Dubai recuperou 97% do volume de turistas portugueses pré-pandemia
Entre janeiro e outubro deste ano, o Dubai recebeu 11,4 milhões de visitantes internacionais, o que representa um “aumento de 134% face ao período homólogo do ano anterior”.
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O Dubai já recuperou 97% do volume de turistas portugueses que o destino recebia em 2019, antes da pandemia da COVID-19, avança a Departamento de Economia e Turismo do Dubai (DET).
De acordo com um comunicado enviado à imprensa, entre janeiro e outubro deste ano, o Dubai recebeu 11,4 milhões de visitantes internacionais, o que representa um “aumento de 134% face ao período homólogo do ano anterior” e que vai ao encontro do objetivo do Dubai de se tornar no “destino mais visitado do mundo”.
“Classificada no segundo lugar no Índice de Destinos das 100 Melhores Cidades pelo Euromonitor Internacional, a cidade do Dubai está cada vez mais próxima de alcançar o recorde pré-pandémico de 13,50 milhões de visitantes internacionais verificados nos primeiros dez meses de 2019”, acrescenta o DET.
A Índia, com um crescimento de 116% comparativamente a 2021, mantém-se como o principal mercado emissor para o Dubai, tendo ficado apenas a 9% dos resultados de 2019, seguindo-se Omã, que apresenta crescimentos de 572% e de 32% face aos períodos homólogos de 2021 e 2019.
Já a Arábia Saudita fecha o pódio de destinos emissores para o Dubai, tendo apresentado uma subida de 267% perante os resultados de 2021 e uma diminuição de 26% face o período pré-pandémico, enquanto o Reino Unido é o quarto mercado internacional emissor de turistas para o Dubai, apresentando um crescimento de 254% comparativamente a 2021 e encontrando-se a 15% de recuperar o volume registado em 2019.
Já a Rússia registou crescimentos face a 2021 e a 2019, com aumentos de 76% e 8%, respetivamente, enquanto os EUA, Alemanha, Paquistão, França e Irão complementam a lista dos dez principais mercados emissores para o Dubai.
O DET cita ainda um inquérito recentemente realizado ao visitante internacional e que apurou que, no primeiro semestre do ano, a cidade consolidou a sua posição como destino de férias para famílias e casais (79%), apresentando ainda um desempenho positivo nos restantes “pilares do turismo, da cultura à gastronomia, da aventura e do entretenimento às compras”.
“O inquérito também salientou que os jovens viajantes na faixa etária inferior a 35 anos constituíram uma proporção significativa (40%) dos viajantes para o Dubai no primeiro semestre”, destaca ainda o DET.
O desempenho positivo é também comum à hotelaria do Dubai, cuja taxa de ocupação média voltou a apresentar, entre janeiro e outubro, “uma das maiores ocupações hoteleiras do mundo”, chegando a 71%.
“No período homólogo de 2021, a taxa de ocupação média foi de 64% e de 74% durante o período pré-pandémico de 2019. A ocupação do Dubai continua a seguir de perto as principais cidades de referência: Istambul (75%), Nova Iorque (74%), Paris (73%), Londres (73%) e Los Angeles (72%)”, congratula-se o DET.
No último ano, a oferta de hotelaria do Dubai cresceu 18% face a 2019, já que, em outubro deste ano, o destino contabilizava 144.737 quartos, em 790 estabelecimentos hoteleiros, face aos 122.185 quartos disponíveis no final de outubro de 2019, em 724 estabelecimentos hoteleiros.
“Apesar do aumento significativo de 18% na oferta em comparação com os níveis pré-pandémicos, os hotéis do Dubai alcançaram um forte crescimento entre os níveis ADR e REVPAR acima dos de 2019”, aponta ainda o DET, revelando que os hotéis do Dubai contabilizaram 30,40 milhões de noites de quartos ocupados durante os primeiros dez meses do ano, aumento de 23% face a 2021 e de 17% durante o período correspondente de 2019, onde se registaram 26,01 milhões de noites de quartos ocupados.
Já o ADR foi de 133 euros nos primeiros dez meses de 2022, ultrapassando os ADR nos primeiros dez meses de 2021, quando este indicador tinha ficado nos 100 euros, e os 105 euros de igual período de 2019. O RevPAR, por sua vez, apresentou uma subida de 48% face a 2021 e de 23% comparativamente com o período homólogo de 2019.
“2022 tem sido um ano transformador para desenvolver e alargar o apelo global do Dubai, concebido para manter o destino na vanguarda e atender às várias necessidades e gostos dos viajantes internacionais. Com o mundo novamente em movimento, a nossa capacidade de reação, adaptação, evolução e de explorar os novos e atuais segmentos de viajantes foi fundamental para alavancar o Dubai e beneficiar de uma paisagem turística global em rápida evolução”, congratula-se Issam Kazim, CEO do Turismo do Dubai.
Para impulsionar o turismo na região, o DET anunciou o lançamento do Dubai Tourism Summit, um fórum de viagens que se pretende que venha a lançar “as bases para um programa de liderança mundial”, ao mesmo tempo que “proporcionará uma plataforma de trabalho em rede para os intervenientes no sistema turístico partilharem a sua visão, ideias, estratégias e melhores práticas, bem como conhecimentos sobre como aproveitar as últimas inovações e tendências para criar um futuro mais resiliente, inclusivo e sustentável”.