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Já são conhecidos os melhores museus e atrações de Portugal

A Tiqets acaba de anunciar os vencedores nacionais dos Remarkable Venue Awards, prémios que reconhecem os melhores museus e atrações de nove países. Cinco categorias foram decididas pelos clientes da Tiqets e duas por um júri de especialistas em turismo.

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Já são conhecidos os melhores museus e atrações de Portugal

A Tiqets acaba de anunciar os vencedores nacionais dos Remarkable Venue Awards, prémios que reconhecem os melhores museus e atrações de nove países. Cinco categorias foram decididas pelos clientes da Tiqets e duas por um júri de especialistas em turismo.

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Os museus e atrações nacionais concorreram em sete categorias. Cinco dessas categorias foram decididas com base em mais de um milhão de avaliações que os clientes da Tiqets atribuíram às atrações que visitaram. Ao todo, em 2022 a competição contou com nove países, incluindo Portugal. Os prémios mundiais serão anunciados a 2 de novembro.

“Os vencedores portugueses dos Remarkable Venue Awards oferecem experiências de referência que estão a definir padrões e tendências para o futuro do turismo. Temos muito orgulho em poder contar com Portugal pela primeira vez e, especialmente, com um conjunto de vencedores regionais que asseguraram uma estreia em grande para o mercado nacional”, refere Jaume Vidal, diretor regional da Tiqets para Espanha e Portugal.

Os vencedores portugueses de cada categoria são:

Local Mais Notável: Oceanário de Lisboa

Melhor Museu: Immersivus Gallery Porto

Melhor Atração: Museu do FC Porto – Estádio do Dragão

Melhor Marco Histórico: Castelo dos Mouros

Melhor Experiência no Local: Ideal Clube de Fado

Local Mais Inovador: Livraria Lello

Melhor Joia Escondida: 516 Arouca – Ponte Suspensa

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Lusanova leva oito agentes de viagens ao Dubai

O operador turístico Lusanova está a promover uma viagem de familiarização para um grupo de oito agentes de viagens ao Dubai, que decorre até quarta-feira, dia 20 de setembro.

Ao longo da viagem, que conta com o apoio do Departamento de Economia e Turismo do Dubai, o programa do grupo inclui visitas a algumas das principais atrações do emirado, como o edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa, assim como o Museu do Futuro, no qual os agentes de viagens embarcam numa viagem até ao futuro a 2071.

Também a Palm Jumeirah e a Dubai Marina integram o itinerário da famtrip, com especial destaque para as vistas panorâmicas proporcionadas pelo The View. A visita ao Dubai culmina com um safari pelo deserto.

Na viagem, que conta ainda com um tour de um dia a Abu Dhabi, estão a participar agentes de viagens da Abreu, ACP, Airmet, By Travel, GEA, INATEL, Top Atlântico e Viajes El Corte Inglés, acompanhados por Francisco Alvares da Lusanova e Alexandra Pires do DET Portugal.

O itinerário contempla ainda visitas de inspeção ao ROVE Dubai Marina, ao Canopy by Hilton Al Seef, ao Rose Rayhann by Rotana, VIDA Downtown e ao emblemático Burj Al Arab.

Refira-se que esta é a quarta viagem de familiarização que a Lusanova organiza junto das agências de viagens portuguesas ao longo do ano, promovendo as mais-valias e a diferenciação dos produtos que o operador turístico comercializa.

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Investimento mundial no turismo está a recuperar

O investimento no cluster do turismo mundial começou a recuperar dos mínimos atingidos durante a pandemia, graças à retoma constante das chegadas de turistas internacionais, de acordo com um relatório recentemente divulgado, produzido conjuntamente pela OMT e pela fDi Intelligence. O mesmo tem vindo a acontecer em relação ao emprego no setor.

O estudo, baseado em dados da fDi Intelligence sobre novos projetos de investimento direto estrangeiro (IDE), bem como em projetos internacionais da OMT, destaca que os investimentos estão novamente a dar sinais de vida no setor do turismo, depois de terem quase desaparecido nos anos da pandemia. O documento forne fornece uma visão ampla do ciclo de investimento em curso no setor do turismo, detalhando os números de investimento por região, segmentos e empresas.

Tanto o número de projetos de IDE como as taxas de criação de emprego no cluster do turismo cresceram 23%, passando de 286 investimentos em 2021 para 352 em 2022. A criação de emprego no turismo também aumentou 23% durante o mesmo período, para uma estimativa de 36.400 em 2022.

O relatório avança ainda que a principal região de destino para projetos de IDE no turismo em 2022 foi a Europa Ocidental, com 143 investimentos anunciados num valor combinado estimado de 2,2 mil milhões de dólares, enquanto o número de projetos anunciados na região Ásia-Pacífico aumentou marginalmente 2,4%, para 42 projetos em 2022.

O sector da hotelaria e turismo foi responsável por quase dois terços de todos os projetos do cluster do turismo entre 2018 e 2022.

“Para garantir o crescimento e a competitividade do setor, devem ser feitos investimentos significativos na educação e no talento, através da melhoria das competências da força de trabalho profissional e da implementação de programas profissionais e técnicos”, defende Zurab Pololikashvili, secretário-geral da Organização Mundial do Turismo.

E argumenta que “só desta forma poderemos equipar os jovens – dos quais apenas 50% concluíram o ensino secundário – com o conhecimento e as capacidades de que necessitam para prosperar no setor”.

Zurab salienta ainda que estes investimentos “abrirão então o caminho para uma força de trabalho qualificada que possa proporcionar um crescimento excecional, impulsionar a inovação e, ao adotar tecnologias digitais, aumentar a competitividade e a resiliência do setor do turismo”.

À medida que o setor avança rumo à recuperação e ao crescimento, a OMT agora, mais do que nunca, “dá prioridade à inovação, à educação e aos investimentos estratégicos como pilares para a recuperação e a adaptação a estas dinâmicas de mercado em constante evolução”, aponta Natalia Bayona, diretora executiva da OMT.

A dirigente lembra que “liderando uma série de iniciativas, equipamos a força de trabalho profissional com novas competências através de programas de melhoria de competências e de mão-de-obra vocacional, criando oportunidades de emprego de qualidade e aumentando os salários médios em toda a cadeia de valor do turismo”.

Os dados indicam ainda que as regiões da América do Norte e da Ásia-Pacífico contribuíram, cada uma, com três empresas para a lista dos 10 principais investidores em investimento direto estrangeiro (IDE) no turismo entre 2018 e 2022. O resto do top 10 inclui empresas da Europa, com a Meliá, a Intercontinental Hotels Group, a Accor, a Selina.

Na opinião de Jacopo Dettoni, editor da fDi Intelligence, uma vez deixados para trás os efeitos da Covid-19, “não há tempo a perder para enfrentar o maior problema dos nossos tempos: as alterações climáticas e as exigências de sustentabilidade que derivam a partir dele”.

 

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Embratur participa no roadshow da VBRATA na Europa incluindo Lisboa

A Embratur, na qualidade de parceira oficial, vai participar no roadshow da VBRATA – Visit Brazil Travel Association, que vai percorrer seis cidades europeias, inclusive Lisboa, no próximo dia 21 de setembro. A ação de promoção pretende conectar agentes de viagens e operadores turístico da Europa com as atrações turísticas do Brasil.

As rodadas de negócios, que visam promover experiências dos destinos turísticos do Brasil e fechar negócios nos países visitados, começam esta segunda-feira (18) em Madrid, e vão percorrer várias cidades europeias, até o fim de outubro, de acordo com a imprensa brasileira. A ação em Lisboa terá lugar na próxima quinta-feira, dia 21 de setembro. Entretanto, a comitiva estará ainda em Frankfurt (Alemanha), a 19 de setembro, Roma (Itália), a 9 de outubro, Milão (Itália), no dia 10 de outubro, terminando a 31 de outubro, em Londres. A Embratur vai participar de forma presencial nos eventos em Roma e Milão, e de forma virtual nos restantes destinos.

O evento é organizado pela VBRATA – Visit Brazil Travel Association, entidade de turismo sem fins lucrativos que atua no mercado europeu e América Latina promovendo os destinos de turismo do Brasil. Os roadshows possibilitam aos profissionais do turismo que comercializam o destino Brasil no exterior, ou pretendem fazê-lo, o acesso a um pouco mais de conhecimento sobre os destinos brasileiros e a sua cultura.

Citado pela imprensa do Brasil, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo destacou que essas ações são importantes para atrair cada vez mais viajantes estrangeiros para o Brasil. “Para nós, é muito importante atuar em parceria com entidades consolidadas na promoção do turismo brasileiro, com a VBRATA, para ampliar o nosso relacionamento com o mercado internacional, sempre fortalecendo a imagem de um novo Brasil para o mundo, o Brasil com S, com compromisso climático, valorização da diversidade da nossa cultura e do nosso povo”, referiu, para acrescentar que, nesses roadshows, “é nosso foco diversificar os produtos, falar de sol e praia, mas também de cultura, natureza, de aventura e de gastronomia”.

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“Aproveitar vários eventos de golfe pode ter um enorme impacto para a indústria do turismo de um país”

Pela quarta vez a marca presença em Portugal, a International Pairs World Final 2023 colocou o seu “hole in one” em dois campos na região de Óbidos. Para Armandt Scholtz, Managing Director do International Pairs Golf, eventos deste tipo trazem oportunidades de negócios nos setores da hospitalidade, alimentos e bebidas, retalho, transporte, turismo, patrocínios, publicidade e serviços para eventos.

Victor Jorge

Que Portugal possui bons (ou excelentes) campos de golfe é algo que, habitualmente, se diz por aí. Mas ser escolhido para receber, pela quarta vez, em sete anos a final do International Pairs Golf eleva a fasquia para uma qualidade quase “imaculada”. Armandt Scholtz admite que Portugal “sempre forneceu um cenário excelente para o nosso evento, com os impressionantes campos de golfe, hospitalidade calorosa e cultura vibrante. Cada vez que temos a final em Portugal, recebemos o entusiasmo dos participantes e da comunidade local, tornando tudo numa experiência memorável para todos os envolvidos”.

O International Pairs World Final 2023 será realizado no Royal Óbidos Spa & Golf Resort e Bom Sucesso Resort. Qual a razão que vos fez escolher Portugal?
Portugal destacou-se como uma escolha excecional para a final do evento devido a vários fatores determinantes. Em primeiro lugar, Portugal estabeleceu-se como um destino de golfe de renome, atraindo entusiastas de todo o mundo. O país possui uma seleção notável de campos de golfe de alta qualidade, oferecendo diversas paisagens e layouts desafiadores que atraem jogadores amadores e profissionais.

Além disso, o compromisso de Portugal com o turismo de golfe e suas notáveis infraestruturas desempenharam um papel significativo na nossa decisão. O país investiu pesadamente no desenvolvimento de resorts e instalações de golfe de classe mundial, proporcionando uma experiência de golfe excecional para participantes e espectadores. O Royal Óbidos Spa & Golf Resort e o Bom Sucesso Resort exemplificam esta dedicação, oferecendo campos deslumbrantes, acomodações luxuosas e amenidades excecionais que criam uma experiência inesquecível para os nossos participantes.

O que traz, efetivamente, este evento a um país, neste caso, Portugal?
A International Pairs World Final não serve apenas como uma plataforma para mostrar a beleza de Portugal, mas também traz benefícios económicos, promocionais e culturais significativos para o país anfitrião.

Com a media envolvida, fornece uma plataforma para mostrar os campos de golfe, instalações e hospitalidade do país para participantes, patrocinadores e entusiastas do golfe em todo o mundo.

O fluxo de visitantes para o evento estimula a geração de empregos, aumenta a arrecadação de impostos e contribui para o crescimento geral da economia da região anfitriã. Ele cria um impacto positivo no turismo, nas empresas locais e no envolvimento da comunidade, ao mesmo tempo em que eleva a posição internacional do país no mundo do golfe. Portugal pode aproveitar este evento para mostrar os seus trunfos, atrair mais visitantes e promover o crescimento a longo prazo do turismo de golfe.

“O golfe tem uma importância significativa para o turismo e tem potencial para impactar fortemente a indústria”

Quantos jogadores e staff traz este evento para Portugal?
Segundo a nossa avaliação, esperamos 160 a 200 participantes, incluindo staff da final do evento.

Porque escolheram estes dois campos de golfe para a final do torneio?
A escolha do Royal Óbidos Spa & Golf Resort e do Bom Sucesso Resort, em Óbidos, para a International Pairs World Final foi motivada, principalmente, pela necessidade de acomodar o grande número de golfistas participantes. Dado o número significativo de jogadores envolvidos, seria um desafio acomodá-los todos num único local. Ao selecionar estes dois campos de golfe em Óbidos, conseguimos gerir eficazmente a participação de um grande número de golfistas, mantendo os elevados padrões e experiência excecional que caracterizam o torneio da International Pairs.

Royal Óbidos e Bom Sucesso oferecem vários campos de golfe de alta qualidade, ao utilizar vários campos, podemos gerir eficazmente a logística e garantir um bom fluxo de jogo durante todo o evento, proporcionando uma experiência de golfe excecional para todos os participantes.

A importância do golfe
Pela experiência anterior, qual a importância de um torneio como este para um destino como Portugal?
A organização de um torneio internacional de golfe de prestígio como a International Pairs World Final traz uma exposição e promoção significativas para Portugal como destino turístico. O evento atrai participantes, convidados especiais e a atenção da media de vários países, mostrando a beleza natural, o patrimônio cultural e a infraestrutura de golfe de classe mundial do país. Esta exposição ajuda a posicionar Portugal como um destino atraente e desejável tanto para os entusiastas do golfe como para os turistas em geral, incentivando-os a explorar o país para além do torneio.

E que oportunidades de negócio pode um torneio como este pode trazer a Portugal?
O torneio International Pairs traz oportunidades de negócios nos setores da hospitalidade, alimentos e bebidas, retalho, transporte, turismo, patrocínios, publicidade e serviços para eventos. Como golfistas amadores que procuram desfrutar da herança do país, estes eventos podem ser cativados pela beleza, cultura e infraestrutura de golfe de Portugal.

Isto pode despertar interesse em explorar oportunidades imobiliárias e também investir em propriedades para férias. Estas oportunidades permitem que as empresas locais capitalizem o evento, gerem receitas, mostrem os seus produtos e serviços e contribuam para o crescimento económico geral de Portugal.

Foto: Depositphotos.com

Esta não é a vossa primeira final em Portugal?
Não, esta não é a nossa primeira final em Portugal. O torneio International de Pairs teve o privilégio de sediar finais anteriores no Algarve de 2017-2019, e estamos muito satisfeitos por voltar a este belo país para a Final Mundial de 2023. Portugal sempre forneceu um cenário excelente para o nosso evento, com os seus impressionantes campos de golfe, hospitalidade calorosa e cultura vibrante. Cada vez que temos a final em Portugal, recebemos o entusiasmo dos participantes e da comunidade local, tornando tudo numa experiência memorável para todos os envolvidos. Estamos entusiasmados por continuar a nossa tradição de finais excecionais em Portugal e ansiosos por criar outro evento inesquecível em 2023.

“Estas oportunidades permitem que as empresas locais capitalizem o evento, gerem receitas, mostrem os seus produtos e serviços e contribuam para o crescimento económico geral de Portugal”

Que importância tem ou poderá ter o golfe para o turismo em Portugal?
O golfe tem uma importância significativa para o turismo e tem potencial para impactar fortemente a indústria. O golfe fornece uma plataforma para viajantes e participantes de eventos como a International Pairs World Final para experimentar as ofertas de um país que anteriormente não teriam ou não foram planeadas. Normalmente, os viajantes de golfe têm estadias mais longas durante as férias, para que tenham tempo de experimentar novos campos de golfe enquanto exploram o país.

Outra estatística interessante é que o golfe geralmente atrai turistas de “alto valor” que têm um rendimento disponível maior e estão dispostos a gastar um pouco mais durante as férias. Isso não só desempenha um papel importante na indústria do turismo de golfe, mas também no crescimento geral da economia de uma determinada região.

Na sua opinião, Portugal promove o golfe de acordo com a importância que este pode e deve ter para o país?
Aproveitar vários eventos de golfe, sejam profissionais ou amadores, pode ter um enorme impacto para a indústria do turismo de um país. Na minha opinião, Portugal tem vindo a promover ativamente o golfe e a reconhecer a importância que tem para o país. Ao longo dos anos, Portugal tem feito esforços significativos para se posicionar como um destino de golfe de primeira linha, apresentando os seus campos de classe mundial, paisagens deslumbrantes e hospitalidade excecional.

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Viver o Douro em família é proposta da Quinta do Portal

Viver o Douro em família é uma das propostas do produtor do Douro e considerado pioneiro no enoturismo, a Quinta do Portal, com proposta de alojamento e possibilidade de usufruir um conjunto de experiências.

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A pensar nas famílias, a Quinta do Portal criou um programa para ser usufruído na unidade hoteleira dedicada a receber os hóspedes que elegem o enoturismo como uma das valências dos seus momentos de lazer.

O alojamento (duas noites) em quarto quádruplo na Casa do Lagar é completado no programa por um pequeno-almoço servido na outra unidade de enoturismo, a Casa das Pipas, um jantar de quatro momentos no Restaurante da Quinta do Portal e um passeio de jipe personalizado com visita guiada à Quinta do Confradeiro, com um piquenique incluído.

As experiências veem-se ainda complementadas com um passeio de barco, com a duração de uma hora, no rio Douro, e uma visita ao armazém de vinhos desenhado pelo arquiteto Siza Vieira, com uma prova de vinhos incluída.

A Casa do Lagar resulta do aproveitamento de um antigo lagar de azeite que servia toda a vila de Celeirós do Douro, em Sabrosa, e tem quatro quartos, todos eles diferentes entre si.

 

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Nova Edição: Entrevista ao Presidente da CTP, Portugal Green Travel, LATAM e dossier Turismo de Saúde e Bem-Estar

A próxima edição do PUBLITURIS faz capa com a entrevista a Francisco Calheiros, presidente da CTP, a propósito da comemoração de mais um Dia Mundial do Turismo e da conferência de 27 de setembro. Mas há mais: o compromisso da Portugal Green Travel com o Interior, Rotas do Sal, entrevista a Thibaud Morand, diretor-geral da LATAM Airlines para a Europa, e dossier dedicado ao Turismo de Saúde e Bem-Estar.

Publituris

A poucos dias da comemoração de mais um Dia Mundial do Turismo, o jornal PUBLITURIS falou com Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), a propósito da conferência que irá organizar no dia 27 de setembro, dedicada ao tema “O Turismo como Fator de Coesão Nacional”.

Se para o presidente da CTP o Turismo é “promotor da coesão nacional, não só territorial como também económica e social”, Francisco Calheiros admite que “o setor do Turismo será provavelmente a melhor Parceria Público Privada do nosso país”.

Sobre o aeroporto, “nem parece que ter um novo aeroporto é uma prioridade do país”, salienta o presidente da CTP.

A edição de 15 de setembro começa, no entanto, com artigo sobre a DMC Portugal Green Travel, empresa fundada em 2019 por Hugo Teixeira Francisco e João Daniel Ramos. A partir de Coimbra, a empresa mantém o compromisso de trabalhar os territórios do interior e de baixa densidade no nosso país, numa ótica da sustentabilidade, da promoção e da criação de valor nessas localidades.

Nos “Destinos”, damos a conhecer a Rotas do Sal, primeira empresa a promover passeios para observar os golfinhos do estuário do Sado. A empresa foi a primeira a ter licença para realizar tours para observação de golfinhos no estuário do Sado, mas a Rotas do Sal disponibiliza várias opções de tours no mar e em terra.

Nos “Transportes”, entrevistámos Thibaud Morand, diretor-geral da LATAM Airlines para a Europa, que nos falou sobre o aumento de capacidade a partir de novembro, colocando a companhia mais perto dos dois voos diários.

O “Dossier” desta edição é dedicado ao Turismo de Saúde e Bem-Estar. Sendo certo que a pandemia da COVID-19 deixou muitas mazelas e perdas neste setor do turismo, não só em Portugal, como em todo o mundo, criou uma tendência e começou-se a observar uma rápida recuperação do setor, uma vez que o turista procura muito mais os destinos onde pode ter uma experiência de natureza mais saudável, tratando não só do físico como da mente.

O nosso país oferece tudo isso e aposta neste segmento estratégico, até porque poderá esbater a sazonalidade e possibilitar o desenvolvimento das regiões do interior e de baixa densidade.

Além do Pulse Report, numa parceria entre o PUBLITURIS e a GuestCentric, esta edição traz as opiniões de Jaime Quesado (economista e gestor), Carlos Torres (jurista e professor na ESHTE) e António Paquete (economista).

Boas leituras!

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Para mais informações contacte: Carmo David | [email protected] | 215 825 43

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Edição Digital: Entrevista ao Presidente da CTP, Portugal Green Travel, LATAM e dossier Turismo de Saúde e Bem-Estar

Em destaque nesta edição: entrevista a Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), a propósito do Dia Mundial do Turismo; Portugal Green Travel, entrevista a Thibaud Morand (LATAM Airlines); Rotas do Sal e dossier dedicado ao Turismo de Saúde e Bem-Estar.

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A poucos dias da comemoração de mais um Dia Mundial do Turismo, o jornal PUBLITURIS falou com Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), a propósito da conferência que irá organizar no dia 27 de setembro, dedicada ao tema “O Turismo como Fator de Coesão Nacional”.

Se para o presidente da CTP o Turismo é “promotor da coesão nacional, não só territorial como também económica e social”, Francisco Calheiros admite que “o setor do Turismo será provavelmente a melhor Parceria Público Privada do nosso país”.

Sobre o aeroporto, “nem parece que ter um novo aeroporto é uma prioridade do país”, salienta o presidente da CTP.

A edição de 15 de setembro começa, no entanto, com artigo sobre a DMC Portugal Green Travel, empresa fundada em 2019 por Hugo Teixeira Francisco e João Daniel Ramos. A partir de Coimbra, a empresa mantém o compromisso de trabalhar os territórios do interior e de baixa densidade no nosso país, numa ótica da sustentabilidade, da promoção e da criação de valor nessas localidades.

Nos “Destinos”, damos a conhecer a Rotas do Sal, primeira empresa a promover passeios para observar os golfinhos do estuário do Sado. A empresa foi a primeira a ter licença para realizar tours para observação de golfinhos no estuário do Sado, mas a Rotas do Sal disponibiliza várias opções de tours no mar e em terra.

Nos “Transportes”, entrevistámos Thibaud Morand, diretor-geral da LATAM Airlines para a Europa, que nos falou sobre o aumento de capacidade a partir de novembro, colocando a companhia mais perto dos dois voos diários.

O “Dossier” desta edição é dedicado ao Turismo de Saúde e Bem-Estar. Sendo certo que a pandemia da COVID-19 deixou muitas mazelas e perdas neste setor do turismo, não só em Portugal, como em todo o mundo, criou uma tendência e começou-se a observar uma rápida recuperação do setor, uma vez que o turista procura muito mais os destinos onde pode ter uma experiência de natureza mais saudável, tratando não só do físico como da mente.

O nosso país oferece tudo isso e aposta neste segmento estratégico, até porque poderá esbater a sazonalidade e possibilitar o desenvolvimento das regiões do interior e de baixa densidade.

Além do Pulse Report, numa parceria entre o PUBLITURIS e a GuestCentric, esta edição traz as opiniões de Jaime Quesado (economista e gestor), Carlos Torres (jurista e professor na ESHTE) e António Paquete (economista).

Leia a edição aqui.

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Canárias pondera cobrar pela visita aos parques naturais

A conselheira da Política Territorial, Ambiente e Segurança do Governo das Canárias, Nieves Lady Barreto, disse que o arquipélago está a ponderar a cobrança de uma “taxa turística” para visitar alguns dos espaços naturais protegidos, dando como exemplo o considerado ex-libris das ilhas nesta matéria, o Parque Nacional de Timanfaya, em Lanzarote.

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“É um debate que temos de abrir”, destacou a conselheira à imprensa canarina, “mas todos sabemos que em muitas localidades da Península cobram para entrar em muitos espaços protegidos”.

Barreto enfatizou, no entanto, a vinculação da receita obtida com a arrecadação desta taxa à conservação dos referidos espaços. “Quando queremos ter espaços cuidados temos de fazer grandes investimentos para poder mantê-los”, indicou, “não sei se essa é a solução”. No entanto, foi a favor de se começar a encontrar um equilíbrio entre o custo de manutenção destes espaços e a possibilidade de aceder aos mesmos através da cobrança de uma taxa turística.

Neste sentido, sublinhou a necessidade de abordar a questão com um estudo aprofundado e considerar os prós e os contras que uma decisão como esta pode acarretar.

 

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Líderes do G20 destacam papel do turismo no desenvolvimento sustentável

O papel fundamental do turismo na promoção do desenvolvimento social e económico sustentável foi destacado na Declaração dos Líderes do G20 em Nova Deli.

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A reunião das economias do G20, que decorreua em Nova Deli, Índia, reconheceu a “oportunidade de construir um futuro melhor [através de] modelos de desenvolvimento que implementem transições sustentáveis, inclusivas e justas a nível global, sem deixar ninguém para trás”.

As discussões de alto nível terminaram, ao final de dois dias de trabalhos, com o lançamento da Declaração dos Líderes, um conjunto de objetivos acordados para promover o desenvolvimento e a prosperidade, onde o turismo é reconhecido pela sua capacidade de impulsionar a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O Secretário-Geral da OMT, Zurab Pololikashvili, confirma que “os países do G20 representam mais de 70% do turismo mundial, por isso, a sua liderança na transformação do sector é decisiva”.

Em 2022, o G20 acolheu 74% dos turistas internacionais e 73% das exportações de turismo em todo o mundo. Em 2019, antes da pandemia de COVID-19, o PIB do Turismo atingiu 3,7% das economias do G20.

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Grupo Newtour partilha com o mercado comunicado do Turismo de Marrocos sobre situação no destino

Na sequência do sismo que atingiu Marrocos na passada sexta-feira, dia 08 de setembro, o grupo Newtour partilha com o mercado o comunicado do Turismo de Marrocos, com esclarecimentos sobre a situação atual do país, informações destinadas aos operadores turísticos, companhias aéreas, bem como associações nacionais de viagens e turismo.

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O Gabinete Nacional de Turismo de Marrocos diz que, juntamente com os operadores do ecossistema turístico marroquino desejam informar os seus parceiros internacionais que o epicentro foi nas aldeias da região serrana do meio rural, a 150 km de Marraquexe, que representava a maior parte os danos e a perda de vidas humanas.

O mesmo comunicado partilhado pelo grupo de viagens Newtour indica que “em Marraquexe, a situação está agora sob controlo e está a regressar à normalidade” e que as autoridades identificaram os poucos edifícios que foram danificados na medina e os protegeram.

Por outro lado, referem as autoridades da cidade mais visita por turista internacionais que “os hotéis, todos construídos de acordo com padrões de construção à prova de terremotos, não foram afetados” e que “os profissionais responsáveis ​​por estes hotéis geriram a situação de maneira profissional, respondendo o mais fielmente possível às necessidades de seus clientes”.

Por outro lado, “os aeroportos marroquinos estão todos a operar normalmente” e os viajantes que desejaram regressar a casa “conseguiram sem problemas”, além do que “a grande maioria dos voos de e para de Marrocos foram mantidas e a maioria das companhias aéreas permitiram condições de adiamento ou alteração de bilhetes”.

O Turismo de Marrocos diz que em todo o país, os locais públicos, restaurantes, lojas, espaços culturais e museus estão abertos. Em resumo, “a atividade turística continua inabalável em todas as regiões do Reino”, sublinha.

O comunicado realça quianda que “os profissionais do turismo marroquinos desejam agradecer aos seus parceiros, que em geral mantiveram a atividade no destino e se adaptaram às necessidades dos seus clientes que desejam adiar a sua viagem”.

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