desportivos de grande dimensão”, dando como exemplo competições como o Grande Prémio de Portugal de MotoGP, o Mundial de Superbikes, a Volta ao Algarve e o Algarve Granfondo. “A aposta na captação destes eventos e de outros eventos de incentivo ou corporativos, não só reforça a notoriedade internacional da região, como também dinamiza a economia local e alarga a procura turística ao longo do ano”, reconheceu André Gomes.

Pilar fundamental para o crescimento sustentável do Algarve, o presidente do Turismo do Algarve salientou o “reforço” do Aeroporto de Faro como “hub estratégico no turismo nacional e internacional”, indicando que, este verão, contará com 86 rotas para 75 destinos, com uma média de 821 frequências semanais, um crescimento de 8% face ao verão anterior. “Pela primeira vez, o Algarve estará ligado a 22 mercados internacionais”, referiu André Gomes, destacando os três novos mercados: Estados Unidos da América, Finlândia e Islândia.

“A aposta na conectividade transatlântica ganha um novo impulso com o reforço das ligações à América do Norte (Canadá e EUA) e o primeiro voo direto para Nova Iorque (Newark), operado pela United Airlines, que terá início a 17 de maio. Para além desta novidade, serão inauguradas mais duas novas rotas completamente inéditas, Helsínquia, com a Finnair, e Reiquiavique, com a Play Airlines, juntando-se a United Airlines, a Finnair e a Play Airlines à operação do aeroporto”, salientou André Gomes.

Sob a monotorização do Observatório para o Turismo Sustentável do Algarve, o presidente da região de turismo frisou a “contribuição de uma forma responsável para a gestão do território, ao mesmo tempo que registamos através de inquéritos, não só as percepções dos nossos turistas, mas também das nossas empresas e residentes, face àqueles que são os impactos gerados pela atividade turística regional”. Nesse sentido, os resultados destacam uma avaliação amplamente positiva dos visitantes, com especial reconhecimento pela segurança, qualidade ambiental e simpatia dos residentes, com 83,8% dos turistas a manifestarem a intenção de regressar ao Algarve nos próximos cinco anos, enquanto 95,2% afirmam que recomendariam a região a outras pessoas.

A concluir, a iniciativa que marca os 55 anos da Região de Turismo do Algarve foi aproveitada, também, para o lançamento do programa “55 anos, 55 eventos”, que ao longo dos próximos meses levará a todo o território iniciativas culturais, desportivas, enogastronómicas e concertos, refletindo a riqueza e diversidade do Algarve.

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“Os números comprovam a atração crescente do Algarve”, reconhece presidente da CTP

Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), destacou, durante as comemorações do 55.º aniversário do Turismo do Algarve, “a capacidade da região de se adaptar às novas tendências e de se afirmar como um destino turístico capaz de conquistar diferentes públicos e segmentos”. No que diz respeito à realidade nacional, reconheceu que “a nova conjuntura política não é positiva para o país em geral e para as empresas em particular”.

Victor Jorge

Nas comemorações dos 55 anos da região de Turismo do Algarve, Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), começou por reconhecer que, o Algarve “continua a afirmar-se como um dos principais destinos turísticos nacionais”, na medida em que, “ano após ano, recebe mais turistas nacionais e internacionais”.

E os números indicados por Francisco Calheiros falam por si: em 2024, o Algarve ultrapassou, pela primeira vez, a marca dos 5,2 milhões de hóspedes, é a região que mais dormidas gera no país, alcançando 20,7 milhões, fechou o último ano com 1,7 mil milhões de euros em proveitos (+5,5 pontos percentuais face a 2023), e o Aeroporto Gago Coutinho registou um recorde ao movimentar 9,8 milhões de passageiros.

Por isso, “apesar de algumas narrativas que surgiram no ano passado apontarem para um afastamento ou para um divórcio dos portugueses com o Algarve, os dados demonstram precisamente o contrário”, o presidente da CTP salientou “o crescimento de 1,3% no mercado nacional e de 3% no mercado internacional”.

Assim, reconheceu Francisco Calheiros, “estes números não só comprovam a atração crescente do Algarve, como também refletem a capacidade da região de se adaptar às novas tendências e de se afirmar como um destino turístico capaz de conquistar diferentes públicos e segmentos”.

Nesse sentido, o presidente da CTP frisou as previsões de crescimento do número de turistas no Algarve, sobretudo de norte-americanos, graças aos voos diretos da United Airlines, que a partir de maio irão ligar Faro a Nova Iorque.

A “diversificação da oferta e a redução da sazonalidade” na região foram, igualmente, destacadas salientando Francisco Calheiros o “investimento em diferentes formas de turismo que permitem que a região se mantenha atrativa durante todo o ano, criando oportunidades de desenvolvimento para as suas comunidades”.

Assim, “o Turismo de Natureza – com roteiros como a Rota Vicentina e a Rota do Guadiana”, mas também “a gastronomia – alicerçada na Dieta Mediterrânica” e “a importância dos grandes eventos desportivos que o Algarve tem acolhido – como o Grande Prémio de MotoGP”, representam, segundo Francisco Calheiros “uma excelente oportunidade de visibilidade internacional”.

“Estes eventos não só atraem milhares de turistas, como também posicionam o Algarve como um destino dinâmico, capaz de receber grandes competições e de gerar um impacto económico significativo”, frisou o presidente da CTP, admitindo que “este tipo de eventos reforça a imagem da região como um destino de prestígio, capaz de combinar turismo de lazer com a emoção dos grandes eventos desportivos”.

A sustentabilidade também não foi esquecida, indicando Francisco Calheiros que “o futuro será cada vez mais exigente em termos de responsabilidade ambiental e de gestão dos recursos” e, por isso, “a competitividade do Algarve dependerá da sua capacidade de gerir os seus recursos naturais de forma equilibrada, garantindo que a oferta turística continue a crescer de forma inovadora, mas sobretudo sustentável”.

Regresso à incerteza
Passando da região para a realidade nacional, Francisco Calheiros reconheceu que “continuamos a viver tempos desafiantes e sobretudo incertos”, frisando que “estamos a passar por um novo período de instabilidade política e governativa em Portugal” e que “neste momento a palavra-chave é incerteza”, já que “a nova conjuntura política com que nos deparamos não é positiva para o país em geral e para as empresas em particular, já que às incertezas de âmbito internacional se junta agora mais uma fase de instabilidade em termos nacionais.

Esperando que a situação política e governamental em Portugal seja “clarificada de forma célere”, Francisco Calheiro relembrou dossiers que espera “não serem bloqueados”, identificando investimentos que têm relação direta e indireta com a atividade turística, como é o caso da privatização da TAP, do Novo Aeroporto ou da execução do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

Assim, em jeito de conclusão, ficou o aviso de que a CTP “não irá desmobilizar e continuará a insistir quanto à urgência de uma efetiva reforma do Estado, de um novo aeroporto, do TGV e da modernização da ferrovia, de uma gestão mais eficiente dos territórios”, além de “soluções para a falta de mão de obra e reforço do investimento em formação e valorização das profissões turísticas”.

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Crédito fotográfico: Câmara Municipal de Coimbra | Catarina Gralheiro
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Criado o “Coimbra – Centro de Portugal Convention Bureau” para impulsionar turismo de negócios

O “Coimbra – Centro de Portugal Convention Bureau”, que ficará sediado no Convento São Francisco, foi apresentado esta segunda-feira, dia 17 de março, e visa responder à crescente importância da cidade no setor dos eventos corporativos, onde já ocupa o 3º lugar nacional, apenas atrás de Lisboa e do Porto, segundo a ICCA.

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A apresentação esteve a cargo do vice-presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Francisco Veiga, do secretário executivo Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), Jorge Brito, e do presidente da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal, Jorge Sampaio. A cerimónia decorreu no Convento São Francisco, que vai ser a sede desta nova estrutura, criada para fortalecer o turismo de negócios e para atrair eventos corporativos para a região.

A criação do “Coimbra – Centro de Portugal Convention Bureau”, conforme refere notícia publicada na página oficial da autarquia, responde à crescente importância da cidade no setor dos eventos corporativos, onde já ocupa o 3º lugar nacional, apenas atrás de Lisboa e do Porto, segundo a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA). Contabilizando eventos registados e validados pela ICCA, com a participação de pelo menos 50 delegados, Coimbra posiciona-se num honroso 81º lugar europeu e 143º lugar mundial, sobretudo, devido à dinâmica do Convento São Francisco.

Este é o resultado de um trabalho que a Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal desenvolveu a partir do levantamento de ativos da região para permitir o desenvolvimento e reposicionamento estratégico da região e atração de reuniões internacionais. Neste quadro, é inquestionável a importância de Coimbra, em particular do Convento São Francisco, na estruturação, na promoção e no marketing deste produto, daí o Convention Bureau designar-se “Coimbra – Centro de Portugal Convention Bureau”, o que salvaguarda a notoriedade da cidade no referido ranking e, em simultâneo, possibilita alavancar toda a oferta do Centro de Portugal, realça a informação publicada pelo município de Coimbra.

O Convention Bureau vai ter um papel ativo na atração de congressos, promovendo Coimbra e incentivando organizadores a escolherem a cidade para os seus eventos. A estrutura oferece uma série de serviços de apoio e de contrapartidas, designadamente o conhecimento e o apoio de profissionais especializados, a elaboração de dossiês de candidatura a congressos internacionais, apresentações do destino, disponibilização de material turístico da região aos participantes, cartas de apoio e acolhimento do evento de entidades institucionais, nomeadamente autarquias,  apoio na divulgação dos eventos, ofertas de prestígio para convidados especiais e oradores, participação em fóruns, workshops, roadshows nos vários mercados internacionais e participação em feiras Internacionais, entre outras iniciativas relevantes.

O Convention Bureau também vai organizar visitas educacionais direcionadas a mercados internacionais, em colaboração com as delegações do Turismo de Portugal no exterior, com participação de buyers de referência neste segmento. Além disso, avança a notícia, está em estudo a criação de um fundo de captação para congressos internacionais, destinado a eventos com mais de 300 participantes. Outra iniciativa prevista é a análise da taxa de sucesso na captação de eventos internacionais após visitas de inspeção ao destino.

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Associação Turismo de Portimão elege novos órgãos sociais

A Associação Turismo de Portimão (ATP) acaba de eleger os novos órgãos sociais para o biénio 25/27, sob a liderança Fernando Rocha, do Grupo RR Hotels.

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Com um longo percurso ligado ao sector do turismo, Fernando Rocha, do Grupo RR Hotels, sucede a Pedro Lopes, do Grupo Pestana Hotels & Resorts, e assume a liderança de uma entidade que bem conhece, da qual foi membro dos órgãos sociais e que ajudou a fundar em 2010.

Por sua vez, Francisco Neto, do Grupo Interpass, também ele sócio fundador da ATP e com uma vasta experiência em operações turísticas, foi reeleito para mais um mandato na presidência da Mesa Assembleia Geral.

Na tomada de posse, o agora presidente da Direção sinalizou a “importância e o papel da ATP e do associativismo na necessária concertação e parceria entre as entidades publicas e os agentes económicos, na gestão e promoção dos destinos turísticos, nomeadamente do “destino Portimão”, importância essa que é reforçada pelos desafios que se avizinham por força de uma conjuntura de instabilidade internacional e pelo adensamento de preocupações sobre os impactos da indefinição política interna que se parece aproximar”.

No mesmo sentido referiu, destacando “o papel fundamental do Município de Portimão enquanto parceiro estratégico da ATP ” que “a conjuntura atual exige uma nova dinâmica e um maior envolvimento de todos, e que a ATP tem de ser um fórum onde os sectores público, e privado possam convergir e encontrar respostas que concorram para melhoria e promoção de um destino sustentável, que seja catalisador de fluxos turísticos de qualidade e que, por conseguinte, seja gerador de um impacto económico crescente na economia local”

Para o biénio 25/27, a ATP conta nos seus órgãos sociais, com um total de 18 membros representativos das mais diversas áreas económicas do concelho.

Com vista à afirmação de Portimão pela qualidade, com uma oferta de produtos turísticos diferenciados, durante todo o ano, a direção está já a desenvolver um Plano de Marketing Territorial que será apresentado oportunamente.

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Zoomarine reabre para nova temporada

O parque temático traz de volta toda a diversão e magia com que já habituou os seus visitantes com a reabertura para nova temporada, tudo isto sempre com uma mensagem importante em prol da conservação animal e seus habitats.

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O Zoomarine volta a abrir portas e promete uma nova temporada repleta de muita diversão para crianças e adultos, aliada à sensibilização para a preservação e conservação das espécies animais e ecossistemas.

Com uma programação que se estende até ao final de novembro, o Zoomarine regressa com a sua oferta única de atrações, apresentações e habitats que conquistaram o coração dos mais de 15 milhões visitantes que já passaram pelo parque. Quem visita o parque tem a oportunidade de assistir de perto às apresentações zoológicas com focas, leões marinhos, golfinhos, aves de rapina e aves tropicais. Para além destas, o espetáculo acrobático ‘Baía dos Piratas’, e a atuação musical ‘UpBeat’ apresentam novos enredos esta temporada com personagens inspiradoras e bem divertidas.

O bilhete de entrada no parque inclui ainda acesso a vários habitats zoológicos do Zoomarine, tais como o aquário ‘Oceanus’, o espaço ‘Américas’ onde irão encontrar espécies exóticas do continente americano, ou o mais recente borboletário e jardim botânico ‘Butterfly Garden’, sem esquecer os habitats de tartarugas, de cágados tropicais e da já conhecida Brutas, a jacaré residente.

A juntar a isto está ainda toda a oferta de atrações e espaços de lazer que podem ser desfrutados já nos primeiros meses de reabertura do parque, tais como a diversão de rafting ‘Jurassic River’, a mini montanha-russa ‘Buffalo’, as já habituais Roda Gigante e a ‘Manta’, assim como as sessões de cinema 4D, que este ano trazem uma surpresa em carteira: a exibição do filme de animação ‘O Urso e o Esquilo’, que conta a história de dois amigos improváveis numa viagem atribulada pelo mundo natural.

Para usufruir da experiência neste espaço de educação e diversão, os bilhetes de acesso ao parque podem ser adquiridos diretamente no website do Zoomarine – neste caso com descontos exclusivos online – na bilheteira física, ou através dos parceiros oficiais. As opções variam entre o bilhete diário, o bilhete para dois dias, podendo ainda ser adquiridos passes anuais ou voucher gifts.

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Madeira promove-se como destino de Casamentos e Luas de Mel

O lançamento oficial deste novo produto aconteceu durante a BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2025, onde foi apresentado pela primeira vez o vídeo promocional dedicado a este novo segmento.

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A Associação de Promoção da Madeira (AP-Madeira) lançou, durante a BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2025, um vídeo promocional que pretende promover a região como destino de Casamentos e Luas de Mel.

Num comunicado enviado à imprensa, a AP-Madeira explica que a aposta neste produto surgiu porque há uma “crescente procura pelo arquipélago por parte de casais não residentes que sonham celebrar o seu casamento num destino único, fora do seu país de origem”.

Por isso, a AP-Madeira decidiu “posicionar e destacar a Madeira e o Porto Santo como destinos exclusivos e inclusivos, que oferecem experiências verdadeiramente inesquecíveis, cenários idílicos e um serviço de excelência, para a celebração destes momentos marcantes na vida de um casal”.

O lançamento oficial deste novo produto aconteceu durante a BTL, onde foi apresentado pela primeira vez o vídeo promocional dedicado a este novo segmento, que foi produzido pela Sterna e que “realça a beleza das paisagens do arquipélago não só como pano de fundo perfeito para o momento em que os noivos dizem ‘sim’, mas também como palco ideal para criar memórias especiais, quer com convidados, quer durante a lua de
mel”.

Além do vídeo, a AP-Madeira disponibilizou também uma nova secção no website oficial do Visit Madeira, dedicada aos Casamentos e Luas de Mel, onde estão concentradas todas as informações essenciais sobre a realização destes eventos no arquipélago.

Nestas páginas podem ser encontrados mais detalhes sobre os espaços para cerimónias na Região, os requisitos legais para formalizar uniões, os serviços necessários para o grande dia e ainda sugestões de atividades para desfrutar na lua de mel na Madeira e no Porto Santo.

Todas as informações estão disponíveis aqui.

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Escolas do Turismo de Portugal promovem Open Week 2025

Até 21 de março, as 12 Escolas de Hotelaria e Turismo (EHT) do Turismo de Portugal vão estar de portas abertas para promover a “oferta formativa junto das respetivas comunidades”, em mais uma edição do Open Week.

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Até 21 de março, as 12 Escolas de Hotelaria e Turismo (EHT) do Turismo de Portugal vão estar de portas abertas para promover a “oferta formativa junto das respetivas comunidades”, em mais uma edição do Open Week, que convida “jovens, encarregados de educação, formadores, psicólogos de orientação vocacional e público em geral a visitar e a conhecer as escolas”.

Segundo um comunicado do Turismo de Portugal, a iniciativa conta com “aulas abertas, workshops de Bar, Serviço de Mesa, Cozinha ou Pastelaria, debates, visitas culturais, atividades de natureza e aventura”, que vão ter lugar nas 12 escola do Turismo de Portugal.

“As iniciativas em destaque nas 12 Escolas do Turismo de Portugal são diversas e ajustadas a todo o público-alvo. Também participam na Open Week grupos de alunos de diversas escolas que pretendem conhecer a formação em hotelaria e turismo, bem como, profissionais de outros setores de atividade que ponderam uma nova carreira profissional na área do turismo”, acrescenta a informação divulgada.

A 19 e 20 de março, a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve vai mostrar “a vivência diária da escola, num registo real do dia a dia dos alunos dos diferentes cursos”, permitindo que os visitantes acompanhem “uma aula de cozinha na grande Cozinha Técnica”, sendo ainda possível “assistir à preparação de cocktails pelos alunos de Restauração e Bebidas no Bar de Aplicação” e participar numa dinâmica preparada pelos alunos de Gestão de Turismo.

“Nestes dois dias os visitantes poderão conhecer todos os espaços da escola, incluindo o Hotel S. Francisco onde decorrem as aulas práticas dos cursos de Hotelaria e Alojamento”, refere ainda o Turismo de Portugal.
As Escolas do Turismo de Portugal visam “contribuir para a qualificação dos recursos humanos do setor”, disponibilizando “formação inicial aos jovens e formação continua e executiva aos profissionais do setor, recorrendo também, em muitos casos, à sua Academia Digital”.
Recorde-se que a Open Week decorre anualmente em março, antecedendo a abertura das candidaturas para o ano letivo que se segue. O programa detalhado pode ser consultado aqui.
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Japão acredita no crescimento do mercado português com a Expo Osaka

O Turismo do Japão acredita que o mercado português vai crescer ainda mais com a Expo Osaka, que vai decorrer este ano, tendo em conta o que os operadores turísticos portugueses têm programado para este evento de carater mundial.

O Turismo do Japão, que esteve uma vez mais na BTL através da sua oficina nacional de turismo de promoção (JNTO), em Espanha e Portugal, realçou, em declarações ao Publituris, que “o mercado português é muito importante para nós” por isso, “a nossa presença na Feira de Lisboa foi mais um momento de promoção, com vista aumentar a nossa presença junto dos operadores turísticos portugueses e atrair mais turistas”, disse Yasuyuki Harada.

“O fluxo é muito grande” considerou o diretor executivo da JNTO para Espanha e Portugal, para realçar que o ano passado, entre janeiro e novembro “recebemos aproximadamente 38 mil turistas portugueses, um aumento de mais de 20% face a 2019, que foi o ano recorde”.

Em termos de motivações, explicou ao Publituris que o turista português não falta Tóquio, para ver o lado moderno do país, desfrutar da gastronomia japonesa e fazer compras “porque somos famosos em termos de tecnologia”, mas também “gostam de visitar Quioto para conviver com experiências mais tradicionais, como templos e santuários, ou seja, o coração da cultura japonesa”.

Este ano, “pelo que disseram os agentes de viagens que visitaram o nosso stand na BTL, o Japão continua a ser moda para os seus clientes, por isso esperamos poder crescer mais”, apontou Yasuyuki Harada, principalmente devido, à Expo Osaka, para sublinhar que “vai haver uma novidade, é que Osaka vai abrir, este ano, o seu primeiro Time Out na Ásia, igual ao de Lisboa, e esperamos que os portugueses possam desfrutar ao máximo não só da Expo como da gastronomia japonesa no seu melhor, nesse espaço”.

O diretor executivo da JNTO para Espanha e Portugal desmistificou a ideia de o Japão ser um destino caro para quem viaja da Europa, como Portugal. “Foi um mito criado nos anos 80 e 90, mas hoje em dia, está mudado. Hoje uma refeição completa no Japão custa em média sete/oito euros, sem comparação a Roma ou Nova Iorque”, disse o responsável pela promoção japonesa em Espanha e Portugal.

Não havendo ligações diretas de Portugal, Yasuyuki Harada, considera que não é impeditivo de viagens de portugueses, pois “há muitas maneiras de ligar Portugal ao Japão, fazendo uma escala em Madrid, com a Iberia, que tem voos diretos a Tóquio, ou via qualquer uma das companhias aéreas do Médio Oriente que voam desde Lisboa, como Emirates ou a Qatar Airways”, para evidenciar os laços históricos e institucionais que sempre ligaram o Japão a Portugal, e que sempre constituíram “uma curiosidade”.

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Mais de 33 empresas portuguesas comprometidas com práticas sustentáveis

No âmbito do Programa Empresas Turismo 360º, o Turismo de Portugal distinguiu, na BTL, mais 33 empresas turísticas com o selo “Sustainability Engaged”, pelo seu compromisso com práticas de sustentabilidade, evento que contou com presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade.

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Este reconhecimento, a mais de 33 empresas portuguesas, é feito no âmbito do Programa Empresas Turismo 360º sendo que o selo “Sustainability Engaged” reflete o compromisso das empresas com práticas ambientalmente responsáveis, através da implementação de medidas concretas e mensuráveis, que foram reportadas através da Ferramenta Organizacional e Reporte da Sustentabilidade no Turismo (FOREST), indica o Turismo de Portugal.

Na sessão, para além do ponto de situação feito sobre a evolução do compromisso das empresas com a iniciativa PET 360º, foram também debatidos temas como a capacitação de líderes para um turismo mais sustentável, a sustentabilidade enquanto investimento e, por fim, o futuro do reporte ESG, destacando desafios e oportunidades na implementação de práticas sustentáveis.

Carlos Abade, realçou que “esta é uma forma de sublinhar a importância da sustentabilidade como pilar essencial do desenvolvimento do turismo do futuro, mais responsável, e de consolidar o posicionamento de Portugal como um destino de referência no âmbito da sustentabilidade em todas as suas vertentes”.

Refira-se que este programa visa promover práticas responsáveis nos pilares ambiental, social e da governação, assegurando às empresas melhores condições de acesso ao financiamento, otimização da eficiência, e um desempenho financeiro mais sustentável. Este programa enquadra-se nos eixos estratégicos do Turismo de Portugal que têm como objetivo posicionar o país como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo.

Na BTL, no âmbito da qual decorreu esta sessão de distinção de empresas na área da sustentabilidade, o Turismo de Portugal promoveu ainda outras iniciativas, entre as quais uma instalação artística inspirada na campanha Portugal é Arte, que apresentou o país como uma verdadeira galeria a céu aberto. Além de reforçar o compromisso com o turismo responsável, industrial e ambiental, também organizou mais uma edição do programa Hosted Buyers, que reuniu operadores internacionais de mercados estratégicos com empresas nacionais, potenciando negócios e a internacionalização do destino Portugal.

 

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Municípios já podem ostentar a nova marca “Destino – Portugal Sustentável”

A BTL foi palco da apresentação oficial da marca “Destino – Portugal Sustentável”, que reafirma o compromisso nacional com um turismo mais responsável e alinhado com as boas práticas de sustentabilidade, iniciativa da Green Destinations que conta com a coordenação e consultoria da Th1nk.

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Durante o evento da apresentação da marca “Destino – Portugal Sustentável, realizou-se também a cerimónia de entrega dos certificados Green Destinations a vários municípios, reconhecendo os seus esforços no desenvolvimento de um turismo mais sustentável.

Para além dos presidentes do Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins, e do Turismo do Algarve, André Gomes, o evento reuniu também representantes dos 21 municípios certificados ou em processo de certificação.

Na ocasião, foram entregues os certificados Green Destinations aos municípios de Castro Daire, Celorico de Basto, Loulé, Montalegre, Ponte de Lima e Sintra. Estes destinos foram reconhecidos pelo seu empenho na implementação de políticas e ações que promovem um turismo equilibrado, sustentável e responsável.

A marca “Destino – Portugal Sustentável” surge como um marco na estratégia nacional de turismo, evidenciando o compromisso de Portugal em consolidar-se como um destino de referência mundial em sustentabilidade, dizem os promotores. Esta iniciativa pretende sensibilizar e mobilizar os diversos agentes do setor para a adoção de boas práticas ambientais, sociais e económicas, garantindo um desenvolvimento sustentável do turismo nacional, projeto que conta com a coordenação e consultoria da Th1nk.

O reconhecimento dos municípios certificados reflete o trabalho conjunto entre entidades públicas e privadas na construção de um turismo mais responsável, evidenciando o potencial de Portugal como um destino sustentável de excelência.

 

 

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