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Museus e atrações turísticas portugueses nomeados para os Remarkable Venue Awards

Vários museus e atrações turísticas portugueses estão nomeados, para já, para cinco das sete categorias que competem aos Remarkable Venus Awards, galardões internacionais da Tigets. Envolvendo nove países, Portugal estreia-se nesta edição.

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Museus e atrações turísticas portugueses nomeados para os Remarkable Venue Awards

Vários museus e atrações turísticas portugueses estão nomeados, para já, para cinco das sete categorias que competem aos Remarkable Venus Awards, galardões internacionais da Tigets. Envolvendo nove países, Portugal estreia-se nesta edição.

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Ao todo são sete categorias em competição. Agora são conhecidos os nomeados para cinco dessas sete categorias – ‘Local Mais Notável’, ‘Melhor Museu’, ‘Melhor Atração’, ‘Melhor Marco Histórico’ e ‘Melhor Experiência no Local’. Para estas categorias, a seleção dos nomeados e dos vencedores baseia-se em mais de um milhão de avaliações atribuídas pelos clientes da Tiqets às atrações que visitaram.

No final do mês, serão anunciados os nomeados para as outras duas categorias – ‘Melhor Joia Escondida’ e ‘Local Mais Inovador’ –, que são avaliadas por um júri nacional de especialistas em turismo.

As candidaturas para concorrer a estas duas categorias continuam abertas até dia 8 de setembro. As atrações portuguesas interessadas devem candidatar-se a partir de um formulário no website da Tiqets.

“Estamos convictos de que o reconhecimento das atrações nacionais nos Remarkable Venue Awards serão um contributo para a valorização e promoção deste património único, que vai ao encontro da nossa missão diária na Tiqets: tornar a cultura cada vez mais acessível”, refere Jaume Vidal, diretor regional pra Espanha e Portugal da plataforma de reserva e compra de bilhetes online para museus e atrações, disponibilizando experiências em mais de 4000 locais no mundo.

Os vencedores nacionais em cada categoria serão selecionados automaticamente para concorrer aos prémios mundiais, que serão entregues na cerimónia anual dos Remarkable Venue Awards no Tourism Innovation Summit (TIS), em Sevilha, no dia 2 de novembro.

Os museus e atrações de Portugal nomeados para as cinco categorias dos Remarkable Venue Awards baseadas em avaliações do público são:

Local Mais Notável: Oceanário de Lisboa; AquaShow Park Algarve; Castelo dos Mouros; Zoomarine Algarve.

Melhor Museu: Immersivus Gallery Porto; Museu do Tesouro Real; Fundação Calouste Gulbenkian; Fundação de Serralves.

Melhor Atração: Museu do FC Porto – Estádio do Dragão; Estádio da Luz e Museu Benfica – Cosme Damião; Oceanário de Lisboa; Magical Garden Alice.

Melhor Marco Histórico: Castelo dos Mouros; Palácio de Monserrate; Sé do Porto; Mosteiro dos Jerónimos.

Melhor Experiência no Local: Ideal Clube de Fado; Benagil e costa: circuito completo pelas grutas by Atlantis Tours; HippoTrip; Museu do FC Porto – Estádio do Dragão.

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Receitas de enoturismo da Sogevinus sobem 20% face a 2019

A Sogevinus vai continuar a apostar neste segmento turístico, tendo já sido anunciado que a Quinta de S. Luiz vai passar a estar aberta ao público durante todo o ano.

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As receitas provenientes do enoturismo da Sogevinus estão a disparar e, este ano, já aumentaram 20% em relação a 2019, o último ano antes da pandemia, resultado que deixa o grupo animado e disponível para continuar a apostar neste segmento turístico, tendo já sido anunciado que a Quinta de S. Luiz vai passar a estar aberta ao público durante todo o ano.

“Estes resultados vêm demonstrar e reforçar a nossa apetência para proporcionar experiências de enoturismo de valor, através da história inigualável das nossas marcas e espaços, da qualidade dos nossos vinhos e de momentos únicos associados a um serviço de excelência”, afirma Pedro Braga, o novo CEO do grupo Sogevinus.

De acordo com o responsável, o objetivo da Sogevinus passa por dar seguimento “a esta estratégia de crescimento, continuando a agregar valor” à sua oferta de enoturismo.

Além do aumento do volume de negócios associado às caves da Cálem e da Burmester (que estão entre as mais visitadas de Vila Nova de Gaia) e à casa Kopke, a Sogevinus diz que o crescimento “é também suportado pelas novas experiências e espaços que têm vindo a ser criados”, motivo pelo qual a Quinta de S. Luiz, no vale do Douro, vai passar a estar aberta ao público ao longo de todo o ano.

A Sogevinus tem vindo também a abrir lojas, a exemplo da Sogevinus Wine Shop Flores (a primeira loja do grupo na cidade do Porto) e da Sogevinus Wine Shop Santa Marinha, em Gaia, e recentemente inaugurou ainda a The Vine House, a primeira unidade de alojamento da Sogevinus na região do Douro, a funcionar desde agosto deste ano.

“Os diversos espaços de enoturismo do grupo Sogevinus e as experiências diferenciadoras que cada um deles proporciona em torno da descoberta do universo único dos vinhos do Porto e do Douro têm vindo a ser reconhecidos de forma crescente e a conquistar uma pluralidade de mercados”, acrescenta a Sogevinus, indicando que, além dos portugueses, também os turistas europeus de Espanha, França, Itália e Alemanha, assim como dos EUA e Canadá, estão entre os principais visitantes do enoturismo da Sogevinus.

A aposta da Sogevinus no enoturismo tem já garantida a sua continuidade, uma vez que, muito em breve, será apresentada uma nova oferta turística associada à histórica Quinta da Boavista, no Douro, que o grupo adquiriu em 2020, estando ainda prevista a abertura, em 2024, de um hotel vínico de luxo, em Vila Nova de Gaia, com 150 quartos, que irá nascer sob a marca Kopke, a mais antiga Casa de vinho do Porto, fundada em 1638.

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Palácio Nacional da Ajuda regressa ao horário pré-pandemia em janeiro

A partir de 2 de janeiro de 2023, o Palácio Nacional da Ajuda volta a abrir ao público às quintas-feiras, encerrando às quartas-feiras, tal como acontecia antes da pandemia da COVID-19.

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A partir de 2 de janeiro, o Palácio Nacional da Ajuda regressa ao horário pré-pandemia e volta a abrir ao público às quintas-feiras, informou a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

“Assim, a partir de janeiro de 2023 encontrar-se-á aberto todos os dias da semana das 10h00 às 18h00 (última entrada 17h30), com encerramento às quartas-feiras”, indica a DGPC.

Até janeiro, o Palácio Nacional da Ajuda conta com uma programação especial dedicada à época natalícia, na qual se inclui um mercado de Natal, a decorrer a 17 de dezembro; uma visita-teatro às vivências do Natal no Palácio da Ajuda, a 17 e 18 de dezembro; atividades para crianças entre os 6 e os 12 anos de idade, que têm lugar entre 19 e 23 de dezembro; bem com o Royal Christmas Camp, entre 26 e 30 de dezembro.

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Parque temático do Real Madrid abre no Dubai no último trimestre de 2023

O primeiro parque temático do Real Madrid vai abrir no Dubai no último trimestre de 2023, ao abrigo de uma parceria entre o Dubai Parks e Resorts e o Real Madrid C. F.

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O primeiro parque temático do Real Madrid vai abrir no Dubai no último trimestre de 2023, ao abrigo de uma parceria entre o Dubai Parks e Resorts e o Real Madrid C. F., anunciou o Turismo do Dubai, em comunicado.

O novo parque temático vai contar com “exibições audiovisuais, experiências interativas e atrações únicas inspiradas pelo espírito, paixão e sucesso do Real Madrid”, além de um museu, passeios, jogos para testar as habilidades futebolísticas, diversões mecânicas, restaurantes e bares, e lojas com recordações de toda a história do Real Madrid.

“O futuro parque no Dubai pretende envolver os fãs de futebol e desporto, famílias e crianças de todas as idades, permitindo aos convidados mergulharem na cultura da maior equipa de futebol do mundo”, lê-se no comunicado divulgado.

O projeto de design do parque está ainda a ser finalizado, pelo que se esperam mais detalhes sobre esta atração nos próximos meses, incluindo mais informações sobre as montanhas russas temáticas, eventos únicos e mais experiências desportivas interativas que vão complementar o novo destino no Dubai.

“Estamos entusiasmados por acrescentar este ambicioso projeto à próspera oferta de entretenimento e lazer do Dubai. Estamos encantados por o Real Madrid ter escolhido o Dubai Park e Resorts como seu parceiro, uma vez que continuamos a trazer as melhores marcas internacionais de entretenimento para a região”, afirma Fernando Eiroa, diretor executivo da Dubai Holding Entertainment, detentora do Dubai Parks e Resorts.

Segundo o responsável, “o Real Madrid é uma megaestrela global do futebol, com um histórico de sucesso incomparável e milhões de adeptos apaixonados em todos os cantos do globo”, acrescentando que este projeto insere-se na visão de “contribuir ainda mais para tornar o Dubai num destino turístico líder a nível mundial”.

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Rio de Janeiro relança plataforma Visit.Rio

O Visit.Rio reúne dados sobre hotéis, bares e restaurantes, disponibiliza informação sobre as atrações turísticas e passeios na cidade, assim como sobre transportes e ainda a agenda cultural atualizada do Rio de Janeiro.

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A cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, voltou a contar com a plataforma Visit.Rio, portal que foi relançado para divulgar as atrações turísticas da cidade e que “reúne todas as informações fundamentais para quem quer visitar a cidade”.

Segundo um comunicado do Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB), o relançamento da plataforma motivou já um acordo de cooperação técnica entre o Riotur e o Rio CVB, com vista ao planeamento, desenvolvimento e implementação do portal e redes sociais.

“A ideia é que o portal se torne uma referência para turistas e cariocas sobre a cidade”, indica o Rio CVB, num comunicado divulgado esta quarta-feira, 23 de novembro.

Visit.Rio reúne dados sobre hotéis, bares e restaurantes do Rio de Janeiro, disponibilizando ainda informação sobre as atrações turísticas e passeios na cidade, assim como a agenda cultural atualizada do Rio de Janeiro, além de detalhes sobre compra de bilhetes e transportes.

“Acreditamos no potencial e no valor que a marca Visit pode agregar a uma cidade turística como o Rio de Janeiro. Estar no ambiente digital hoje é fundamental para diversos setores e com o turismo não é diferente. Não podemos mais pensar de forma tradicional, é preciso inovar, facilitar o acesso à informação, agregar experiências ao viajante e modernizar a indústria como um todo”, considera o presidente-executivo do Rio CVB, Carlos Werneck.

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Turismo internacional recupera e deve atingir 65% dos níveis pré-pandemia, prevê OMT

Até setembro, as chegadas internacionais alcançaram 63% dos níveis pré-pandemia, enquanto os gastos turísticos ultrapassaram 2019 em vários países, incluindo Portugal. No entanto, o ambiente económico continua a ser “desafiante”, o que leva a OMT a mostrar-se “cautelosamente otimista” para os últimos meses do ano.

Inês de Matos

Até setembro, cerca de 700 milhões de turistas realizaram viagens internacionais, mais do dobro (+133%) do registado em igual período do ano passado, o que permitiu uma recuperação para 63% dos níveis pré-pandemia, indica a Organização Mundial do Turismo (OMT), que prevê, no entanto, que até final do ano seja possível chegar a 65% dos níveis de 2019.

De acordo com a OMT, a recuperação registada até setembro foi impulsionada “pela forte procura reprimida, pela melhoria dos níveis de confiança e pelo levantamento de restrições num número crescente de destinos”.

Os resultados, que constam do mais recente Barómetro Mundial do Turismo da OMT, indicam que as chegadas mensais ficaram 64% abaixo dos níveis de 2019 em janeiro de 2022 e atingiram -27% em setembro, com a OMT a estimar ainda que cerca de 340 milhões de chegadas internacionais tenham sido registradas apenas no terceiro trimestre de 2022, o que corresponde a quase 50% do total dos nove meses.

Por regiões, a Europa continua a liderar a recuperação no que diz respeito ao internacional e, até setembro, contabilizou 477 milhões de chegadas internacionais, o que corresponde a 68% do total mundial e permitiu atingir 81% dos níveis pré-pandémicos.

Segundo a OMT, os resultados alcançados na Europa representaram mais do dobro de 2021 (+126%) e foram impulsionados pela “forte procura intrarregional e viagens dos Estados Unidos”, que ditaram um desempenho “particularmente robusto” da Europa no terceiro trimestre de 2022, “quando as chegadas atingiram quase 90% dos níveis de 2019”.

No mesmo período, também o Médio Oriente se destacou, já que as chegadas internacionais mais do que triplicaram e cresceram 225%, subindo para 77% dos níveis pré-pandémicos.

Em África, houve ainda um crescimento de 166% nas chegadas internacionais e nas Américas a subida foi de 106%, atingindo 63% e 66% dos níveis de 2019, respetivamente.

Já nas região Ásia-Pacífico, as chegadas internacionais aumentaram 230%, o que corresponde a mais do triplo do mesmo período do ano passado, o que, segundo a OMT, reflete a “abertura de muitos destinos, incluindo o Japão no final de setembro”.

Contudo, acrescenta a OMT, as chegadas internacionais na Ásia-Pacífico permaneceram 83% abaixo dos níveis de 2019, uma vez que a China, que é “um importante mercado de origem para a região, permanece fechada”.

Por sub-regiões, a OMT acrescenta ainda que várias “atingiram 80% a 90% das chegadas pré-pandémicas em janeiro-setembro de 2022”, a exemplo da Europa Ocidental (88%) e do sul da Europa mediterrânea (86%) que, segundo a OMT, registaram a “recuperação mais rápida em relação aos níveis de 2019”.

Já as Caraíbas, a América Central (ambas com 82%) e o norte da Europa (81%) “também registraram bons resultados”, com a OMT a destacar ainda países como Albânia, Etiópia, Honduras, Andorra, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, El Salvador e Islândia onde as chegadas ficaram acima dos níveis pré-pandémicos.

Apenas em setembro, as chegadas superaram os níveis pré-pandémicos no Oriente Médio (+3% em relação a 2019) e nas Caraíbas (+1%), enquanto na América Central registaram uma aproximação ao resultado de mês homólogo de 2019, ficando apenas -7% abaixo. Já a Europa do Norte houve uma descida de 9% e na Europa Meridional e Mediterrânica as descidas foram de 10% .

Portugal entre os destinos com maior aumento nas receitas turísticas

Apesar da recuperação ainda estar em curso, a OMT destaca que vários países já “conseguiram aumentos notáveis ​​nas receitas do turismo internacional nos primeiros sete a nove meses de 2022”, a exemplo de Portugal.

Além de Portugal, as receitas turísticas aumentaram também na Sérvia, Roménia, Turquia, Letónia, Paquistão, México, Marrocos e França.

Além das receitas, a OMT invoca também a recuperação dos gastos com turismo emissor dos principais mercados de origem e dá como exemplo a França, onde os gastos atingiram -8% até setembro, em comparação com 2019.

Tal como a França, também a Alemanha, Bélgica, Itália, Estados Unidos, Catar, Índia e Arábia Saudita registaram “fortes gastos nos primeiros seis a nove meses de 2022”, indica a OMT.

Os resultados dos primeiros nove meses de 2022 levam a OMT a mostrar-se otimista face aos próximos meses, ainda que a organização sublinhe que este otimismo é cauteloso, uma vez que o ambiente económico continua a ser “desafiante” e a inflação continua “persistentemente alta”, o que se junta ao aumento dos preços da energia, que foi “agravado pela ofensiva russa na Ucrânia”.

Todos estes fatores, defende a OMT, podem “pesar no ritmo de recuperação” no quarto trimestre e em 2023, até porque os últimos resultados do inquérito ao Painel de Especialistas em Turismo da OMT indicam uma descida da confiança face aos últimos quatro meses do ano, o que reflete um “otimismo mais cauteloso”.

Ainda assim, a OMT estima que as receitas provenientes da atividade turística se situem entre os 1,2 a 1,3 biliões de dólares em 2022, o que corresponde a um aumento de 60% a 70% face a 2021 e a 70% a 80% 1,8 biliões de dólares contabilizados em 2019.

 

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Discover Qatar abre 15 quiosques para ajudar adeptos do futebol a marcar excursões e transferes durante o Mundial

Através destes quiosques, localizados em vários pontos turísticos e hotéis de Doha, os adeptos do futebol podem marcar excursões para conhecer o Qatar e transferes para os 64 jogos do Mundial de Futebol de 2022.

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A Discover Qatar, empresa de gestão de destinos da Qatar Airways, inaugurou 15 quiosques de venda temporária, que vão estar disponíveis ao longo do Mundial de Futebol de 2022 e através dos quais os adeptos do futebol podem marcar excursões ou transferes.

Localizados em Souq Waqif e Katara Village, bem como no Barwa Madinatna e em
12 hotéis em Doha, estes quiosques vão “operar ao longo de todo o campeonato”, disponibilizando excursões a vários pontos de interesse turístico do Qatar, assim como transferes para os 64 jogos do campeonato do mundo.

“O Qatar é um país com uma cultura e uma história ricas. Convido os que vêm para o Campeonato do Mundo FIFA Qatar 2022TM a utilizarem estes serviços em seu benefício e descobrir a beleza que o Qatar tem para oferecer. Quer os adeptos estejam aqui para se ligarem aos diversos ecossistemas do Qatar, quer estejam para aprender sobre a nossa orgulhosa história, garanto que partirão com uma melhor noção de quem somos e daquilo que o nosso país oferece”, afirma Akbar Al Baker, CEO do Grupo Qatar Airways.

Discover the Dunes and Inland sea, Discover Souq Waqif, Discover Katara Village, Discover Quest Theme Park, Discover Desert Falls Water & Adventure Park, Discover the Mangroves of Qatar ou Discover Doha são algumas das excursões disponíveis.

Além das excursões, os adeptos do futebol podem também reservar transferes para os jogos da competição, oferecendo ao público do mundial “uma forma cómoda e direta de chegar e sair dos estádios”.

Os transferes para os jogos são realizados a partir de dois pontos de recolha designados, concretamente o Porto de Doha e o Souq Waqif, apresentando preços desde 49 euros por regresso, ainda que também estejam disponíveis transferes em veículo privado com motorista durante 10 horas.

Recorde-se que o Qatar é palco do Mundial de Futebol de 2022, que arrancou no passado domingo, 20 de novembro, e vai decorrer até 18 de dezembro.

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Crédito: Cacio Murilo – MTur

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Embratur destaca locais para nómadas digitais

Com os nómadas digitais a constituírem uma das mais recentes tendências atuais do “novo” turista, a Embratur dá a conhecer alguns dos locais mais procurados no Brasil.

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Com os nómadas digitais a constituírem uma das mais recentes tendências atuais em vários países, a Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo – divulga os locais mais procurados por este “novo” tipo de turista no Brasil.

No Brasil, estabeleceram-se regras para a concessão de visto e autorização de residência temporária para imigrantes sem relação de trabalho estabelecida no Brasil e cuja atividade profissional possa ser desenvolvida de forma remota pelo prazo de até um ano, prorrogável por igual período.

Entre os destinos mais procurados pelos nómadas digitais no Brasil estão João Pessoa, cidade portuária e capital do estado de Paraíba.

Localizada no ponto mais oriental do Brasil, João Pessoa está no topo da lista das cidades mais bem preparadas do Brasil para receber os nómadas digitais, dada o custo de vida, as atrações que oferece e a velocidade de conexão com a internet. Considerada um destino turístico tranquilo, a cidade possui condições geográficas privilegiadas dada a sua proximidade a Natal, Recife e Campina Grande.

Destaque, também, para São Paulo, uma das maiores potências em história, economia, cultura e turismo, classificada como a cidade mais cosmopolita do Brasil, seguida de Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina, conhecida como Ilha da Magia. Florianópolis divide-se em duas partes: uma ilha costeira e a pequena península continental que formam a cidade. Com cerca de 100 praias, a região é perfeita para quem gosta de desportos aquáticos, com a forte influência dos colonizadores portugueses a ser identificável na arquitetura, culinária e nas manifestações culturais e religiosas.

De referir que o registo, com a emissão de Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM), é obrigatório para o imigrante portador de visto temporário ou titular de autorização de residência temporária. O imigrante que ingressar no Brasil, portador de visto temporário, deverá solicitar o registo em qualquer unidade da Polícia Federal no prazo de 90 dias após a chegada no país.

O imigrante que obtiver a autorização de residência temporária no Brasil terá o prazo de 30 dias, após a publicação do deferimento, para solicitar o registo na unidade da Polícia Federal de seu domicílio.

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Madeira estreia-se nos World Cruise Awards e é o melhor destino de cruzeiros da Europa

A Madeira foi considerada o melhor destino de cruzeiros da Europa nos World Cruise Awards, prémio que foi atribuído à região portuguesa na primeira vez em que a Madeira foi nomeada para estes galardões.

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A Madeira foi considerada o melhor destino de cruzeiros da Europa nos World Cruise Awards, prémio que foi atribuído à região portuguesa na primeira vez em que a Madeira foi nomeada para estes galardões.

“A Madeira é a grande vencedora dos prémios ‘World Cruise Awards’ na categoria de Melhor Destino Europeu de Cruzeiros. Na primeira vez em que foi nomeada, de forma espontânea pela organização do concurso, a Região Autónoma ganhou esta categoria”, indica a APRAM – Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, em comunicado.

Segundo a APRAM, este prémio foi atribuído à Madeira pelo “trabalho contínuo desenvolvido ao longo dos últimos anos”, nomeadamente durante a pandemia, que obrigou “a uma constante reinvenção e adaptação para responder às novas exigências do mercado”.

As normas de segurança e comodidade que foram criadas para que a Madeira pudesse continuar a atrair as companhias de cruzeiros durante a pandemia, assim como  a nova assinatura ´Your Safe Port’, adotada em 2021, ou as várias campanhas de marketing digital pesaram na atribuição deste prémio.

A APRAM diz que estas medidas permitiram reforçar a “relação de proximidade com as várias companhias marítimas e parceiros do setor”, o que ditou os bons resultados que a Madeira tem alcançado e que são demonstrados “pelas escalas conseguidas este ano, que demonstram que a Madeira é um destino consolidado e reconhecido”.

“Recorde-se que entre janeiro e outubro de 2022 os Portos da Madeira receberam 227 escalas e mais de 250 mil passageiros. Em 2021, e no total ano, foram registadas 125 escalas e um movimento de 117 289 passageiros”, acrescenta a APRAM.

Além das medidas adotadas, a APRAM procedeu também a um “forte investimento efetuado no Porto do Funchal”, que superou os seis milhões de euros e permitiu “a construção do novo terminal no cais 6, a substituição dos cabeços de amarração do cais sul, a par do reforço do manto de proteção do Porto do Funchal”.

Para Rui Barreto, secretário Regional da Economia da Madeira, esta distinção vem “reconhecer, premiar e celebrar a excelência no setor global de cruzeiros. É, por isso, o reconhecimento do trabalho realizado na Região nos últimos anos em prol do turismo de cruzeiros, que tem permitido à Madeira ocupar um lugar de destaque a nível nacional no que se refere ao número de escalas, assim como de passageiros”.

Rui Barreto relembra que “o porto do Funchal foi o primeiro porto a nível nacional a abrir após a COVID, para receber navios de cruzeiro, depois de estarem reunidas todas as condições em termos de equipamento e infraestruturas, de forma a garantir que era uma porta de entrada segura”.

Já Paula Cabaço, presidente do Conselho de Administração da APRAM, afirma que o prémio é “um grande orgulho” para toda a região e reflete “o sucesso da nova estratégia levada a cabo pelos Portos da Madeira na sequência da COVID, reconstruindo a confiança dos turistas de cruzeiros, estimulando a procura e mantendo a Região no topo das preferências do turismo de cruzeiro europeu”.

“O nosso destino tem-se afirmado pela sua unicidade, pela sua qualidade e pela sua capacidade de renovação, num mercado que é, como sabemos, altamente exigente e competitivo”, acrescenta Paula Cabaço, considerando que a distinção como melhor destino de cruzeiros da Europa vai “trazer frutos bastante positivos para o futuro que se avizinha”.

Recorde-se que os ‘World Cruise Awards’ foram atribuídos, pela primeira vez, no ano passado, num evento que é considerado “irmão” dos ‘World Travel Awards’, que são considerados os “óscares do turismo” e onde a Madeira já conquistou por oito vezes o galardão de “Melhor Destino Insular da Europa” e, por sete vezes, o de “Melhor Destino Insular do Mundo”.

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2.º Webinar Portuguese Trails: desenvolvimento e comunicação de uma oferta turística sustentável

A iniciativa tem como objetivo estimular, desenvolver e promover os seus programas de acordo com critérios de sustentabilidade económica, ambiental e social, respondendo assim a uma procura crescente dos mercados internacionais.

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O Turismo de Portugal organiza, esta quarta-feira, 23 de novembro, a partir das 10h00, o 2.º Webinar Portuguese Trails – desenvolvimento e comunicação de uma oferta turística sustentável que conta com a presença de vários oradores e que visa a partilha de informação e boas práticas no âmbito da sustentabilidade.

Este evento surge na sequência das ações desenvolvidas no âmbito dos Programas 100% Responsible, iniciativa dirigida às empresas parceiras do projeto Portuguese Trails e que tem como objetivo estimular, desenvolver e promover os seus programas de acordo com critérios de sustentabilidade económica, ambiental e social, respondendo assim a uma procura crescente dos mercados internacionais.

Do programa fazem parte várias intervenções como, Programas Portuguese Trails 100% Responsible: Estado da Arte, por João Portugal, Turismo de Portugal; Programa Empresas Turismo 360º: para uma jornada de sustentabilidade, por Gisela Borges, Turismo de Portugal; _ Comunicar Portugal como destino turístico sustentável, por Filipa Cardoso, Turismo de Portugal; Mercados nórdicos: a valorização de uma oferta turística sustentável, por Stig Kaspersen, Turismo de Portugal; A importância da sustentabilidade na animação turística: a visão da ATTA, por Carlos Picanço, Embaixador da Adventure Travel Association (ATTA).

A sessão online decorre em Plataforma TEAMS.

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Britânicos mantêm planos de viagem em 2023 e contam gastar mais que outros europeus

O novo estudo da MMGY Travel Intelligence, que entrevistou mais de quatro mil viajantes europeus, apurou que os britânicos são os europeus que contam realizar um maior número de viagens e com gastos mais elevados em 2023.

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O aumento do custo de vida não parece estar a desmotivar os turistas britânicos, que mantêm os seus planos de viagem para 2023 e contam mesmo gastar mais do que os turistas de outros países europeus, de acordo com o mais recente estudo da empresa de análise de dados MMGY Travel Intelligence.

Segundo os resultados deste estudo, os turistas britânicos contam realizar, no próximo ano, cerca de 2,5 viagens internacionais e gastar perto de 4.600 euros no total das férias ao longo dos próximos 12 meses.

O resultado, segundo o estudo da MMGY Travel Intelligence, que contou com mais de quatro mil entrevistados, mostra que os britânicos são os turistas europeus que maior número de viagens contam realizar no próximo ano, sendo também aqueles que esperam realizar os gastos mais elevados.

Ao contrário dos britânicos, a generalidade dos turistas europeus deverá ficar-se por 2,3 viagens internacionais no próximo ano, não contando gastar mais de 3.870 euros no total das férias, num valor que, ainda assim, subiu 1% face ao último estudo.

Os resultados mostram, por isso, que as viagens parecem ser “o último item que as pessoas dispensam”, com os britânicos a mostrarem-se mesmo “determinados a continuar viajando” no próximo ano.

Por destinos, a preferência vai para os países europeus, seguindo-se os EUA, Caraíbas e Canadá.

“Na sequência da pandemia da Covid-19, o nosso estudo demonstra que há claramente um forte apetite para sair e ver o mundo, e as pessoas estão com fome de gastar o seu dinheiro neste simples prazer e não estão dispostas a prescindir dele”, afirma Cees Bosselaar, diretor administrativo da MMGY Travel Intelligence Europe.

De acordo com o responsável, esta intenção de viajar não quer, contudo, dizer que os turistas não se preocupam com os custos, uma vez que o orçamento continua a ser um dos principais fatores de decisão em relação às férias.

O que parece já não ter grande influência na escolha dos europeus é a COVID-19, uma vez que, de acordo com este estudo, este passou a ser o último motivo de decisão, enquanto os custos, a existência de voos e de alojamento, assim como a segurança pessoal, estão no topo das prioridades.

O estudo procurou ainda saber qual o sentimento dos turistas europeus em relação à sustentabilidade, apurando que cerca de 30% dos viajantes europeus evitariam um destino ou opção de férias cujas práticas não sejam sustentáveis.

Além de turistas britânicos, este estudo abrangeu também turistas provenientes de França, Alemanha, Itália e Espanha, que manifestaram ter intenção de viajar no próximo ano.

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