Espanha volta atrás e relaxa restrições relacionadas com a COVID-19
A Espanha mudou de opinião e decidiu relaxar os requisitos de entrada no país relacionados com a COVID-19, decisão que foi anunciada poucos dias depois do país ter alargado até 15 de novembro as restrições relacionadas com a doença.

Inês de Matos
Agência de Viagens El Corte Inglés já está em Guimarães
Lusanova promove formação sobre o Brasil em parceria com a TAP
Incerteza global não impacta viagens na Europa e Portugal continua a ser um dos destinos preferidos
Turismo sustentável e economia circular em análise na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
Celebrity Cruises apresenta novo restaurante e opções de entretenimento do Celebrity Xcel
KIPT CoLab lança Barómetro Estatístico para o setor do Turismo a 26 de maio
LovelyStay celebra 10 anos de operação com bons resultados e acelera expansão internacional
CPLP apoia candidatura do Campo do Tarrafal a Património da Humanidade
Maior Legoland do mundo abre em Xangai em julho
Turismo no Porto confirma crescimento em 2024
A Espanha mudou de opinião e decidiu relaxar os requisitos de entrada no país relacionados com a COVID-19, deixando de exigir o preenchimento de um formulário online e a apresentação do respetivo código na chegada a território espanhol, numa decisão que foi anunciada poucos dias depois do país ter alargado até 15 de novembro as restrições relacionadas com a doença.
“Não será mais necessário preencher o formulário de controlo de saúde para viajar para Espanha nem apresentar o código QR SpTH (Spain Travel Health) no embarque ou no aeroporto de chegada”, anunciou o Ministério da Saúde espanhol, num comunicado divulgado esta segunda-feira, 19 de setembro.
O portal SpTH, assim como as aplicações móveis de saúde, já deixaram inclusive de estar operacionais esta terça-feira, 20 de setembro, apesar de ainda existirem dúvidas quanto aos procedimentos que passam a ser adotados, não sendo, por exemplo, claro se os passageiros têm de apresentar prova de vacinação ou recuperação da doença à chegada.
O certo é que ainda na semana passada, as autoridades espanholas tinham anunciado um prolongamento das restrições de entrada em território espanhol até 15 de novembro, mantendo a necessidade de os passageiros não vacinados apresentarem um teste negativo ou prova de recuperação da doença há mais de seis meses.
A Espanha era até aqui um dos poucos países europeus que ainda mantinham a necessidade de apresentar teste negativo ou prova de recuperação na chegada a território espanhol, além do preenchimento do formulário de saúde, requisitos que começam agora a ser retirados.
Tal como a Espanha, também os Países Baixos têm vindo a abolir várias medidas adotadas na sequência da COVID-19 e, no passado sábado, 17 de setembro, anunciou mesmo o fim de todas as regras e restrições.
“A decisão do governo significa que, a partir de 17 de setembro de 2022, nenhuma restrição ou exigência relacionada com a COVID-19 se aplica a viajantes que entrem nos Países Baixos, incluindo os provenientes de países fora da UE/área Schengen”, indicou o executivo neerlandês em comunicado.