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Receitas turísticas sobem 19,8% e ditam melhor outubro de sempre

As receitas turísticas somaram 1.861,67 milhões de euros em outubro, valor que traduz um aumento de 19,8% face a igual mês de 2019 e que torna este no melhor outubro de sempre a nível turístico, segundo dados do Banco de Portugal (BdP), divulgados esta terça-feira, 20 de dezembro.

Inês de Matos
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Receitas turísticas sobem 19,8% e ditam melhor outubro de sempre

As receitas turísticas somaram 1.861,67 milhões de euros em outubro, valor que traduz um aumento de 19,8% face a igual mês de 2019 e que torna este no melhor outubro de sempre a nível turístico, segundo dados do Banco de Portugal (BdP), divulgados esta terça-feira, 20 de dezembro.

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As receitas turísticas somaram 1.861,67 milhões de euros no passado mês de outubro, valor que traduz um crescimento de 19,8% face a igual mês de 2019 e que torna este no melhor outubro de sempre a nível turístico, de acordo com os dados revelados esta terça-feira, 20 de dezembro, pelo Banco de Portugal (BdP).

Os dados do BdP mostram que, em outubro, as receitas turísticas – que se encontram pelos gastos dos turistas estrangeiros em Portugal – ficaram ainda 45,5% acima de outubro de 2021, ano ainda fortemente marcado pela pandemia, quando este indicador tinha somado 1.279,89 milhões de euros.

Tal como as receitas turísticas, também as importações do turismo – geradas pelos gastos dos turistas portugueses no estrangeiro – subiram e chegaram aos 429,23 milhões de euros, valor que ficou 14,7% acima do valor apurado em igual mês de 2019, quando este indicador tinha somado 374,15 milhões de euros.

Em comparação com outubro de 2021, a subida das importações turísticas foi ainda mais expressiva e chegou aos 29,2%, uma vez que, no décimo mês do ano passado, este indicador se ficava pelos 332,18 milhões de euros.

O saldo da rubrica ‘Viagens e Turismo’ somou, em outubro, 1.432,45 milhões de euros, o que também indica fortes subidas, uma vez que este indicador aumentou 21,4% em comparação com outubro de 2019, quando o saldo era de 1.180,31 milhões de euros, e 51,1% face a outubro de 2021, quando o valor do saldo tinha sido de 947,72 milhões de euros.

No comunicado que acompanha os dados relativos a outubro, o BdP realça que a rubrica “Viagens e Turismo” foi uma das que mais contribuiu para o aumento do excedente da balança de serviços, que subiu 700 milhões de euros, compensando, desta forma, a “redução do saldo da balança de bens”, em outubro.

Acumulado até outubro também sobe

Tal como em outubro, também o acumulado até ao décimo mês do ano traz boas notícias, já que as receitas turísticas somam 18.459,46, o que evidencia um crescimento de 15,6% face aos 15.969,64 milhões de euros que tinham sido apurados até outubro de 2019.

Já as importações do turismo somaram, até outubro, 4.721,2 milhões de euros, o que traduz um aumento de 8,3% face aos 4.358,13 milhões de euros apurados até outubro de 2019, antes da pandemia.

Tal como as receitas e as importações turísticas, também o saldo da rubrica “Viagens e Turismo” aumentou no acumulado até outubro, passando de 11.886,73 milhões de euros em 2019 para 13.738,28 milhões de euros, o que representa um aumento de 15,6%.

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Atividades da Associação de Promoção da Madeira para 2024/2025 dotadas com mais de 32M€

O Orçamento e o Plano de Atividades da Associação de Promoção da Madeira para 2024 e 2025 foram aprovados na Assembleia Geral, ficando dotado de um valor para cada um dos próximos dois anos superior a 16 milhões de euros, verificando-se um aumento de 5% em relação ao corrente ano.

O Orçamento e o Plano de Atividades da Associação de Promoção da Madeira (APM) para os anos 2024 e 2025 terá um valor anual de 16 milhões de euros, ou seja, no total ascende a mais de 32 milhões de euros.

Na reunião foram admitidas, ainda, a entrada de oito novos sócios das áreas das agências de viagens, de animação turística, de marítimo-turísticas, da restauração, de produtos regionais e da prestação de serviços de saúde e bem-estar, totalizando agora a AP Madeira 332 associados.

O presidente da Associação de Promoção da Madeira e Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, evidenciou a unanimidade que existiu na votação dos referidos documentos na reunião, tal como já havia acontecido no Conselho Consultivo, na semana passada.

Eduardo Jesus sublinhou que os objetivos da Associação para 2024 e 2025 “visam garantir a consolidação sustentada dos mercados tradicionais estratégicos, Portugal, Reino Unido, Alemanha e França e, igualmente, assegurar a consolidação do mercado português, no sentido do destino continuar a ter os níveis de sazonalidade registados e contribuir para o aumento da estada média”.

Para o efeito, o presidente da Associação de Promoção da Madeira refere que “há a intenção de recuperar ainda mais as acessibilidades e operações nos mercados nórdicos, aumentar a quota dos mercados perante os mercados prioritários e considerar operações a partir dos mercados de diversificação”. Neste âmbito, sublinha, ainda, o foco no fomento da presença no continente americano, com especial incidência nos EUA, Canadá e Brasil.

De referir que constituem outros objetivos da AP Madeira, nos próximos dois anos, inovar e ampliar os conteúdos; atrair e apoiar eventos de referência; a presença em OTA (agências de viagens online) com atuação nos mercados prioritários e/ou de diversificação e trabalhar para assegurar o turismo inclusivo (sénior, mobilidade reduzida, LGBT, entre outros).

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Turismo “wellness” ultrapassará a marca de 1 bilião de dólares em 2024

Segundo contas feitas pelo Global Wellness Institute, o mercado de turismo “wellness” o turismo wellness ou de bem-estar irá superar 1 bilião de dólares (cerca de 911 mil milhões de euros) em 2024, estimando que a curva ascendente faça este mercado atingir os 1,4 biliões de dólares (cerca de 1,275 biliões de euros) em 2027.

O mercado global de turismo de bem-estar (wellness) foi duramente atingido entre 2019 e 2020, tendo caído de 720 mil milhões de dólares (cerca de 656 mil milhões de euros) para 351 mil milhões de dólares (cerca de 320 mil milhões de euros).

Já entre 2020 e 2022 o mercado registou um crescimento médio anual de 36%, alcançando os 651 mil milhões de dólares (cerca de 595 mil milhões de euros), correspondendo a 90% do nível de 2019.

Agora, o Global Wellness Institute revela que, em 2024, este mercado deverá ultrapassar a marca do bilião de dólares (cerca de 911 mil milhões de euros), estimando que duplique entre 2022 e 2027.

Em 2023, o mercado de turismo de bem-estar deverá atingir os 868 mil milhões de dólares (cerca de 790 mil milhões de euros), para em 2027 chegar aos 1,4 biliões de dólares (aproximadamente 1,275 biliões de euros), fruto de uma taxa de crescimento anual de 16,6% durante os próximos cinco anos, tornando-o no segundo maior segmento de crescimento, atrás apenas do setor imobiliário de bem-estar, com crescimentos de 17,4%.

Segundo as contas do Global Wellness Institute, em 2022, realizaram-se 819,4 milhões de viagens internacionais de bem-estar, representando 7,8% de todas as viagens a nível mundial, correspondendo a 18,7% de todos os gastos efetuados globalmente pelos turistas.

Entre essas 819 milhões de viagens anuais de turismo de bem-estar, as viagens internacionais/inbound representam 12% (95 milhões de viagens), enquanto as viagens domésticas de turismo de bem-estar representam 88% (725 milhões de viagens). Mas as diferenças globais podem ser enormes: na América do Norte, apenas 4% das viagens de turismo de bem-estar são internacionais/inbound, enquanto no Médio Oriente e Norte de África esse número é de 50%.

Os turistas wellness gastam muito mais do que os turistas “regulares”, indicando o estudo que os turistas internacionais de wellness gastaram, em média, 1.764 dólares (cerca de 1.600 euros) por viagem, ou seja, 41% mais do que o turista internacional típico. Já a relação dos gastos dos turistas wellness domésticos é ainda mais elevado, sendo 175% mais do que o turista doméstico médio (ou 668 dólares – cerca de 610 euros por viagem).

A Europa continua a ser a região com mais viagens de turismo de bem-estar, enquanto a América do Norte lidera nos gastos efetuados pelos turistas.

Foto crédito: Depositphotos.com

 

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Riade vai sediar Expo Mundial 2030

O Bureau International des Expositions (BIE), o órgão sancionador de exposições mundiais, anunciou que a capital da Arábia Saudita, Riade, sediará a Expo Mundial 2030.

Os Estados membros do Bureau International des Expositions (BIE) elegeram a Arábia Saudita como país anfitrião da Expo Mundial 2030 durante a 173ª Assembleia Geral da organização.

Uma maioria de dois terços dos Estados membros do BIE votou a favor do projeto da Arábia Saudita de acolher a Expo Mundial 2030 em Riade, sob o tema “A Era da Mudança: Juntos por um Amanhã Previsto”, entre 1 de outubro de 2030 e 31 de março de 2031.

Três países concorreram para sediar a Expo Mundial 2030. Além da Arábia Saudita, os outros candidatos foram a República da Coreia (Busan) com o tema “Transformando o Nosso Mundo, Navegando em Direção a um Futuro Melhor” e a Itália (Roma) com o tema “Pessoas e Territórios: Regeneração, Inclusão e Inovação”.

Riad triunfou na primeira volta das votações depois de obter 119 votos dos países membros, seguida pela cidade sul-coreana de Busan, com 29 votos, e pela capital italiana, Roma, que garantiu os 17 votos restantes.

A candidatura de Riad recrutou o futebolista português Cristiano Ronaldo, que joga no clube Al Nassr da capital, para persuadir os membros do BIE num vídeo exibido antes da votação.

O masterplan de 7,8 mil milhões de dólares para o evento estabelece um plano para uma exposição perto do Aeroporto Internacional King Salman de Riade, que está atualmente a ser desenvolvido, ligando-se a uma das três entradas da exposição e à moderna rede rodoviária.

Os 226 pavilhões de exposição previstos foram projetados em formato esférico, com uma linha do equador passando por eles com um tema que reflete o estilo urbano antigo, a história, a cultura e a natureza da cidade de Riade.

A Expo Mundial – cuja história remonta à Grande Exposição de 1851 em Londres e à Exposition Universelle de 1889 em Paris que viu a construção da Torre Eiffel – é um evento que atrai milhões de visitantes e que visa responder aos desafios específicos da era atual.

As Exposições Mundiais são encontros globais de nações que abordam os desafios universais do nosso tempo. Esses eventos globais ​​oferecem uma viagem à volta de um tema escolhido através de atividades envolventes e imersivas. Ocorrendo a cada cinco anos e com duração de até seis meses, as Exposições Mundiais recebem dezenas de milhões de visitantes, permitem que os países construam pavilhões extraordinários e transformem a cidade anfitriã nos próximos anos.

A mais recente Expo Mundial, Expo 2020 Dubai, decorreu sob o tema “Conectando Mentes, Criando o Futuro” e recebeu mais de 24 milhões de visitas. O próximo evento, antes de Riade 2030, terá lugar em Osaka Kansai (Japão) entre 13 de abril e 13 de outubro de 2025, sob o tema “Designing Future Society for Our Lives”.

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Associação dos Municípios do Douro e Tâmega lança site e app para guiar “amantes da natureza”

A Associação dos Município do Douro e Tâmega acaba de lançar um site e uma aplicação com o melhor do território para guiar os “amantes da natureza”.

O Guided By Nature é o novo projeto desenvolvido pela Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT), com o apoio de várias entidades locais e regionais, de forma a promover o turismo de natureza no território.

Assim, a página reúne a natureza do Douro, Tâmega e Sousa e promete ser um guia precioso para os turistas, sobretudo para aqueles que são fãs de desportos radicais, segundo informa a AMDT nas redes sociais.

De acordo ainda com a AMDR, “são 13 os municípios envolvidos no projeto que junta experiências que ajudam à conservação e valorização do património natural e ambiental, de forma sustentável, em respeito pela biodiversidade, identidade e bem-estar das populações”.

Além do site, foi lançada uma app com o mesmo nome e com os mesmos conteúdos, disponível na App Store e Google Play.

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Turismo do Algarve leva a cabo várias ações de promoção em dezembro

A Associação Turismo do Algarve (ATA) – a agência responsável pela estratégia de promoção turística deste destino junto dos mercados externos, leva a cabo um conjunto de ações em dezembro.

“Prestes a entrar na reta final de 2023, é com franco otimismo que me atrevo a antecipar aquele que será o desempenho do setor do turismo no Algarve até ao fim do ano”, destaca André Gomes, presidente da ATA, para sublinhar que “o aumento do número de turistas na região fora da época alta, o peso crescente dos produtos complementares na estratégia de promoção do destino (como o turismo de natureza, o turismo cultural, o turismo náutico ou o turismo gastronómico), a capacidade de diversificação de mercados emissores e o valor acrescentado que o Algarve tem conseguido imprimir à sua oferta são alguns dos argumentos que sustentam esta minha expectativa positiva.  Desafios que temos conseguido enfrentar com entusiasmo e aos quais daremos continuidade em 2024”, afirmou.

E porque “todos os dias são boas oportunidades para construir e consolidar o sucesso do Algarve”, a ATA vai ainda promover várias ações até ao final do ano.

Destaque para a participação no Portugal Business Meetings de 3 a 6 de dezembro. O Turismo do Algarve vai estar presente no Portugal Business Meetings, um workshop exclusivamente direcionado a empresas e profissionais ligados ao Turismo de Negócios. Reunidos neste evento, que se vai realizar no Funchal, vão estar buyers francófonos europeus e diversos fornecedores nacionais do segmento MICE.

Durante a sua participação, o Turismo do Algarve tem já agendadas reuniões com cerca de 50 buyers, maioritariamente agências especializadas neste segmento, de mercados como França, Bélgica e Suíça.

A contar também a participação no evento “A Night with the Stars”, a 7 de dezembro cerimónia que integra o programa dos prémios anuais da Jet2Holidays, um dos maiores operadores turísticos britânicos. Este evento, que se realiza em Birmingham, vai reunir mais de mil convidados e proporciona um momento de networking com as equipas comerciais e de vendas da empresa, contando também com a presença de diretores e gestores sénior e do CEO do grupo, Steve Heapy.

Estando entre os patrocinadores do evento, o Turismo do Algarve terá o papel de entregar um prémio em palco, juntamente com o CEO e anfitrião da cerimónia. Esta será uma oportunidade estratégica para promover o destino, uma vez que, entre os premiados, estão várias empresas turísticas da região, associadas da ATA.

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ERT de Lisboa faz levantamento para promover Programa de Ecoturismo

Com o objetivo de propor um programa de medidas e iniciativas de requalificação que garantam a sustentabilidade dos territórios e das comunidades envolvidas, a Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL) está a fazer um levantamento extensivo dos recursos existentes para a prática do Ecoturismo.

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A Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL) está a fazer um levantamento extensivo dos recursos existentes para a prática do Ecoturismo, para propor um programa de medidas e iniciativas de requalificação que garantam a sustentabilidade dos territórios e das comunidades envolvidas.

A Região de Lisboa apresenta este programa no contexto dos seus invejáveis recursos de turismo de natureza, nomeadamente as suas áreas protegidas: Sintra/Cascais; Tejo; Arriba Fóssil da Caparica; Arrábida e Sado.

Para o efeito, a ERT-RL coordena um grupo de trabalho do qual fazem parte a Área Metropolitana de Lisboa, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta.

A ERT-RL e o grupo de trabalho reuniram com os municípios da Área Metropolitana de Lisboa (em junho) e com as empresas de turismo de natureza (em novembro) inscritas no Registo Nacional dos Agentes de Animação Turística (RNAAT) e reconhecidas pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas para a prática de atividades de Turismo de Natureza nas áreas integradas no Sistema Nacional de Áreas Classificadas, e que têm a sua operação na área metropolitana de Lisboa.

“O Ecoturismo e o Turismo de Natureza são um dos principais focos da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa. Não só pela riqueza de oferta que a região de Lisboa tem, ímpar em múltiplos aspetos, mas porque acreditamos que é uma forma de assegurar que este património natural e cultural permanece para as gerações futuras”, destaca Carla Salsinha, presidente da ERT-TL.

O documento final do Programa de promoção do Ecoturismo será apresentado no início do próximo ano.

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Escassez de água no Algarve é a “pior de sempre”

A escassez de água no Algarve é a “pior de sempre” e a manter-se este cenário, no início de 2024 pode ser necessário impor limites ao consumo, admitiu o vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

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“Este ano, o Algarve está pior do que o ano passado, está na pior situação de sempre. Nunca estivemos assim. É um caminho novo que estamos a trilhar”, afirmou José Pimenta Machado no Encontro Nacional de Entidades Gestoras da Água (ENEG) que decorre até quinta-feira (30 de novembro) em Gondomar.

A situação é de “particular preocupação”, podendo levar “eventualmente” a APA a “tomar medidas difíceis”, em janeiro ou fevereiro, antecipou, revelando durante a sua intervenção que o conjunto de albufeiras na região do Algarve contabiliza neste momento menos 30 hectómetros cúbicos (hm3) do que em 2022.

À margem do evento, José Pimenta Machado esclareceu que a APA monitoriza diariamente o nível de água nas albufeiras, sendo com base nesta análise que são tomadas decisões.

“Tudo tem de ser avaliado em função das reservas de água. Nós estamos em pleno inverno e é no inverno que as albufeiras recuperam água. Vamos ter de fazer uma monitorização rigorosa e contínua daquilo que é evolução do nível das albufeiras e depois, eventualmente, em janeiro, fevereiro, temos de tomar medidas para que acima de tudo não falte água”, frisou.

O vice-presidente da APA aproveitou para apontar o controlo do consumo de água e o reforço da fiscalização das águas subterrâneas como possíveis medidas de mitigação da escassez de água.

O responsável disse, ainda, que a situação na Bacia do Rio Mira, no Alentejo, é semelhante à região do Algarve, contudo, naquele caso, o “consumo humano está mais do que salvaguardado”.

De acordo com o boletim semanal de albufeiras de 20 de novembro, o volume armazenado aumentou em três bacias hidrográficas do país e diminuiu em 12 face ao registado na semana anterior.

Segundo o mesmo documento, há cinco albufeiras com uma percentagem de armazenamento que não ultrapassa os 20%: Campilhas (6%), Monte da Rocha (8%), Vigia (16%), Arade (15%) e Bravura (8%), as duas últimas no Algarve.

José Pimenta Machado — que participou durante a tarde numa mesa-redonda sobre a adaptação às novas diretivas europeias em matéria de água -, mostrou-se, contudo, satisfeito com o trabalho desenvolvido pela ‘task force’ criada em junho para mitigar os efeitos da seca naquela região.

Nessa altura, o Governo decretou uma redução da quota de água para uso agrícola e para campos de golfe em 20% na barragem de Odeleite, em Castro Marim, no distrito de Faro.

No caso de os campos de golfe terem capacidade para reutilização de águas residuais, a limitação sobe para os 50%.

As medidas surgiram numa altura em que um terço do país se encontrava em seca severa e extrema, com Algarve e o Alentejo a suscitarem as maiores preocupações.

Isso mesmo foi confirmado pelo vice-presidente da APA, que referiu que em algumas estações das bacias do Cávado e do Lima, registaram-se valores de precipitação na ordem dos 1.000 litros: “isto é, choveu mais em 15 dias naquela zona do que chove em dois anos em toda a região do Algarve”, sublinhou, acrescentando que estes fenómenos trazem desafios acrescidos.

Aquele responsável lembrou ainda que na região do Algarve estão a ser feitos investimentos para encontrar fontes alternativas, como o projeto de construção de uma dessalinizadora no concelho de Albufeira, que está em consulta pública até 19 de dezembro.

Estão também previstos investimentos públicos na ordem dos 342 milhões de euros provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e de fundos europeus, para aumentar resiliência na água.

Foto crédito: Depositphotos.com
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Portugal figura em 7.º no ranking de países mais seguros do mundo

Liderado pela Islândia, Portugal aparece em 7.º lugar no ranking dos países mais seguros do mundo. Afeganistão é, por sua vez, o país menos seguro.

Victor Jorge

A 17.ª edição do Índice de Paz Global (Global Peace Index – GPI, sigla em inglês) coloca Portugal como 7.º país mais seguro do mundo, num ranking liderado pela 16.ª vez pela Islândia.

Portugal sobe uma posição face ao índice de 2022 e aparece com uma pontuação de 1.333, atrás da Islândia (1.124 pontos), Dinamarca (1.31 pontos), Irlanda (1.312 pontos), Nova Zelândia (1.313 pontos), Áustria (1.316 pontos) e Singapura (1.332 pontos), mas á frente de países como Japão (1.336 pontos), Suíça (1.339 pontos), Canadá (1.35 pontos) ou Finlândia (1.399 pontos).

Globalmente, apesar de 126 países terem melhorado o seu índice de paz entre 2009 e 2020, o Índice de Paz Global (GPI) de 2023 revela que o nível médio de paz global deteriorou-se pelo nono ano consecutivo, com 84 países a registarem uma melhoria e 79 uma deterioração. A Paz Positiva medida pelo Índice de Paz Positiva (PPI) representa atitudes, instituições e estruturas que criam e sustentam sociedades pacíficas. Isto demonstra que a deterioração foi maior do que as melhorias, uma vez que o aumento da agitação civil e da instabilidade política pós-COVID permanece elevado enquanto os conflitos regionais e globais aceleram.

Medindo o impacto económico global da violência, este aumentou 17%, ou seja, 1 bilião de dólares, atingindo 17,5 biliões de dólares em 2022, o equivalente a 13% do PIB global, o que dá 2.200 dólares por pessoa.

Contudo, para os 10 países mais afetados pela violência, o impacto para a economia foi equivalente a 34% do PIB, em comparação com 2,9% nos 10 países menos afetados pela violência. Ucrânia, Afeganistão e a República Centro-Africana foram os países com maior incidência com 63%, 47% e 40% do PIB, respetivamente.

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Nordeste do Brasil capta cada vez mais turistas portugueses

De entre os turistas estrangeiros que chegam ao Nordeste do Brasil, os portugueses estão na linha da frente entre os europeus, e isto deve-se às ligações diretas com Portugal, mas também à motivação sol e praia todo o ano.

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O jornal do Nordeste do Brasil publicou que o Ceará continua a ser a principal preferência dos europeus que se destinam ao Nordeste brasileiro.De acordo com dados do Ministério da Justiça, de janeiro a setembro deste ano, foram 34,3 mil europeus no Estado. Portugal é o principal emissor de turistas para o Ceará com 9,5 mil visitantes no período.

Em seguida, aparecem os franceses (7,2 mil), italianos (6,9 mil) e espanhóis (3,02 mil). Completam a lista Alemanha, Suíça, Países Baixos e Reino Unido. Além dos europeus, o Ceará recebeu ainda norte-americanos (4,9 mil) e argentinos (2,3 mil).

O total dos turistas das 10 mais nacionalidades que chegaram ao Ceará por via aérea direta internacional somam 41.670. O número representa 89,7% de todas as nacionalidades estrangeiras que chegaram ao estado por voos internacionais diretos (46.431) no mesmo período.

Na Bahia, diz a mesma publicação, segundo estado a mais receber europeus, são igualmente oito países do velho continente entre os 10 maiores emissores, totalizando 26.026. O total de turistas entre os 10 maiores emissores é de 54.244 (via aérea internacional direta), 90% do total de turistas estrangeiros nos nove primeiros meses de 2023, que foi de 57.590. A Bahia é, portanto, o estado que mais recebeu turistas estrangeiros do Nordeste.

Na Bahia, chama atenção que, nas duas nacionalidades emissoras americanas (Argentina e Uruguai), o total de turistas recebidos, 28.218, é maior que todo o quantitativo de europeus recebidos nos nove primeiros meses de 2023: 26.026. Como no levantamento de 2022, os argentinos continuam líderes com muita folga em relação às outras nacionalidades.

Pernambuco vem em terceiro lugar no ranking de recetor de europeus, com 16,6 mil visitantes de sete nacionalidades diferentes. Uruguaios, norte-americanos e argentinos são praticamente o mesmo número de europeus que chegam por via aérea a esse estado nordestino do Brasil. Nesse período, o total de estrangeiros que chegaram por via aérea em voo direto a Pernambuco foi de 35.545.

No Rio Grande do Norte, os europeus de nove países totalizam 9,6 mil turistas, entre 3.624 argentinos, mais que o Ceará inclusive. Refira-se que, para a alta estação de Natal, estão previstas frequências diárias de Lisboa, em que em alguns dias o voo se estende até Maceió.

O estado recebeu ao todo 14.014 turistas estrangeiros nos nove primeiros meses de 2023. Assim, 13.224 dos 10 maiores países emissores são mais de 94% do total.

Alagoas vem logo atrás na atração de europeus: são 1.676. O estado também recebe mais turistas das Américas do que da Europa. Os alagoanos conseguem atrair ainda mais argentinos que o Ceará, que possui histórico de voos diretos para Buenos Aires desde 2014.

A não esquecer que Alagoas tem investido muito na divulgação na Europa para atrair mais turistas, tendo passado a ter voos TAP de Lisboa desde 2020, o que tem vindo a consolidar-se, refere o jornal.

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Visitar Amesterdão vai ficar muito mais caro a partir de 1 de janeiro

A cidade de Amesterdão acaba de aprovar uma taxa turística, a entrar em vigor no primeiro dia de janeiro de 2024, mais elevada do que originalmente orçamentado em setembro deste ano.

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A taxa de entretenimento aplicável aos cruzeiros pelos canais, sobe dos atuais 1,5 euros para 2,5 euros.

A tarifa diária, aplicável a passageiros com escala em cruzeiros marítimos e fluviais, aumenta 75%, passando para 14 euros, acima dos atuais 8 euros. O aumento originalmente orçamentado era de 11 euros, enquanto o imposto sobre dormidas vai aumentar para 12,5%, substituindo o modelo híbrido de 7%, ou seja, mais 3 euros.

A ETOA – Associação Europeia de Turismo, alerta que estes impostos são inflacionários e afetam a competitividade do setor naquele país.

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