Açores: Dado primeiro passo para a construção da nova aerogare da Graciosa
A secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, Berta Cabral, presidiu, esta segunda-feira, ato que formaliza a construção da nova aerogare da ilha Graciosa.

Publituris
eDreams ODIGEO regista 16,2 milhões de reservas e aumenta rentabilidade no último ano fiscal
Orçamento dos portugueses para férias de verão cresce 5% em 2023
Tripulantes portugueses da easyJet voltam à greve
Taxa turística de Cabo Verde rende 1M€ por mês
Coimbra recebe congresso internacional sobre Diversidade & Sustentabilidade no Turismo
ADHP e by THF apresentam nova formação de gestão humana e inteligência emocional
Agência Abreu é Marca de Confiança há 23 anos consecutivos
AnadoluJet abre voos diários entre Istambul e Roma
Parque Aquático de Amarante reabre na quarta-feira
André Gomes já entregou candidatura à presidência da RTA
Para Berta Cabral “a nova aerogare da ilha Graciosa representa um importante instrumento de progresso económico e social nos Açores, desejado e muito esperado pelos graciosenses”, para lembrar que este ato “vem fechar um ciclo de dois procedimentos concursais que ficaram desertos e que em muito condicionaram o desenrolar desta obra.
Citada no site oficial do Governo Regional, a governante considerou que “a nova aerogare permitirá maior organização, conforto e segurança, através de equipamentos e infraestruturas adequadas ao crescimento dos fluxos turísticos e à qualidade que se pretendem imprimir no serviço a prestar na ilha Graciosa”.
De acordo com Berta Cabral, “face à aposta na promoção equitativa de todas as ilhas e às evidências do fluxo turístico, o XIII Governo dos Açores tem vindo a assegurar, na ilha Graciosa, investimentos em infraestruturas que impulsionem o investimento privado”.
Refira-se que, em termos de oferta de alojamento nos últimos dois anos, por exemplo, foram aprovados mais oito empreendimentos turísticos e, em análise, estão mais cinco.
Com um valor de consignação de 6.164.000,00 euros, a empreitada de Requalificação e Ampliação da Aerogare da ilha Graciosa, cujo auto foi assinado pelo diretor-geral da SATA Gestão de Aeródromos, SA, Ricardo Ferraz Carvalho, e pelo representante do empreiteiro, TREPA, João Rodrigues, prevê a construção de uma nova aerogare junto à atual e dimensionada para a utilização de 120 passageiros, correspondentes a 75% da lotação máxima de dois DASH Q400 em operação simultânea.
A obra é objeto de uma candidatura aprovada por fundos comunitários e tem o prazo de execução de 20 meses, indica ainda a notícia publicada na página oficial do Governo dos Açores.