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Turismo

Apoiar Turismo: Prazo de candidaturas termina esta quinta-feira

O prazo para as empresas de alojamento, restauração e similares e de outras atividades turística solicitarem o apoio financeira ao abrigo da medida Apoiar Turismo termina esta quinta-feira, dia 22 de dezembro. O programa acaba de ser reforçado pelo Governo em 70 milhões de euros.

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Apoiar Turismo: Prazo de candidaturas termina esta quinta-feira

O prazo para as empresas de alojamento, restauração e similares e de outras atividades turística solicitarem o apoio financeira ao abrigo da medida Apoiar Turismo termina esta quinta-feira, dia 22 de dezembro. O programa acaba de ser reforçado pelo Governo em 70 milhões de euros.

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Podem aceder à medida Apoiar Turismo as empresas do turismo já apoiadas no âmbito do Programa Apoiar, cujos pedidos de reforço do apoio sejam apresentados até às 23h59 do dia 22 de dezembro.

Esta medida visa responder às necessidades do setor mais afetado pela pandemia de COVID-19, e que vive agora os impactos de uma conjuntura macroeconómica adversa, pelos efeitos da inflação, do acréscimo de custos de energia e do contexto de conflito no espaço europeu, segundo refere o Turismo de Portugal em nota de imprensa.

A medida Apoiar Turismo, integrada no Programa Apoiar, instrumento de apoio à tesouraria, enquadra-se no Acordo de Médio Prazo de Melhoria dos Rendimentos, dos Salários e da Competitividade, assinado, a 9 de outubro, pelo Governo e pelos parceiros sociais.

O Turismo de Portugal destaca ainda que, a esta data, foram já apresentadas e validadas mais de 20 mil candidaturas, estando previsto que o pagamento às empresas seja feito até ao final do corrente ano.

 

 

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Começa a votação para os Publituris “Portugal Travel Awards 2023”

A votação para encontrar os 22 vencedores nos Publituris “Portugal Travel Awards 2023” começou esta segunda-feira, 29 de maio, e decorre até dia 26 de junho. Os vencedores serão conhecidos a 6 de julho.

174 nomeados em 22 categorias, havendo ainda lugar para a atribuição do “Prémio Belmiro Santos 2023”, este último não sujeito a votação, sendo entregue diretamente pela redação do jornal Publituris.

A votação para encontrar os 22 vencedores dos Publituris “Portugal Travel Awards 2023” começou esta segunda-feira, dia 29 de maio, e decorre até dia 26 de junho de 2023, sendo os vencedores conhecidos a 6 de julho, a partir das 19h00 no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, em Alcobaça.

A votação decorre no site dos prémios e só estará habilitado a votar os membros do júri escolhido para o efeito, quem é assinante do jornal em papel ou subscritor da newsletter diário em www.publituris.pt.

Os registos no site estarão suspensos até dia 26 de junho de 2023, de modo a não influenciar a votação nos nomeados.

As categorias a prémio são:

  • Companhia de Aviação
  • Companhia de Aviação Lowcost
  • Rent-a-car
  • Operador Turístico
  • Rede de Agências de Viagens
  • Companhia de Cruzeiros
  • Cadeia Hoteleira
  • Hotel de Cinco Estrelas
  • Hotel de Quatro Estrelas
  • Hotel Resort
  • Boutique Hotel
  • Hotel de Cidade
  • Hotel MICE
  • Hotel de Praia
  • Turismo Rural
  • Enoturismo
  • Campo de Golfe
  • Parque Temático e Diversões
  • Empresa de Animação Turística
  • Marina
  • Destino Internacional
  • Região de Turismo Nacional

Visite e vote no site dos Publituris “Portugal Travel Awards 2023”.

Os Publituris “Portugal Travel Awards 2023” têm como Main Sponsor o Novo Banco, contando com a NOS, Nescafé, Visabeira e MiA Travel como patrocinadores, o apoio da Região do Turismo do Centro de Portugal e da Câmara Municipal de Alcobaça, e com a GR8, Movielight, Multislide e Workgroup como parceiros.

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Miguel Quintas anuncia candidatura à presidência da ASGAVT

Miguel Quintas, CEO do Consolidador.com e Chairman da Airmet anunciou, esta terça-feira, que é candidato à presidência da ASGAVT (Associação de Sócios-Gerentes das Agências de Viagens e Turismo) para o biénio 2023-2025, cujas eleições estão marcadas já para sexta-feira dia 26 de maio.

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O gestor referiu, em comunicado, que a sua candidatura à presidência da ASGAVT, até ao momento, a única, tem como objetivo principal “defender os interesses de todas as agências de viagens em Portugal, sem qualquer exceção” e que tal passa por “criar um ambiente mais livre, mais transparente, mais inclusivo, mais concorrencial, mas acima de tudo, mais democrático no setor das agências de viagens”.

Sobre a lista que vai apresentar a sufrágio, Miguel Quintas assegura que “irá ser a mais inclusiva alguma vez vista no setor em Portugal, compreendendo agências participantes em associações e grupos concorrentes como por exemplo: Airmet, Airventure, By-Travel, DIT, GEA e Mercado das Viagens.

Neste sentido, o candidato acrescenta que “e um sinal claro que o setor, mesmo atuando em espaços e unidades concorrenciais diferentes, está unido em torno de um objetivo comum e que passa por conseguir dar uma resposta efetiva às suas necessidades diárias”, para realçar que acredita que “as agências de viagens em Portugal se irão rever nesta lista e nesta missão, cuja prioridade máxima é a sua individualidade e o setor que representam, sem espaço para quaisquer mecânicas de interesses económicos empresariais ou mesmo engenhos e artifícios de poder”.

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Dia Mundial do Turismo 2023 vai ser consagrado aos investimentos verdes no setor

O tema escolhido pela Organização Mundial de Turismo (OMT) para celebrar a edição de 2023 do Dia Mundial do Turismo (DMT) é “Turismo e Investimentos Verdes”, que considera uma das principais prioridades para a recuperação do turismo, crescimento e desenvolvimento futuros.

O mundo vai celebrar o próximo Dia Mundial do Turismo, iniciativa da OMT que se assinala a 27 de setembro, com um apelo à necessidade de mais investimentos direcionados para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade, com a temática global “Turismo e Investimentos Verdes”.

A OMT pretende que se encontrem soluções inovadoras que promovam e sustentem o crescimento económico e a produtividade, convergindo para as metas de​ sustentabilidade.

Por outro lado, a Organização Mundial do Turismo, que ainda não anunciou o local das celebrações oficiais da edição de 2023, espera que o mundo inteiro reflita sobre a imprescindibilidade da realização de investimentos que beneficiem as pessoas, numa aposta na educação e competências, o planeta (incidindo em infraestruturas sustentáveis e acelerando a transformação ecológica) e a prosperidade (promovendo a inovação, a tecnologia e o ​empreendedorismo).

O Dia Mundial do Turismo 2023 faz, assim, apelo à comunidade internacional, aos governos, instituições financeiras multilaterais, parceiros de desenvolvimento e investidores do setor privado, para todos se unirem em torno de uma nova estratégia de investimento num turismo cada vez mais sustentável.​

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Turismo

Centro de visitas das caves da Churchill’s faz homenagem ao vinho e ao Douro

Diretamente das suas vinhas do Douro para as caves em Gaia, a Churchill’s oferece não só a oportunidade de conhecer o processo de envelhecimento dos seus vinhos, como também um conjunto de provas para descobrir o universo de referências da marca.

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Com uma vista privilegiada sobre o Douro, as caves da Churchill’s, e o seu centro de visitas em Vila Nova de Gaia, permite aos visitantes conhecer o processo de envelhecimento de vinhos com a equipa de ‘wine educators’, ou desfrutar de uma prova exclusiva e personalizada com um dos seus enólogos.

Uma visita às caves da Churchill’s passa pela Sala dos Tonéis, o Armazém dos Tawny e a Cave de Vintage. Os visitantes são guiados pela história de 40 anos da casa ‘Churchill’s’ e da família que a fundou, ficando a conhecer o mundo do vinho do Porto através do processo de envelhecimento – dos grandes tonéis de Reserve e LBV, à cave onde os vinhos do Porto Vintage descansam e envelhecem em garrafa, até ao grande armazém de pipas onde se envelhecem os Tawny da casa e o seu icónico vinho do Porto branco seco.

As experiências de provas estão divididas entre vinhos do Porto e do Douro. Nas duas experiências é possível pedir uma seleção de queijos, para acompanhar, ou ainda optar pela Prova do Dia, pensada e selecionada pela equipa da Churchill’s para os visitantes que querem ser surpreendidos. As provas variam entre os 15€ e 45€ por pessoa.

Após a prova, os visitantes podem levar para casa as referências de que mais gostaram através de uma passagem pela adega da Churchill’s.

Para além das caves, os visitantes podem, desde o passado dia 5 de maio, de sexta-feira a domingo das 14h às 19h, desfrutar do resto do dia no 1982 Bar e no jardim da Churchill’s.

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Casa Relvas promove mais uma edição do “Um Dia em São Miguel”

A Casa Relvas volta a abrir as portas da Herdade de São Miguel, em Redondo, para mais uma edição deste evento especial, que decorrerá a 27 de maio, sábado. Pretende-se uma tarde de convívio, entre família, amigos, vinho, gastronomia, música, artesanato, animação e muitas surpresas.

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No dia 27 de maio, sábado, a Casa Relvas promove mais uma edição do evento “Um Dia em São Miguel”. Nesta data, o produtor alentejano convida o público a passar uma tarde no campo, entre a família e os amigos, e brindar ao melhor que o Alentejo tem para oferecer. Este é o programa de fim de semana perfeito para os amantes de vinhos – e gastronomia – e também para quem gosta de estar ao ar livre.

“As edições anteriores deste evento, que é muito especial para a Casa Relvas, foram um verdadeiro sucesso. Este ano, queremos surpreender ainda mais os visitantes, com atividades para toda a família, atuações musicais imperdíveis, entre muitas outras surpresas”, revela Alexandre Relvas, CEO da Casa Relvas.

“Um Dia em São Miguel é, na verdade, muito mais do que um evento, uma vez que temos a oportunidade de abrir as portas da Herdade de São Miguel a todos os nossos clientes, amigos e parceiros, para brindarmos, juntos, à história da Casa Relvas e à riqueza cultural alentejana. Queremos que esta data fique na memória de todos os que nos visitam”, acrescenta o gestor.

Das 14h30 até ao pôr do sol, a Herdade de São Miguel, situada no Redondo, será palco desde provas de vinho e gastronomia aos concertos, passando pelos jogos tradicionais ou pela demonstração de produtos e artesanato da região.

A par dos expositores, o recinto conta ainda com uma loja onde é possível comprar merchandising, vinhos e diversos produtos da região, e onde podem também ser adquiridas as senhas de consumo para o evento. Uma vez que o evento decorrerá no campo, nem sempre há rede multibanco, pelo que é aconselhável levar dinheiro para fazer as compras.

A par da vertente vínica e gastronómica, o evento promovido pela Casa Relvas dispõe também de muitas outras atividades, que procuram dar a conhecer a essência das tradições alentejanas. Jogos tradicionais para os mais pequenos, a tosquia das ovelhas e a roda de oleiro do Xico Tarefa, com loiça típica do Redondo, são algumas das atrações principais.

Os visitantes podem também ver de perto a pintura de mobília típica do Alentejo, as Ruas Floridas, com demonstração do trabalho local com flores de papel, e podem ainda gravar o nome num saca-rolhas personalizado para levar para casa e ter uma recordação deste dia especial. Quem adquirir bilhete para “Um Dia em São Miguel”, terá ainda a possibilidade de assistir a três momentos musicais.

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Wine & Travel Week distinguida com prémio internacional

A inovação e a qualidade da Wine & Travel Week, iniciativa organizada pela Essência Company, em fevereiro, no Porto, com os apoios do Turismo de Portugal e da Great Wine Capitals, foram reconhecidas pela The Drinks Business.

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A considerada líder europeia na informação de temáticas profissionais dos setores do vinho, espirituosas e cervejas, a The Drinks Business acaba de reconhecer a inovação e a qualidade da Wine & Travel Week. O prémio foi entregue esta terça-feira no Olympia London, integrado na feira profissional London Wine Fair, que vai na sua 41ª edição.

Realizados anualmente há mais de duas décadas, os “The Drinks Business Awards” reconhecem os melhores desempenhos no setor internacional de bebidas nos últimos 12 meses, em categorias que abrangem desde campanhas de marketing a lançamentos, passando pela distribuição e pelo reconhecimento de individualidades. Nesta edição estrearam a categoria “Best Drinks Event”.

A data de realização da Wine & Travel Week no próximo ano já está marcada. O evento decorrerá na semana de 19 a 25 de fevereiro de 2024, voltando a reunir em Portugal boa parte dos melhores pretextos de descoberta do mundo do vinho.

A entidade organizadora indica, em nota de imprensa, que os resultados da edição de 2023 foram excelentes. Não só foram abertas excelentes perspetivas de negócio, como o grau de satisfação de quem participou nos diferentes momentos destes eventos é bastante elevado. O evento ajudou ao posicionamento da indústria do enoturismo e do setor do vinho, refere ainda.

Refira-se que a estreia da Wine & Travel Week, que esteve inserida a 19ª edição do Essência do Vinho – Porto, reuniu em Portugal mais de 300 convidados internacionais, entre compradores e jornalistas, e um total de 500 expositores. Foram concretizadas cerca de 1.600 reuniões profissionais e, no conjunto dos eventos, houve lugar a mais de uma centena de experiências.

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In Sure Broker retira custo da garantia Covid das opções de seguro de viagem

Depois da declaração do fim do estado de pandemia, a In Sure Broker adapta a sua oferta no que diz respeito ás opções de seguros de viagem.

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A In Sure Broker, em conjunto com os parceiros seguradores, decidiu retirar o custo da garantia Covid das opções de seguro de viagem passando a enquadrar-se o referido risco nas opções de assistência, (Classic, Silver, Gold, Platinum), base ou plus deixando de ser necessário a contratação de uma opção especifica para este risco o que se reflete numa maior competitividade dos nossos clientes.

Esta decisão vem no seguimento do fim da classificação por parte da Organização Mundial de Saúde (OMS) do vírus causador da doença, o SARS-CoV-2 “Emergência de Saúde Pública de Preocupação Internacional”, em que o vírus passou a endémico à escala global as situações decorrentes de COVID.

Em comunicado, a In Sure Broker refere que seguirá a trabalhar para “continuar a ter melhor solução para cada caso específico”, referindo ainda que conta, muito em breve, disponibilizar “novas e diferenciadoras soluções com vista a manter os agentes de viagem apetrechados com o melhor nível de proteção disponível no mercado para poderem proporcionar aos seus clientes”.

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Indústria do turismo deve apostar na Inteligência Artificial e na Analítica Avançada para continuar a crescer

Durante o Travel Summit 2023, organizado pela Minsait, ficou patente a importância da incorporação massiva de tecnologias avançadas como a Inteligência Artificial ou a Analítica Avançada no setor do turismo.

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O setor do turismo está a ganhar impulso e enfrenta o presente como um ponto de viragem para a sua continuidade, após uma das maiores crises de sempre na indústria do turismo, seguido de um 2022 motivado pelo desejo global de viajar. Trata-se de uma nova etapa que obrigará à transformação digital dos operadores e empresas na área do turismo, marcada pela incorporação massiva de tecnologias avançadas como a Inteligência Artificial (IA) ou a Analítica Avançada (AA), a fim de gerir dados e informações de uma forma mais qualitativa, dando resposta e valor a destinatários cada vez mais digitais, exigentes e empenhados em questões como a segurança ou a sustentabilidade.

Esta foi uma das conclusões abordadas durante o Travel Summit 2023 da Minsait, uma empresa da Indra, no encontro setorial realizado recentemente pela empresa para a indústria das viagens, que reuniu grandes marcas e players do setor do turismo de vários países.

Tecnologias como a IA ou a Analítica Avançada (AA) contribuem de forma determinante para a gestão da informação que as empresas do setor recebem dos seus utilizadores, convertendo-a em recursos valiosos para oferecer melhores experiências e consequentemente atingir melhores resultados. Em paralelo, tanto a automação (para fazer evoluir os processos e operações do setor), como a IoT (que já supôs uma revolução na conexão de dispositivos e no incentivo ao multicanal), somam-se à crescente necessidade de migrar processos para a cloud, com o intuito de aumentar a flexibilidade das operações num ambiente global em que nada é certo.

“Este setor sempre teve no seu ADN a inovação e foi um dos pioneiros na incorporação de novas soluções tecnológicas, mas também foi um dos setores que mais sofreu o impacto da pandemia e teve de se adaptar e inovar rapidamente, explorando novos modelos de negócio e soluções digitais, que foram chave para ultrapassar o momento. No entanto, o mercado está diferente e as preocupações e exigências dos viajantes evoluíram. Aqueles que não acompanharem esta evolução correm o risco de ficar para trás e perder a sua competitividade” refere Paulo Dias responsável pela unidade de Turismo da Minsait em Portugal.

Um dos principais ativos para a evolução, sobretudo uma evolução segura, são os aliados tecnológicos, quer através dos hiperescaladores, que salientam a importância da tecnologia cloud como estímulo para a mudança, quer através da emergência no mercado de novos parceiros e aliados, com aplicações específicas que ajudam a melhorar ações concretas ou modelos operacionais.

Após a pandemia e as suas consequências catastróficas para o setor do turismo, esta indústria tem-se concentrado no uso da inteligência artificial e da analítica avançada como forma de manter a sua rentabilidade, tendo conseguido um ano recorde em 2022.

A Inteligência Artificial tem sido particularmente transformadora na indústria de viagens, permitindo que as empresas desenvolvam soluções cada vez mais sofisticadas e personalizadas como, por exemplo, o uso de chatbots em websites de reservas e plataformas de viagens para ajudar os clientes a encontrar as melhores opções de voos, hotéis e atividades. Estes chatbots podem dar respostas em tempo real, tirar dúvidas e até mesmo processar pagamentos diretamente na plataforma, tornando a experiência do cliente muito mais conveniente e agradável.

Outra aplicação da IA na indústria de viagens é a Analítica de Dados. As empresas podem recolher uma grande quantidade de informações sobre os clientes, como os destinos favoritos, orçamentos de viagem e preferências de estadia. Esses dados podem ser analisados para identificar tendências e padrões, o que vai permitir que as empresas consigam proporcionar ofertas personalizadas e criar campanhas de marketing mais eficazes.

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Proveitos totais do turismo no 1.º trimestre crescem a duplo dígito face a 2019

Os números do turismo continuam em alta no mês de março e no 1.º trimestre de 2023. Não é por acaso que FMI e Bruxelas reviram as estimativas de crescimento para a economia portuguesa em alta. No caso das dormidas, foi ultrapassada, em março, a fasquia das 5 milhões, sendo que no número de hóspedes superou-se os dois milhões.

Victor Jorge

Em março de 2023, o setor do alojamento turístico registou 2,1 milhões de hóspedes (+30,8% face a igual mês de 2022) e 5,1 milhões de dormidas (+26,7% face a março de 2022), correspondendo a 338 milhões de euros de proveitos totais (+45,1% vs 2022) e 250,9 milhões de euros de proveitos de aposento (+49% vs 2022), revelam os dados divulgados esta segunda-feira, 15 de março, pelo Instituto Nacional de Estatística.

Estes números confirmam o crescendo da atividade turística em Portugal que, em fevereiro de 2023, registou 1,6 milhões de hóspedes e 4 milhões de dormidas.

Comparando com março de 2019, registaram-se aumentos de 36,2% nos proveitos totais e 40,1% nos relativos a aposento.

No acumulado do ano – 1.º trimestre de 2023 -, os dados do INE mostram um crescimento, face a igual trimestre de 2022, de 61% nos proveitos totais e 64% relativos aos aposentos. Já comparado com o primeiro trimestre de 2019, os aumentos foram de 35,5% e 39,9%, respetivamente.

Em março, a Lisboa concentrou 38,3% dos proveitos totais e 40,5% dos relativos a aposento, seguindo-se o Algarve (17,9% e 16,5%, respetivamente), o Norte (16,1% e 16,4%) e a Madeira (14,0% e 13,5%).

Os maiores crescimentos ocorreram em Lisboa (+57,1% nos proveitos totais e +60,6% nos de aposento), nos Açores (+47,5% e +43,1%, respetivamente), no Norte (+45,0% e +46,5%) e na Madeira (+42,3% e +51,9%).

Face a março de 2019, destacam-se as evoluções nos Açores (+52,1% e +50,2%, respetivamente) e na Madeira (+48,1% e +59,6%, pela mesma ordem).

Lisboa destacou-se também pelo crescimento dos proveitos acumulados no 1.º trimestre de 2023 (+82,2% nos proveitos totais e +84,8% nos de aposento), seguida da Madeira (+63,5% e +73,1%, pela mesma ordem) e do Norte (+54,6% e +55,8%, respetivamente).

O INE indica ainda que, em março, a evolução dos proveitos foi positiva nos três segmentos de alojamento. Na hotelaria, os proveitos totais e de aposento (peso de 87,7% e 85,7% no total do alojamento turístico) aumentaram 45,1% e 49,3%, respetivamente.

Face a março de 2019, registaram-se crescimentos de 34% e 37,6%, pela mesma ordem.

Os estabelecimentos de alojamento local (quotas de 9,3% e 11,4%) apresentaram subidas de 50,0% nos proveitos totais e 52,9% nos proveitos de aposento, e o turismo no espaço rural e de habitação (representatividade de 3% e 2,9%, respetivamente) registou aumentos de 31,1% e 28,4%, pela mesma ordem.

Comparando com março de 2019, nos estabelecimentos de alojamento local, os proveitos totais e de aposento aumentaram 48,5% e 53,8%, respetivamente, e no turismo no espaço rural e de habitação cresceram 74,3% e 70,3%, pela mesma ordem.

Atingida a fasquia das 5 milhões dormidas/mês
À semelhança do que se verificou nos dois primeiros meses do ano de 2023, também em março se atingiram valores máximos de dormidas desde que há registo, tendo sido ultrapassados, pela primeira vez, os 5 milhões neste mês.

O município de Lisboa concentrou 24% do total de dormidas em março de 2023 (12,9% do total de dormidas de residentes e 28,6% do total de dormidas de não residentes), atingindo 1,2 milhões de dormidas. Comparando com março de 2019, as dormidas aumentaram 8,2% (mantiveram o nível nos residentes e cresceram 9,9% nos não residentes).

O Funchal representou 9,8% do total de dormidas (498 mil), aumentando 15,4% (+100,5% nos residentes e +6,7% nos não residentes) em comparação com março de 2019.

No Porto, registaram-se 421,3 mil dormidas (8,3% do total), mais 28,1% face a março de 2019 (+11,7% nos residentes e +32,4% nos não residentes).

As dormidas no município de Albufeira (7,6% do total) atingiram 386,4 mil, continuando a decrescer, mas de forma menos expressiva, face a março de 2019: -15,1% no total, -14,0% nos residentes e -15,3% nos não residentes.

Já numa comparação trimestral, o INE refere que no 1.º trimestre de 2023, face a igual período de 2019 e entre os principais municípios, Albufeira registou o maior decréscimo nas dormidas (-12,8%; -7,5% nos residentes e -13,7% nos não residentes). Lisboa registou um aumento de 10,5% (+4,9% nos residentes e +11,7% nos não residentes), o Funchal cresceu 19% (+106,5% nos residentes e +10,5% nos não residentes) e o Porto registou um acréscimo de 29,5% (+15,3% nos residentes e +33,7% nos não residentes).

No acumulado do trimestre, os resultados indicados pelo INE mostram que, nos primeiros três meses de 2023, o número de hóspedes atingiu os 5,2 milhões (+40,8% face ao 1.º trimestre de 2022), sendo que os residentes no estrangeiro aumentaram 60,6% para 2,9 milhões, e os residentes cresceram 22% para 2,3 milhões.

Do lado das dormidas, o crescimento de 40,9% registado no 1.º trimestre de 2023, face a igual período de 2022, faz com que se ultrapasse as 12,5 milhões de dormidas, com os não residentes a representaram mais do dobro do número de residentes. Assim, as dormidas de não residentes atingiram as 8,5 milhões (+51,6%), enquanto do lado dos residentes, estas ultrapassaram as 4 milhões (+22,5%).

RevPAR em alta
No conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, o rendimento médio por quarto disponível (RevPAR) atingiu 43,5 euros em março de 2023, tendo aumentado 39,7% face a março de 2022 (+49,2% em fevereiro) e 28,9% em comparação com o mesmo mês de 2019.

Os valores de RevPAR mais elevados foram registados em Lisboa (75,6 euros, +50,0%) e na Madeira (64,3 euros, +43,1%).

Em março, este indicador registou crescimentos de 42,1% na hotelaria, 35,9% no alojamento local e 13,4% no turismo no espaço rural e de habitação.

No conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, o rendimento médio por quarto ocupado (ADR) atingiu 87,7 euros em março, +18,6% em relação ao mesmo mês de 2022 (+16,2% em fevereiro) e +23,2% comparando com março de 2019.

Os valores de ADR mais elevados foram registados em Lisboa (112,7 euros) e na Madeira (87,4 euros), que corresponderam também aos acréscimos mais expressivos (+23,2% e +21,2%, respetivamente).

Em março, o ADR cresceu 17,9% na hotelaria, 26% no alojamento local e 8,2% no turismo no espaço rural e de habitação.

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Depois do FMI, também Bruxelas revê em alta crescimento do PIB português com ajuda do turismo

As últimas previsões da Comissão Europeia, colocam a economia portuguesa como a terceira com a maior taxa de crescimento. O turismo é apontado como a grande alavanca para esta performance.

Victor Jorge

A Comissão Europeia (CE) reviu, esta segunda-feira, 15 de maio, em alta a projeção de crescimento da economia portuguesa deste ano para 2,4%, a terceira maior taxa da zona euro, ajudada pelo turismo, revelando-se mais otimista do que o Governo.

Segundo indica nas previsões económicas de primavera, a Comissão Europeia (CE) refere que “a atividade económica recuperou no início de 2023, ajudada por um novo aumento do turismo”. Com o crescimento do PIB a ser estimado em 1,6% (trimestre) no 1.º trimestre de 2023, fortemente acima das taxas registadas nos três trimestres anteriores, a CE salienta que “a procura interna manteve-se fraca, uma vez que o consumo privado foi condicionado pela diminuição do poder de compra das famílias em trimestres anteriores e os investidores foram confrontados com taxas de juro mais elevadas”.

O setor externo foi, assim, “o grande impulsionador do crescimento no 1.º trimestre de 2023, apontando Bruxelas o “aumento muito forte das visitas turísticas, em particular da América do Norte”.

É no setor externo, que a CE projeta que as exportações “cresçam muito mais rapidamente do que as importações em 2023 devido principalmente ao forte desempenho do turismo”, salientando ainda que, “em termos nominais, prevê-se que a balança externa de Portugal beneficie substancialmente da queda dos preços da energia em 2023 e da subida dos preços do turismo, conduzindo a uma melhoria acentuada do saldo da balança corrente”.

Refira-se que a previsão para este ano coloca Portugal no ‘top três’ dos países da zona euro com a maior taxa de crescimento deste ano, a par da Grécia, apenas ultrapassados pela Irlanda (5,5%) e por Malta (2,4%).

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