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França impõe restrições a viajantes com origem na China a partir de 5 de janeiro

Não se trata de um caso isolado na Europa nem no mundo. A partir de 5 de janeiro entram em vigor as medidas restritivas para quem chegue a território francês proveniente da China.

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França impõe restrições a viajantes com origem na China a partir de 5 de janeiro

Não se trata de um caso isolado na Europa nem no mundo. A partir de 5 de janeiro entram em vigor as medidas restritivas para quem chegue a território francês proveniente da China.

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A decisão já tinha sido tomada no dia 30 de dezembro de 2022, mas torna-se efetiva a partir do próximo dia 5 de janeiro de 2023, com a imposição de restrições de entrada a passageiros provenientes da China.

Esta medida, que se junta a outras tomadas por outros países como a Espanha, Itália, Israel, entre outros, vem na sequência do aumento de casos de COVID-19 na China desde a reabertura das fronteiras a 7 de dezembro, depois de quase três anos de fecho.

“Perante o ressurgimento da epidemia de COVID-19 na China e tendo em vista a reabertura muito iminente das fronteiras deste Estado, o decreto estabelece medidas de controle sanitário para garantir a proteção da população francesa”, pode ler-se no decreto, publicado no boletim oficial do Governo francês.

O mesmo refere que passageiros com idades superiores a 12 anos terão, a partir de 5 de janeiro, apresentar um teste negativo efetuado nas 48 horas anteriores à viagem para território francês.

Além disso, terão de assinar um certificado através do qual confirmam que não apresentam sintomas do vírus e que não estiveram em contacto com uma pessoa infetada nos 14 dias anteriores ao voo. Por meio deste certificado, os viajantes da China também concordam em fazer o teste de COVID-19 na chegada, colocando-se à disposição para serem contactados pelas autoridades francesas até 15 dias após a sua chegada a França.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros francês recorda ainda que desde o primeiro dia de 2023 que todos os viajantes com origem da China com seis anos ou mais anos são obrigados a usar máscara no avião, estando isentos pessoas com deficiência portadores de atestado médico que justifique a isenção.

Estas medidas já foram criticadas pela Airports Council International (ACI EUROPE) que as considera “cientificamente injustificadas”.

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Portugal tem vários nomeados para os Remarkable Venue Awards da Tigets

Vários museus, atrações turísticas e experiências portugueses constam da lista de nomeados para os Remarkable Venue Awards 2024 na Tigets, nas mais diversas categorias. O público pode agora votar nos seus favoritos.

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A plataforma de venda de bilhetes online para museus e atrações, anunciou os nomeados para os (RVA) Remarkable Venue Awards 2024, prémios que celebram a excelência na indústria do turismo, reconhecendo museus, atrações e experiências excecionais em seis países, incluindo o Reino Unido, França, Itália, Países Baixos, Espanha e Portugal.

Os vencedores portugueses de cada categoria serão anunciados a 15 de outubro na Associação Fado do Casto, em Lisboa. Um destes vencedores acabará por ser nomeado Local Notável do Ano dos Remarkable Venue of the Year.

Na categoria Best Museum, que reconhece os museus e galerias de arte com melhor classificação, os nomeados portugueses são o WOW Porto, Lisboa Story Centre, Fundação de Serralves e Fundação Calouste Gulbenkian, enquanto, a categoria que reconhece os jardins zoológicos, aquários, parques de diversões, parques temáticos e parques aquáticos mais classificados e adequados para famílias (Best Family Experience) tem como nomeados nacionais o Oceanário de Lisboa, Zoo Santo Inácio, Dino Parque da Lourinhã e AquaShow Water Park. As catedrais, igrejas, castelos, palácios, monumentos históricos ou icónicos, categoria para a qual estão indicados a Torre dos Clérigos, Catedral do Porto, Castelo dos Mouros e Mosteiro dos Jerónimos, são distinguidos como prémio Best Landmark.

A Best Activity reconhece os locais que oferecem as melhores excursões e visitas turísticas, cruzeiros nos canais, entretenimento, experiências culinárias, atrações e atividades. Para esta categoria estão designados o Circuito de grutas até Benagil, Passeio pelo Douro Histórico e Vitivinícola – Aldeias antigas, prova de Vinhos, Almoço e Cruzeiro, Sintra, Palácio da Pena e Quinta da Regaleira: Tour Guiado, Fado Na Baixa.

Fado Maior do Porto, Porto Legends: The Underground Experience, Mina de Sal-gema de Loulé: Tour Guiado e Museu do Tesouro Real, são os nomeados para receberem o galardão na categoria Best ‘Hidden Gem’, que reconhece as atrações únicas ou de nicho que podem estar fora dos circuitos habituais, mas que surpreendem sempre os seus visitantes.

Refira-se que os RVA foram criados pela Tiqets em 2017 para premiar os locais que oferecem experiências e um serviço excecional aos visitantes.

Os eventos locais deste ano têm como objetivo destacar a excelência regional e promover um sentido de comunidade entre os líderes da indústria do turismo. Os nomeados foram selecionados com base nas opiniões de mais de dois milhões de comentários de clientes, fazendo com que os prémios reflitam as experiências reais dos visitantes. Os vencedores de cada categoria serão determinados através de um processo de votação pública, que culminará numa grande cerimónia a 10 de outubro na sede da Tiqets em Amesterdão. Os vencedores de cada categoria irão então competir pelo título de local mais notável (Remarke Venue) no seu país, uma honra atribuída por um painel interno da Tiqets.

 

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Algarve Walking Season tem novo site

O Algarve Walking Season, projeto de promoção conjunta dos festivais de caminhadas realizados no interior do Algarve, ganhou novo fôlego para a temporada de 2024/25. Coordenado pela Cooperativa QRER com o apoio do Turismo do Algarve, o Algarve Walking Season desenvolveu um novo website (www.algarvewalkingseason.com) e vai incluir um novo festival de caminhadas em Santa Bárbara de Nexe, no concelho de Faro.

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O novo sítio do Algarve Walking Season na Internet reúne as principais oportunidades para caminhar ao longo de todo o ano no Algarve. O visitante pode consultar facilmente o calendário, assim como a sua localização e principais características. Cada festival está apresentado numa página própria, com ligação às entidades promotoras e/ou páginas oficiais, para reforçar quer a promoção dos eventos, quer do território onde se inserem. No novo website pode-se encontrar também novidades regulares sobre estes festivais e sobre o tema das caminhadas no Algarve.

Com este novo website bilingue (português e inglês), pretende-se reforçar a capacidade promocional destes eventos, tanto a nível nacional como internacional, atraindo mais visitantes à região fora da chamada época alta.

A grande novidade deste portal é o novo Festival de Caminhadas de Santa Bárbara de Nexe, que terá a sua primeira edição em 2025. A acontecer no interior do concelho de Faro nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro, este evento será dedicado ao tema da cultura popular. A música, a poesia e as memórias dos trabalhos na pedra são alguns dos elementos em destaque nesta iniciativa, que pretende enaltecer a riqueza deste território rural, através de numerosas caminhadas, momentos de animação, workshops e outras atividades.

Ainda este ano, os amantes de caminhadas na natureza têm oportunidade de participar em dois festivais: o Barão de São João Walk & Art Fest, que se realizará de 1 a 3 de novembro, unindo as caminhadas com a arte nesta aldeia do concelho de Lagos; e o Festival de Caminhadas de Monchique, a decorrer entre 29 de novembro e 1 de dezembro, no concelho de Monchique, para celebrar o tema da água.

Completam a agenda o festival de caminhadas de Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana Caminheiros – Experiências na Fronteira, que celebra a natureza, cultura e hospitalidade transfronteiriça no fim de semana de 7 a 9 de março de 2025; e, no concelho de Loulé, o Walking Festival Ameixial, a decorrer de 25 a 28 de abril de 2025, e que é o mais antigo festival de caminhadas do Algarve, dando a conhecer a serra algarvia e o seu património natural, cultural e humano.

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Parque Olímpico do Rio vai ganhar o maior complexo de entretenimento da América Latina

Parque Olímpico do Rio de Janeiro, localizado na Barra, vai receber um megacomplexo de entretenimento com direito a parque de diversão, polo gastronómico, resort e museu. Previsto para abrir entre três e quatro anos, o Projeto Imagine já é considerado o “maior complexo de entretenimento da América Latina”.

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A novidade foi avançada na semana passa, e estima-se que, no primeiro ano de operação, gere um impacto económico de 9,2 bilões na economia da cidade do Rio de Janeiro e 140 mil postos de trabalho. Quem está por trás do projeto é a Rock World, a mesma do Rock in Rio, do empresário Roberto Medina, em conjunto da Genial Investimentos.

Serão cerca de 10 áreas diferentes que utilizarão as dependências do Parque Olímpico, sede dos Jogos Olímpicos do Rio em 2016 e, desde 2017, casa oficial do Rock in Rio.

O objetivo é transformar a área num espaço de entretenimento permanente, garantindo mais 40 anos de Rock in Rio e outras grandes atrações na cidade brasileira. Com previsão de conclusão até 2028, o “Imagine” foi apresentado como um novo marco na ocupação do Parque Olímpico, na Zona Oeste do Rio.

O parque temático com mais de 56 mil m2 com direito a montanha-russa batizada de Iron Mountain, com efeitos especiais de luzes, fogo e água. A tematização do parque será feita de acordo com personagens de uma “galáxia distante”, que levarão mensagens de amor e sustentabilidade de forma lúdica, segundo comunicado.

Imagine Resort, com 30 mil m2, terá 750 apartamentos integrados no complexo e um hotel com 50 quartos, oferecendo vista tanto para a Cidade do Rock, que é montada a cada dois anos para o Rock in Rio, com capacidade para cerca de 730 mil pessoas por edição, em 385 mil m2, quanto para a Lagoa, com projeções holográficas de artistas internacionais à noite. Para além de infraestrutura para festivais e eventos internacionais, também haverá o Rock in Rio Factory, local para visitantes conhecerem e aprenderem sobre as etapas de criação de um grande festival.

Imagine Anfiteatro será o maior anfiteatro da América Latina, com capacidade para 40 mil pessoas num espaço de 38 mil m2. Vizinho do anfiteatro, o Global Village Park terá 57 mil m2 dotados de cenários arquitetónicos dos seis continentes do mundo.

Inspirado em Wynwood, em Miami, e em Kaka’ako, em Honolulu, o antigo centro de transmissões internacionais olímpico, o Imagine Hub Criativo, será transformado num polo de inovação e entretenimento com 85 mil m2, englobando um polo gastronómico, uma arena gamer com competições de e-sports, e a Aldeia do Gelo, uma pista de patinagem no gelo com lojas de chocolate e atrações.

O Parque Rita Lee, que será renovado conta com pista de skate, muro de escalada, ringues polidesportivos, academia da terceira idade e parque infantil.

Além disso, o Imagine Brasil 360 Experience será uma experiência imersiva com enorme tela de LED 360º que vai contar a história das cidades do Brasil de uma forma tecnológica.

No entanto, este megaprojeto não se fica por aqui. O Imagine Office Tower será um espaço corporativo com vista para a lagoa, mar e montanha, com escritórios de empresas criativas, startups e coworking.

A grande atração do espaço será o Museu Olímpico, projeto tem a chancela do Comité Olímpico Internacional (COI) e foca nos Jogos Rio 2016. A reforma do Velódromo da Barra e a museografia estão orçadas em 60 milhões de reais.

O Museu Olímpico será um espaço interativo, dividido em áreas temáticas que cobrem diferentes modalidades esportivas, com destaque para a história de atletas.

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Constituição de novas empresas abranda até agosto e os Transportes lideram as quebras

A Informa D&B destaca o setor dos Transportes como “o principal responsável pela descida geral” na constituição de novas empresas, que caiu 2,5% até agosto de forma geral e 25% neste setor.

Inês de Matos

Até 31 de agosto, a constituição de novas empresas em território nacional registou uma descida de 2,5%, com menos 905 constituições de empresas, com o total a ficar pelas 34 811 novas empresas, descida que, segundo o relatório Informa Business by Data, da consultora Informa D&B, foi essencialmente motivada pelo setor dos Transportes, que liderou as descidas.

De acordo com os dados publicados esta sexta-feira, 6 de setembro, pela consultora, o setor dos Transportes foi o que mais se destacou na descida na constituição de novas empresas, com uma quebra de 25%, o que representa menos 1070 constituições de empresas que em igual período do ano passado.

A Informa D&B destaca o setor dos Transportes como “o principal responsável pela descida geral deste indicador e que confirma uma tendência que se verifica desde o início do ano”.

Além dos Transportes, também o setor da Hotelaria e Restauração apresentou uma descida na constituição de novas empresas, caindo 5,0%, o que traduz menos 179 empresas constituídas, com a consultora a destacar que esta foi “uma descida transversal a quase todos os seus subsetores e que é especialmente acentuada no subsetor do Alojamento de curta duração”, onde a quebra foi de 21%, representando menos 139 constituições de empresas.

A descer esteve ainda o setor Grossista, que caiu 10% na criação de empresas até final de agosto, representando menos 160 constituições de empresas, devido “sobretudo ao subsetor Alimentar (-24%; -115 constituições de empresas)”.

Apesar das descidas, também houve bons exemplos, uma vez que, como assinala a Informa D&B, “em metade dos setores, a criação de empresas é superior ao registado em 2023, com destaque para a Construção, Tecnologias da Informação e Comunicação e Retalho”.

No caso da Construção, a subida foi de de 7,9% face ao período homólogo, traduzindo 317 novas constituições de empresas, uma subida que foi “transversal a quase todas as suas atividades”.

Já as novas empresas de Tecnologias da Informação e Comunicação registam um crescimento de 5,1%, com mais 108 constituições de empresas, enquanto no Retalho, o crescimento foi de 2,7% (+85 constituições de empresas), devido “em especial a um aumento de quase 30% das novas empresas de Comércio a retalho por correspondência ou via Internet”.

Encerramentos descem mas insolvências crescem

Os dados da Informa D&B mostram que, nos oito primeiros meses do ano, encerraram 7 719 empresas, o que corresponde a menos 8,9% do que no mesmo período do ano passado, “sendo que à data de hoje ainda existem publicações a serem efetuadas pelo Registo Comercial”.

No conjunto dos últimos 12 meses, os encerramentos chegam às 14 610 empresas, traduzindo uma descida mais ligeira de 3,2% ou menos 476 encerramentos de empresas face a igual período do ano passado.

“A descida no acumulado dos últimos 12 meses é transversal à esmagadora maioria dos setores de atividade, destacando-se o Retalho (-6,5%; -145 encerramentos de empresas), o setor que mais desceu neste indicador em termos absolutos, e as Indústrias (-10%; -126 encerramentos de empresas)”, refere a Informa D&B, sublinhando que apenas os “setores dos Transportes (+20%; +139 encerramentos de empresas) e da Energia e Recursos (+23%; +17 encerramentos de empresas) registam crescimento neste indicador”.

A consultora diz ainda que a “descida dos encerramentos é igualmente transversal a todas as regiões, com destaque para o Norte (-6,7%; – 329 encerramentos)”, sendo que “apenas as regiões da Grande Lisboa e Madeira registam subidas, ainda que ligeiras”.

No caso das insolvências, desde o início do ano houve um crescimento de 11%, com 1 410 empresas a iniciaram um processo de insolvência (+135 empresas), com a Informa D&B a explicar que “ainda que as insolvências tenham crescido em mais de metade dos setores de atividade, a subida deste indicador está bastante concentrada nas Indústrias, que registam um crescimento de 50% (+136 empresas com processos de insolvência)”.

 

 

Sobre o autorInês de Matos

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Comité Setorial de Turismo promove encontros em quatro regiões do país

Para identificar os desafios do setor do turismo em cada região, promover discussões e analisar as oportunidades para inovação no mercado, auxiliando os participantes a planear estrategicamente para o futuro, o projeto Comité Setorial de Turismo, vai realizar quatro encontros em diferentes regiões do país.

A primeira edição será já a 26 de setembro em Viseu (Instituto Politécnico de Viseu), seguida de Faro (3 de outubro, no Faro Avenida Business Center), Porto (10 de outubro, no Porto Innovation Hub) e Estoril, a17 de outubro, no CIBT – Centro de Incubação de Base Tecnológica.

Uma vez que cada região tem as suas próprias características e necessidades específicas no setor de turismo, estes encontros permitirão um debate aprofundado sobre as dificuldades enfrentadas pelas startups e empresas em cada uma delas, em busca de soluções personalizadas que incentivem a inovação e o crescimento sustentável no setor do turismo.

O Comité Setorial de Turismo, promovido pela 351 Portuguese Startup Association e com o apoio do Turismo de Portugal e do NEST Portugal, é uma iniciativa que visa criar uma plataforma de discussão entre startups, empresas e entidades do setor privado e público, promovendo soluções específicas e inovadoras para os desafios do turismo em Portugal.

Por sua vez, os comités são grupos de trabalho e discussão divididos por região, com o objetivo de promover o desenvolvimento e crescimento do ecossistema do turismo em Portugal, maximizando o seu impacto e representatividade.

Sobre o autorCarolina Morgado

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Metropolitano de Lisboa é o sétimo melhor da Europa

O Metropolitano de Lisboa foi considerado o sétimo melhor da Europa numa análise da Bounce, que diz que este tipo de sistema de transporte público é essencial para que os turistas possam conhecer os centros históricos das capitais europeias.

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O Metropolitano de Lisboa foi considerado o sétimo melhor da Europa numa análise da Bounce, que diz que este tipo de sistema de transporte público é essencial para que os turistas possam conhecer os centros históricos das capitais europeias.

A análise da Bounce, que analisou vários parâmetros, incluindo o número de estações existentes, as avaliações da Google ou o número de passageiros para avaliar os sistemas de metro em várias capitais europeias.

“Os sistemas de metro nas capitais europeias são essenciais para navegar nestas cidades históricas, mas a qualidade e a acessibilidade das instalações variam”, lê-se num comunicado divulgado pela Bounce, que dá o exemplo do metro de Paris, em França, que é criticado por não dispor de instalações adequadas a pessoas com mobilidade reduzida.

Na avaliação da Bounce, o Metropolitano de Lisboa ficou classificado na sétima posição, com uma avaliação global de 5.97 pontos, a mesma classificação alcançada pelos sistemas de metro de Copenhaga, na Dinamarca, e Bucareste, na Roménia.

O Metropolitano de Lisboa, que conta com um total de 56 estações, registou 15% de avaliações positivas mas 22% de avaliações negativas, sendo mesmo o que apresenta o valor mais alto neste parâmetro dentro do Top10, enquanto a avaliação da Google está nos 4.09 pontos.

O ranking apresentado pela  Bounce é liderado pelo metro de Oslo, na Noruega, que obteve uma classificação global de 8.06 pontos, seguindo-se o metro de Sofia, na Bulgária, com uma avaliação de 7.64 pontos. O Top3 é completo pelo metro de Atenas, com uma avaliação de 7.29 pontos.

No Top10 deste ranking encontram-se ainda os metros de Madrid (6.74 pontos), Varsóvia (6.60 pontos) e Londres (6.04), com o metro de Praga a encerrar a lista, com uma avaliação de 5.83 pontos.

 

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Turismo da ONU e FIA reforçam parceria para promover turismo desportivo sustentável

A Turismo da ONU e a Fédération Internationale de l’Automobile (FIA) acabam de subscrever uma parceria com vista a promover o turismo desportivo à escala global.

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O novo memorando de entendimento entre o Turismo da ONU e a FIA marca um passo à frente na parceria entre as duas organizações, destacando a sua dedicação mútua para promover práticas sustentáveis ​​e aumentar a conscientização sobre o impacto positivo do turismo desportivo nos destinos. Ao combinar experiência e influência, o acordo visa alavancar o poder de eventos desportivos de classe mundial para impulsionar o turismo, o crescimento económico e a sustentabilidade.

O memorando de entendimento foi assinado pelo presidente da FIA, Mohammed Ben Sualyem, e pelo secretário-geral de Turismo da ONU, Zurab Pololikashvili, durante o Grande Prémio de Fórmula 1 em Monza, Itália.

O Secretário-Geral do Turismo da ONU, Zurab Pololikashvili, reconheceu que “a ligação entre desportos e turismo oferece imenso potencial para o desenvolvimento sustentável, crescimento económico e promoção de intercâmbio cultural.

Juntando-se ao Secretário-Geral na assinatura do acordo, o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, destacou que, esta parceria é uma prova do compromisso inabalável federação com o turismo sustentável e a responsabilidade social. “Ao alinhar nossas iniciativas globais com a missão da Turismo da ONU, não estamos apenas a promover viagens responsáveis, mas também a definir novos padrões de sustentabilidade em todos os eventos da FIA”, garantindo que “estamos a implementar ativamente práticas sustentáveis, a educar gerações futuras e a impulsionar mudanças significativas no mundo dos desportos e do turismo”.

A FIA, refira-se, é afiliada do Turismo da ONU há mais de 40 anos. Sob a liderança de Ben Sulayem, a Federação supervisiona alguns dos eventos de automobilismo mais prestigiados do mundo, incluindo a Fórmula 1, que atrai milhões de fãs internacionais e impulsiona significativamente o turismo local nas cidades-sede.

Em reconhecimento das suas contribuições, o presidente da FIA, foi nomeado Embaixador do Turismo da ONU para o Turismo Sustentável, na categoria Desporto, reconhecimento que destaca a sua dedicação à integração da sustentabilidade em eventos e atividades de automobilismo, promovendo iniciativas que se alinham com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e aprimorando o cenário turístico global.

Com um valor aproximado de 609 biliões de dólares e uma taxa de crescimento anual de 17,5%, o turismo desportivo é um dos setores de crescimento mais rápido.

Este acordo vem reforçar as discussões do próximo Congresso Mundial de Turismo Desportivo que terá lugar em Madrid nos dias 28 e 29 de novembro de 2024.

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República Dominicana é o país convidado do Festuris

A República Dominicana é o país convidado da próxima edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo, que volta a decorrer em Gramado, no Rio Grande do Sul, no Brasil, entre 7 e 10 de novembro. 

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A República Dominicana é o país convidado da próxima edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo, que volta a decorrer em Gramado, no Rio Grande do Sul, no Brasil, entre 7 e 10 de novembro.

“Exaltar a República Dominicana no Festuris é uma forma de reconhecer e valorizar o destino que registra crescimento significativo em sua movimentação turística”, sublinha a organização do certame, explicando que a República Dominicana será o terceiro país convidado da história do Festuris, depois da Argentina e do Uruguai.

Para Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris, a participação da República Dominicana nesta feira de turismo brasileira enquanto país convidado é “uma honra muito grande” para o Festuris, uma vez que se trata de um país que representa o “potencial gigantesco” das Caraíbas.

“Eles estão conosco há muitos anos, o país já era representado nas primeiras edições e passou a ter estande próprio em meados dos anos 2000, um estande lindo, dinâmico e vivo. É um orgulho tê-los com a gente, porque o Brasil é um alto consumidor dos atrativos e do produto República Dominicana, especialmente das praias, à exemplo da tão conhecida Punta Cana”, acrescenta o responsável.

Por parte da República Dominicana, o convite foi aceite também com entusiasmo, com Paola Gómez, diretora do Escritório de Turismo da República Dominicana no Brasil, que sublinha também o carácter solidário desta participação, que acontece poucos meses depois das cheias que abalaram o estado brasileiro do Rio Grande do Sul.

“Aceitamos com especial emoção a distinção que nos homenageia como país convidado do Festuris Gramado 2024 por ser a primeira edição da feira após as terríveis enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul, com a certeza de que, graças ao esforço dos gaúchos e com um trabalho digno, o estado emergirá mais forte”, sublinha a responsável.

A República Dominicana conta com 1.600 km de costa e mais de 200 praias, incluindo várias reconhecidas como as mais paradisíacas do mundo, sendo também reconhecido como um destino de turismo ativo e de aventura, assim como de turismo histórico, cultural e de natureza.

Recorde-se que, na edição do ano passado, o Festuris contou com a presença de 2500 marcas, 15 mil participantes e 40 destinos internacionais, num total de 27 mil metros quadrados de área expositiva.

 

 

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Montevideu é sede do 1º Observatório de Direito do Turismo

O Turismo da ONU decidiu sediar o seu primeiro Observatório de Direito do Turismo na região das Américas. Foi em Montevideu, no Uruguai.
Foi inaugurada a sede do Observatório de Direito do Turismo para a América Latina e as Caraíbas, na Casa das Nações Unidas em Montevideu, Uruguai. A cerimónia contou com a presença do Presidente do Uruguai Luis Lacalle Pou.

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O observatório com foco questões jurídicas ligadas ao turismo é um projeto desenvolvido em conjunto pela ONU Turismo e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, que visa implementar uma ferramenta digital pioneira, que inclui um banco de dados, “TurismoLex”, que compila a legislação turística da região da ALC, bem como uma sala de aula virtual, uma comunidade de práticas e indicadores de qualidade regulatória.

O Observatório representará um fórum interativo onde os setores público, privado e académico poderão trocar melhores práticas e discutir tendências legislativas no turismo na região.

Além disso, o este instrumento, de acordo com o Turismo da ONu, estabelece um marco de colaboração com prestigiosas instituições de ensino superior da área para realizar estudos, relatórios técnicos e criar grupos de trabalho que tratem do Direito do Turismo, respondendo às necessidades que Estados e operadores do setor possam apresentar.

Com este pano de fundo, o Observatório, que iniciará suas operações no início de 2025, terá como principais objetivos a melhoria da qualidade das regulamentações do turismo. Também servirá como um fórum técnico que promove a regulamentação adequada para a área, emitindo relatórios e estudos através dos quais as administrações, principalmente, podem desenvolver legislação adequada aos interesses do setor, facilitando assim a cooperação regulatória regional, melhorando as relações transfronteiriças e o desenvolvimento harmonioso da legislação do turismo.

 

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Foto: Câmara Municipal de Lisboa

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Lisboa é o Melhor Destino MICE da Europa

Pela segunda vez consecutiva, Lisboa conquista o prémio de Melhor Destino MICE da Europa, na 5.ª edição dos World MICE Awards, realizada esta quarta-feira, em Ho Chi Minh City, Vietname, superando as cidades de Atenas, Berlim, Istambul, Londres, Madrid, Milão, Paris e Viena, que também estavam em competição.

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O segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) contribui significativamente para as receitas do turismo e para o consequente desenvolvimento da cidade. A localização estratégica, as infraestruturas modernas e versáteis, os excelentes acessos e a oferta cultural diversificada, consolidaram Lisboa como um dos principais destinos europeus para a organização de eventos. Neste sentido, a diretora executiva da Associação Turismo de Lisboa, Paula Oliveira, defende que, a conquista deste prémio “é um reconhecimento do trabalho coletivo para posicionar Lisboa como um destino de referência a nível global, que contribui significativamente para a criação de receitas e emprego, bem como para a reabilitação do património.”

Em nota de imprensa, a ATL revela que, em 2023, foram contabilizados 151 eventos associativos no ranking da ICCA (International Congress and Convention Association), organização que monitoriza a realização de eventos a nível mundial. Desde 2019 e até 2022, Lisboa conquistou o 2º lugar nos rankings europeu e mundial. Em 2023, e com diferença de apenas um congresso para a cidade que ocupou o 2º lugar a nível mundial (Singapura), Lisboa é a 2ª cidade europeia com mais eventos contabilizados, a seguir a Paris.

Refira-se que os World MICE Awards reconhecem a excelência na indústria MICE e premeiam destinos, companhias aéreas, unidades hoteleiras, organizadores e infraestruturas que se destacam neste setor.

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