Évora vai ser Capital Europeia da Cultura em 2027
Évora vai contar com uma verba de 29 milhões de euros para concretização do projeto que valeu a escolha da capital alentejana, que vai partilhar o título com Liepaja, na Letónia, que também foi selecionada para Capital Europeia da Cultura em 2027.

Publituris
PLAY Airlines inaugura rota de Faro com oferta de descontos
Greve no Aeroporto de Gatwick afeta voos da TAP na Páscoa
Iberia retoma voos para Washington D.C. com aviões A321XLR
Especialistas na defesa dos passageiros preveem mais procura e mais perturbações no verão
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
A cidade de Évora vai ser a Capital Europeia da Cultura em 2027, revelou esta quarta-feira, 8 de dezembro, Pedro Adão e Silva, ministro da Cultura, durante uma conferência de imprensa no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.
De acordo com o governante, Évora vai contar com uma verba de 29 milhões de euros para concretização do projeto que valeu a escolha da capital alentejana, que vai partilhar o título com a cidade de Liepaja, na Letónia, que também foi selecionada para Capital Europeia da Cultura em 2027.
Além de anunciar a escolha de Évora, Pedro Adão e Silva revelou também que Braga, Aveiro e Ponta Delgada, que estavam na corrida a Capital Europeia da Cultura juntamente com Évora, vão ser capitais portuguesas da cultura.
“Respondendo a um apelo que me foi feito pelo conjunto dos quatro autarcas e das candidaturas que chegaram a esta fase, criaremos a figura da capital portuguesa da cultura, que nas suas três primeiras edições, em 2024, 2025 e 2026, será das três cidades que não foram hoje escolhidas”, explicou o ministro da Cultura, revelando que estas cidades vão receber uma verba de dois milhões de euros para apoiar o programa, que se repete por três anos.
Em 2028, acrescentou o governante, será lançado um “concurso aberto”, ao qual se vão poder candidatar as cidades nacionais que queiram ostentar o título de capital portuguesa da cultura.
Além do ministro da Cultura, estiveram presentes na conferência de imprensa desta quarta-feira a Representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Moreira de Sousa, e a presidente do júri que escolheu a cidade vencedora, Beatriz Garcia.