Ouarzazate
Turismo marroquino a caminho da recuperação
Depois de uma longa espera, o verão de 2022 terá finalmente sido o verdadeiro ponto de partida para a recuperação do turismo em Marrocos.
Carolina Morgado
Julho mantém máximos históricos na movimentação de passageiros nos aeroportos nacionais
GEA tem novos websites gratuitos para as suas agências de viagens
Malta ganha nova atração turística em outubro
Pegasus Airlines mantém rotas entre Ancara, Izmir e Lisboa no inverno
IDeaS e Virgin Voyages anunciam parceria para solução avançada de revenue management
6/8 de março de 2025: Fátima e Guarda voltam a acolher os IWRT
Mercado global do Ecoturismo quase duplica em cinco anos
Etihad Airways atualiza período e horários do reforço de voos para o inverno
Tribunal português condena Ryanair por cobrar taxas sobre malas de cabine. ANAV aplaude
Finnair lança tarifa promocional desde 213 euros para visitar a Lapónia no inverno
As receitas e o número de chegadas durante os primeiros 7 meses, e mais particularmente junho e julho, mostram um relativo retorno ao nível pré-Covid.
Os últimos números oficiais atestam que mais de 3,2 milhões de turistas visitaram o país durante os meses de junho e julho de 2022, incluindo 2 milhões em julho, ou 65%. Este fluxo traduziu-se no registo de 3,8 milhões de dormidas no mesmo período.
O turismo marroquino conseguiu recuperar todas as chegadas registadas no mesmo período de 2019, ou seja, antes da pandemia. Para Marrocos e os profissionais do setor, a recuperação já não é uma esperança frágil, mas uma realidade tangível no terreno, uma vez que o destino está a recuperar gradualmente a sua atratividade, apesar de um ligeiro aumento do preço dos bilhetes de avião.
Em termos de receitas cambiais, o setor gerou 27,3 mil milhões de dirhams (MMDH) durante o primeiro semestre de 2022, ou seja, uma taxa de recuperação de 81% de 2019, face ao encerramento das fronteiras durante as primeiras cinco semanas deste ano. Só o mês de junho representa aproximadamente 25% dessas receitas.
Quanto ao primeiro semestre de 2022, o número de chegadas foi de 3,4 milhões de turistas, quatro vezes mais do que em 2021, e 61% do número de turistas que visitaram Marrocos no mesmo período de 2019. Contando com as chegadas de turistas em julho, o país contou com um total de 5,4 milhões de entradas nos primeiros sete meses do ano.