Quem são as novas caras do Turismo do Brasil
Daniela Carneiro, conhecida como Daniela do Waguinho, é a nova ministra do Turismo do Brasil do Governo de Lula da Silva, enquanto Marcelo Freixo assume a presidência da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).

Carolina Morgado
Brasil mostra na Expo Dubai que está pronto a receber visitantes internacionais
Brasil reforça promoção internacional e aponta Portugal como mercado prioritário
Embratur quer atrair mais turistas para o interior do Brasil
Brasil regressa à promoção internacional para passar mensagem de “destino seguro”
Com 46 anos de idade, Daniela Souza Carneiro (União Brasil-RJ), foi professora do Ensino Fundamental e secretária de Educação do Rio de Janeiro. Também ocupou a pasta de Assistência Social em Belford Roxo, o oitavo maior colégio eleitoral do estado, com mais de 360 mil eleitores.
“Não faltará empenho, dedicação e garra. A pasta do turismo é essencial para o nosso país e para a nossa economia. Temos um grande desafio pela frente”, escreveu a nova ministra do Turismo nas redes sociais.
Entretanto, o deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) assume o cargo presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).
“Vamos trabalhar juntos para reconstruir a Embratur e transformar o turismo num instrumento de desenvolvimento sustentável e geração de emprego. O Brasil voltará a ter protagonismo no setor”, escreveu Freixo, no Twitter, citado pela imprensa brasileira.
O objetivo, segundo o novo presidente da Embratur, é mostrar um novo Brasil, com novas prioridades, destacando que o estímulo ao turismo passará por construir a imagem de um país “de diálogo, democracia e combate à fome”.
“A imagem do Brasil para fora é a imagem de um outro Brasil. É um Brasil da ciência, do diálogo, da democracia, da educação, do combate à fome. É essa a imagem do Brasil que queremos colocar para o mundo e chamar as pessoas para conhecerem o Brasil”, disse, tendo mostrado interesse em dialogar com vários ministérios, designadamente, do Desporto, Justiça e Meio Ambiente, na busca de políticas que favoreçam o turismo, tendo em conta a transversalidade deste setor.
Por outro lado, o ex-governador de São Paulo, Márcio França (PSB) assumiu o cargo de ministro dos Portos e Aeroportos. O novo ministro tem 59 anos, é advogado formado pela Universidade Católica de Santos, e ocupou o cargo de secretário de Turismo de São Paulo.