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Transportes

Empresas de rent-a-car adquiriram 3.057 viaturas em novembro

Em novembro, as empresas de rent-a-car adquiram 3.057 viaturas, número que representa um aumento de 91,7% face a igual mês do ano passado, quando estas empresas tinham adquirido 1.595 veículos, avança a ARAC.

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Em novembro, as empresas de rent-a-car adquiram 3.057 viaturas, número que representa um aumento de 91,7% face a igual mês do ano passado, quando estas empresas tinham adquirido 1.595 veículos, avança a ARAC.

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Em novembro, o setor do rent-a-car adquiriu 3.057 viaturas, entre veículos de passageiros, comerciais ligeiros, motos e pesados, número que representa um aumento de 91,7% face a igual mês do ano passado, quando as empresas de rent-a-car tinham adquirido 1.595 veículos.

De acordo com a ARAC –  Associação Nacional dos Locadores de Veículos, que representa mais de 96% das empresas de rent-a-car que operam em Portugal, entre os veículos adquiridos por estas empresas, contam-se 2.719 viaturas ligeiras de passageiros, as mais procuradas a nível turístico.

Apesar do aumento na aquisição de veículos face a período homólogo do ano passado, a ARAC diz que se tem “verificado no corrente ano uma quebra significativa do número de viaturas adquiridas pelas empresas de rent-a-car e rent-a-cargo face ao ano anterior e sobretudo face ao ano de 2019 (ano pré-crise pandémica)”, o que se continua a dever à falta de semicondutores.

“As cadeias de produção dos construtores de veículos automóveis continuam longe dos níveis pré-pandemia, pois as fábricas continuam a ter falta de semicondutores para incorporação nos veículos, existindo atualmente milhares de automóveis produzidos parqueados á espera do fornecimento de semicondutores para que se proceda à entrega dos mesmos”, explica a ARAC na informação divulgada.

Os Açores e a Madeira são, segundo a ARAC, as regiões do país onde existe maior escassez de viaturas disponíveis no rent-a-car, seguindo-se o Algarve, Porto e Lisboa, que são, destaca a associação, “zonas de forte impacto turístico”.

A aquisição de viaturas abrangeu “os segmentos A, B e C”, que voltaram a representar, em novembro, a maioria das aquisições efetuadas pelas empresas de rent-a-car, setor que tem, atualmente, no turismo cerca de 60% do seu volume de negócios.

 

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Tarifas aéreas com preços estabilizados em 2024, antecipa estudo da Amex GBT

Apesar da forte procura por voos, o “Air Monitor 2024” da American Express Global Business Travel estima que os preços deverão manter-se estáveis no próximo ano.

As tarifas aéreas parecem destinadas a uma estabilização nas principais rotas mundiais em 2024, de acordo com novas previsões da American Express Global Business Travel (Amex GBT), indicando no seu “Air Monitor 2024” aumentos marginais de preços, e algumas quedas, nas rotas de viagens de negócios regionais e internacionais, face a 2023.

Em todas as regiões, as flutuações nas tarifas aéreas revelam tendências mistas – com uma perspetiva ampla de maior estabilidade de preços em 2024. Espera-se que a América do Norte registe pequenas alterações nas tarifas dentro da região (menos de 1%) e para a Europa (+0,3% na classe executiva, -2,5% economia), enquanto as tarifas aéreas para a Ásia deverão diminuir em 2024. Os voos dentro da Europa deverão aumentar cerca de 1%, com descidas de preços entre a Europa e o Médio Oriente (-3,5% classe executiva, -2,8% economia) e América do Sul (-3,9% classe executiva, -10,4% economia).

Cenário em 2024
O estudo da Amex GBT destaca os ganhos recordes das companhias aéreas, em 2023, resultantes da procura robusta, tarifas altas e queda no preço do combustível de aviação. No entanto, as viagens de lazer, que impulsionaram as receitas em 2023 graças ao “turismo de vingança”, deverão abrandar em áreas específicas, à medida que as preferências dos consumidores são vítimas de taxas de juro elevadas. Simultaneamente, o aumento dos preços do petróleo e do combustível de aviação, desde junho de 2023, está a exercer pressão sobre as transportadoras e a aumentar os custos.

Apesar dos avanços na reconstrução dos balanços até 2023, a indústria da aviação “continua a debater-se com encargos de dívida substanciais”, considera a Amex GBT na sua análise. O aumento das despesas laborais em todo o mundo está associado à escassez de talentos em áreas específicas, prevendo-se que “os problemas contínuos da cadeia de abastecimento persistam, potencialmente atrasando a produção de novas aeronaves e impactando os planos de expansão”.

Impacto ambiental
Espera-se que a sustentabilidade seja uma prioridade crescente para empresas e viajantes, exigindo uma rápida integração de métricas de sustentabilidade no abastecimento aéreo. O “Air Monitor 2024” destaca o impacto da transferência modal do transporte aérea para o ferroviário sempre que viável em rotas competitivas. “Os clientes estão a reportar reduções significativas nas emissões de carbono quando os seus viajantes mudam de avião para comboio”, refere o estudo.

“Embora a esperada redução dos aumentos de tarifas seja uma boa notícia, a contratação de programas de viagens corporativas continua a viver um ambiente desafiador”, admite Dan Beauchamp, chefe de consultoria da Amex GBT.

Transformação via NDC
Segundo avança o “Air Monitor 2024” da Amex GBT, a New Distribution Capability (NDC) promete “transformar” a forma como as companhias aéreas vendem, trazendo conteúdo mais rico e dinâmico. “Para as empresas, deverá significar uma escolha mais ampla de serviços, mais preços e ofertas potencialmente mais personalizadas”, considera a análise.

“Preços dinâmicos significam que os preços podem mudar”, indica a Amex GBT, salientando que algumas companhias aéreas estão a optar por colocar as tarifas mais competitivas em canais NDC. Contudo, a natureza dos NDC significa que estes são “dinâmicas e sujeitas a alterações”. Por isso, as tarifas podem ter preços baixos para impulsionar a adoção antecipada, mas as companhias aéreas podem optar por evoluir as suas estratégias de preços.

Além disso, as companhias aéreas “podem estar a reduzir os descontos, mas não esperamos que desapareçam no curto prazo”, antecipa a Amex GBT, frisando que “a tarifa deve continuar vinculada à classe de reserva nos próximos anos”.

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TAAG aumenta frequências para Lagos a partir de 20 de dezembro

A partir de 20 de dezembro, a TAAG Linhas Aéreas de Angola passa a operar cinco voos por semana entre Luanda e Lagos, na Nigéria, reforçando a rota com uma nova frequência semanal realizada às quartas-feiras.

A TAAG Linhas Aéreas de Angola vai aumentar o número de voos semanais que opera entre Luanda e Lagos, na Nigéria, passando a disponibilizar cinco voos por semana a partir de 20 de dezembro, informou a companhia aérea angolana, em comunicado.

O novo voo da TAAG para Lagos vai ser operado às quartas-feiras, passando a transportadora aérea angolana a contar com uma ligação aérea por dia às terças, quartas, quintas, sábados e domingos.

Recorde-se que a TAAG tem vindo a aumentar a sua oferta nas rotas africanas, sendo que, além de Lagos, a transportadora angolana aumentou também a oferta para São Tomé e Príncipe, Windhoek (Namíbia), Ponta Negra (República do Congo) e Maputo (Moçambique), assim como para a cidade de Lubango, na província angolana da Huíla.

 

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Explora Journeys divulga itinerários até abril de 2026 com destaque para o Mar Vermelho, Península Arábica e Caraíbas

No inverno 2025-2026, o Explora I vai navegar pelo Mar Vermelho e pela Península Arábica, enquanto o Explora II, navio que vai ser inaugurado no verão de 2024, vai navegar nas Caraíbas.

A Explora Journeys divulgou esta quinta-feira, 7 de dezembro, os itinerários que o Explora I e Explora II, navios da nova marca de luxo do MSC Group, vão realizar até abril de 2026 e que destacam os cruzeiros pelo Mar Vermelho, pela Península Arábica e pelas Caraíbas.

“As viagens cuidadosamente selecionadas oferecem uma ampla variedade de itinerários de diferentes durações, desde viagens mais curtas, de 6 a 8 noites, até viagens mais longas, de 19 a 21 noites, e oferecem portos de embarque acessíveis, como Barcelona, Civitavecchia/Roma, Miami ou Bridgetwon”, indica a companhia, em comunicado.

O Explora I, o primeiro navio da nova companhia do MSC Group, vai ser colocado nas Caraíbas no inverno de 2024-2025, oferecendo uma viagem transatlântica entre Barcelona e as Caraíbas, onde o navio passa a operar, até abril de 2025, antes de regressar ao Mediterrâneo em novembro, enquanto no inverno 2025-2026 vai navegar pelo Mar Vermelho e pela Península Arábica.

Já o Explora II, o segundo navio da companhia de luxo que faz a sua viagem inaugural entre Barcelona e Civitavecchia no verão de 2024, vai estar no Mediterrâneo Ocidental até novembro de 2024, seguindo, depois, para as Caraíbas.

Em 2025, o Explora II vai passar o verão no Mediterrâneo Ocidental, enquanto o inverno 2025-2026 será passado nas Caraíbas Orientais, disponibilizando viagens a Pointe-à-Pitre em Guadalupe; Roseau, Dominica; Little Bay, Montserrat e Marigot, St. Martin.

Os navios da Explora Journeys oferecem um luxo requintado, contando com seis restaurantes, 11 bares e lounges, quatro piscinas e Spa.

 

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Ryanair insiste no Montijo e pede ao Governo a abertura “urgente” da infraestrutura

A Ryanair considera que a solução para aumentar a capacidade aeroportuária de Lisboa “está do outro lado da baía no Montijo” e, por isso, pede ao Governo que pare de perder tempo com estudos e abra o aeroporto.

A Ryanair mantém-se irredutível e voltou esta quinta-feira, 7 de dezembro, a pedir ao Governo que 11 do Montijo que, segundo a transportadora aérea low cost, é a solução para aumentar a capacidade aeroportuária da capital.

Num comunicado enviado à imprensa, a transportadora apela ao “Governo Português para parar de perder tempo com ‘estudos’ e ‘comissões’ e entregar o tão necessário crescimento no transporte aéreo e turismo para Lisboa”, uma vez que a solução, defende a companhia aérea, “está do outro lado da baía no Montijo”.

“A Ryanair pede a abertura urgente do Aeroporto de Montijo após o anúncio de ontem pela Comissão Técnica Independente sobre o novo aeroporto na área de Lisboa. O atual aeroporto de Lisboa (Portela) já não atende às necessidades e Montijo deve ser aberto urgentemente para proporcionar a Lisboa e Portugal a conectividade adicional e o crescimento do turismo/empregos necessários para estimular a economia”, considera a Ryanair.

A Ryanair pede a abertura do Montijo também para quebrar o monopólio da ANA  Aeroportos de Portugal, que detém a concessão dos aeroportos nacionais e que, segundo a Ryanair, está a condicionar o acesso ao aeroporto de Lisboa.

“A ANA, que está a aumentar as taxas aeroportuárias em 17% a partir de 2024, está a prejudicar a conectividade de Portugal, o crescimento do turismo, o crescimento do emprego e a prejudicar as tarifas baixas para os consumidores e visitantes portugueses. Não é mais aceitável que os cidadãos e visitantes de Portugal sejam explorados pela recusa da ANA em acomodar mais crescimento ou eficiências no aeroporto de Lisboa Portela”, acusa a Ryanair.

Para a companhia aérea, o facto da ANA não ter concorrência em Portugal leva a que a gestora dos aeroportos nacionais possa “aumentar os preços sem penalidade”, a exemplo do que está previsto acontecer em Lisboa.

“Apenas em Lisboa, as taxas de passageiros aumentaram em +50% desde 2019, apesar da maioria dos aeroportos europeus ter reduzido as taxas de passageiros pós-Covid para recuperar o tráfego e o crescimento. O Governo português falhou em garantir que os aeroportos, que desempenham um papel vital na infraestrutura nacional, sejam usados para impulsionar o crescimento em benefício dos cidadãos e da economia de Portugal, em vez de enriquecer um operador de monopólio de aeroporto de propriedade francesa”, acusa a transportadora.

Em resultado do aumento das taxas, acrescenta a companhia aérea, a Ryanair foi “forçada a retirar uma aeronave (um investimento de $100 milhões) da sua base na Madeira neste inverno”, preparando-se ainda para reduzir a operação também no Porto e em Faro.

Por isso, a companhia aérea diz também que as autoridades nacionais devem entregar a concessão para Montijo a um concorrente da ANA, o que “aceleraria a abertura do Montijo e traria mais tráfego e crescimento do turismo, bem como milhares de novos empregos para Lisboa e para Portugal”.

“O Governo português tem estado de braços cruzados há anos falando sobre um segundo aeroporto para Lisboa, enquanto o Montijo deveria ter sido aberto há anos. Estamos quase em 2024 e ainda estamos à espera que o Governo português tome uma decisão sobre onde colocará um novo aeroporto para Lisboa. A ANA, o monopólio francês de aeroportos, alega que a Portela está cheia e não pode emitir mais slots. Qualquer governo sensato garantiria que o aeroporto da capital tivesse capacidade para crescer. O Governo português falhou em fazer isso, e a solução está do outro lado da baía no Montijo”, considera Michael O’Leary, CEO do Grupo Ryanair.

 

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Lisboa sobe ao 6.º lugar no movimento de passageiros na Europa em 2022

No ano 2022, o número total de passageiros a viajar na União Europeia ascendeu a 820 milhões, um aumento de 119% face a 2021. Portugal aparece com mais de 57 milhões de passageiros (7.º lugar), enquanto Lisboa está na 6.ª posição a nível europeu.

Victor Jorge

820 milhões de passageiros. Foi este o número de passageiros movimentado pelos aeroportos na Europa no ano de 2022, correspondendo a uma subida de 119% face aos 374 milhões de 2021, depois de uma quebra de 73%, em 2020, face a 2019.

Portugal surge no ranking do Eurostat em 7.º lugar com mais de 57 milhões de passageiros a passar pelos aeroportos portugueses, ficando Portugal somente atrás da Espanha (199 milhões), Alemanha (155 milhões), França (136 milhões), Itália (132 milhões), Países Baixos (61 milhões) e Grécia (57,8 milhões).

De resto, os aeroportos portugueses mais do que duplicaram o número de passageiros, passando de 22, 3 milhões, em 2021, para os já referidos 57 milhões, em 2022.

Em termos de crescimentos, os países que registaram maiores evoluções, face a 2021, foram Irlanda (+256%), Eslováquia e Finlândia (ambos com +203%).

Já os menores aumentos registaram-se em Chipre (´69%), Bulgária (+74%) e Grécia (+80%).

No que diz respeito ao fluxo de passageiros e sua origem, os dados do Eurostat indicam que 47% do total de passageiros foi extra-UE, com 37% a ser intra-UE e 16% passageiros domésticos. Relativamente a 2021, os números mostram crescimentos de 8 e 1 pontos percentuais nos dois primeiros e um decréscimo de 7 pontos percentuais nos passageiros domésticos.

Aeroporto de Lisboa sobe para 6.º
No que diz respeito aos aeroportos mais movimentados, em 2022, as cinco primeiras posições mantêm-se inalteradas, face a 2021, com Paris Charles de Gaulle no primeiro lugar com 57,5 milhões de passageiros (+119%). Nas posições seguintes surgem, por ordem, Amsterdão/Schiphol (52,5 milhões, +106%), Madrid/Barajas (49,8 milhões, +115%), Frankfurt/Main (48,8 milhões, +97%) e Barcelona/El Prat (41,2 milhões, +123%).

Lisboa surge logo a seguir, em 6.º lugar, com 34,6 milhões de passageiros, registando o maior aumento no Top 10 dos aeroportos analisados na Europa, com um crescimento de 184% face a 2021.

Foto crédito: Depositphotos.com
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Nova promoção da Binter tem preços desde 60,55 euros para voar entre a Madeira e as Canárias

A nova promoção da Binter está disponível para compras até 18 de dezembro e aplica-se a viagens que decorram entre 1 de fevereiro e 30 de abril de 2024, sendo o preço mais baixo para voos entre a Madeira e as Canárias. Os voos desde os Açores apresentam preços a partir de 104,10 euros.

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A Binter, companhia aérea das Canárias, lançou uma nova promoção com preços desde 60,55 euros para voos entre a Madeira e estas ilhas espanholas, numa oferta que está disponível para compras até 18 de dezembro.

A promoção da Binter destina-se a viagens entre 1 de fevereiro e 30 de abril de 2024, sendo o preço apresentado válido por percurso para voos entre a Madeira e a Gran Canaria. Nesta promoção estão ainda incluídos os voos desde Ponta Delgada, nos Açores, neste caso com preços desde 104,10 euros.

Todos os bilhetes podem ser adquiridos online, através do site da companhia aérea, que pode ser consultado aqui, bem como pelo número de telefone 291 290 129 ou ainda através das agências de viagens.

Recorde-se que a Binter voa entre o Aeroporto da Madeira (FNC) e as Canárias quatro vezes por semana, incluindo voos para a Gran Canaria (LPA) às segundas e sextas-feiras, e para Tenerife (TFN) às terças e sábados.

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Governo Regional dos Açores suspende privatização da Azores Airlines devido a instabilidade política

O executivo regional justifica a decisão com a “atual situação política na Região Autónoma dos Açores, com o Orçamento Regional inviabilizado pelos partidos da oposição, e a mais do que provável futura dissolução do Parlamento Regional, com convocação de eleições legislativas regionais antecipadas”.

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O Governo Regional dos Açores anunciou terça-feira, 5 de dezembro, que decidiu suspender o processo de alienação, para efeitos de privatização, da Azores Airlines, companhia aérea do Grupo SATA que realiza voos internacionais.

Num comunicado publicado na página oficial do executivo regional, explica-se que a “atual situação política na Região Autónoma dos Açores, com o Orçamento Regional inviabilizado pelos partidos da oposição, e a mais do que provável futura dissolução do Parlamento Regional, com convocação de eleições legislativas regionais antecipadas, impõe, no entendimento ético democrático do Governo Regional dos Açores, a adequada decisão de suspensão dos concursos de alienação”.

Além da Azores Airlines, a instabilidade política na região ditou também a suspensão da privatização dos hotéis das Flores e Graciosa, processos que vão ficar parados “até que a situação se encontre clarificada”.

“O Governo comunicou aos Conselhos de Administração da SATA Holding S.A e da empresa Ilhas de Valor que suspendessem a tramitação dos concursos públicos, até que a situação se encontre clarificada e seja assumida decisão definitiva pelo novo Governo Regional, resultante das futuras eleições legislativas regionais. Esta é a forma mais responsável e mais conforme à ética democrática de decidir, no atual contexto, pela defesa do superior interesse dos Açores e dos açorianos”, lê-se ainda no comunicado divulgado.

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Turkish Airlines cresce 4,1% e transporta seis milhões de passageiros em novembro

No acumulado desde janeiro, a Turkish Airlines soma já 77,3 milhões de passageiros transportados, o que representa um aumento de 16,6% face a igual período de 2022, incluindo 27,2 milhões de passageiros internacionais.

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A Turkish Airlines transportou, em novembro, um total de seis milhões de passageiros, num crescimento de 4,1% face a igual mês do ano passado, informou a companhia aérea turca, em comunicado.

Segundo a Turkish Airlines, em novembro, o load factor global dos voos da companhia aérea atingiu os 80,4%, incluindo 79,9% nos voos internacionais e 84,8% nos voos domésticos.

Em novembro, a Turkish Airlines alcançou também uma subida no número de passageiros internacionais transportados, indicador que cresceu 11,2% e que passou dos dois milhões no 11.º mês de 2022 para 2,2 milhões em novembro deste ano.

A companhia aérea turca disponibilizou também, em novembro, um aumento de capacidade de 12,1%, chegando aos 18.2 mil milhões de ASK – Available seat kilometers.

No acumulado desde janeiro, a Turkish Airlines soma já 77,3 milhões de passageiros transportados, o que representa um aumento de 16,6%, incluindo 27,2 milhões de passageiros internacionais, o que representa uma subida de 27,9% face a igual mês de 2022.

Desde janeiro, os voos da Turkish Airlines apresentam um load factor de 82,8%, depois de um aumento de 2,3 pontos percentuais, com destaque para o load factor dos voos internacionais, que foi de 82.6%, enquanto o load factor das ligações domésticas foi de 84.8%.

No acumulado desde janeiro, a capacidade cresceu 16,1%, chegando aos 215 mil milhões de ASK – Available seat kilometers.

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MSC Cruzeiros abre vendas para o World Cruise 2026

O MSC World Cruise 2026 vai decorrer a bordo do MSC Magnifica e conta com embarques em quatro portos europeus, entre 4 e 7 de janeiro de 2026, numa viagem de 119 dias, que visita 47 destinos em 32 países.

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A MSC Cruzeiros anunciou a abertura das vendas para o MSC World Cruise 2026, um cruzeiro de volta ao mundo que vai decorrer a bordo do MSC Magnifica e que vai ter embarques entre 4 e 7 de janeiro de 2026.

“O novo itinerário de 119 dias visitará 47 destinos deslumbrantes em 32 países, com sete pernoitas em locais de visita obrigatória e estadias de dia inteiro em todas as outras escalas ao longo desta viagem de uma vida”, destaca a MSC Cruzeiros, num comunicado enviado à imprensa.

O MSC World Cruise 2026 vai contar com embarques em quatro portos europeus, concretamente Civitavecchia (Roma, Itália), Génova (Itália), Marselha (França) e Barcelona (Espanha), que decorrem nos dias 4, 5, 6 e 7 de janeiro de 2026, respetivamente.

No total, esta viagem vai ter uma duração de quatro meses e percorrer 36.000 milhas náuticas, cruzando o Equador duas vezes e visitando diversos destinos imperdíveis.

“Desde maravilhas naturais de cortar a respiração, a locais históricos de renome a cidades vibrantes e centros culturais, este incrível itinerário irá satisfazer o desejo de viajar dos passageiros e levá-los-á numa viagem sem paralelo, apresentando-lhes novos locais, sons, sabores e tradições dos cinco continentes”, acrescenta a companhia de cruzeiros.

Depois da Europa, onde acontece o embarque de passageiros, o MSC Magnifica vai seguir para as Caraíbas e América Central e para a Costa Oeste dos Estados Unidos da América, passando posteriormente mais de um mês no Oceano Pacífico com escalas noturnas em São Francisco, Honolulu, Auckland e Sydney.

Depois da Austrália, o navio segue para a Ásia por mais três semanas, incluindo paragens Tóquio, Xangai e Hong Kong, às quais se seguem paragens no Dubai e em Omã, antes do regresso a casa através da Grécia.

A MSC Cruzeiros sublinha que as reservas antecipadas trazem maiores benefícios aos passageiros, sendo que, no caso do MSC World Cruise 2026, os preços incluem 15 excursões em terra, pacote de bebidas às refeições para todos os passageiros, 30% de desconto na lavandaria e 5% de desconto no preço da reserva para membros MSC Voyagers Club Classic e acima.

 

 

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Nova Edição: Aeroporto em Alcochete, bTd Travel, Cuba, Costa Cruzeiros, FITUR e MICE em Praga

A última edição de 2023 do jornal Publituris dá destaque de capa à solução indicada pela Comissão Técnica Independente para a localização do que será o novo aeroporto para a região de Lisboa. Além disso, trazemos as novidades da bTd Travel, viajámos até Cuba e na Costa Cruzeiros, entrevistámos a diretora da FITUR e visitámos as ofertas MICE em Praga.

Publituris

50 anos após o início da discussão sobre a localização do novo aeroporto para a região de Lisboa, após quase duas dezenas de locais e com um “jamais” quanto à localização na Margem Sul pelo meio, eis que a Comissão Técnica Independente (CTI) aponta para Alcochete como a solução mais viável. A decisão cabe agora ao vencedor das eleições de 10 de março. Isto, caso o assunto não se arraste por mais alguns anos.

A solução Vendas Novas coloca-se à frente das outras seis possíveis localizações como alternativa para a construção de uma infraestrutura pela qual o setor do turismo reivindica há muito.

Pelo meio, fica o recado de Carlos Mineiro Aires, presidente da comissão de acompanhamento da CTI, “não me passa pela cabeça que este trabalho não venha a servir para nada”. A ver vamos.

Na “Distribuição”, mostramos os pontos altos do 48.º Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), realizado, no Porto de 30 de novembro a 2 de dezembro. E se estava certo que, em 2025, para o 50.º congresso e 75.º aniversário da associação a viagem é feita a Macau, em 2024 será Huelva a anfitriã do evento.

Também na “Distribuição” damos a conhecer a bTd Travel que acaba de se apresentar formalmente em Portugal, como porta de entrada na Europa, uma vez que já está instalada nos EUA e no Brasil. Ao Publituris, Manoel Suhet, CEO da empresa, explicou que a bTd Travel é uma concierge de viagens exclusiva que usa a tecnologia como principal ferramenta para o crescimento, otimização de processos e agilidade, focada no cliente executivo que tem de viajar muito internacionalmente, gasta nas compras online e depois faz a viagem de luxo com a família, e também clientes de alto poder aquisitivo.

A convite do grupo MGM Muthu Hotels, o Publituris visitou a ilha de Cuba, destino que é considerado a Pérola das Caraíbas e que está de regresso ao tabuleiro do turismo internacional, depois do longo encerramento provocado pela COVID-19. Apesar de ainda nem tudo estar bem oleado, o certo é que Cuba ainda é um destino incontornável, até porque continua a contar com praias paradisíacas e com a típica hospitalidade cubana.

Nos “Transportes”, a Costa Cruzeiros promoveu, a 27 de novembro, a 27.ª edição dos Protagonistas do Mar, evento no qual a companhia de cruzeiros distingue anualmente os seus melhores parceiros e que, este ano, voltou a premiar agências de viagens e comunicação social portugueses.

No “Meeting Industry”, entrevistámos Maria Valcarce, diretora da FITUR, feira que pela 44.ª vez, dá o pontapé de saída para mais um ano, no que diz respeito às feiras de turismo internacionais. Para Maria Valcarce o evento “é um espelho que reflete o que a indústria do turismo significa para a economia mundial”.

Também no “Meeting Industry”, viajámos até Praga, cidade das 100 torres, banhada pelo no Rio Vltava, que é visitada em lazer por turistas de todo o mundo e está entre as mais bonitas da Europa, mas também está a dar que falar no que diz respeito à capacidade para acolher eventos internacionais dos mais variados tipos e das mais variadas dimensões.

Além do “Pulse Report”, numa parceria com a GuestCentric, as opiniões desta edição pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Ana Jacinto (AHRESP), Amaro F. Correia (docente), André Villa de Brito (sommelier e tour guide) e Pedro Valle Abrantes (Trypor), e Carlos Torres (jurista).

O jornal Publituris está regresso na edição em papel na primeira semana de janeiro de 2024.

A versão completa desta edição é exclusiva para subscritores do Publituris. Pode comprar apenas esta edição ou efetuar uma assinatura do Publituris aqui obtendo o acesso imediato.

Para mais informações contacte: Carmo David | [email protected] | 215 825 43

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