Beja promove vinhos e enoturismo com nova edição da Vinipax
Este ano, a Vinipax decorre entre 30 de setembro e 2 de outubro, integrada no certame Patrimónios do Sul, no Parque de Feiras e Exposições de Beja.

Inês de Matos
Greve no Aeroporto de Gatwick afeta voos da TAP na Páscoa
Iberia retoma voos para Washington D.C. com aviões A321XLR
Especialistas na defesa dos passageiros preveem mais procura e mais perturbações no verão
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
Qatar Airways alarga instalação da Starlink aos aviões A350
A Câmara Municipal de Beja vai voltar a promover a Vinipax, certame dedicado à atividade vitivinícola na região e que, segundo Paulo Arsénio, presidente da autarquia, é também uma oportunidade para dar a conhecer a oferta de enoturismo no concelho e atrair um maior fluxo de turistas a esta cidade do Baixo Alentejo.
“Dos sete engarrafadores de vinhos que temos no concelho, cinco têm enoturismos. Portanto, acreditamos que temos uma mais-valia para que, através do enoturismo, consigamos trazer mais pessoas ao nosso território, seja durante a Vinipax, seja ao longo de todo o ano”, disse Paulo Arsénio ao Publituris, à margem da apresentação da iniciativa, que decorreu esta terça-feira, 6 de setembro, na Casa do Alentejo, em Lisboa.
Segundo o autarca de Beja, a Vinipax, que este ano decorre entre 30 de setembro e 2 de outubro, integrada no certame Patrimónios do Sul, “é a melhor oportunidade que existe em Beja para mostrar quer os enoturismos, quer os vinhos, quer as atividades que lhes estão associadas”.
Nesta edição, a feira de vinhos de Beja vai contar com a participação de “30 produtores em nome individual, mais cinco municípios e dois agrupamentos produtores”, num total de 60 produtores que vão dar a conhecer o melhor dos vinhos do Baixo Alentejo.
Além destes participantes, o município convidou também para marcar presença no certame os vinhos da Moldávia, assim como a região espanhola de Almendralejo e a Cidade do Vinho 2022, título que é detido atualmente por Pinhel.
A Vinipax está integrada na Patrimónios do Sul, um certame que, segundo Paulo Arsénio, “engloba vários patrimónios que advêm do território e que pretende criar atratividade no território” e que vai decorrer nas mesmas datas, no Parque de Feiras e Exposições de Beja.
Na edição deste ano, a primeira depois de dois anos de pandemia, a Vinipax vai partilhar o pavilhão com a iniciativa gastronómica Sul à Mesa, o que, segundo o autarca, pretende “casar os vinhos com a gastronomia”, dando aos visitantes mais um motivo para conhecer a cidade e o seu património gastronómico e vitivinícola.
Este ano, a Câmara Municipal de Beja reforçou a aposta na Vinipax e, além de outdoors nas autoestradas, promoveu também a iniciativa na capital, sendo que esta quinta-feira, 8 de setembro, decorre também a apresentação da feira de vinhos de Beja na própria cidade, com uma iniciativa a decorrer no Castelo de Beja e na qual vão estar representados alguns dos produtores que vão participar no certame.
“Esta ação aqui em Lisboa nunca tinha sido feita e é também uma forma de nos darmos a conhecer e de convidar à visita a Beja, seja para conhecer os nossos vinhos ou os que, não sendo nossos, irão estar em Beja, ou ainda os nossos enoturismos”, acrescentou Paulo Arsénio.
Apesar de estar otimista quanto à afluência de público na Vinipax, o presidente da Câmara Municipal de Beja prefere, por enquanto, não arriscar um número, até porque a Vinipax tem um horário mais reduzido que a Patrimónios do Sul.
“Não arriscaria nenhum número porque a Vinipax acaba por ter um horário particular na feira, é um certame muito específico”, explicou, afirmando, contudo, que “os primeiros sinais antes da feira são muito animadores e positivos”.