Receitas turísticas de julho sobem 137% e já superam igual mês de 2019, indica BdP
As receitas turísticas aumentaram 137% face a julho do ano passado, enquanto o valor das importações cresceu 63%, segundo dados preliminares do Banco de Portugal (BdP), que revela que estes indicadores estão já acima de igual mês de 2019.
Publituris
Lucros da Delta Air Lines caem 25% em 2024
IA, inovação e sustentabilidade no centro da FITURTechY
FlyAngola deixa de voar para São Tomé
CTP apresenta nova campanha transversal que dá voz às pessoas
“É importante equilibrar os fluxos turísticos entre regiões e melhorar as infraestruturas de transporte”, Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal
Nova Edição: O que foi 2024 e o que será 2025
Portugal com um dos passaportes mais fortes em 2025
PLAY Airlines passa a voar para a Madeira também no verão
Lisboa em destaque como um dos “destinos tendência” para 2025, diz a Mabrian
Barómetro IPDT: 33 milhões de hóspedes, 81 milhões de dormidas e proveitos de 6,5 MM€ para 2025
Em julho, as receitas turísticas aumentaram 137% face a igual mês do ano passado, enquanto o valor das importações turísticas cresceu 63%, avança o Banco de Portugal (BdP), que indica que os montantes registados são já superiores aos de mês homólogo de 2019.
“Em julho de 2022, o indicador preliminar das viagens e turismo aponta para a manutenção de crescimentos acentuados face ao mesmo período do ano passado, devido ao contexto de restrições à movimentação internacional de pessoas que vigorava em 2021”, refere o Banco de Portugal (BdP), numa informação divulgada pela Lusa.
De acordo com o BdP, os dados preliminares das viagens e turismo mostram que se registou um “crescimento das exportações de 137% face a julho de 2021 (após uma variação de 164% em junho) e um crescimento das importações de 63% (variação de 74% em junho)”.
Os valores apurados em julho ficam já acima dos registados em igual mês de 2019, antes da chegada da pandemia da COVID-19, com as exportações – que se definem pelas receitas turísticas prevenientes dos gastos dos turistas estrangeiros em Portugal – a corresponderem a 120% e as importações – que se encontram pelos gastos dos turistas portugueses no estrangeiro – a 121% dos valores observados em julho de 2019.
A tendência de crescimento mantém-se também no acumulado até julho de 2022, uma vez que, segundo o BdP, as exportações e importações superam também os valores observados em igual período de 2019, correspondendo a 111% e 102% do valor então registado.
As séries hoje apresentadas pelo BdP são valores preliminares para a taxa de variação homóloga, tanto para as despesas de turistas estrangeiros em Portugal (também designadas por exportações ou créditos), como para as despesas de residentes em Portugal quando se deslocam a outros países (também designadas por importações ou débitos).
“Esta informação baseia-se num conjunto mais restrito de informação, predominantemente de cartões bancários, e não substitui as séries históricas de exportações e importações de viagens e turismo publicadas no BPstat, que pode encontrar no domínio das estatísticas externas | balança de pagamentos”, acrescenta o BdP.