Governo reforça dotação do Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema
Depois de ter reforçado em 10,9 milhões de euros o Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema, em 2022, passando de 12,1 para 23 milhões de euros, de modo a financiar 28 produções submetidas depois de esgotada a dotação inicial, o Governo anuncia uma dotação de 14 milhões de euros para o próximo ano, correspondendo a mais 2 milhões de euros face a este ano.
Publituris
Transporte aéreo de passageiros continuou a crescer no 2.º trimestre com aumento de 4,8%
Constituição de novas empresas abranda até agosto e os Transportes lideram as quebras
TAP assina protocolo de intenções com governo da Bahia para voos entre o Porto e Salvador
Comité Setorial de Turismo promove encontros em quatro regiões do país
Grupo GEA leva 80 agências de viagens associadas em sete famtrips
Privatização da Azores Airlines será concluída “em breve” mas não este ano
Explora Journeys inaugura segundo navio a 15 de setembro
Barcelona vai ter “aumento substancial” da taxa turística para cruzeiristas de curta duração
TAP lança campanha que oferece bagagem extra em voos entre Portugal, Moçambique e Angola
Royal Caribbean International encomenda 4.º navio da classe Icon
Depois de realizar uma “avaliação muito positiva” do Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema, o qual foi objeto, ainda este ano, de um reforço de 10,9 milhões de euros, para financiar as 28 produções que tinham sido submetidas já depois de esgotada a dotação inicial do Fundo, o apoio total a produções cinematográficas ascendeu a 23 milhões de euros.
Já para o próximo de 2023, o Governo prevê um reforço do Fundo em sede de Orçamento de Estado em mais dois milhões de euros, aumentando a sua dotação anual até 14 milhões de euros.
Em nota de imprensa, o Governo, através do Ministério da Economia e do Mar, refere que se trata de “um compromisso político muito significativo com este sistema de incentivos, que é partilhado pelas áreas governativas do Turismo e da Cultura, tendo em vista reforçar o papel da ‘Portugal Film Commission’ na promoção do país como destino de filmagens e garantir a continuidade da sua missão, no âmbito de uma solução que não seja provisória e sim estruturada e definitiva”.
Reconhecendo a importância que o Governo atribui à adoção de políticas públicas baseadas em mecanismos de avaliação, em julho de 2022, foi solicitado ao ‘PlanAPP’ um estudo do impacto do Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema nos últimos quatro anos, quer do ponto de vista económico e do turismo, quer pelo prisma do setor do cinema e do audiovisual. Em função dos resultados desse estudo, o Governo adianta que “ponderará – previsivelmente no 2.º trimestre de 2023 – proceder a uma revisão do mecanismo de apoio”. A nova fase de candidaturas ao Fundo será aberta com base num modelo que reflita os resultados da avaliação do ‘PlanApp’.
O Governo salienta ainda estar “empenhado em reforçar o mecanismo de financiamento existente e em robustecer a ‘Portugal Film Commission’, para criar um ecossistema favorável ao desenvolvimento da indústria cinematográfica e audiovisual, nas suas variadas vertentes, e para afirmar Portugal como país de destino de produções internacionais”.