Comunidade Intermunicipal do Algarve quer taxa turística de dois euros em toda a região
Segundo a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), a proposta prevê “a implementação da taxa em todos os concelhos da região e para todas as tipologias, assim como uma discriminação positiva na época baixa (a ser cobrado metade do valor proposto)”.

Publituris
Greve no Aeroporto de Gatwick afeta voos da TAP na Páscoa
Iberia retoma voos para Washington D.C. com aviões A321XLR
Especialistas na defesa dos passageiros preveem mais procura e mais perturbações no verão
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
Qatar Airways alarga instalação da Starlink aos aviões A350
A Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) apresentou uma proposta que prevê a criação de uma taxa turística de dois euros a aplicar às dormidas em toda a região, valor que seria reduzido para metade ao longo da época baixa, avança a Lusa, que cita um comunicado desta entidade regional.
De acordo com a Lusa, a AMAL explica, num comunicado divulgado esta quarta-feira, 21 de dezembro, que a proposta foi dada a conhecer aos deputados municipais na última reunião do ano da Assembleia Intermunicipal, que decorreu em Loulé, na segunda-feira, 19 de dezembro, e que reuniu 47 deputados das várias forças políticas representadas nas 16 assembleias municipais do Algarve.
A proposta, que já tinha sido apresentada em novembro, está, atualmente, a ser analisada pelos representantes das principais organizações do setor do turismo no Algarve.
Segundo a AMAL, esta proposta prevê “a implementação da taxa em todos os concelhos da região e para todas as tipologias, assim como uma discriminação positiva na época baixa (a ser cobrado metade do valor proposto)”.
A proposta indica ainda que parte do dinheiro arrecadado com esta taxa turística seja aplicada em cada um dos municípios algarvios, enquanto o montante restante deverá ser utilizado na criação de um “fundo regional” com vista à promoção turística da região, nomeadamente para atrair um maior número de ligações aéreas na época baixa, assim como para reforçar a animação turística, a exemplo dos grandes eventos internacionais que se realizam no Algarve.
“O modelo a implementar irá ser decidido por uma comissão formada por representantes da AMAL, RTA, ATA, AIHSA e AHETA”, acrescenta o comunicado divulgado pela entidade.
Recorde-se que a criação de uma taxa turística comum a toda a região do Algarve é um tema que tem vindo a ser discutido há já alguns anos e chegou mesmo a estar prestes a avançar em 2019, tendo sido adiada a sua discussão devido à pandemia da COVID-19.
Atualmente, apenas os municípios de Faro e Vila Real de Santo António aplicam uma taxa turística às dormidas nos estabelecimentos de alojamento turístico dos seus concelhos.
A taxa de Vila Real de Santo António começou a ser cobrada ainda em 2019, enquanto Faro avançou com a criação deste imposto em março de 2020, tendo suspendido a taxa logo no mês seguinte devido à COVID-19, voltando a cobrá-la em março deste ano.