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Dormidas reservadas através de plataformas online já ultrapassam níveis pré-pandemia

De acordo com o Eurostat, no primeiro semestre, “o turismo através destas plataformas superou os níveis registados no primeiro semestre de 2019, ano anterior à pandemia da Covid-19”.

Inês de Matos
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Dormidas reservadas através de plataformas online já ultrapassam níveis pré-pandemia

De acordo com o Eurostat, no primeiro semestre, “o turismo através destas plataformas superou os níveis registados no primeiro semestre de 2019, ano anterior à pandemia da Covid-19”.

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Alojamento

No primeiro semestre do ano, as dormidas de curta duração na União Europeia reservadas através de plataformas online de alojamento somaram 199 milhões, valor que representa uma subida de 138% face a igual período do ano passado e que ultrapassa mesmo os 193 milhões de dormidas reservadas através destas plataformas nos primeiros seis meses de 2019.

“Com este valor, o turismo através destas plataformas superou os níveis registados no primeiro semestre de 2019, ano anterior à pandemia da Covid-19, quando as plataformas registaram cerca de 193 milhões de noites de hóspedes”, lê-se na informação divulgada esta terça-feira, 4 de outubro, pelo Eurostat.

O gabinete de estatística da União Europeia, que pela primeira vez divulgou dados mensais relativos ao alojamento turístico de curta duração, graça a um acordo entre a Comissão Europeia e as plataformas Airbnb, Booking.com, Expedia e Tripadvisor, indica que “após uma recuperação gradual do número de reservas durante o segundo semestre de 2021, no primeiro semestre de 2022 as reservas atingiram e ultrapassaram pela primeira vez os níveis pré-pandemia”.

Por trimestre, entre janeiro e março, foram reservadas nestas plataformas 67,4 milhões de noites, o que indica um aumento de 148,8% face às 27,1 milhões de noites reservadas no mesmo período de 2021 e de 4,5% em comparação com as 64,5 milhões de noites de 2019.

Já no segundo trimestre, foram reservadas 132,0 milhões de noites, num crescimento de 132,9% face aos três primeiros meses do ano passado, quando se tinha contabilizado a reserva de 56,7 milhões de noites, enquanto na comparação com período homólogo de 2019 houve uma subida de 2,5%, já que tinham sido reservadas 128,8 milhões de noites.

O Eurostat refere que, na comparação com o ano passado, houve uma “recuperação robusta” em todos os 31 países do bloco europeu contabilizados, ainda que, face ao período pré-pandemia, as evoluções tenham “variado” consoante os países.

Entre os países com melhor desempenho nas reservas de curta duração através de plataformas online, o Eurostat destaca a França e Espanha, ambas com cinco regiões entre as 15 europeias que chegaram a um milhão de noites reservadas no primeiro trimestre.

Já a Itália contabilizou duas regiões entre as 15 da Europa que alcançaram um milhão de noites reservadas através destas plataformas, seguindo-se a Áustria, a Polónia e Portugal, todos com uma região, que no caso português foi Lisboa e Vale do Tejo.

Em Portugal, o gabinete de estatística da União Europeia diz que foram registadas mais de três milhões de dormidas de curta duração entre janeiro e março, o que corresponde a um aumento de 348,3% face a igual período de de 2021 e de 1,4% na comparação com o mesmo período de 2019.

No segundo trimestre, as dormidas registadas através destas plataformas online em Portugal ultrapassaram os oito milhões, o que traduz um aumento de 204,9% na comparação com o mesmo período de 2020, mas um recuo de 1,6% face ao segundo trimestre de 2019.

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Hotelaria

Hotel Baia Cascais investe mais de 2M€ em renovação

O Hotel Baía, um dos mais emblemáticos de Cascais, acaba de concluir um investimento de mais de dois milhões de euros em obras de renovação.

O projeto de renovação do Hotel Baía Cascais, que começou no ano passado. A decoração interior da unidade hoteleira foi confiada ao atelier Conceitos de Arte, que criou um ambiente elegante e contemporâneo, mantendo o charme histórico do hotel.

Maio trará consigo a reabertura do Blue Bar, um espaço vibrante e sofisticado que promete encantar os visitantes com uma nova carta de cocktails e snacks cuidadosamente elaborada. Situado no topo do sexagenário Hotel Baía, o espaço vai ter uma oferta de serviços criteriosa e diversificada, um staff experiente e qualificado, DJ sets todas as sextas e sábados, e uma decoração renovada.

A esplanada no piso térreo do hotel permanece aberta e apresenta os novos menus, que incorporam pratos saudáveis (incluindo ao pequeno-almoço) refletindo a dedicação e aposta do hotel ao bem-estar dos seus hóspedes. Combinando com uma oferta de atividades físicas, tais como os circuitos desportivos ao ar livre e parcerias nas mais diversas áreas: bikes, surf, SUP, Yoga, Flight Board, Sailing, Hiking, Aventura, Cavalos, Padel & Tenis.

Os hóspedes poderão desfrutar de música ao vivo, última quinta-feira de cada mês, de maio a setembro, enquanto saboreiam as criações exclusivas do chefe Nuno Seixas. O famoso brunch continua todos os domingos das 12h30 às 15h30 com um valor de 29€ por pessoa.

O Hotel Baía Cascais celebra este ano o seu 62º aniversário. A unidade hoteleira familiar situada na vila de Cascais, com os pés à beira-mar, dispõe de um total de 113 quartos de várias tipologias, com vistas sobre a Baía de Cascais (na frente) e o centro da vila (nas traseiras), com a Serra de Sintra como pano de fundo.

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Sojern lança Guest Experience Solutions na Europa incluindo Portugal

A Sojern, plataforma de marketing digital para profissionais do turismo, anuncia que o seu conjunto de ferramentas Guest Experience Solutions estão agora disponíveis na Europa. O lançamento terá início em Espanha, Itália, Reino Unido e Irlanda seguido de Portugal e França.

Em 2023, a Sojern adquiriu a VenueLytics, plataforma de experiências para o hóspede e incorporou as suas ferramentas como uma extensão da Sojern Travel Marketing Platform, com a designação Guest Experience Solutions (GES).

No seguimento do lançamento inicial, a Sojern está também a expandir as suas Guest Experience Solutions na Europa, incluindo a colaboração com a GETYourGuide, uma plataforma para os viajantes descobrirem e reservarem experiências como walking tours, aulas de culinária local, bilhetes skip-the-line e muito mais em 10 mil cidades.

As Guest Experience Solutions automatizam as comunicações com os hóspedes e, ao mesmo tempo, proporcionam aos hoteleiros uma ideia do sentimento do cliente, libertando o staff para oferecer os detalhes especiais que fazem com que um hotel se destaque dos demais.

Refira-se que, desde 2007 que a Sojern proporciona aos hoteleiros ferramentas para gerar reservas diretas, construir relações leais com os hóspedes e maximizar a receita. Com a incorporação das GES, os profissionais de marketing dos hotéis podem agora interagir com os viajantes antes, durante e depois da sua estadia para otimizar a receita líquida por quarto (RevPAR). As Guest Experience Solutions da Sojern permitem o acesso a ferramentas automatizadas num modelo flexível que se ajusta às necessidades de cada hotel.

As soluções GES incluem o AI Smart Concierge que automatiza mais de 500 respostas a perguntas comuns dos hóspedes via SMS, Facebook Messenger, WhatsApp e Website Chatbot, permitindo que o staff dê prioridade a interações presenciais enquanto reúne dados valiosos sobre os desejos e necessidades dos hóspedes. O AI Smart Concierge gerou um aumento de até 600% no engagement dos hóspedes, uma redução de 65% nas chamadas para a receção e uma redução de 56% nas auditorias de qualidade da marca.

Os dados da Sojern mostram que cada avaliação negativa pode custar a um hotel entre 900 e 4500 euros em receita, ao mesmo tempo que encurta o relacionamento de longo prazo com os hóspedes, assim, o Reputation Manager permite reunir e gerir de maneira eficiente os feedbacks dos clientes. A Generative AI elabora instantaneamente respostas para avaliações de clientes tanto durante a sua estadia, como para clientes online e agiliza o encaminhamento de problemas em tempo real para os membros da equipa. Com o Reputation Manager, os clientes da Sojern aumentaram os seus Net Promoter Scores em 35%, em média, ao longo de três meses.

Por outro lado, está disponível a ferramenta Guest Marketing Suite: Os profissionais dos hotéis podem cultivar relacionamentos com os hóspedes utilizando e-mail, SMS, WhatsApp e chat para interagirem durante toda a jornada do cliente. Através de uma comunicação consistente e personalizada, podem aumentar as reservas diretas, as receitas acessórias e promover a fidelização a longo prazo. Alguns clientes da Sojern geraram mais de 4500 euros por dia a partir de campanhas de marketing por e-mail utilizando o Guest Marketing Suite.

 

 

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PHC Hotels reforça equipa de marketing com contratação de Idalina Elias

A profissional soma mais de dez anos de experiência em marketing e vendas em empresas como o Hard Rock Cafe Lisboa, The Oitavos e Hotel Cascais Miragem.

A PHC Hotels contratou Idalina Elias para assumir as funções de Marketing Manager para a área de Food & Beverage do grupo nacional de gestão hoteleira.

Recorde-se que o portefólio da PHC Hotels inclui, para além das unidades hoteleiras, os restaurantes e bares dos seus hotéis, nomeadamente o Restaurante Varanda de Lisboa, o Rooftop Bar Mundial e o Capítulo Restaurant & Bar.

Na sua nova função, Idalina Elias terá a cargo a definição e implementação de todos os aspetos das estratégias de marketing, social media, campanhas promocionais, publicidade e ações de ativação de marcas, “garantindo o sucesso e rentabilidade contínuos dos principais outlets do grupo, de forma a atender às necessidades e desejos dos seus clientes, assim como aos objetivos definidos”, como o grupo refere em comunicado.

A profissional conta com mais de dez anos como Sales & Marketing Manager do Hard Rock Cafe Lisboa, tendo ainda integrado a equipa do The Oitavos enquanto Deputy Director of Sales, Events & Conference Manager e Planner. Assumiu também funções como Sales Executive do Hotel Cascais Miragem.

“Estamos confiantes que a Idalina Elias acrescenta à PHC Hotels uma visão mais comercial da restauração como um todo. A experiência comprovada, o seu percurso de e a sua paixão pela excelência tornam-na na pessoa ideal para liderar a nossa estratégia de marketing”, afirma Miguel Andrade, diretor-geral de operações da PHC Hotels.

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Nova Edição: Alojamento Local, com entrevista a Eduardo Miranda (ALEP), Sustravel, Turismo das Canárias e MITE Macau na edição 1511 do Publituris

A edição de 10 de maio do Publituris faz capa com o Alojamento Local. Em entrevista, Eduardo Miranda, presidente da ALEP, traça o que é necessário para o AL ter estabilidade. Sustravel, Turismo das Canárias e MITE Macau são outros dos temas desta edição.

Publituris

A primeira edição de maio do jornal Publituris, com capa de 10 de maio, destaca o Alojamento Local em Portugal. Em entrevista, Eduardo Miranda, presidente da Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP), dá conta da necessidade da atividade precisar de “estabilidade para se poder dedicar àquilo que é, verdadeiramente, a sua missão”. Representando cerca de 40% das dormidas anuais em Portugal, o presidente da ALEP “quer fazer parte do Turismo”.

Na “Distribuição”, fomos conhecer o novo projeto de Paula Machado que, depois de deixar o Turismo de Macau em Portugal, dedicou-se à sustentabilidade, tendo sido convidada pela Travelife para ser, no nosso país, uma das formadoras e auditoras desta entidade internacional de certificação em sustentabilidade. O novo desafio levou à abertura da Sustravel, empresa que se dedica à sustentabilidade no turismo e que tem vários planos para levar o tema a outras paragens, com Macau na dianteira.

Os dois dias de workshop do Turismo das Canárias foram aproveitados para falar com Juan Hiemenez De La Torre, chefe de Projetos de Comunicação de Marketing Feiras; e Elena Gonzalez Vazquez de Parga, diretora de Marketing da Promotur.

Além de trazermos a fotorreportagem dos dois dias do evento que decorreu em Vila Nova de Gaia, no World of Wine (WoW), e Lisboa, no NAU Palácio do Governador; Juan De La Torre afirmou que o objetivo das Canárias “tornar-se um destino de valor e não de volume”.

Já Elena Parga colocou o tónico na conectividade, salientando que “há trabalho a fazer e destino a comunicar” e, por isso, a aposta passa pela criação de conteúdos que “vinquem a autenticidade e diversidade de cada ilha”. Quanto a Portugal, a diretora de Marketing da Promotur afirma que se trata de um mercado muito fiel”.

A viagem a Macau feita pelo Publituris, a convite da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), para visitar a MITE – Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau, deu para perceber as mudanças que o destino pretende levar a cabo no que diz respeito à atividade turística. Mostrando-se como plataforma dessa transformação, o objetivo passa por afirmar Macau como um destino de lazer.

Além do Pulse Report, uma parceria entre o jornal Publituris e a guestcentric, a edição publica artigos de opinião de Francisco Jaime Quesado (economista e gestor); Alexandra Lavaredas (ISCE); Ana Jacinto (AHRESP); e Joaquim Robalo de Almeida (ARAC).

Finalmente, nas “Capas que fazem História”, recorde a edição de 15 de maio de 1974, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974.

Boas leituras.

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Hotéis com serviços guestcentric aumentam receitas em 26% e procura em 29% em Portugal

Os dados da guestcentric mostram um aumento de 29% da procura, face a 2023, nos hotéis que recorrem aos serviços da tecnológica, com o preço médio das estadias a atingir valores recorde. Reservas diretas nos sites dos hotéis são escolha predominante.

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De acordo com os dados mais recentes da guestcentric, à medida que o verão se aproxima, a atratividade de Portugal, enquanto destino de férias, continua a reforçar-se. O ano de 2024 arrancou para os hotéis em Portugal, que recorrem aos serviços da empresa de software e serviços de marketing digital na cloud, com um forte aumento na procura – mais 29% face a 2023 e, neste momento, destacam-se especialmente as reservas de junho a agosto.

Os dados do portefólio de clientes a guestcentric – cerca de 400 hotéis independentes em Portugal – revelam que as reservas diretas continuam a ser a escolha predominante dos viajantes, ultrapassando outros canais como a Booking.com, salientando que esta tendência é acentuada pela elevada taxa de cancelamentos nestas plataformas de terceiros, realçando a resiliência e a preferência pelos sites dos próprios hotéis.

Além da procuram, também o preço médio por noite para estadias entre junho e agosto mostra um recorde histórico de 259 euros. Comparativamente ao ano passado, trata-se de um aumento de 6% no preço médio, e de mais 7% face às reservas futuras. Em termos de mercados, os EUA continuam a liderar na procura de estadias em Portugal, seguido de perto pelo mercado nacional – mais forte este verão do que no ano passado. O Reino Unido, Alemanha e Espanha completam os cinco primeiros mercados em termos de nacionalidades de hóspedes, para os meses de verão.

Todas as principais regiões de Portugal registam aumentos substanciais em estadias e receitas para o verão de 2024, face ao ano anterior. Portugal, no seu todo, verifica além do aumento de 26% nas receitas, um incremento de 20% nas noites reservadas e preços médios 6% acima do mesmo período em 2023. Em termos de regiões, a Madeira destaca-se claramente, com o crescimento nas receitas de 55% face a 2023, seguida pelo Norte, que regista um aumento de 41% e os Açores com 40%. Tanto a Madeira como os Açores verificaram aumentos consideráveis nos seus preços médios, de 19% e 18%, respetivamente.

A nível mundial, a guestcentric refere que “a indústria de viagens e turismo já ultrapassou os resultados de 2019 – e não se verificam sinais de desaceleração, assistindo-se tanto a uma maior despesa no consumo privado como a normalização nas viagens de negócios”.

“No atual panorama de mercado das a Online Travel Agencies (OTA) a Booking tem perdido quota de mercado face ao canal direto e ao grupo Expedia que registam forte crescimento para o Verão em Portugal”, salienta a empresa tecnológica, frisando que se assiste ainda “à recuperação de todo o sector B2B, nomeadamente o GDS, consolidadores e operadores turísticos, com aumentos de 50% face ao mesmo período em 2023.

O sector B2B está a tornar-se cada vez mais relevante, prevendo-se que exceda os 2,1 biliões de dólares (mais de 1,95 biliões de euros), em 2024, considerando a receita gerada pelo conjunto de viagens aéreas, hotéis, alugueres de casas de férias, OTAs e cruzeiros, refletindo um mercado pujante.

No entanto, a guestcentric admite que “a indústria enfrenta desafios contínuos, tais como um mercado laboral sob pressão e a fraca retenção de trabalhadores. Para ultrapassar estas questões, os hoteleiros intensificam os seus esforços de adoção de tecnologias inovadora, focadas em quatro áreas chave: melhorar a experiência do cliente; aumentar o envolvimento dos seus colaboradores; tornar as suas operações mais eficientes, e maximizar a sua receita”.

Além disso, e uma vez que as reservas diretas continuam a ser a fonte de receita com margens de lucro mais elevadas, “os hoteleiros procuram cada vez mais otimizar a tecnologia para maximizar os seus canais de reserva direta”, considera a empresa, em comunicado.

“Através de análises avançadas, estratégias digitais personalizadas e uma maior presença de marca, os hotéis podem conhecer e antecipar melhor as necessidades dos hóspedes, personalizar as suas ofertas e, assim, atrair mais reservas diretas”, conclui.

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AHRESP tem nova imagem, mas continua a “representar, apoiar, comunicar”

A AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal) tem uma nova imagem sob a máxima “Uma marca cheia de passado que se apresenta cheia de futuro”. Desenvolvida pela Ivity, a nova imagem de marca institucional pretende ter um papel ainda mais impulsionador, dinamizador e decisivo.

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Inspirado nos 128 anos de atividade da AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal), a nova imagem da associação nasce de uma inspiração que não nega o passado, mas antes o elogia ao tê-lo como inspiração para os desafios do futuro. “AHRESP – Respostas para o Futuro desde 1896”, passa a ser a mensagem inspiradora desta nova marca.

Para Carlos Moura, presidente da AHRESP, a nova marca representa uma continuidade daquilo a que a AHRESP se propõe há 128 anos “representar, apoiar, comunicar”.

Na vertente do “apoiar”, Carlos Moura destaca “a importância que as 15 delegações da AHRESP (Açores, Évora, Albufeira, Portimão, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Lisboa Norte, Porto, Santarém, Setúbal, Viseu), a que se vão juntar mais duas (Braga e Funchal), têm para os empresários locais que procuram acompanhamento nas mais diversas áreas que se cruzam com os seus negócios”.

Desta simbiose de representatividade e apoio com proximidade surge a estratégica arte de comunicar. “Temos que comunicar assertivamente e deforma cada vez mais eficaz, para todos aqueles que a AHRESP representa, dos grupos económicos aos pequenos negócios familiares que são cada vez mais determinantes para o desenvolvimento da economia nacional”.

A nova imagem reflete esta diversidade que a AHRESP representa, incluindo agora na sua marca o alojamento turístico, que não estava representado na imagem anterior, que todos reconhecem como carregada de história e simbolismo, e que foi o rosto da instituição ao longo de várias décadas.

Carlos Moura propõe atingir “uma mudança que acompanha as dinâmicas de mercado da última década, que vai ao encontro do crescimento da AHRESP e da atividade turística, com Portugal a assumir-se como um dos melhores destinos turísticos do mundo, atraindo visitantes e investidores”.

Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, que marcou presença na apresentação da nova imagem, destacou que “é preciso cuidar das marcas, alimentar as marcas para construir o futuro, um caminho novo”. Assim, para Pedro Machado, a nova marca da AHRESP não apaga o passado. “As marcas não apagam a sua herança, as marcas têm a oportunidade única de representar um país, hoje, mais competitivo, mais moderno”, afirma.

Em homenagem à herança que a marca AHRESP representa, o secretário de Estado do Turismo recorda que “durante 128 anos, milhares e milhares de homens e mulheres, durante muitas e muitas horas, trabalharam ininterruptamente, deram o seu contributo para que, ainda hoje, a nossa gastronomia, o nosso vinho, o nosso alojamento, as nossas empresas, os nossos empresários, sejam cada vez mais relevantes no posicionamento da marca Portugal”.

Com assinatura da IVITY BRAND CORP., a nova imagem da AHRESP inclui uma alteração do logótipo, da assinatura de marca e da estratégia de comunicação.

O novo símbolo remete-nos para um portal dinâmico, alusivo à restauração e ao alojamento, numa viagem que não renuncia as origens, mas antes as enaltece, numa estrutura que se expande em harmonia, em equilíbrio, sugerindo uma liderança firme e afirmativa.

No logótipo, AHRESP surge em maiúsculas, de forma afirmativa e musculada, fruto de 128 anos de credibilidade e com um posicionamento assente na capacidade de acrescentar, estar próximo e criar valor para os seus associados, para as suas atividades, e sempre com respostas direcionadas ao progresso do nosso Turismo e da nossa economia.

Carlos Coelho, presidente da IVITY BRAND CORP., refere que esta nova marca ambiciona “reposicionar uma marca centenária é sempre um grande desafio. A modernidade não deve ser o enterro do passado. As palavras, os conceitos e o design têm de saber escrever novos capítulos sem renunciar aos anteriores. A nova marca é, na essência, a recuperação do que sempre lá esteve e que agora se afirma com maior determinação e modernidade”.

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The Reserve | Créditos: DR

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Savoy Signature procura 40 profissionais para os seus hotéis no Funchal

A 14 de maio, a Savoy Signature dinamiza um Open Day das 9h00 às 14h00 no Savoy Palace com o intuito de contratar 40 funcionários para cinco das suas sete unidades hoteleiras.

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A Savoy Signature vai organizar um Open Day de recrutamento a 14 de maio no Savoy Palace, no Funchal. O objetivo passa por recrutar cerca de 40 profissionais para integrar cinco das sete unidades hoteleiras do grupo, nomeadamente o The
Reserve, Savoy Palace, Royal Savoy, NEXT e Gardens.

As vagas de emprego disponíveis variam entre cargos no restaurante e bar, andares, cozinha, pastelaria, copa, receção, piscina e spa.

Em nota de imprensa, o grupo hoteleiro refere que os candidatos admitidos terão acesso um pacote salarial que inclui benefícios na área da saúde – com o seguro a ser extensível ao cônjuge e filhos – e da educação. Os colaboradores têm ainda acesso a regalias como ginásio, aulas de yoga, refeitório, vários descontos em diferentes parceiros da coleção de hotéis e cartão oferta de Natal.

O Open Day de 14 de maio tem início às 9h00 com a receção e registo de candidaturas, sendo que os candidatos devem levar os respetivos currículos. A partir das 10h00 será feita uma apresentação da Savoy Signature e uma visita virtual aos hotéis do grupo, estando prevista uma visita guiada ao hotel Savoy Palace às 10h30.

Entre as 11h00 e as 13h00 será feita a seleção dos candidatos, à qual se segue um sorteio de prémios que variam entre uma estadia de uma noite para duas pessoas num dos hotéis Savoy Signature; um tratamento no Laurea Spa, no Savoy Palace; e um jantar para duas pessoas no restaurante Terreiro.

“Continuamos a apostar nestas iniciativas devido aos resultados positivos que temos alcançado nos anos anteriores, tanto no Funchal como na Calheta. Valorizamos o contacto presencial como uma das abordagens mais eficazes no recrutamento, pois possibilita uma ligação mais próxima e uma seleção mais criteriosa dos candidatos”, destaca Noélia Reis, assessora da Administração da Savoy Signature, com o pelouro dos Recursos Humanos.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contacto através do telefone 291 213 000 ou do email [email protected]

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Vila Galé estabelece protocolo de cooperação com a Profitecla

O grupo Vila Galé estabeleceu um protocolo de cooperação com a Escola Profissional Profitecla, para formação nas áreas de turismo, hotelaria e restauração.

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Em nota de imprensa, o grupo hoteleiro dá conta de que os principais objetivos desta parceria de âmbito nacional passam por “diversificar e enriquecer os conteúdos programáticos dos cursos, proporcionar oportunidades de formação prática e experiências em ambiente laboral, valorizando a aprendizagem dos alunos com mais competências científicas, técnicas, culturais e sociais, e gerar sinergias entre as duas entidades”.

Entre as iniciativas previstas estão “a realização de open days para divulgar oportunidades de emprego e estágios formativos nos hotéis Vila Galé, o desenvolvimento de ações para proporcionar uma visão real do setor hoteleiro, a organização de concursos e a promoção de programas de qualificação para adequar as carreiras profissionais às necessidades do mercado de trabalho”.

“Com este protocolo, pretendemos reforçar cada vez mais a nossa ligação ao meio académico e contribuir para formar profissionais crescentemente qualificados e preparados para entrar no mercado laboral. Com efeito, esta é também uma forma de cumprir a nossa missão de procurar e cativar talento, com a vantagem acrescida de lhes podermos proporcionar oportunidades de acesso a uma carreira na área da hotelaria”, sublinha o diretor regional de operações, Carlos Alves.

“É neste âmbito que temos vindo a ampliar a nossa associação a instituições escolares e formativas, permitindo proporcionar valências diferenciadoras e experiências enriquecedoras aos futuros técnicos de turismo, e das áreas de restauração, cozinha, pastelaria e padaria, entre outras. Com este protocolo com a Profitecla, uma das maiores instituições de ensino profissional do país, associamo-nos a uma entidade dinâmica e com um enorme know-how, com métodos de ensino diferenciadores”, conclui.

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Hospitality Education Awards 2024 abrem fase de nomeações e candidaturas

A edição deste ano dos Hospitality Education Awards vão contar com seis categorias passíveis de receber nomeações e candidaturas do público. As inscrições já estão disponíveis no website dos prémios.

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Os Hospitality Education Awards (HEA), os prémios de formação turística que visam reconhecer profissionais, projetos e stakeholders do setor, já abriram a fase de nomeações e candidaturas.

As nomeações, ou seja, a indicação de um profissional, projeto ou stakeholder com o intuito de o incentivar a proceder à candidatura aos prémios, estão abertas até 14 de junho, através de um formulário. Note-se que “as nomeações não garantem a vitória, mas servem de incentivo e motivação às candidaturas por parte dos nomeados”, como a organização refere em comunicado.

Já a fase de candidaturas propriamente dita já se encontra aberta no website dedicado aos prémios e estende-se até 23 de junho.

A edição de 2024 dos Hospitality Education Awards tem seis categorias a concurso, nomeadamente: “Melhor Projeto Educacional”;  “Melhor Projeto de Inovação”; “Melhor Carreira de Docente no Ensino Superior”; “Melhor Carreira de Docente no Ensino Profissional”; “Melhor Stakeholder” e “Melhor Carreira Jovem”, sendo que esta última reconhece um jovem profissional com uma carreira até aos 35 anos de idade, analisando todo seu percurso profissional nas áreas de turismo e hotelaria.

Além destas seis categorias, os Hospitality Education Awards atribuem ainda o Prémio Fórum Turismo, um galardão que não está sujeito a candidaturas por parte do público, e que premeia um profissional do ensino fora do ativo que se tenha destacado pelo seu percurso profissional.

Os HEA são uma iniciativa da Associação Fórum Turismo em conjunto com o Turismo de Portugal, I.P, a Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO), o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior com Cursos na área do Turismo (RIPTUR).

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InterContinental Cascais-Estoril reforça liderança do departamento comercial

Os profissionais André Correia e Ricardo Barreto são a mais recente aposta do InterContinental Cascais-Estoril, que recentemente decidiu reforçar a direção do seu departamento comercial.

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O InterContinental Cascais-Estoril fez duas novas contratações para o departamento de marketing: André Correia, que passa a assumir o cargo de Director of Sales & Marketing após 26 anos de experiência na área, e Ricardo Barreto, que com 14 anos de experiência no setor desempenha agora o cargo de Head of Sales & Events.

Desta forma, André Correia terá como objetivo “implementar estratégias de forma a aumentar a notoriedade e visibilidade do hotel, assim como as vendas no mercado”, como referido em comunicado. O trabalho do profissional passa ainda por “supervisionar a equipa de vendas, assim como analisar as tendências do mercado e a concorrência e identificar oportunidades de crescimento”.

Com um percurso de 26 anos que começou na Nestlé, enquanto Brand Manager, André Correia entrou no setor hoteleiro há nove anos, enquanto Sales Executive no grupo Olissippo Hotels. Desde então, passou por grupos como o Pestana e Savoy, enquanto Sales Manager e SANA, onde exerceu a função de Deputy Director of Sales.

“A experiência adquirida anteriormente em diferentes funções da área das vendas, dos eventos e, mais recentemente, na gestão e liderança de equipas, permite-me abordar este novo desafio com uma base mais consistente, sólida e criativa perante situações já experienciadas e enfrentar as novas com outro tipo de maturidade”, refere André Correia em nota de imprensa.

Já Ricardo Barreto, o mais recente Head of Sales & Events do InterContinental Cascais-Estoril, tem como principais funções, além do apoio nas vendas globais do hotel, a gestão integral da equipa de Grupos & Eventos, focada na venda e consequente incremento de resultados para a unidade hoteleira. O profissional ficará ainda responsável por estabelecer relacionamentos com fornecedores e parceiros estratégicos “para garantir o sucesso dos eventos”, assim como analisar tendências de mercado e identificar oportunidades “para inovar e diferenciar os serviços de eventos do hotel”.

Com uma carreira que teve início em 2010 e que passou pelo Vintage House, no Douro; Grande Hotel de Luso e Longueville Manor Relais & Chateaux, em Jersey, Ricardo Barreto transita do Convento do Espinheiro Historic Hotel & Spa, em Évora.

“A integração numa rede global proporcionará experiências enriquecedoras, permitindo um contínuo desenvolvimento e conhecimentos no setor numa perspetiva macro de uma cadeia como a IHG”, afirma Ricardo Barreto.

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