Porto entre as sete cidades pré-selecionadas para Capital Europeia de Turismo Inteligente 2023
O Porto partilha a candidatura ao prémio com as cidade de Aarhus (Dinamarca), Gijón (Espanha), Pafos (Chipre), San Sebastian (Espanha), Sevilha (Espanha), Zagreb (Croácia).

Publituris
PLAY Airlines inaugura rota de Faro com oferta de descontos
Greve no Aeroporto de Gatwick afeta voos da TAP na Páscoa
Iberia retoma voos para Washington D.C. com aviões A321XLR
Especialistas na defesa dos passageiros preveem mais procura e mais perturbações no verão
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
A cidade do Porto está entre as sete cidades pré-selecionadas pela Comissão Europeia (CE) para o prémio de Capital Europeia de Turismo Inteligente 2023. Além do Porto, as cidades finalistas selecionadas entre 29 candidatas de 13 países são: Aarhus (Dinamarca), Gijón (Espanha), Pafos (Chipre), San Sebastian (Espanha), Sevilha (Espanha), Zagreb (Croácia).
O concurso esteve aberto a cidades da UE e de países terceiros que participam no Programa COSME, tendo as candidaturas sido avaliadas por um rigoroso painel de peritos independentes. Os candidatos com a pontuação geral mais elevada em todas as categorias passaram à fase seguinte.
Na etapa seguinte, as cidades pré-selecionadas serão convidadas a apresentar as suas candidaturas perante um júri europeu, que selecionará as Capitais Europeias de Turismo Inteligente 2023. Juntamente com o título de Capital Europeia de Turismo Inteligente 2023, as cidades vencedoras receberão apoio ao nível da comunicação e da imagem de marca ao longo de 2023. Inclui-se um vídeo promocional, uma escultura em formato de hashtag especialmente projetada para exibição na cidade e ações promocionais concebidas para aumentar a visibilidade a nível mundial e da UE, bem como para aumentar o número de visitantes.
Desde 2018, o concurso proporcionou uma plataforma para expor histórias de sucesso e práticas de destaque. Os vencedores das edições anteriores, Helsínquia e Lyon (2019), Málaga e Gotemburgo (2020), Valência e Bordéus (2022), são modelos a seguir para o turismo inteligente na Europa e estão internacionalmente classificadas nos primeiros lugares ao nível da sustentabilidade, inovação, qualidade de vida e integração de práticas inteligentes.
De referir que a Capital Europeia de Turismo Inteligente é uma iniciativa da UE, atualmente financiada ao abrigo do Programa COSME, que visa promover o turismo inteligente na UE ao premiar cidades pelas suas abordagens pioneiras ao turismo inteligente em termos de acessibilidade, digitalização, sustentabilidade, património cultural e criatividade. Com base na experiência bem-sucedida de uma ação preparatória proposta pelo Parlamento Europeu, a iniciativa visa promover o desenvolvimento turístico inovador, sustentável e inclusivo, bem como divulgar e facilitar o intercâmbio de boas práticas.