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Arquivo: WTM London 2017

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WTM London abre registos para a edição de 2022

Este ano, o WTM London vai decorrer entre 7 e 9 de novembro, no no ExCeL, em Londres, regressando ao seu formato pré-pandemia e inteiramente presencial.

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Este ano, o WTM London vai decorrer entre 7 e 9 de novembro, no no ExCeL, em Londres, regressando ao seu formato pré-pandemia e inteiramente presencial.

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Os registos para a edição deste ano do World Travel Market London (WTM), que vai voltar a decorrer em formato totalmente presencial, entre 7 e 9 de novembro, no ExCeL, em Londres, já se encontram a decorrer e podem ser realizados online, através do website do certame.

“A feira deste ano está de volta ao seu formato pré-pandemia, totalmente presencial, com centenas de destinos expositores e marcas de todo o mundo que vão apresentar os seus novos produtos aos compradores”, destaca a organização do certame, num comunicado enviado à imprensa.

Através do site do WTM London, já é possível fazer o registo para participar na feira de turismo de Londres como visitante, media ou expositor, sendo também possível conhecer o programa de conferências do certame através deste website.

Na edição deste ano, o WTM London vai voltar a contar com um recheado programa de conferências, estando já confirmadas mais de 70 sessões sobre o futuro do setor do turismo, sustentabilidade, tecnologia e novas realidades, e que vão contar com a participação de reputados oradores, entre líderes do setor, oradores motivacionais ou celebridades.

O WTM London vai também voltar a promover o Travel Tech, evento dedicado à tecnologia no setor das viagens e turismo, e que vai igualmente contar com a participação de conceituados oradores internacionais.

“Este ano, o WTM London garante sessões de conferência inspiradoras, novos recursos e oportunidades de networking em abundância, enquanto todos olhamos para o futuro da indústria de viagens”, resume Juliette Losardo, Exhibition Director at World Travel Market London.

 

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Algarve soma recordes e apresenta extenso plano de ações para 2024

A região algarvia prepara-se para acolher voos de seis novos destinos, com a ligação direta de Nova Iorque a Faro a constituir uma fonte de elevada expectativa. O cenário é promissor e com potencial para melhorar os múltiplos recordes alcançados em 2023, seja em números de hóspedes, passageiros no aeroporto, voltas de golfe e proveitos que atingiram os 1.592 milhões de euros, um máximo de sempre.

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Para 2024, o Algarve tem um plano de ações extenso, que passa, desde logo, nas ligações aéreas, uma vez que a região vai acolher este ano voos provenientes de dois novos pontos, somando mais duas rotas às 81 efetuadas por 27 companhias no ano passado. Dos Açores, a partir do verão, o aeroporto de Faro receberá a ligação efetuada pela SATA, estando já marcada para maio o início dos voos da United Airlines que tornará o Algarve e Nova Iorque mais próximos que nunca. No dia 25 de maio aterrará o voo inaugural desta ligação, que sairá na véspera do aeroporto de Newark.

“Os agentes do turismo no Algarve têm trabalhado intensamente para diversificar a oferta do destino, e isso já se sente também fora da época alta. A sustentabilidade financeira das empresas e da oferta de trabalho obriga-nos a esse esforço. Acreditamos que estamos a caminhar para um equilíbrio, em que falar de época baixa se tornará apenas uma muleta linguística. Nunca tivemos tantas dormidas nos períodos de janeiro a abril e de outubro a dezembro” refere, André Gomes, presidente do Turismo do Algarve.

O combate à sazonalidade é ainda promovido através de iniciativas como o Algarve Nature Fest, que regressa em 2024, com caminhadas, passeios de barco ou bicicleta, observação de aves e cetáceos, entre outras atividades de lazer. Será, ainda, reativada a marca Algarve Walking Season, com os quatro festivais de caminhadas no interior da região e mais de 200atividades na natureza, para mais de três mil participantes.

O turismo no Algarve far-se-á também nos campos Industrial e Literário. No primeiro caso, com a participação de 22 parceiros regionais na rede nacional, dentro da Agenda Nacional à Descoberta do Turismo Industrial (16 a 30 de março). Num âmbito cultural mais tradicional, os passeios literários incluirão a Rota Literária Saramago no Algarve.

Ainda para 2024, está previsto um trabalho profundo de análise do turismo na região, juntamente com os stakeholders do setor, do qual sairá uma proposta de Plano de Marketing Estratégico para o Turismo do Algarve para o período de 2024 a 2028, naquela que será a terceira edição deste documento. O novo plano surgirá até final do terceiro trimestre.

Ciente de que esta indústria não poderá prosperar sem sustentabilidade energética, hídrica e ambiental, o Turismo do Algarve está envolvido na promoção do Selo de Eficiência Hídrica, com todo o alojamento turístico da região a ser desafiado a juntar-se a um programa que visa contribuir para a redução de 15% no consumo do setor urbano.

“A oferta muito diversificada do Algarve reflete-se na chegada de turistas com perfis muito distintos. No golfe, por exemplo, dois terços das voltas nacionais jogaram-se nos mais de 40 campos do Algarve”, salienta André Gomes.

Informou ainda sobre a necessidade de prosseguir a aposta na sustentabilidade ambiental, com foco na água, para acomodar este incremento na procura: “Os agentes do turismo do Algarve iniciaram medidas de poupança de água em 2020, com a elaboração do Plano de Eficiência Hídrica Regional, e com isso tornámos o setor mais eficiente. No golfe, temos uma crescente utilização de águas residuais tratadas, e ainda este mês dois novos campos foram ligados a uma ETAR. Ninguém mais que os próprios empresários percebem a necessidade de apostar na sustentabilidade ambiental, condição para a sustentabilidade financeira dos seus investimentos”, destacou o presidente do Turismo do Algarve.

A candidatura à Linha + Interior permitirá, muito em breve, avançar com a valorização do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, com recuperação, valorização e promoção deste território conjunto do Algarve e Alentejo, regiões unidas também na Rede Urbana de Fortalezas. Projeto candidatado aos fundos do Portugal 2030, prevê a requalificação de património que, mais a sul, incluirá duas localidades do sotavento, Castro Marim e Alcoutim.

Já na serra algarvia, o Renature Monchique está a plantar, até ao próximo mês de abril, 125 mil árvores, com 400 mil euros de financiamento assegurados pela Ryanair.

Perspectivas de crescimento após ano recordes

O ano de 2023 terminou, para o Algarve com 5,1 milhões de hóspedes, mais 7,7% que no período homólogo, que em termos de proveitos saldou-se em 1,59 mil milhões de euros. Pelo aeroporto Gago Coutinho passaram 9,6 milhões de passageiros, um máximo de sempre. No golfe somaram-se cerca de 1,4 milhões de voltas.

Para este ano estão estimados mais 136 mil lugares nas linhas aéreas, com seis novas rotas: Marraquexe (Marrocos), Cracóvia (Polónia), Budapeste (Hungria) e Brest (França), para além de Nova Iorque e Ponta Delgada.

Quando comparado com o anterior ano recorde no Algarve, 2019, apenas um indicador se revela ainda aquém, com -2,5% de dormidas, mas já 6,4% acima de 2022.

No entanto, em janeiro de 2024, as dormidas aumentaram 2,1% face ao mesmo mês de 2023, com mais 1,9% de hóspedes, salientando-se ainda o aumento de 6% no número de turistas britânicos no país.

Dados do INE enaltecem a posição do Algarve enquanto o principal destino turístico nacional em dormidas de 2019 a 2023, com uma quota de 26,4% no total de dormidas em Portugal.

A melhoria da oferta na hotelaria e restauração, a estratégia de promoção do destino promovida pelo Turismo do Algarve e a contínua aposta em grandes eventos desportivos, como o MotoGP no Autódromo Internacional do Algarve, têm-se traduzido igualmente na diversificação de destinos.

Reino Unido, Alemanha, Irlanda, Países Baixos, França, Espanha e EUA compõem o leque das principais nacionalidades a chegar ao Algarve, com os britânicos a superarem um terço das dormidas de não residentes. Em franca ascensão está a chegada dos norte americanos, cuja evolução face a 2019 atingiu os 70%.

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Região espanhola Castilla-La Mancha de olhos postos no mercado português

Castilla-La Mancha tem os olhos postos no mercado português que já representa 7% da quota total de visitantes internacionais na região espanhola. Portugal posiciona-se como terceiro país emissor de turistas para Castilla-la Mancha, região que, em 2023, considerado um ano histórico, acolheu quase três milhões de turistas, um aumento de 7% face ao ano anterior.

Face a estes resultados, três responsáveis do Turismo de Castilla-La Mancha, que estiveram na BTL para apresentar o potencial turístico da região, realçaram “a importância de estar aqui a apresentar tudo o que a região tem para oferecer, como diz o nosso logo “Destino das Maravilhas”.

Ana Isabel Fernández Samper, diretora geral de Turismo, Comércio e Artesanato de Castilla-La Mancha, María Soledad García, vice-presidente da Associação Provincial de Empresários de Hotelaria e Turismo de Albacete, e Raquel Ruíz López, deputada Provincial de Turismo da Delegação de Albacete e presidente da Câmara de Elche de la Sierra, estiveram em Lisboa, durante a BTL, e apresentaram, em sessão pública, os atrativos turísticos da região espanhola, e deram a conhecer a nova campanha de promoção do destino para 2024 sob o mote “Castilla-La Mancha, o Destino das Maravilhas”.

A campanha é inspirada no clássico da literatura infantojuvenil “Alice no País das Maravilhas”, e pretende destacar a magia e a diversidade da região, prometendo aos visitantes uma experiência única, onde a realidade e fantasia se cruzam.

Com uma abordagem criativa e envolvente, este conceito pretende capturar e transmitir aos visitantes a essência de Castilla-La Mancha, enfatizando a sua beleza natural, o vasto património histórico, a gastronomia à altura dos paladares mais exigentes, a par das suas ricas tradições culturais, capaz de seduzir tanto os turistas nacionais como internacionais, num convite irrecusável à exploração das “maravilhas” que este destino tem para oferecer.

Conforme foi referido na apresentação, Castilla-La Mancha é um destino turístico que encerra múltiplas experiências com especial destaque para a província de Albacete, uma das joias naturais e etnográficas de Espanha para aqueles que procuram uma experiência de natureza, somando ainda um enorme potencial ao nível da cultura, património histórico, atividades desportivas, festividades de elevado interesse turístico e cultural, tudo acompanhado por uma riqueza gastronómica.

Albacete, foi também dito, tornou-se, recentemente, na primeira província de Espanha e do mundo a obter a certificação completa como “Destino Turístico Starlight”, atribuída a lugares com níveis muito baixos de poluição luminosa, permitindo aos visitantes desfrutar de uma experiência inigualável ​​de observação do céu noturno, o que vai permitir agora alavancar a promoção do turismo astronómico em toda a região. Tudo isso está espelhado na campanha promocional da província, com a marca “Albacete sente-te, sente Albacete”, que realça a diversidade de atividades à disposição dos visitantes.

A apresentação na BTL serviu também de pretexto para dar a conhecer em maior detalhe as riquezas culturais, a herança e tradições da cidade de Elche de la Sierra, localidade que esteve igualmente em destaque.

Exemplo disso foram as Alfombras de Serrín, uma tradição que, na noite do sábado posterior ao Corpo de Cristo, transforma as ruas de Elche de la Sierra num colorido tapete de Serrín com cenas religiosas. Esta tradição surge depois de um comerciante desta província de Albacete, Francisco Carcelén, ter testemunhado as festividades da Oitava do Senhor durante uma visita a familiares que viviam em Terrassa, Catalunha, uma localidade onde era costume cobrir as ruas com pétalas de flores para assinalar a data no bairro de Can Palet. De regresso a Elche de la Sierra, com mais nove amigos, recriou o efeito das pétalas em tapetes tingidos.

Atualmente, realizam-se 30 Alfombras de Serrín, em três praças e 27 trechos de rua, totalizando 1.700 metros quadrados de superfície coberta por esta colorida tradição, que é reconhecida, desde 2014, como Festa de Interesse Turístico Nacional e Bem de Interesse Cultural. Em 2022 foi inaugurado o Museu das Alfombras de Serrín de Elche de la Sierra, o único museu de arte efémera de Espanha.

Em 2024, quando a tradição da cidade cumpre 60 anos, assinala-se mais um importante marco para este legado cultural. No próximo mês de março, em conjunto com a Associação de Amigos das Alfombras do Corpus e outras associações de arte efémera do mundo, será apresentada a candidatura das Alfombras de Serrín a Património Cultural Imaterial da UNESCO, numa altura em que se prepara também a candidatura ao título de Interesse Turístico Internacional desta manifestação artística de comunhão e celebração.

“Estamos a trabalhar em Castilla-La Mancha para tornar o destino mais sustentável, estamos a investir 120 milhões de euros, que vamos executar nos próximos anos em infraestruturas, vamos criar a maior rede de trilhos naturais, bem como colocar em marcha uma rota cicloturística, que será uma das maiores da Europa, que vai abarcar as cinco províncias e passar por 164 municípios, e ainda uma rede de miradouros astronómicos para a observação de estrelas, que vai chegar a 150 nos próximos disseminados por todo o território para a prática do ecoturismo e turismo astronómico”, evidenciou a diretora geral de Turismo, Comércio e Artesanato de Castilla-La Mancha.

Ana Isabel Fernández Samper referiu ainda que “estamos também a fazer grandes investimentos nos nossos parques arqueológicos, na modernização dos nossos espaços naturais e com uma aposta muito grande na digitalização, a eficiência energética (15 milhões de euros vão ser gastos para que as empresas do setor possam ter serviços e práticas mais eficientes nesta contribuição na transição verde) e vamos apostar forte na inovação e na formação de profissionais do setor turística orientada para a excelência”.

Formada por cinco províncias: Albacete, Cuidad Real, Cuenca, Guadalajara e Toledo, Castilla-La Mancha é destino famoso pelo seu artesanato, pelos monumentos únicos das suas cidades e por ser o cenário das aventuras do famoso personagem literário Don Quixote de La Mancha.

Nesta região espanhola pode-se visitar cidades Património da Humanidade como Cuenca, com as suas famosas Casas Suspensas, ou Toledo, com a sua Catedral e o seu Alcázar. Os amantes da cultura e da história podem apreciar os quatro Parques Arqueológicos, com algumas das ruínas rupestres mais antigas de Espanha, e locais de encontro como o Festival Internacional de Teatro Clássico de Almagro. No que diz respeito à natureza conta-se que é um dos territórios da Europa com maior número de Reservas Naturais, Parques Naturais e Parques Nacionais, como o das Tablas de Daimiel e o de Cabañeros. A gastronomia é rica e os vinhos contam com diversos prémios internacionais.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

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Turismo do Dubai promove roadshow para o trade português

O roadshow do Turismo do Dubai acontece a 12 e 13 de março, em Lisboa e Porto, respetivamente, e inclui apresentação do destino, workshop com vários stakeholders do Dubai e almoço de networking.

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O Turismo do Dubai vai promover, a 12 e 13 de março, um roadshow para apresentar o destino ao trade português, que vai passar por Lisboa e Porto, respetivamente.

O evento, que tem início pelas 12h00, inclui uma apresentação sobre o destino do Dubai, assim como um workshop com vários stakeholders do Dubai e almoço de networking.

Em Lisboa, o roadshow do Turismo do Dubai vai ter lugar no Centro de Conferências e Eventos do Tivoli Lisboa, na Avenida da Liberdade, enquanto no Porto acontece no Pestana Palácio do Freixo.

As inscrições para o evento de Lisboa já se encontram esgotadas mas ainda existe disponibilidade para o do Porto, pelo que os interessados devem inscrever-se aqui.

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Alentejo e Ribatejo com agenda cheia para 2024

A Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo lançou o portal “Alentejo & Ribatejo Outdoor”, uma plataforma que agrega a oferta de ‘Walking & Cycling’ dos dois destinos. Além disso, José Santos, presidente da ERT, aproveitou a BTL para divulgar o calendário anual de eventos que irão decorrer em 2024 nos dois destinos.

Victor Jorge

“Alentejo & Ribatejo Outdoor” é a nova plataforma da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo que através do site http://www.alentejo-ribatejo-outdoor.com/pt, dá acesso a cerca de 130 percursos pedestres e mais de 140 percursos de bicicleta (BTT, ciclismo de estrada, gravel e cicloturismo) dos territórios alentejanos e ribatejanos, aos ‘Caminhos de Santiago’ e respetivas etapas que atravessam os destinos e informação e à localização dos Centros Cyclin’Portugal para apoio ao ciclista.

O portal permite ainda descarregar e navegar nas aplicações Caminhos de Santiago, “Responsible Trails” e “Outdooractive”.

Durante a realização da mais recente BTL, José Santos, presidente da ERT Alentejo e Ribatejo teve a oportunidade de referir que, neste novo portal “passamos a disponibilizar informação estruturada e detalhada sobre as várias opções de percursos dos dois destinos”.

E adiantou ainda que, “existe uma oferta diversificada quer no Alentejo, quer no Ribatejo, que convidamos a explorar ao longo de todo o ano. Este lançamento insere-se na estratégia de desenvolvimento regional da oferta turística e reforçar a estruturação dos produtos e a sua divulgação junto do público-alvo”.

Para quem pretende visitar a natureza do Alentejo e Ribatejo, encontra neste portal as diferentes opções desenvolvidas pelas entidades gestoras, nomeadamente Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Rota Vicentina, Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo e seus municípios.

O portal de destino “Alentejo & Ribatejo Outdoor” foi desenvolvido em parceria com a A2Z, tendo subjacente a tecnologia ‘Outdooractive’, para que os utilizadores planeiem a aventura de natureza e façam a navegação pelos percursos, recorrendo ao portal e às aplicações para smartphone.

2024 cheio de novidade
O Alentejo e Ribatejo, contudo, não se ficaram por aqui, com José Santos a divulgar o calendário anual de eventos que irão decorrer em 2024 nos dois destinos.

Assim, a agenda anual do Ribatejo celebra a gastronomia, a natureza, a música e o cavalo, em diversos eventos como o Mês da Enguia e Feira Nacional de Artesanato e de Produtos Tradicionais, em Salvaterra de Magos, em março; o Festival Internacional de Balonismo, em Coruche, de 21 a 24 do mesmo mês; o Festival do Vinho do Cartaxo, entre 26 de abril e 1 de maio; o Sorraia Summer Fest, de 12 a 14 de julho, na Reserva Natural do Cavalo Sorraia; o Festival da Sopa da Pedra, de 26 de agosto a 1 de setembro, em Almeirim; ou a Feira do Cavalo da Golegã, de 1 a 11 de novembro.

Já o Alentejo convida a viver a sua autenticidade, identidade e tradição, aliadas à inovação. Até dezembro, muitas são as propostas para visitar as terras alentejanas, desde o Congresso das Açordas, de 22 de março a 7 de abril, em Portel; passando pela XXI Feira da Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre, nos dias 19 e 20 de abril; o Pés no Chão – Festival Internacional de Dança de Campo Maior, de 3 a 5 de maio; Congresso das Migas, em Mourão, em maio; ou o 10º Festival Internacional de Música de Marvão, de 19 a 28 de julho.

A concluir, José Santos salientou que “há muitos motivos para visitar o Ribatejo e o Alentejo em 2024. A acrescer à nossa oferta é possível agora escolher um ou mais eventos destes dois calendários contendo ambos experiências irrecusáveis”.

 

Sobre o autorVictor Jorge

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Associação de Promoção da Madeira tem novo blog

O site oficial do destino Madeira possui um novo blog intitulado “The Explorer.”. Acabado de lançar, pretende mostrar os atributos do destino através dos testemunhos e experiências dos viajantes que visitam o arquipélago.

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Esta nova plataforma de comunicação, segundo a APM, assume-se como um complemento do website oficial do destino e pretende cativar os leitores através de narrativas genuínas e que têm como pano de fundo a Madeira e o Porto Santo. Para o efeito, foram convidados produtores de conteúdo que visitaram o arquipélago num passado recente e participaram em ações desenvolvidas pela Associação de Promoção da Madeira.

Representando diversos públicos-alvo predominantes para o turismo da região, previamente identificados aquando da construção do site oficial de destino, e dos quais se destacam as famílias, os casais jovens, os casais seniores e os viajantes individuais, os autores convidados irão relatar os momentos inesquecíveis que viveram no arquipélago, através da publicação regular de artigos.

Consciente de que os blogs são plataformas muito utilizadas pelos viajantes, nos momentos de inspiração e de tomada de decisão, a Associação de Promoção da Madeira inova, assim, com a criação deste blog que, num tom de comunicação mais informal, aspiracional e com uma forte componente de storytelling, vê o destino retratado pelos seus visitantes, numa ação que vai ao encontro da essência da marca “Madeira. Tão tua” e que pretende criar envolvimento com todos.

A dinâmica construída para este blog contempla, ainda, conforme refere a entidade de promoção turística da região, a publicação de artigos redigidos internamente, com a assinatura “visitmadeira”, através dos quais serão feitas referências a temas relacionados com os eventos oficiais do calendário de animação turística, com as tradições madeirenses, roteiros pelo arquipélago, entre outros assuntos.

O blog será atualizado regularmente com novos conteúdos, estando disponível a subscrição de uma newsletter para que os interessados possam receber novos artigos aquando da sua publicação. À semelhança do site, o blog está disponível em cinco idiomas: português, inglês, francês, alemão e espanhol.

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Maioria dos visitantes dos Açores fica satisfeita e 87,1% recomendam o destino

De acordo com o mais recente Inquérito  de Satisfação do Turista nos Açores, a maioria dos turistas que visitou os Açores “expressou grande satisfação com o destino em geral, correspondendo este às suas expectativas” e 69,5% apresenta intenção de regressar.

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O mais recente Inquérito  de Satisfação do Turista nos Açores, conduzido pelo Observatório do Turismo dos Açores, apurou que a maioria dos visitantes do arquipélago sente-se satisfeita com o destino e 87,1% recomendariam mesmo os Açores a amigos e familiares.

O estudo, que abrangeu 1728 inquéritos válidos, procurou saber quem são os turistas que visitaram os Açores na época alta de 2023, abrangendo desde a caraterização dos indivíduos até à avaliação da viagem e satisfação.

Entre as principais conclusões está a satisfação com o destino, uma vez que 64,57% da amostra “expressou grande satisfação com o destino em geral, correspondendo este às suas expectativas”, sendo que 87,1% recomendaria o destino Açores a amigos e familiares e 69,5% apresenta intenção de regressar.

Entre os principais motivos de satisfação estão os recursos naturais, a paisagem, a tranquilidade e a segurança, que apresentam níveis elevados, com 65,3% da amostra a considerar que o preço do destino Açores, “em termos de caraterização e avaliação da viagem, é justo”.

O turista que visitou os Açores no verão de 2023 quis “maioritariamente visitar o arquipélago por recomendação de amigos e familiares, mas também pelo conhecimento do destino através da internet e das redes sociais” e “optou maioritariamente por Alojamento Local, em termos de tipologia de alojamento, sendo que está satisfeito com a relação preço/qualidade do mesmo”.

No entanto, o visitante também observa que “há necessidade de melhorias nos serviços de restauração, na agenda de eventos culturais, gastronómicos e/ou desportivos, bem como nos serviços de transportes públicos terrestres (táxis e autocarros)”.

Entre os entrevistados, 69,8% afirma que foi a primeira vez que visitaram o arquipélago e a maioria dos turistas, 78,9%, não optou por pacote turístico, tendo viajado através das companhias aéreas Azores Airlines e Tap Portugal, estando satisfeitos com a relação qualidade/preço da viagem.

Os visitantes parecem, contudo, ter pouco conhecimento sobre o facto dos Açores serem o primeiro e único arquipélago no mundo com certificação internacional de destino sustentável, já que 75,4% não conheciam a distinção.

Este relatório apurou ainda que, ao nível da caracterização, a maioria dos visitantes estava na faixa etária entre os 25 e 54 anos, e 82,4% residiam no estrangeiro, com destaque para as nacionalidades alemã, espanhola e americana.

A maioria eram profissionais liberais, 46,1% viajaram para o destino Açores em casal e 18,8% da amostra tinha um rendimento líquido mensal do agregado familiar superior a 8000 euros, sendo esta a faixa de rendimentos com maior número de respondentes.

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Turismo do Porto e Norte de Portugal defende que “Turismo merece ter um ministério”

Luís Pedro Martins tomou esta segunda-feira, 26 de fevereiro, posse como presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal para mais um mandato de cinco anos.

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O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, reclamou esta segunda-feira, 26 de fevereiro, a criação de um Ministério do Turismo, reivindicação que marcou a tomada de posse do responsável para um novo mandato de cinco anos à frente da Entidade Regional de Turismo.

“O Turismo merece ter um ministério e não uma simples Secretaria de Estado a funcionar em partilha com outros setores”, defendeu Luís Pedro Martins, durante a cerimónia de tomada de posse, que decorreu no Castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo.

Durante a sua intervenção, o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal lembrou a importância económica do setor, que no ano passado foi responsável por 25 mil milhões de euros de receitas, montante que torna este setor numa “verdadeira alavanca económica do país”.

Mas a intervenção de Luís Pedro Martins ficou ainda marcada pelo tema do orçamento das entidades regionais de turismo e das cativações a que são sujeitos, com o responsável a denunciar que, no caso do Turismo do Porto e Norte de Portugal, as cativações representam cerca de “90 por cento do orçamento”.

“É um grande constrangimento com que se debatem as entidades regionais do turismo, à semelhança do que acontece com a necessidade de autorização prévia para contratar serviços especializados, o que torna a gestão burocrática, penosa e morosa”, sustentou Luís Pedro Martins.

Por isso, o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal considerou que o financiamento das entidades regionais de turismo representa outro desafio, uma vez que os destinos concorrentes de Portugal têm orçamentos reforçados, enquanto estas entidades “trabalham com os mesmos orçamentos há demasiados anos, só que, entretanto, o mundo mudou”.

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal pediu ainda maior equidade entre regiões, nomeadamente no que diz respeito ao apoio dado aos eventos, quer sejam de dimensão internacional, nacional ou regional.

“Não podemos usar as mesmas métricas entre territórios distintos e onde o acesso, por exemplo, a patrocinadores é desigual”, defendeu, pedindo ao próximo Governo que torne realidade “projetos estruturantes, como a Linha do Douro”.

Luís Pedro Martins lembrou ainda o bom desempenho turístico do Porto e Norte de Portugal no ano passado, que permitiu alcançar 13 milhões e 300 mil dormidas, naquele que foi o maior crescimento nacional, enquanto os proveitos da hotelaria tiveram uma subida de 48 por cento, fixando-se num valor a rondar os 950 milhões de euros.

“Conseguimos ter mais turismo, mas também melhor turismo e não tenham dúvidas que este é o setor que alavanca o País, que cria riqueza para os territórios”, congratulou-se Luís Pedro Martins.

O discurso de tomada de posse de Luís Pedro Martins abordou ainda a temática da sustentabilidade, com o responsável a lembrar que a certificação do destino está no horizonte do Turismo do Porto e Norte de Portugal e que está também em marcha um “programa para incentivar práticas de sustentabilidade nas empresas do setor, com vista à sua certificação e, num segundo momento, certificar a própria região, em parceria com a Global Sustainable Tourism Council, a entidade mundial que atribui certificados de sustentabilidade no setor”.

Recorde-se que Luís Pedro Martins foi reeleito presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal a 2 de fevereiro, num ato eleitoral que apenas contou com a lista encabeçada pelo responsável e que obteve 54 votos a favor, não tendo havido votos brancos ou nulos.

Além de Luís Pedro Martins, a Comissão Executiva do Turismo do Porto e Norte de Portugal é ainda composta por Cancela Moura (vice-presidente), Vítor Paulo Pereira, Manuel Tibo e Pedro Mesquita Sousa.

Já a Mesa da Assembleia Geral é presidida por João Manuel Esteves e o novo Conselho de Marketing é encabeçado pela Associação de Turismo do Porto, fazendo também parte do órgão a Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, a Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo, a Porto Business School, a Alfândega do Porto e as câmaras municipais de Macedo de Cavaleiros e do Peso da Régua.

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Svalbard. Norway. 09.13.07. Adventure tourists at the terminus of the Monaco Glacier in Woodfjorden in the Svalbard Islands (Spitsbergen) in the high Arctic.

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Noruega vai restringir cruzeiros em Svalbard para proteger vida selvagem

A partir de 1 de janeiro de 2025, a Noruega vai limitar o acesso de turistas, incluindo de cruzeiros, a Svalbard para proteger a vida selvagem.

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A Noruega vai passar a restringir, a partir de 1 de janeiro de 2025, os navios de cruzeiros em Svalbard para proteger a vida selvagem, avança a imprensa internacional.

De acordo com o website de turismo Breaking Travel News, espera-se que Svalbard venha a assistir a profundas mudanças no que diz respeito ao turismo, uma vez que este arquipélago norueguês situado acima do Círculo Polar Ártico vai passar a ter limites diários de turistas, ainda que o novo regulamento esteja pendente de aprovação parlamentar.

No caso dos cruzeiros, o que está previsto é que passe a existir uma limitação do número de passageiros permitidos em áreas protegidas, que deverá rondar um máximo de 200 passageiros, bem como a restrição de desembarques em terra em 43 locais específicos em todo o arquipélago.

O uso de drones em áreas protegidas, assim como de motos de neve e outros veículos em alguns fiordes também passam a estar limitados, sendo que, a nível marítimo, está ainda previsto que os navios passam a ser obrigados a manter uma velocidade abaixo de cinco nós num raio de 500 metros em torno dos penhascos de nidificação de várias espécies de pássaros durante a época de reprodução, devendo ainda aderir às diretrizes de distância quando estiverem perto de locais de transporte de morsas ou de habitats de ursos polares.

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Ourém está a ultimar o seu Plano Estratégico de Turismo, anunciou o presidente da autarquia

Luís Miguel Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Ourém, anunciou que o município está a auscultar e a produzir um Plano Estratégico de Turismo, que será apresentado nos próximos dias. O autarca usava da palavra na sessão de abertura dos XI Workshops Internacional do Turismo Religioso, que decorreu em Fátima.

Nos últimos anos, segundo o autarca, “dinamizámos a rede internacional da Associação Internacional Shrines Of Europe, sob a presidência do município de Ourém, concretizámos a requalificação do Teatro Municipal de Ourém, do Castelo e do Paço dos Condes na Vila Medieval, ampliámos e melhorámos as condições na Praia Fluvial do Agroal, requalificámos a Aldeia de Aljustrel e reforçámos a nossa participação na Associação que gere o Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios, visando a fruição e qualificação dos nossos recursos turísticos”, para acrescentar que, todas estas ações “têm já resultados muito interessantes, com a visita de milhares de pessoas ao Castelo de Ourém, com o Teatro Municipal de Ourém a disponibilizar um Programa Cultural de excelência, granjeando reconhecimento e público à escala local, regional e nacional”.

Ao mesmo tempo que Ourém obtém estes resultados e face à atratividade de Fátima nos domínios espirituais, culturais e humanos, “estamos convictos da importância de um conjunto de outros recursos diferenciadores que existem no concelho de Ourém” apontou ainda o presidente da Câmara Municipal.

Sublinhou, por outro lado, que “a congregação do turismo religioso, com o turismo cultural, patrimonial, natural, gastronómico, desportivo e de negócios, exige o desenvolvimento de um planeamento estratégico concertado, que propicie experiências turísticas ímpares, visando, simultaneamente, o aumento da procura, um crescimento mais acelerado e o prolongamento da atividade para todos os meses do ano”.

É nesse sentido que Luís Miguel Albuquerque anunciou que Ourém está a auscultar e a produzir um Plano Estratégico de Turismo para o concelho, que será apresentado nos próximos dias.

Este plano estará orientado em torno de três eixos estratégicos com as respetivas ações de atuação: Valorização do património histórico-cultural e do património natural, através de uma oferta turística estruturada e sustentável, que responda e amplie a procura; Qualificação da oferta turística através da economia, numa rede de conectividades entre os diversos agentes locais que fomente o empreendedorismo e a inovação; Promoção da notoriedade do concelho de Ourém nos mercados internacionais enquanto destino para visitar, investir e viver, e no mercado interno, enquanto território composto por oferta turística rica e variada.

Entretanto, visando a qualificação e a diversificação da oferta turística, o presidente da autarquia disse que “iremos implementar um conjunto de políticas concertadas, que identifiquem as dificuldades e as potencialidades, que elenquem as oportunidades, os recursos, os parceiros e que definam as metodologias para a sua concretização.

Porém, advertiu: “Não serão somente os planos, que permitirão implementar com sucesso este desafio turístico, económico e social para o concelho e para a região”. O reconhecimento do valor do turismo no concelho e na região “exigem, da parte do governo, investimentos e construção de infraestruturas estruturais”.

Neste caso, a eventual construção do futuro aeroporto em Santarém, assume-se, segundo Luís Miguel Albuquerque “como uma oportunidade de dinamização da atividade económica, social e turística para Fátima e para o Centro do país. Desejamos que os decisores políticos governativos olhem para o país, como um todo, complementar, capaz de gerar novas centralidades, criação de emprego e valorização dos ativos estratégicos”.

Sobre o autorCarolina Morgado

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Câmara Municipal do Porto estuda aumento da taxa turística

Depois de um estudo encomendado pela autarquia ter recomendado o aumento da taxa turística, a Câmara Municipal do Porto deverá agora decidir se sobe o valor cobrado aos turistas por cada noite passada na cidade.

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A taxa turística cobrada aos turistas que pernoitam no Porto deve vir a ser aumentada, avança o Porto Canal, que diz que a conclusão parte de um estudo encomendado pela autarquia que aponta para uma subida para três euros por noite em estabelecimentos do Centro Histórico da cidade e para 2,5 euros nas restantes freguesias portuenses.

O estudo, que foi dirigido por José Alberto Rio Fernandes, professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, apurou que, no Porto, por cada um portuense há, atualmente, nove turistas, num rácio que posiciona a Invicta entre as cidades europeias que apresentam um valor mais elevado, mas onde a taxa turística fica entre as mais baixas comparativamente a cidades como Dubrovnik, Veneza, Bruges ou Florença, onde esse rácio é igualmente elevado.

Desta forma, a equipa que procedeu à realização do estudo sugere um aumento da taxa turística, a fixar nos três euros por noite para alojamentos da União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Miragaia, Sé, São Nicolau e Vitória e nos 2,5 euros por noite nas demais freguesias.

“Como parte das recomendações internacionais e da alteração das Grandes Opções do Plano, a proposta sugere manter o modelo de cálculo, adaptando-o às novas orientações, resultando numa taxa de 2,81 euros para 2023”, pode ler-se no documento apresentado esta segunda-feira por Rio Fernandes.

O eventual aumento da taxa turística será, no entanto, da responsabilidade da Câmara Municipal do Porto, esperando-se que o tema venha a merecer apreciação na reunião do executivo desta segunda-feira, onde José Alberto Rio Fernandes também deverá marcar presença.

Recorde-se que o valor da taxa atual foi fixado em 2016 e é calculado em função das despesas municipais com serviços utilizados pelos turistas, como transportes e limpeza urbana, tendo a cobrança deste imposto representado, na primeira metade de 2023, mais de sete milhões de euros.

 

 

 

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