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Novo navio da Avalon Waterways chega ao Douro em 2024

O Avalon Alegria vai contar com capacidade para 102 passageiros e vai realizar cruzeiros de ida e volta de oito dias, com partida do Porto, contando com escalas no Pinhão e em Barca d’Alva.

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Novo navio da Avalon Waterways chega ao Douro em 2024

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A Avalon Waterways vai passar a contar com um novo navio no Douro em 2024, data em que está prevista a chegada do navio Avalon Alegria, com capacidade para transportar 102 passageiros e que vai realizar cruzeiros de oito dias, a partir do Porto.

“Estávamos à espera da oportunidade perfeita para adicionar Portugal ao nosso robusto portefólio e esse dia finalmente chegou”, congratula-se Janet Parton, diretora de vendas e marketing da Avalon Waterways para o Reino Unido, citada pela publicação britânica Travel Weekly.

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O navio, que vai contar com 51 cabines divididas por dois decks, vai realizar cruzeiros de ida e volta de oito dias, com partida do Porto, contando com escalas no Pinhão e em Barca d’Alva.

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“Convidamos os nossos hóspedes a navegar pela primeira vez no Douro, estamos a trazer os nossos navios de suites para o sudoeste da Europa e não podíamos estar mais entusiasmados”, acrescenta a responsável.

Os preços para os cruzeiros do Avalon Alegria, que apenas vão ter início no final de 2024, começam nos 3.127 euros.

A Avalon Waterways é uma empresa de cruzeiros fluviais que opera na Europa, China, Sudeste asiático, América do Sul, Índia e Ilhas Galápagos

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Fiordes do Norte da Europa são o itinerário “mais querido” da Costa Cruzeiros no mercado português

A Costa Cruzeiros apresentou esta quarta-feira, 7 de maio, as principais novidades para a temporada de cruzeiros que está a começar, numa cerimónia a bordo do Costa Diadema, navio que passou por Lisboa num itinerário de posicionamento desde o Brasil até Kiel, na Alemanha.

A Costa Cruzeiros apresentou esta quarta-feira, 7 de maio, as novidades para a temporada de cruzeiros que está a começar e que, segundo Henrique Mateus, Senior Sales Manager da Costa Cruzeiros em Portugal, conta com viagens “em todo o mundo”, ainda que o destaque vá para os Fiordes do Norte da Europa, que é, atualmente, “o itinerário mais querido do mercado”.

“Este navio vai para o Norte da Europa, onde vai fazer os Fiordes, que é o itinerário mais querido do mercado”, explicou Henrique Mateus, durante uma cerimónia a bordo do Costa Diadema, navio com capacidade para 4947 passageiros, que passou por Lisboa durante um itinerário de reposicionamento, desde o Brasil até Kiel, na Alemanha.

No entanto, como realçou o Senior Sales Manager da Costa Cruzeiros em Portugal, além dos Fiordes do Norte da Europa, a oferta da companhia para esta temporada conta com uma vasta gama de cruzeiros em diferentes destinos.

“A Costa, neste momento, abrange todo o mundo em termos de itinerários, temos desde a Volta ao Mundo, cruzeiros na Ásia – é o Costa Serena que está na Ásia –, temos cruzeiros no Mediterrâneo Ocidental e Oriental, e temos cruzeiros no Norte da Europa”, indicou o responsável.

Este ano, a Costa Cruzeiros não vai contar com o itinerário Lisboa-Lisboa, ainda que estejam previstos vários embarques e desembarques na capital portuguesa, a exemplo do que aconteceu esta quarta-feira, em que desembarcaram cerca de 1.500 passageiros, tendo-se registado o embarque de um número semelhante.

“Não temos o itinerário Lisboa-Lisboa este ano, mas não deixamos de ter embarques em Lisboa. Temos este embarque e, quando o navio descer do Norte da Europa, na mesma altura do Costa Favolosa, ambos farão também cruzeiros posicionais até Savona ou Barcelona”, acrescentou Henrique Mateus.

O responsável comercial da Costa Cruzeiros em Portugal falou ainda sobre as novidades da companhia ao nível das excursões em terra, que foram reformuladas, passando agora a dividir-se em quatro tipos, incluindo desde as excursões mais básicas de autocarro, a experiências em família ou programas mais radicais.

“Remodelámos totalmente a forma de apresentar as nossas excursões e o conhecimento dos destinos. Achamos que é muito importante porque, ao fim e ao cabo, o cruzeiro é descobrir um destino, é toda a envolvência das experiências”, indicou também Henrique Mateus.

A oferta gastronómica, com destaque para os restaurantes temáticos e de especialidade, como o Archipelago, com menus de degustação de três chefes com estrelas Michelin, o Sushino, dedicado ao sushi, ou o Teppanyaki, um showcook de comida asiática, também esteve em destaque.

“A experiência gastronómica a bordo é excelente”, garantiu o responsável, explicando que, apesar deste ser um produto tudo incluído, as refeições nos restaurantes de especialidade são pagas à parte.

Além da apresentação, a escala do Costa Diadema em Lisboa contou com uma visita de um grupo de agentes de viagens e jornalistas, que puderam conhecer as áreas públicas e algumas tipologias de cabines deste navio, que é um dos maiores da frota da Costa Cruzeiros e que conta com todos os restaurantes de especialidade que já se encontram nos navios mais recentes da frota da companhia.

Compromisso com a sustentabilidade e a inovação

Além da experiência do cruzeiro, em destaque durante a apresentação esteve também o compromisso da Costa Cruzeiros com a sustentabilidade e a inovação, palavras que, segundo Henrique Mateus, melhor descrevem atualmente a ação da companhia de cruzeiros.

No entanto, o tema da sustentabilidade foi abordado por Rafael Fernández-Alava, Communication Director para Espanha e Portugal, que falou sobre a política da companhia neste tema.

“A sustentabilidade é muito importante para a Costa e para a Carnival Corporation, que é a companhia matriz, a maior companhia de cruzeiros do mundo, tem nove marcas e uma dessas marcas é a Costa”, explicou o diretor de comunicação da Costa Cruzeiros.

Este é, segundo o responsável, um tema que a Costa Cruzeiros leva “muito a sério”, motivo pelo qual foi a primeira a encomendar navios movidos a GNL e tem vindo promover “atividades para cada um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável”, que são medidas anualmente de acordo com “indicadores concretos para esses objetivos”.

“Temos muitas ações em andamento para reduzir as emissões e, em 2023, conseguimos reduzir em 10% as emissões de gases de efeito estufa e isso aconteceu no ano que teve mais emissões e em que aumentámos em 30% a nossa capacidade”, acrescentou, revelando que é também por isso que a Costa está a testar várias tecnologias para que seja possível chegar a 2050 com zero emissões poluentes.

Além da sustentabilidade ambiental, a Costa Cruzeiros tem vindo também a desenvolver iniciativas de economia circular, nomeadamente através da doação de refeições a bancos alimentares e outras instituições sociais, numa ação que está também a ser estudada para Lisboa dentro do universo das companhia da Carnival.

 

 

 

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2025 promete trazer novos e cada vez melhores navios de cruzeiro

Para este ano, está prevista a inauguração e respetiva entrada em funcionamento de vários navios de cruzeiros, que contam com características ainda mais inovadoras, prometendo revolucionar este setor.

Este ano promete trazer a entrada em funcionamento de vários navios de cruzeiro, embarcações que, tal como as que entraram em funcionamento nos anos mais recentes, são ainda mais sustentáveis e inovadoras, e que têm em comum a oferta de experiências marcantes em alto mar.

Uma das companhias de cruzeiros que vão contar com novidades a este nível é a MSC Cruzeiros, cuja inauguração do MSC World Asia está prevista para 2026. O navio, cujo batismo está previsto para 11 de dezembro do próximo ano e que, segundo Eduardo Cabrita, diretor-geral da MSC Cruzeiros, vai passar a temporada inaugural no Mediterrâneo Ocidental, já tem itinerários disponíveis para reserva para o inverno e verão de 2026.

“O navio oferecerá mais de 40 bares, lounges e restaurantes, juntamente com entretenimento internacional, uma série de espaços familiares e muito mais para proporcionar a melhor experiência de cruzeiro”, explica o responsável ao Publituris, revelando que o navio vai fazer “itinerários de sete noites para os destinos mais populares no Mediterrâneo Ocidental- Barcelona (Espanha), Marselha (França), Génova, Civitavecchia, Messina (Itália) e Valletta (Malta) com embarque acessível em todos os portos”. Já na temporada de verão de 2027, o MSC World Asia vai oferecer um itinerário de 7 noites com escalas em Barcelona, Marselha, Génova, Nápoles, Messina e Valletta.

Eduardo Cabrita explica que, seguindo os passos do seu navio-irmão, “o MSC World Asia terá sete distritos a bordo, cada um com a sua própria atmosfera, instalações e experiências, concebidos para melhorar a experiência de cruzeiro, permitindo que cada passageiro crie umas férias únicas e exclusivas e maximize o seu ste ano promete trazer a entrada em funcionamento de vários navios de cruzeiro, embarcações que, tal como as que entraram em funcionamento nos anos mais recentes, são ainda mais sustentáveis e inovadoras, e que têm em comum a oferta de experiências marcantes em alto mar. Uma das companhias de cruzeiros que vão contar com novidades a este nível é a MSC Cruzeiros, cuja inauguração do MSC World Asia está prevista para 2026. O navio, cujo batismo está previsto para 11 de dezembro do próximo ano e que, segundo Eduardo Cabrita, diretor-geral da MSC Cruzeiros, vai passar a temporada inaugural no Mediterrâneo Ocidental, já tem itinerários disponíveis para reserva para o inverno e verão de 2026. “O navio oferecerá mais de 40 bares, lounges e restaurantes, juntamente com entretenimento internacional, uma série de espaços familiares e muito mais para proporcionar a melhor experiência de cruzeiro”, explica o responsável ao Publituris, revelando que o navio vai fazer “itinerários de sete noites para os destinos mais populares no Mediterrâneo Ocidental- Barcelona (Espanha), Marselha (França), Génova, Civitavecchia, Messina (Itália) e Valletta (Malta) com embarque acessível em todos os portos”. Já na temporada de verão de 2027, o MSC World Asia vai oferecer um tempo a bordo”.

O navio distingue-se também para sustentabilidade, já que o MSC World Asia será “movido a gás natural liquefeito, um combustível que permite uma transição direta para o gás natural liquefeito bio e sintético renovável”. Além disso, o navio “estará equipado com a ligação de energia em terra, o que permite que os motores do navio sejam desligados, enquanto estão no porto, eliminando as emissões locais e reduzindo o impacto na qualidade do ar local”, explica Eduardo Cabrita.

Mas o MSC World Asia está longe de ser o único navio com inauguração prevista para os próximos tempos. Nos últimos dias, a MSC Cruzeiros inaugurou também o MSC World America, navio que é o segundo da World Class da MSC Cruzeiros e que será o primeiro a contar com sete distritos a bordo, combinando o estilo europeu com o conforto americano.

Mas, além das MSC Cruzeiros, há várias outras companhias de cruzeiros que contam inaugurar novos navios nos próximos tempos, a exemplo da Royal Caribbean International, que vai receber, em breve, dois novos navios de cruzeiro da classe Icon. “Na Royal Caribbean teremos dois novos navios, e ambos da classe Icon”, indica Francisco Teixeira, explicando que o Star of the Seas vai contar com uma “base em Port Canaveral a partir de agosto de 2025, com cruzeiros pelas Caraíbas”, enquanto o Legend of the Seas entra em funcionamento a partir de agosto de 2026, com cruzeiros de Barcelona pelo Mediterrâneo.

“Estes navios dispõem de uma grande diversidade de atividades, espetáculos e restaurantes incluídos para todos os grupos etários. Consideramos um cruzeiro nestes navios como as melhores férias em família”, afirma Francisco Teixeira.

Já a Celebrity Cruises vai ter o lançamento de mais um navio da série Edge, o Celebrity Xcel, que segundo Francisco Teixeira conta “com o novo The Bazar onde serão retratados espetáculos culturais dos destinos que visita”. “Os navios desta série são elegantes, com um design dos interiores desenvolvidos por famosos arquitetos, e onde a gastronomia e o serviço são destaques”, explica o responsável.

Já a Costa Cruzeiros adianta ao Publituris que, por enquanto, não tem planos para a inauguração de novos navios, já que os atuais “foram recentemente renovados, portanto, no momento, não há previsão para a chegada de novas embarcações para a Costa Cruzeiros”.

Várias companhias com inaugurações previstas para os próximos anos
Em breve, esperam-se também novidades na Virgin Voyages e na Princess Cruises, companhias de cruzeiros que contam, ambas, com a chegada de novas embarcações. No caso da Princess Cruises, 2025 vai trazer, no terceiro trimestre do ano, a inauguração do Star Princess, navio que é irmão gémeo do Sun Princess e que, tal como Brilliant Lady, da Virgin Voyages, começa a operar no terceiro trimestre deste ano, contando ambos “já com um bom avanço nas vendas para 2026”, segundo António Pinto da Silva, diretor comercial da Mundomar Cruzeiros.

Já Ana Bento, Operations Manager do Um Mundo de Cruzeiros, lembra que 2025 vai ficar marcado pela inauguração do terceiro navio Ritz-Carlton, o LUMINARA ALLURA, navio que pertence à classe Vista e que tem chegada prevista para julho.

Já a Windstar recebe o novo Star Seeker a 28 de dezembro de 2025, sendo ainda de assinalar que a Disney vai dar “as boas-vindas ao Disney Destiny em novembro e ao Disney Adventure em dezembro”.

É caso para dizer que, os próximos anos, vão ficar marcados pela chegada de vários navios de cruzeiros, num aumento de oferta e qualidade que promete impulsionar as vendas destes segmentos.

Novos navios que chegam nos próximos anos

MSC Cruzeiros: MSC World America em abril de 2025 e MSC World Asia em 2026;
Royal Caribbean International: Star of the Seas e Legend of the Seas em 2025 e 2026, respetivamente;
Celebrity Cruises: Celebrity Xcel em novembro de 2025;
Princess Cruises: Inaugura o Star Princess no terceiro trimestre;
Virgin Voyages: Brilliant Lady vai ser inaugurado no terceiro trimestre de 2025;
Ritz-Carlton: Inaugura em julho o terceiro navio, o LUMINARA ALLURA;
Windstar: Recebe o novo Star Seeker a 28 de dezembro de 2025;
Disney Cruises: Dá as boas-vindas ao Disney Destiny em novembro e ao Disney Adventure em dezembro.

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Cruzeiros esperam verão positivo e já navegam rumo ao inverno e a 2026

Com as vendas para o verão de 2025 ainda a decorreram a bom ritmo, muitas companhias de cruzeiros estão já a vender o inverno e o verão do próximo ano, para os quais as expectativas são igualmente positivas. Entre os destaques, estão as partidas de portos nacionais, assim como os destinos que os portugueses procuram habitualmente, apesar de também estarem a surgir novas tendências de destinos.

O facto de a Páscoa, este ano, se assinalar apenas em abril atrasou ligeiramente as vendas para o verão de 2025 no sector dos cruzeiros, no entanto, a temporada promete correr de forma positiva, com crescimentos face ao mesmo período de 2024, segundo as companhias de cruzeiros e operadores que representam várias destas companhias em Portugal que o Publituris foi ouvir. De uma forma geral, todos se mostram agradados com este verão e entusiasmados em relação às próximas temporadas. “As vendas para navegar em 2025 estão cerca de 10% acima do ano passado”, diz ao Publituris Ana Bento, Operations Manager do Um Mundo de Cruzeiros, operador especialista na indústria e que trabalha com várias companhias de cruzeiros de luxo. Segundo a responsável, “o maior crescimento regista-se nos cruzeiros para destinos mais distantes, especialmente no Alasca, na Ásia e na Austrália e Nova Zelândia”, sendo que “também os cruzeiros de expedição na Antártida e no Ártico” registam uma procura positiva.

Ana Bento assinala, contudo, que o facto das férias de Páscoa se assinalarem apenas em abril “abrandou as vendas do verão 2025” face ao mesmo período do ano passado. “Apesar disso, estamos à frente nas vendas. Por conseguinte, continuamos otimistas quanto às vendas para o verão de 2025 a partir do final de abril para navegar na Europa”, explica a responsável.

Tal como o Um Mundo de Cruzeiros, também a Mundomar Cruzeiros e a Melair Cruzeiros se mostram satisfeitas com as vendas, com António Pinto da Silva, diretor Comercial do operador que representa em Portugal a Princess Cruises e a Virgin Voyages, mas que vende também o produto de várias outras companhias, a explicar que “as vendas para 2025 ainda estão a decorrer com alguma expetativa”, uma vez que “há sempre clientes ‘last minute’”, o que deverá levar a um aumento das vendas nas próximas semanas.

No caso da Mundomar Cruzeiros, a maior procura centra-se no “Mediterrâneo (pela proximidade), seguindo-se as Ilhas Gregas, as Ilhas Britânicas, os Fiordes, o Alasca (onde a Princess Cruises tem metade da sua frota no verão), para além da América do Sul e a Ásia”. Já Francisco Teixeira, CEO da Melair Cruzeiros, que representa em Portugal as companhias do grupo Royal Caribbean, explica que “as vendas para o verão de 2025 estão a correr muito bem, registando-se um volume de passageiros superior ao mesmo período de 2024, tanto na Royal Caribbean como na Celebrity Cruises”.

De acordo com o responsável, “o Mediterrâneo e as ilhas Gregas continuam a ser os destinos mais procurados pelos portugueses, logo seguido das Caraíbas e Bahamas”, onde existe também um “grande interesse pelos itinerários que visitam a ilha privada “Perfect Day at Cococay””, que o grupo Royal Caribbean detém na região. No entanto, acrescenta Francisco Teixeira, “o destino de destaque foi o Japão com a Celebrity Cruises”.

Satisfeitas com a forma como tem decorrido a procura para o verão de 2025 estão ainda a MSC Cruzeiros e a Costa Cruzeiros, que também relatam ao Publituris uma tendência de aumento.

“As vendas para o verão 2025 tiveram um aumento de ritmo nas últimas três semanas aproximando-se da tendência do ano anterior”, revela Eduardo Cabrita, diretor-geral da MSC Cruzeiros, que aponta “uma procura mais acentuada por destinos como as Caraíbas, devido ao lançamento do MSC World America”, navio que a companhia inaugurou no passado dia 9 de abril, assim como “pelo Norte da Europa, uma vez que o MSC Poesia tem mais cruzeiros de sete noites a partir de Copenhaga do que no ano anterior”.

Apesar disso, o responsável diz que também “os cruzeiros no Mediterrâneo, seja Ocidental e Oriental, assim como os cruzeiros com saída e chegada a Lisboa no MSC Musica, estão sempre na crista das reservas”. Na Costa Cruzeiros, Luigi Stefanelli, Vice President Worldwide Sales, também confessa que a companhia de cruzeiros italiana está a viver uma temporada positiva, com o verão de 2025 a prometer mesmo “ser um dos mais movimentados para o setor de cruzeiros”. Para a Costa Cruzeiros, são os “itinerários pelo Mediterrâneo e Norte da Europa a liderar as escolhas dos portugueses”.

Inverno 2025/2026 igualmente em alta
A decorrer estão já também as vendas para o inverno 2025/2026, que também têm trazido boas indicações para a generalidade dos intervenientes consultados pelo Publituris.

“O Inverno 2025-2026 está com uma tendência muito boa, quase o dobro dos números em comparação com o ano anterior pela mesma altura”, indica Eduardo Cabrita, atribuindo o sucesso das vendas ao “facto de o MSC Musica com partida do Funchal estar disponível há mais tempo do que no ano anterior”, ainda que, também em determinadas áreas como as Caraíbas, Emirados Árabes Unidos e Mediterrâneo, a MSC Cruzeiros tenha já “mais do dobro de vendas do que no ano anterior”.

O responsável diz ter ainda “grandes expectativas” para os cruzeiros com embarque e desembarque no Funchal, uma vez que a MSC Cruzeiros vai oferecer “maioritariamente cruzeiros regulares de sete noites, o que constitui uma grande diferença em relação ao Inverno 2024/2025 em que havia uma mistura de itinerários com várias noites diferentes”.

Igualmente satisfeito e otimista mostra-se Luigi Stefanelli, que lembra que “as projeções para o inverno de 2025/2026 indicam um desempenho sólido para o setor de cruzeiros, impulsionado pelo desejo dos viajantes de fugir do frio e explorar destinos como as Caraíbas, América do Sul, Emirados e Ásia”. “Essas regiões destacam-se como favoritas, oferecendo clima quente e paisagens deslumbrantes”, acrescenta, destacando, contudo, “as saídas do Funchal a bordo do Costa Fortuna, com cruzeiros de sete noites entre dezembro de 2025 e abril de 2026”, como “a grande novidade” da Costa Cruzeiros para o próximo inverno.

Já Francisco Teixeira refere que, na Melair Cruzeiros, são os “destinos longínquos” que são mais comercializados “na temporada de inverno”, cuja duração varia entre as sete e as 14 noites. “A Ásia é o destino mais procurado, seguido pela América do Sul e Austrália e Nova Zelândia, mas verificamos já uma forte procura pelos cruzeiros pelas Bahamas”, explica o CEO da empresa.

E também António Pinto da Silva diz ter “expectativas muito boas” para o próximo inverno, lembrando que tanto a Princess Cruises como a Virgin Voyages vão inaugurar novos navios, que começam a operar no terceiro trimestre e que oferecem uma perspetiva positiva para as vendas também do inverno 2025/2026. “Com estes dois navios, a nossa oferta de itinerários aumenta consideravelmente, sendo que a grande novidade é que ambos vão fazer itinerários no Alasca em 2026. Assim, crescemos ainda mais a grande oferta que já temos para este destino”, acrescenta o responsável.

Verão 2026 também já está à venda
Já à venda está também grande parte da programação para o verão de 2026 e com boa 46 procura. “2026 está muito à frente do que estávamos em 2024 ou 2025, nesta altura”, adianta Ana Bento, que defende que “os clientes estão cada vez mais conscientes de que a reserva antecipada os ajuda a obter espaço a melhores preços, especialmente nos destinos de longo curso, que se esgotam muito mais cedo”. A responsável lembra, contudo, que, “para os cruzeiristas de luxo, o verão não é a principal data de navegação. Este tipo de cliente também navega durante o resto do ano noutros destinos quentes como a Ásia, Austrália e Nova Zelândia, América do Sul e Caraíbas, para além da Europa no verão”.

Já António Pinto da Silva afirma que, “desde que o produto é carregado no sistema, as vendas começam a acontecer”. “Para se ter uma ideia, já estamos a vender para 2027, principalmente para aqueles itinerários mais concorridos como as Voltas ao Mundo”, exemplifica.

As vendas para a temporada de verão 2026 estão, segundo o responsável, “em velocidade de cruzeiro”, apesar do diretor comercial da Mundomar Cruzeiros considerar que “o mercado português não responde com tanta antecedência, a não ser nos muitos pedidos de grupos” que o operador também costuma receber.

O verão de 2026, na Mundomar Cruzeiros, vai ficar marcado pela aposta nos programas Tudo Incluído, com avião, transfers, hotel, cruzeiro e guia acompanhante, além dos “programas com guia permanente a bordo e dos Cruzeiros MOVE-TE!”, onde a Mundomar Cruzeiros tem “uma grande equipa a bordo em datas pré-estabelecidas para animar” os seus passageiros.

Realidade idêntica vive a Melair Cruzeiros, com Francisco Teixeira a revelar que “as vendas para o verão de 2026 começaram em novembro de 2024 e seguem a bom ritmo”. “Verificamos que o mercado está a reservar as suas férias com maior antecedência e já percebeu que poderá encontrar mais e melhores opções dentro do seu budget”, refere o responsável, que aconselha uma antecipação de 12 a 15 meses na compra de um cruzeiro.

Para a Melair Cruzeiros, o verão do próximo ano vai trazer “diversos destaques”, a começar logo pelo “lançamento do novo conceito Royal Beach Club nos destinos de Nassau, na praia de Paradise Island e Cozumel”. “Será um clube exclusivo, e comercializado apenas para os passageiros do Grupo Royal Caribbean, com praia, piscina, restaurante e cabanas”, explica, indicando ainda que, a nível de destinos, os destaques vão ser “o Japão, o Alasca e as Caraíbas/ Bahamas, mantendo-se o Mediterrâneo as ilhas Gregas como o principal destino”.

Na Costa Cruzeiros, as vendas para a temporada de verão de 2026 tiveram início “em outubro de 2024”, sendo que também Luigi Stefanelli considera que “os clientes portugueses demonstram uma tendência de reserva antecipada, aproveitando as diferentes campanhas disponíveis”.

Quanto a destinos, os destaques vão para os itinerários que o Costa Fortuna vai continuar a oferecer na Grécia e Turquia, com partida de Atenas, com o responsável a explicar que a manutenção da aposta neste itinerário que visita Istambul, Mykonos, Rodes, Heraklion e Santorini, entre maio e outubro, se deve “à alta procura” que ele tem registado. Já os navios Costa Smeralda e Costa Toscana vão operar cruzeiros semanais pelo Mediterrâneo Ocidental, explorando destinos em Itália, França e Espanha, ainda que a grande novidade seja o novo itinerário de uma semana do Costa Fascinosa, desde Atenas, que visita “quatro ilhas em Itália, Grécia e Malta, como Argostoli (Kefalonia), Mykonos, Sicília (Catânia), Taranto e Valletta”.

E também na MSC Cruzeiros as vendas para o verão de 2026 já começaram, com Eduardo Cabrita a indicar que a companhia de cruzeiros já tem “algumas vendas para o verão 2026”, apesar de considerar que “ainda é cedo para tirar conclusões, uma vez que o foco da companhia neste momento é o verão 2025”. Ainda assim, o responsável revela que, para o verão 2026, a MSC Cruzeiros vai “apresentar muitas novidades”, que vão ser conhecidas à medida que essa temporada se for aproximando. “Por agora, podemos mencionar dois grandes destaques: em primeiro lugar, a inauguração do MSC World Asia que navegará no Mediterrâneo Ocidental a partir de dezembro de 2026, com itinerários de inverno e verão já disponíveis para reserva, e ainda os nossos itinerários para o Alasca. Será a primeira vez que a MSC Cruzeiros oferecerá cruzeiros para o Alasca, com itinerários de sete noites de maio a setembro de 2026, a partir de Seattle, para destinos como Ketchikan, Icy Strait Hoonah, Tracy Arm, Juneau (Alasca, EUA) e Victoria (Colúmbia Britânica, Canadá)”, congratula-se o responsável da MSC Cruzeiros.

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Play Airlines lança nova campanha com descontos até 25%

A Play Airlines lançou uma nova campanha de descontos, que oferece reduções até 25% em voos para a Islândia com partida de Lisboa, Porto, Faro e Funchal, numa oferta que está em vigor até 12 de maio.

A Play Airlines lançou uma nova campanha de descontos, que oferece reduções até 25% em voos para a Islândia com partida de Lisboa, Porto, Faro e Funchal, numa oferta que está em vigor até 12 de maio.

“Mais uma vez, a Play Airlines convida os portugueses a descobrir os encantos da Islândia, um país onde é possível assistir a fenómenos naturais e geológicos surpreendentes, com descontos imperdíveis”, lê-se num comunicado da companhia aérea.

Nas partidas de Lisboa e da Madeira, a promoção abrange os períodos de maio e setembro de 2025, assim como de março de 2026, enquanto as partidas de Faro e Porto estão disponíveis para maio, agosto e outubro de 2025.

A companhia aérea explica que o desconto anunciado é válido em voos selecionados dentro do período de voo anunciado para novas reservas online, em ligações de ida e volta. Todas as condições estão disponíveis aqui.

O desconto aplica-se apenas à tarifa aéreas, excluindo impostos, taxas, serviços adicionais e encargos da transportadora, e está sujeito a disponibilidade, sendo automaticamente realizado durante o processo de reserva. A oferta tem, contudo, restrições e taxa de bagagem.

 

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Emirates volta a recrutar tripulantes de cabine em Portugal em maio

A Emirates vai voltar a promover os seus Open Days em Portugal, desta vez, com quatro sessões para recrutar tripulantes de cabine, que decorrem entre 9 e 31 de maio, em Lisboa, Porto, Coimbra e Braga.

A Emirates vai voltar a promover os seus Open Days em Portugal, desta vez, com quatro sessões para recrutar tripulantes de cabine, que decorrem entre 9 e 31 de maio, em Lisboa, Porto, Coimbra e Braga.

“Para todos os que sonham com uma carreira que combine a paixão por viajar com a oportunidade de trabalhar a mais de 11.000 metros de altitude, a Emirates volta a realizar em Portugal, durante o mês de maio, os seus conhecidos Open Days para tripulantes de cabine. As sessões de recrutamento decorrerão em quatro cidades: Lisboa, Porto, Coimbra e Braga, com uma sessão por cidade”, lê-se na informação divulgada pela companhia aérea.

A primeira sessão está agendada para dia 9 de maio, em Lisboa, no SANA Metropolitan Hotel, enquanto o Porto recebe a iniciativa a 11 de maio, no Porto Palácio by The Editory. Já a sessão de Coimbra decorre no dia 29 de maio, no Hotel Coimbra Aeminium Affiliated by Meliã, com Braga a receber a última sessão de recrutamento, a 31 de maio, no Melia Braga Hotel. Todas as sessões têm início pelas 09h00.

A companhia aérea recomenda que os candidatos confirmem antecipadamente as datas e locais dos eventos, o que pode ser realizado aqui, uma vez que os Open Days podem sofrer algumas alterações.

As sessões de recrutamento têm entrada livre e não obrigam a registo prévio, mas a Emirates recomenda também que os candidatos consultem os requisitos pretendidos antes de comparecerem aos Open Days, que estão disponíveis aqui.

A Emirates garante “excelentes oportunidades de carreira” aos seus colaboradores, com “instalações de formação de alta qualidade” e uma vasta gama de programas de desenvolvimento para os seus funcionários.

“Todos os que iniciem a sua carreira de tripulante de cabine serão submetidos a uma intensa formação de oito semanas nos mais elevados padrões de hospitalidade, segurança e prestação de serviços, nas modernas instalações da Emirates no Dubai”, acrescenta a companhia aérea.

Entre as condições prometidas, está “um pacote salarial distinto no mercado, que inclui uma variedade de benefícios, tais como um salário isento de impostos, alojamento gratuito fornecido pela empresa, transporte gratuito de e para o trabalho, excelente cobertura médica, bem como descontos exclusivos em compras e atividades de lazer no Dubai”.

Recorde-se que a companhia aérea opera em Portugal há 12 anos e disponibiliza atualmente 14 voos semanais a partir de Lisboa, sendo a maior operadora mundial dos aviões Boeing 777 e Airbus A380.

A Emirates voa para mais de 140 destinos em seis continentes e conta com mais de 23 mil tripulantes de cabine, incluindo portugueses, que usufruem de “vantagens exclusivas, incluindo benefícios de viagem, tanto para os próprios como para familiares e amigos, em toda a rede de destinos” da companhia aérea.

 

 

 

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Sicily by Car tem novo espaço no centro de Lisboa

Depois da abertura do primeiro espaço no Prior Velho, a Sicily by Car abriu, recentemente, um novo balcão na Avenida António Augusto de Aguiar.

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A Sicily by Car inaugurou um novo balcão em Portugal, localizado na Avenida António Augusto de Aguiar. Este novo ponto de atendimento representa a segunda localização da marca no país, juntando-se ao balcão do Prior Velho, situada nas proximidades do Aeroporto de Lisboa.

A nova unidade surge com o objetivo de “reforçar” a presença urbana da Sicily by Car e de “proporcionar uma experiência ainda mais conveniente e premium aos seus clientes”, refere a empresa, em comunicado.

A abertura desta loja representa mais um passo no plano de expansão da Sicily by Car em Portugal, representando um investimento acima de um milhão de euros, prevendo a marca novas inaugurações em território nacional nos próximos meses, estando a preparar a sua chegada às ilhas Baleares, consolidando a sua estratégia de crescimento no mercado ibérico.

Com uma área de aproximadamente 1000m2 o novo espaço em Lisboa está pensado para oferecer um atendimento ágil e confortável, com uma frota moderna e diversificada que inclui mais de 50 viaturas, desde veículos compactos a SUV. Este novo balcão está preparado para receber clientes particulares ou empresas, apresentando soluções de mobilidade flexíveis, personalizadas e a preços competitivos.

“A escolha da Avenida António Augusto de Aguiar, junto ao Marquês de Pombal, como a nossa segunda localização em Portugal reflete o nosso compromisso em estarmos mais próximos dos nossos clientes, oferecendo uma alternativa central, sofisticada e funcional”, adiantando Filippo Macchi, Country Manager da Sicily by Car Ibéria, que este novo espaço “é um passo estratégico na consolidação da marca em território nacional”.

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easyJet retoma campanha Mega Saldos com descontos até 20% em 70 mil lugares

A campanha de descontos da easyJet é válida para reservas até até 13 de maio de 2025, cujas viagens decorram entre 19 de maio de 2025 e 22 de março de 2026.

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A easyJet está a promover uma nova edição da campanha Mega Saldos, na qual está a oferecer descontos até 20% em 70 mil lugares para vários destinos, em viagens que decorram entre 19 de maio de 2025 e 22 de março de 2026.

“A easyJet, uma das maiores companhias aéreas da Europa, acaba de lançar mais uma campanha de Mega Saldos em Portugal, com 70 mil lugares disponíveis para vários destinos com descontos até 20%”, refere a companhia aérea, em comunicado.

Palermo, Ilhas Baleares como Palma de Maiorca ou Ibiza, Funchal e Porto Santo, assim como Marraquexe são alguns dos destinos incluídos nesta campanha da easyJet, com partidas de Lisboa ou Porto.

A campanha é válida para reservas até 13 de maio de 2025, realizadas através do website da easyJet ou da app da companhia aérea.

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Turkish Airlines abre nova rota para Port Sudan a 2 de junho

A nova rota da Turkish Airlines vai contar com três voos por semana, a partir de 2 de junho, ligando a cidade turca de Istambul a Port Sudan, no Sudão.

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A Turkish Airlines vai passar a ligar Istambul a Port Sudan, cidade no Sudão, que vai contar com três voos por semana a partir de 2 de junho, informou a companhia aérea de bandeira turca, em comunicado.

À partida de Istambul, os voos arrancam no dia 2 de junho, contando com ligações aos domingos, quartas e sextas-feiras, com partida pelas 20h30, enquanto a chegada a Port Sudan está prevista para as 23h35.

Em sentido contrário, as partidas de Port Sudan começam a 3 de junho, com saídas às segundas, quintas e sábados, pelas 00h30, enquanto a chegada à cidade de Istambul acontece pelas 05h30, sempre em horários locais.

 

 

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TAP e Atlântica unem-se para reforçar formação em Aeronáutica e Aviação

A TAP e a Atlântica – Instituto Universitário assinaram um protocolo que visa “fomentar uma formação de excelência nos setores da Aviação e Aeronáutica”, ao mesmo tempo que cria “pontes entre o mundo académico e o universo profissional”.

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A TAP e a Atlântica – Instituto Universitário assinaram um protocolo que visa “fomentar uma formação de excelência nos setores da Aviação e Aeronáutica”, ao mesmo tempo que cria “pontes entre o mundo académico e o universo profissional”.

“Com o objetivo de construir uma parceria estratégia para a formação especializada de recursos humanos nos setores da Aeronáutica e Aviação, as duas entidades reconhecem as vantagens do aproveitamento recíproco das potencialidades científicas, técnicas, profissionais e humanas de ambas”, lê-se num comunicado enviado à imprensa.

O protocolo, que está ainda em fase de implementação, prevê o “patrocínio ou desenvolvimento de iniciativas conjuntas de interesse comum e com impactos positivos no setor da aviação civil, em particular de natureza académica, de investigação e formação profissional”.

Ao abrigo deste protocolo, a TAP assume a possibilidade de integrar os alunos da Atlântica no âmbito de estágios e projetos curriculares, enquanto o Instituto Universitário passa a estar disponível “para acolher, em condições vantajosas, os colaboradores da companhia aérea nos seus cursos e ações de formação”.

“Adicionalmente, as duas entidades comprometem-se a colaborar em eventos e atividades de valor para estudantes e profissionais”, refere ainda o comunicado divulgado.

Segundo Natália Espírito Santo, diretora geral da Atlântica – Instituto Universitário, este protocolo insere-se no objetivo do estabelecimento de ensino superior de “estabelecer sinergias com entidades que permitam a divulgação de informação, a realização de projetos e estudos”, assim como a inserção dos alunos na vida profissional, ao mesmo tempo que contribui para a formação de recursos humanos qualificados em aviação civil.

“O protocolo estabelecido com a TAP é mais um passo no desenvolvimento de um núcleo de excelência para a formação de recursos humanos altamente qualificados em aviação civil, que representam uma mais-valia para o setor e para o país”, acrescenta a responsável.

Já João Almeida, diretor interino de Recursos Humanos da TAP, sublinha que “facilitar aos colaboradores regalias e benefícios que contribuam para o seu bem-estar profissional, cultural, económico e social é uma prioridade” da TAP, pelo que este protocolo com a Atlântica “representa, para os profissionais, uma oportunidade para desenvolver e aprofundar competências”.

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Avis Portugal e Medicare estabelecem parceria com descontos para membros

A Avis Portugal estabeleceu uma parceria com a Medicare que vai oferecer um desconto de 20% e outros benefícios aos membros dos planos de saúde da marca, em reservas de veículos realizadas online.

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A Avis Portugal estabeleceu uma parceria com a Medicare que vai oferecer um desconto de 20% aos membros dos planos de saúde da marca, em reservas de veículos realizadas online.

“A ideia de parceria visa uma mobilidade mais simples e acessível para quem valoriza o bem-estar e os cuidados com a saúde”, explica a Avis Portugal, num comunicado enviado à imprensa.

Além do desconto de 20% em reservas realizadas aqui, a parceria permite também acumular cinco pontos no programa de fidelização, que podem posteriormente ser convertidos em experiências e descontos.

A Avis Portugal lembra ainda que disponibiliza um Serviço de Recolha de Chaves através dos Self-Service Kiosks, opção que, em conjunto com o serviço de check-in digital QuickPass, permite aos viajantes usufruírem de um serviço de recolha de viaturas mais rápido e seguro.

 

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