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Royal Caribbean International inaugura quatro novos navios até 2026

O primeiro destes quatro navios a chegar à frota da companhia de cruzeiros será o Icon of the Seas, já no próximo ano, que inaugura a nova classe Icon.

Inês de Matos
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Royal Caribbean International inaugura quatro novos navios até 2026

O primeiro destes quatro navios a chegar à frota da companhia de cruzeiros será o Icon of the Seas, já no próximo ano, que inaugura a nova classe Icon.

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A Royal Caribbean International (RCI) vai inaugurar quatro novos navios de cruzeiro até 2026, todos “acima de 200 mil toneladas e capacidade acima de cinco ou seis mil passageiros”, revelou Francisco Teixeira, diretor-geral da Melair Cruzeiros, que representa a companhia norte-americana em Portugal.

De acordo com o responsável, que avançou a informação esta quarta-feira, 14 de setembro, durante uma visita ao Anthem of the Seas, em Lisboa, o primeiro navio a chegar à frota da companhia de cruzeiros será o Icon of the Seas, já no próximo ano, que inaugura a nova classe Icon.

“No próximo ano, temos uma nova classe chamada Icon, o Icon of the Seas, com 200 mil toneladas vai ser inaugurado em 2023”, indicou Francisco Teixeira, revelando que este será um navio movido a Gás Natural Liquefeito (GNL).

Com capacidade para 5.600 passageiros, o Icon of the Seas será o primeiro navio da classe Icon, que vai assistir à chegada de mais dois navios em 2025 e 2026, o Icon of the Seas II e o Icon of the Seas III.

Entretanto, em 2024, a RCI vai ainda inaugurar o Utopia of the Seas, o sexto navio da classe Oasis e que começou a ser construído em abril deste ano, que será o segundo navio da companhia de cruzeiros movido a GNL e o maior de toda a frota da RCI, com capacidade para 5.735 passageiros.

“Em 2024, chega o Utopia of the Seas, que é o sexto da classe Oásis e vai ser maior, pelo que sei, vai ter 250 mil toneladas”, acrescentou Francisco Teixeira, indicando que todos os navios previstos para os próximos quatro anos têm “acima de 200 mil toneladas e capacidade acima de cinco ou seis mil passageiros”.

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Lisboa sobe ao 6.º lugar no movimento de passageiros na Europa em 2022

No ano 2022, o número total de passageiros a viajar na União Europeia ascendeu a 820 milhões, um aumento de 119% face a 2021. Portugal aparece com mais de 57 milhões de passageiros (7.º lugar), enquanto Lisboa está na 6.ª posição a nível europeu.

Victor Jorge

820 milhões de passageiros. Foi este o número de passageiros movimentado pelos aeroportos na Europa no ano de 2022, correspondendo a uma subida de 119% face aos 374 milhões de 2021, depois de uma quebra de 73%, em 2020, face a 2019.

Portugal surge no ranking do Eurostat em 7.º lugar com mais de 57 milhões de passageiros a passar pelos aeroportos portugueses, ficando Portugal somente atrás da Espanha (199 milhões), Alemanha (155 milhões), França (136 milhões), Itália (132 milhões), Países Baixos (61 milhões) e Grécia (57,8 milhões).

De resto, os aeroportos portugueses mais do que duplicaram o número de passageiros, passando de 22, 3 milhões, em 2021, para os já referidos 57 milhões, em 2022.

Em termos de crescimentos, os países que registaram maiores evoluções, face a 2021, foram Irlanda (+256%), Eslováquia e Finlândia (ambos com +203%).

Já os menores aumentos registaram-se em Chipre (´69%), Bulgária (+74%) e Grécia (+80%).

No que diz respeito ao fluxo de passageiros e sua origem, os dados do Eurostat indicam que 47% do total de passageiros foi extra-UE, com 37% a ser intra-UE e 16% passageiros domésticos. Relativamente a 2021, os números mostram crescimentos de 8 e 1 pontos percentuais nos dois primeiros e um decréscimo de 7 pontos percentuais nos passageiros domésticos.

Aeroporto de Lisboa sobe para 6.º
No que diz respeito aos aeroportos mais movimentados, em 2022, as cinco primeiras posições mantêm-se inalteradas, face a 2021, com Paris Charles de Gaulle no primeiro lugar com 57,5 milhões de passageiros (+119%). Nas posições seguintes surgem, por ordem, Amsterdão/Schiphol (52,5 milhões, +106%), Madrid/Barajas (49,8 milhões, +115%), Frankfurt/Main (48,8 milhões, +97%) e Barcelona/El Prat (41,2 milhões, +123%).

Lisboa surge logo a seguir, em 6.º lugar, com 34,6 milhões de passageiros, registando o maior aumento no Top 10 dos aeroportos analisados na Europa, com um crescimento de 184% face a 2021.

Foto crédito: Depositphotos.com
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Nova promoção da Binter tem preços desde 60,55 euros para voar entre a Madeira e as Canárias

A nova promoção da Binter está disponível para compras até 18 de dezembro e aplica-se a viagens que decorram entre 1 de fevereiro e 30 de abril de 2024, sendo o preço mais baixo para voos entre a Madeira e as Canárias. Os voos desde os Açores apresentam preços a partir de 104,10 euros.

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A Binter, companhia aérea das Canárias, lançou uma nova promoção com preços desde 60,55 euros para voos entre a Madeira e estas ilhas espanholas, numa oferta que está disponível para compras até 18 de dezembro.

A promoção da Binter destina-se a viagens entre 1 de fevereiro e 30 de abril de 2024, sendo o preço apresentado válido por percurso para voos entre a Madeira e a Gran Canaria. Nesta promoção estão ainda incluídos os voos desde Ponta Delgada, nos Açores, neste caso com preços desde 104,10 euros.

Todos os bilhetes podem ser adquiridos online, através do site da companhia aérea, que pode ser consultado aqui, bem como pelo número de telefone 291 290 129 ou ainda através das agências de viagens.

Recorde-se que a Binter voa entre o Aeroporto da Madeira (FNC) e as Canárias quatro vezes por semana, incluindo voos para a Gran Canaria (LPA) às segundas e sextas-feiras, e para Tenerife (TFN) às terças e sábados.

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Governo Regional dos Açores suspende privatização da Azores Airlines devido a instabilidade política

O executivo regional justifica a decisão com a “atual situação política na Região Autónoma dos Açores, com o Orçamento Regional inviabilizado pelos partidos da oposição, e a mais do que provável futura dissolução do Parlamento Regional, com convocação de eleições legislativas regionais antecipadas”.

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O Governo Regional dos Açores anunciou terça-feira, 5 de dezembro, que decidiu suspender o processo de alienação, para efeitos de privatização, da Azores Airlines, companhia aérea do Grupo SATA que realiza voos internacionais.

Num comunicado publicado na página oficial do executivo regional, explica-se que a “atual situação política na Região Autónoma dos Açores, com o Orçamento Regional inviabilizado pelos partidos da oposição, e a mais do que provável futura dissolução do Parlamento Regional, com convocação de eleições legislativas regionais antecipadas, impõe, no entendimento ético democrático do Governo Regional dos Açores, a adequada decisão de suspensão dos concursos de alienação”.

Além da Azores Airlines, a instabilidade política na região ditou também a suspensão da privatização dos hotéis das Flores e Graciosa, processos que vão ficar parados “até que a situação se encontre clarificada”.

“O Governo comunicou aos Conselhos de Administração da SATA Holding S.A e da empresa Ilhas de Valor que suspendessem a tramitação dos concursos públicos, até que a situação se encontre clarificada e seja assumida decisão definitiva pelo novo Governo Regional, resultante das futuras eleições legislativas regionais. Esta é a forma mais responsável e mais conforme à ética democrática de decidir, no atual contexto, pela defesa do superior interesse dos Açores e dos açorianos”, lê-se ainda no comunicado divulgado.

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Turkish Airlines cresce 4,1% e transporta seis milhões de passageiros em novembro

No acumulado desde janeiro, a Turkish Airlines soma já 77,3 milhões de passageiros transportados, o que representa um aumento de 16,6% face a igual período de 2022, incluindo 27,2 milhões de passageiros internacionais.

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A Turkish Airlines transportou, em novembro, um total de seis milhões de passageiros, num crescimento de 4,1% face a igual mês do ano passado, informou a companhia aérea turca, em comunicado.

Segundo a Turkish Airlines, em novembro, o load factor global dos voos da companhia aérea atingiu os 80,4%, incluindo 79,9% nos voos internacionais e 84,8% nos voos domésticos.

Em novembro, a Turkish Airlines alcançou também uma subida no número de passageiros internacionais transportados, indicador que cresceu 11,2% e que passou dos dois milhões no 11.º mês de 2022 para 2,2 milhões em novembro deste ano.

A companhia aérea turca disponibilizou também, em novembro, um aumento de capacidade de 12,1%, chegando aos 18.2 mil milhões de ASK – Available seat kilometers.

No acumulado desde janeiro, a Turkish Airlines soma já 77,3 milhões de passageiros transportados, o que representa um aumento de 16,6%, incluindo 27,2 milhões de passageiros internacionais, o que representa uma subida de 27,9% face a igual mês de 2022.

Desde janeiro, os voos da Turkish Airlines apresentam um load factor de 82,8%, depois de um aumento de 2,3 pontos percentuais, com destaque para o load factor dos voos internacionais, que foi de 82.6%, enquanto o load factor das ligações domésticas foi de 84.8%.

No acumulado desde janeiro, a capacidade cresceu 16,1%, chegando aos 215 mil milhões de ASK – Available seat kilometers.

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MSC Cruzeiros abre vendas para o World Cruise 2026

O MSC World Cruise 2026 vai decorrer a bordo do MSC Magnifica e conta com embarques em quatro portos europeus, entre 4 e 7 de janeiro de 2026, numa viagem de 119 dias, que visita 47 destinos em 32 países.

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A MSC Cruzeiros anunciou a abertura das vendas para o MSC World Cruise 2026, um cruzeiro de volta ao mundo que vai decorrer a bordo do MSC Magnifica e que vai ter embarques entre 4 e 7 de janeiro de 2026.

“O novo itinerário de 119 dias visitará 47 destinos deslumbrantes em 32 países, com sete pernoitas em locais de visita obrigatória e estadias de dia inteiro em todas as outras escalas ao longo desta viagem de uma vida”, destaca a MSC Cruzeiros, num comunicado enviado à imprensa.

O MSC World Cruise 2026 vai contar com embarques em quatro portos europeus, concretamente Civitavecchia (Roma, Itália), Génova (Itália), Marselha (França) e Barcelona (Espanha), que decorrem nos dias 4, 5, 6 e 7 de janeiro de 2026, respetivamente.

No total, esta viagem vai ter uma duração de quatro meses e percorrer 36.000 milhas náuticas, cruzando o Equador duas vezes e visitando diversos destinos imperdíveis.

“Desde maravilhas naturais de cortar a respiração, a locais históricos de renome a cidades vibrantes e centros culturais, este incrível itinerário irá satisfazer o desejo de viajar dos passageiros e levá-los-á numa viagem sem paralelo, apresentando-lhes novos locais, sons, sabores e tradições dos cinco continentes”, acrescenta a companhia de cruzeiros.

Depois da Europa, onde acontece o embarque de passageiros, o MSC Magnifica vai seguir para as Caraíbas e América Central e para a Costa Oeste dos Estados Unidos da América, passando posteriormente mais de um mês no Oceano Pacífico com escalas noturnas em São Francisco, Honolulu, Auckland e Sydney.

Depois da Austrália, o navio segue para a Ásia por mais três semanas, incluindo paragens Tóquio, Xangai e Hong Kong, às quais se seguem paragens no Dubai e em Omã, antes do regresso a casa através da Grécia.

A MSC Cruzeiros sublinha que as reservas antecipadas trazem maiores benefícios aos passageiros, sendo que, no caso do MSC World Cruise 2026, os preços incluem 15 excursões em terra, pacote de bebidas às refeições para todos os passageiros, 30% de desconto na lavandaria e 5% de desconto no preço da reserva para membros MSC Voyagers Club Classic e acima.

 

 

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Nova Edição: Aeroporto em Alcochete, bTd Travel, Cuba, Costa Cruzeiros, FITUR e MICE em Praga

A última edição de 2023 do jornal Publituris dá destaque de capa à solução indicada pela Comissão Técnica Independente para a localização do que será o novo aeroporto para a região de Lisboa. Além disso, trazemos as novidades da bTd Travel, viajámos até Cuba e na Costa Cruzeiros, entrevistámos a diretora da FITUR e visitámos as ofertas MICE em Praga.

Publituris

50 anos após o início da discussão sobre a localização do novo aeroporto para a região de Lisboa, após quase duas dezenas de locais e com um “jamais” quanto à localização na Margem Sul pelo meio, eis que a Comissão Técnica Independente (CTI) aponta para Alcochete como a solução mais viável. A decisão cabe agora ao vencedor das eleições de 10 de março. Isto, caso o assunto não se arraste por mais alguns anos.

A solução Vendas Novas coloca-se à frente das outras seis possíveis localizações como alternativa para a construção de uma infraestrutura pela qual o setor do turismo reivindica há muito.

Pelo meio, fica o recado de Carlos Mineiro Aires, presidente da comissão de acompanhamento da CTI, “não me passa pela cabeça que este trabalho não venha a servir para nada”. A ver vamos.

Na “Distribuição”, mostramos os pontos altos do 48.º Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), realizado, no Porto de 30 de novembro a 2 de dezembro. E se estava certo que, em 2025, para o 50.º congresso e 75.º aniversário da associação a viagem é feita a Macau, em 2024 será Huelva a anfitriã do evento.

Também na “Distribuição” damos a conhecer a bTd Travel que acaba de se apresentar formalmente em Portugal, como porta de entrada na Europa, uma vez que já está instalada nos EUA e no Brasil. Ao Publituris, Manoel Suhet, CEO da empresa, explicou que a bTd Travel é uma concierge de viagens exclusiva que usa a tecnologia como principal ferramenta para o crescimento, otimização de processos e agilidade, focada no cliente executivo que tem de viajar muito internacionalmente, gasta nas compras online e depois faz a viagem de luxo com a família, e também clientes de alto poder aquisitivo.

A convite do grupo MGM Muthu Hotels, o Publituris visitou a ilha de Cuba, destino que é considerado a Pérola das Caraíbas e que está de regresso ao tabuleiro do turismo internacional, depois do longo encerramento provocado pela COVID-19. Apesar de ainda nem tudo estar bem oleado, o certo é que Cuba ainda é um destino incontornável, até porque continua a contar com praias paradisíacas e com a típica hospitalidade cubana.

Nos “Transportes”, a Costa Cruzeiros promoveu, a 27 de novembro, a 27.ª edição dos Protagonistas do Mar, evento no qual a companhia de cruzeiros distingue anualmente os seus melhores parceiros e que, este ano, voltou a premiar agências de viagens e comunicação social portugueses.

No “Meeting Industry”, entrevistámos Maria Valcarce, diretora da FITUR, feira que pela 44.ª vez, dá o pontapé de saída para mais um ano, no que diz respeito às feiras de turismo internacionais. Para Maria Valcarce o evento “é um espelho que reflete o que a indústria do turismo significa para a economia mundial”.

Também no “Meeting Industry”, viajámos até Praga, cidade das 100 torres, banhada pelo no Rio Vltava, que é visitada em lazer por turistas de todo o mundo e está entre as mais bonitas da Europa, mas também está a dar que falar no que diz respeito à capacidade para acolher eventos internacionais dos mais variados tipos e das mais variadas dimensões.

Além do “Pulse Report”, numa parceria com a GuestCentric, as opiniões desta edição pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Ana Jacinto (AHRESP), Amaro F. Correia (docente), André Villa de Brito (sommelier e tour guide) e Pedro Valle Abrantes (Trypor), e Carlos Torres (jurista).

O jornal Publituris está regresso na edição em papel na primeira semana de janeiro de 2024.

A versão completa desta edição é exclusiva para subscritores do Publituris. Pode comprar apenas esta edição ou efetuar uma assinatura do Publituris aqui obtendo o acesso imediato.

Para mais informações contacte: Carmo David | [email protected] | 215 825 43

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Ministro dos Transportes angolano pede à nova gestão da transportadora TAAG “pleno funcionamento” das frotas

O ministro dos Transportes angolano exortou a nova administração da companhia aérea TAAG a trabalhar para o pleno funcionamento das frotas e satisfação dos passageiros das rotas domésticas e internacionais para a recuperação da confiança da transportadora.

Publituris

Segundo um comunicado de imprensa, Ricardo de Abreu falava durante um encontro alargado com os colaboradores da companhia, em que apresentou os novos membros do conselho da administração, indicados na terça-feira, 5 de dezembro.

Aos novos membros da administração da TAAG, nomeadamente António dos Santos Domingos, presidente do conselho, e Nelson de Oliveira, presidente da comissão executiva, o ministro pediu que “sejam as forças motoras da resolução dos problemas que impedem a empresa de avançar e de se posicionar como companhia de referência”.

“A navegabilidade atempada da frota existente nas rotas em funcionamento e a garantia da satisfação nas rotas domésticas e internacionais dos passageiros da TAAG têm vindo a enfrentar obstáculos que temos de resolver de uma vez por todas”, disse Ricardo de Abreu, citado no comunicado.

De acordo com o governante, foi “justamente a pensar na sua eficaz resolução que os acionistas da companhia procederam às alterações anunciadas”.

“Peço, por isso, a António dos Santos Domingos e a Nelson de Oliveira que se empenhem pessoalmente e em equipa, de mãos dadas com todos os que fazem parte da TAAG, neste objetivo comum que é premente atingir e resolver”, afirmou.

Para o ministro dos Transportes de Angola, os acionistas da companhia área estatal “esperam, obrigatoriamente, a entrega de resultados por parte daqueles a quem confiam a gestão dos seus ativos”.

Salientou que os colaboradores da empresa e a tutela esperam o “pleno funcionamento” da frota e das rotas em que a companhia opera, quer em Angola, quer no estrangeiro, “bem como a sua extensão e recuperação da confiança e preferência dos passageiros”.

Considerou ainda na sua intervenção, acrescenta-se no comunicado, que para que a TAAG se mantenha uma companhia relevante “é necessário que a sua gestão assegure o seu crescimento orgânico, assente na modernização funcional e digital do seu desempenho”.

A alteração do conselho de administração da TAAG foi formalizada, na terça-feira, numa assembleia geral extraordinária da companhia, que tem como acionistas o Instituto de Ativos e Participações do Estado (50%), a Empresa Nacional de Navegação Aérea (40%) e o Fundo Social dos Funcionários e Trabalhadores do Setor dos Transportes (10%).

A transportadora angolana era gerida pelo espanhol Eduardo Soria, que assumiu o cargo de presidente executivo em outubro de 2021, tendo Ana Major a presidir ao conselho de administração.

Os dois últimos anos foram marcados por conflitualidade laboral na empresa, que atravessa um período de reestruturação e um acumular de queixas dos passageiros, descontentes com os frequentes atrasos e cancelamentos de voos da companhia.

Mas também pelo regresso aos lucros, com a TAAG a registar um resultado líquido de 460,1 milhões de kwanzas (cerca de 900 mil euros ao câmbio da altura), em 2022, após anos de prejuízos, reforço e abertura de novas rotas e aquisição de aeronaves.

O Governo angolano quer privatizar a TAAG, mas não se compromete com datas.

Junta-se à equipa, como administrador não-executivo, Miguel Carneiro, que desempenhava as funções de consultor do gabinete do ministro dos Transportes.

Os restantes administradores mantêm-se em funções: Misayely Celestino Isaac Abias, Iuri Miguel Guerra Neto, como administradores não-executivos, e João Miguel da Gama Lobo Semedo, Sais Daalaoui, Maria Manuela Resende da Costa Pardal, Nowel R. Nagala, Custódia Gabriela Pereira Bastos e Susana Ramos, como administradores executivos.

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Azores Airlines antecipa voos diretos entre os Açores e Montreal

A operação aérea direta entre Ponta Delgada e Montreal arranca a 4 de abril de 2024, dois meses mais cedo do que o inicialmente previsto.

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A SATA Azores Airlines irá antecipar o início da operação direta entre Montreal e Ponta Delgada para o dia 4 de abril de 2024, dois meses antes do inicialmente previsto, com a oferta de uma ligação semanal, à quinta-feira.

“Ao anteciparmos a data de início desta operação procuramos melhorar o serviço prestado às comunidades açorianas residentes no Canadá e corresponder à procura que já sentimos”, refere Teresa Gonçalves, CEO do Grupo SATA.

Segundo a mesma, “o arranque desta operação também representa uma conquista importante para a Azores Airlines, que passou a poder contar com uma faixa horária noturna no aeroporto Internacional de Montreal, algo que procurávamos alcançar há algum tempo e que já havia sido identificado como sendo da preferência dos nossos clientes. A antecipação vem igualmente dar resposta adicional aos passageiros que estão a utilizar, de forma crescente e consistente, as ligações da Azores Airlines para chegar aos Açores e a outros destinos europeus para os quais a companhia aérea voa”.

A ligação semanal direta entre os Açores e Montreal ocorre à quinta-feira, entre 4 de abril e até 30 de maio, sendo depois incrementada com a oferta de mais três ligações por semana. Assim, entre junho a setembro, a companhia aérea vai operar quatro ligações semanais, à segunda, terça, quinta e sábado.

A operação entre Montreal e Ponta Delgada, ocorre em faixa horária noturna, “o que é mais confortável para os passageiros e aumenta o potencial de conectividade à chegada aos Açores, através de voos de ligação na SATA Air Açores, que chegam às restantes ilhas do Arquipélago, bem como a outros destinos da Europa operados pela Azores Airlines”, reconhece a companha aérea.

Os voos partem de Ponta Delgada às 18h15 e chegam a Montreal às 20h10 (locais). No sentido inverso, a partida de Montreal será às 21h30 e chegada a Ponta Delgada às 06h30 (locais) do dia seguinte.

Em época alta, a Azores Airlines passa a ter 15 ligações semanais entre Portugal (Ilhas de São Miguel e da Terceira, Porto e Funchal) e o Canadá (Toronto e Montreal). (Nota: cada ligação representa dois voos – ida e volta).

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Câmara de Lisboa ameaça dificultar entrada de passageiros de cruzeiros se não pagarem taxa turística

O presidente da Câmara de Lisboa lamentou a resistência dos operadores de cruzeiros na cobrança da taxa turística aos passageiros que desembarcam na cidade e anunciou que, se não o fizerem, vai dificultar as entradas.

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“É realmente vergonhoso que haja uma resistência tão grande por parte dos operadores a não pagar essa taxa turística”, afirmou Carlos Moedas, referindo-se ao turismo de cruzeiros em Lisboa.

Na reunião da Assembleia Municipal de Lisboa, para apresentar e responder sobre o trabalho do executivo camarário entre setembro e outubro, o autarca foi questionado pela deputada do PS Simonetta Luz Afonso sobre a cobrança da taxa turística aos passageiros de cruzeiros.

Em resposta, o presidente da câmara disse que é “uma luta comum a todos” para que os cruzeiros paguem a taxa turística, de dois euros por noite, indicando que o valor anual a arrecadar rondará um milhão de euros.

“A partir de janeiro, já anunciei que, se [os operadores de cruzeiros] não o fizerem, eu vou fazer aquilo que tenho no meu poder que é dificultar de certa forma as entradas. Não posso ir para lá à porta a receber dinheiro das pessoas, obviamente isso não faria sentido. Posso dificultar a mobilidade dos próprios autocarros e vou fazê-lo se eles não pagarem”, declarou Carlos Moedas.

Na cidade de Lisboa, a taxa turística começou a ser aplicada em janeiro de 2016 sobre as dormidas de turistas nacionais (incluindo lisboetas) e estrangeiros nas unidades hoteleiras ou de alojamento local. Inicialmente era de um euro por noite, mas a partir de janeiro de 2019 aumentou para dois euros.

Relativamente à eletrificação do Terminal de Cruzeiros de Lisboa, para minimizar a poluição causada pelo transporte marítimo, o social-democrata indicou que o município está a colaborar com o Governo e explicou que o processo demora porque há muitas instituições à volta da mesa.

A deputada do PS Simonetta Luz Afonso questionou também sobre mobilidade, ação social, cultura, educação e habitação, concluindo a intervenção com palavras de apoio a Carlos Moedas: “Acreditamos no seu empenho e da sua equipa, partilhado connosco [PS] em prol da nossa Lisboa”.

“O Partido Socialista, como vossa excelência, senhor presidente, quer uma Lisboa inclusiva, multicultural, cosmopolita e solidária, e como oposição responsável apresentaremos alternativas viáveis e consistentes que respeitem as regras democráticas e as instituições e contribuam para um objetivo comum, que é melhor cidade para todos e para todas”, disse Simonetta Luz Afonso.

Em resposta, Carlos Moedas agradeceu a intervenção da deputada do PS e destacou o “tom de capacidade de falar”, considerando que “é uma das primeiras vezes que isso acontece”.

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APG-IET passa a incluir CM Airlines

A CM Airlines é uma companhia aérea com sede em Tegucigalpa, nas Honduras, que foi fundada em 2008 e opera maioritariamente voos domésticos.

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A APG Portugal anunciou a integração da companhia aérea CM Airlines no programa APG-IET, passando a oferta desta transportadora a estar disponível para emissões interline com a chapa GP.

De acordo com a APG Portugal, a CM Airlines é uma companhia aérea com sede em Tegucigalpa, nas Honduras, que foi fundada em 2008 e opera maioritariamente voos domésticos.

Catacamas (CAA), Guanaja (GJA), La Ceiba (LCE), San Pedro Sula (SAP) e Tegucigalpa (TGU), entre outros, são alguns dos destinos para onde a CM Airlines voa nas Honduras, contando com uma frota de 15 aviões.

Com a integração da CM Airlines, o programa APG-IET passa a contar com 140 companhias aéreas, cuja oferta já está disponível para emissões interline com a chapa GP-275, através dos sistemas Galileo, Sabre, Amadeus e Worldspan.

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