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REDE-T volta a lançar Promoção de verão e oferece desconto de 15%

A Promoção de verão da REDE-T está disponível até 31 de agosto e permite que os membros da plataforma para profissionais do canal HORECA façam um registo premium e possam registar e promover os seus produtos a preços mais convidativos.

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A REDE-T lançou a sua já conhecida Promoção de verão, dando oportunidade a todos os membros de, até 31 de agosto, criarem um acesso premium nesta rede que junta profissionais do canal HORECA e, desta forma, registarem e promoverem os seus produtos a preços mais convidativos, já que gozam de um desconto de 15%.

“Com a retoma em força do setor, só faria sentido motivar ainda mais todos os intervenientes e a melhor forma de o fazer seria mantendo a nossa promoção de verão”, afirma Ricardo Augusto, founder e CEO da REDE-T.

Recorde-se que a REDE-T conta com mais de 17.000 profissionais do canal HORECA registados, mais de 19.000 ofertas de trabalho e perto de 2.000 documentos para download, permitindo ainda o acesso a mais de 2.000 CVs dos melhores profissionais do setor e a um diretório de empresas com muitas das mais conhecidas marcas presentes.

 

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Castelo de Lanhoso já acolheu mais de 150 mil visitantes

O Castelo de Lanhoso, monumento nacional da Póvoa de Lanhoso já recebeu mais de 150 mil visitantes oriundos de diversas partes do mundo. Nos primeiros sete meses deste ano, o monumento acolheu aproximadamente 8 mil pessoas, igualando números de visitas pré-pandemia.

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De acordo com dados oficiais do município da Póvoa de Lanhoso, desde que há registos, o monumento já recebeu mais de 150 mil visitantes portugueses e estrangeiros, que puderam conhecer uma parte indissociável da História de Portugal.

Com mais de mil anos de História, o monumento recebeu nos primeiros sete meses aproximadamente 8 mil pessoas, igualando números de visitas pré-pandemia. Os principais países de origem dos visitantes estrangeiros são Brasil, Espanha e França.

Refira-se que, recentemente, foi implementado o projeto Castelo Inclusivo, promovido pela autarquia, através da equipa do Castelo de Lanhoso e do SIGO – Serviço para a Promoção da Igualdade de Género e de Oportunidades, garantindo que todas as pessoas tenham uma experiência completa e enriquecedora neste monumento. Neste sentido, foram criadas visitas guiadas adaptadas, com dinâmicas ajustadas à particularidade de cada grupo – através, por exemplo, da dinamização de atividades psicomotoras e sensoriais -, fomentando a comunicação de diversas formas.

 

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Espanhóis aumentam em 69% o volume de reservas para viajar no outono

As reservas dos espanhóis para viajar entre 1 de setembro e 31 de dezembro aumentaram 69%, segundo dados da Kiwi.com, que revela que os destinos internacionais escolhidos são a Europa, com destaque para cidades como Londres, Roma, Varsóvia, Paris, Viena e Lisboa.

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Os espanhóis estão a reservar voos principalmente para dentro do país e em direção à Europa. Londres, Barcelona, ​​​​Palma de Mallorca, Roma e Ibiza são os locais com mais reservas. Seguem-se Varsóvia, Paris, Madrid, Viena e Lisboa, segundo dados da Kiwi.com.

Segundo a plataforma, as vendas feitas até o final de julho, para viajar entre 1 de setembro e 31 de dezembro, aumentaram 69% em relação a 2022.

A maior percentagem de reservas é para setembro e outubro, “o que pode ser uma forma de os viajantes prolongarem o verão e aproveitarem o facto de os preços dos voos no outono serem mais baratos”.

As viagens curtas de até três dias representam 34% das reservas feitas pelos espanhóis neste verão em Kiwi.com, enquanto as estadas entre quatro e seis dias são escolhidas por 29% dos compradores, e 23% optam por estadias entre uma e duas semanas.

Este verão (até 31 de agosto) a procura mantém-se apesar do preço médio dos bilhetes ter aumentado 11% face ao mesmo período de 2022, segundo a agência de viagens citada pelo jornal Hosteltur.

 

 

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Lisboa, Comporta-Melides e Algarve são os destinos turísticos portugueses mais cobiçados pelos investidores

Analisando os destinos turísticos mais procurados em Portugal pelos investidores nacionais e estrangeiros, a Engel & Völkers divulga os resultados do seu Market Report Portugal, um conjunto de relatórios de research, realizados em parceria com a ImoEconometrics, que destaca as regiões de Lisboa, Comporta-Melides e Algarve.

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A Engel & Völkers divulga os resultados do seu Market Report Portugal, um conjunto de relatórios de research, realizados em parceria com a ImoEconometrics, que analisam as transações imobiliárias intermediadas pela multinacional alemã no período 2022-2023, nos mercados imobiliários de diversas regiões e cidades portuguesas de norte a sul.

Analisando os destinos turísticos mais procurados em Portugal pelos investidores nacionais e estrangeiros, destacam-se as regiões de Lisboa, Comporta-Melides e Algarve.

“A cidade de Lisboa é hoje um destino turístico consolidado. Além das suas atrações e estilo de vida, beneficia de uma infraestrutura de serviços e equipamentos competitiva internacionalmente. A procura deverá manter-se estável e elevada no ano de 2023, com o impulso da dinâmica turística e dos compradores internacionais”, diz Vanessa Moreira, diretora da E&V Lisboa.

Já a região de Comporta-Melides tem vindo a ganhar notoriedade por ter começado a atrair celebridades, políticos e até realeza para as suas praias. Nos últimos anos, surgiram novos resorts e projetos residenciais com boas infraestruturas e equipamentos de suporte, além de campos de golfe, marinas, trilhos para caminhadas e ciclovias, campos de futebol e ténis, que tornam a região muito atrativa para investimento.

Por fim, o Algarve é uma região turística em que tradicionalmente sempre existiu investimento imobiliário. No Market Report da Engel & Völkers, o destaque vai para a Quinta do Lago, na freguesia de Almancil. Situada no chamado “triângulo dourado”, juntamente com Vale do Lobo, Vale Garrão e Almancil, a Quinta do Lago beneficia da localização única no Parque Natural da Ria Formosa, com as suas paisagens naturais e praias. Além disso, tem excelentes infraestruturas de apoio ao turismo de qualidade, incluindo campos de golfe, hotéis e restaurantes de luxo, assim como courts de ténis, centro hípico e zonas comerciais.

 

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Tapada de Coelheiros com programa de vindimas

A Tapada de Coelheiros, situada no coração da região do Alentejo, convida os visitantes a viverem uma experiência que permite mergulhar na magia da época da colheita das uvas e a descobrir a arte por trás da produção de vinhos.

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De 17 de agosto a 18 de setembro será possível acompanhar e experimentar todas as fases da vindima na Tapada de Coelheiros. A visita inicia-se no campo e os destaques do Programa de Vindimas de 2023 incluem, entre outros, observar e compreender os diferentes estados de maturação da uva e quais a propriedades e níveis ideais para dar início à recolha das uvas, bem como aprender com a experiente equipa da propriedade as sutilezas que influenciam as características do vinho.

Há ainda um passeio de jipe, num tour pela propriedade, onde se poderá observar parte da fauna e flora da Tapada de Coelheiros, assim como alguns dos métodos que promovem a agricultura biológica e sustentável, pela qual a produtora é reconhecida.

Não podia faltar uma visita à adega para observar e conhecer a “tela em branco” do enólogo Luís Patrão, assim como os segredos que estão na base da vinificação dos vinhos. A experiência termina com uma prova de cinco vinhos harmonizada com uma tábua de petiscos e produtos típicos da região.

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AHETA: Ocupação hoteleira no Algarve em julho abaixo de 2019 e de 2022

Embora ainda sejam considerados dados provisórios, a AHETA revela que, em julho, as unidades de alojamento no Algarve registaram uma descida de 1,1 pontos percentuais na taxa de ocupação quarto face ao mesmo mês de 2019, tendo-se situado nos 82,3%. Estes resultados ficam também abaixo dos verificados em julho de 2022.

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A Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) revelou, esta terça, os dados ainda provisórios do desempenho das unidades de alojamento turístico na região referentes ao mês de julho, e destaca que a taxa de ocupação quarto foi de 82,3%, 1,1pp (pontos percentuais) abaixo da verificada em 2019 e 4,2pp abaixo dos resultados do mesmo mês de 2022.

Os mercados que mais contribuíram para a descida homóloga verificada foram o português com -7,4pp, e o alemão, com -3,3pp, enquanto os mercados com maiores subidas foram o irlandês com +5,4pp, o britânico, com +3,6pp e Estados Unidos e Canadá com mais 1,0pp.

Quando a análise é por zonas geográficas, a AHETA indica que as maiores subidas face a 2019 ocorreram nas zonas de Tavira (+10,9pp), Carvoeiro / Armação de Pêra (+3,6pp), e Vilamoura Quarteira / Quinta do Lago (+3,4pp), e as principais descidas, face a 2019, tiveram lugar em Monte Gordo / VRSA (-10,7pp) e Lagos / Sagres (-4,9pp).

O que aumentou, segundo os números da associação foi a estadia média no Algarve em julho, tendo-se situado nas 5,2 noites, um aumento de 2,4% face a 2019. As estadias médias mais prolongadas foram as do mercado irlandês com 7,2 noites seguido do mercado alemão, com 6,6 noites.

 

 

 

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Porto quer revalidar o título de Melhor Destino de Cidade da Europa

Depois de ter sido considerado o Melhor Destino de Cidade da Europa 2022, o Porto volta a estar entre os finalistas europeus dos World Travel Awards. As votações para ajudar a Invicta a revalidar o título estão abertas até ao dia 20 de agosto.

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Além da categoria de Melhor Destino de Cidade da Europa, o Porto está na corrida para os prémios de Melhor Destino Europeu para Escapadela Urbana, Melhor Destino Cultural Europeu e Melhor Destino Europeu Metropolitano à Beira-Mar nos conhecidos como “óscares” do turismo, que voltam a eleger os melhores locais a visitar na Europa.

Citada na página oficial da Câmara Municipal do Porto, a vereadora do Turismo e Internacionalização estaca a importância desta nomeação como “reflexo de um trabalho coletivo para o desenvolvimento da cidade”, e que “representa para nós um desafio acrescido”.

“Estamos empenhados em captar novos segmentos e em oferecer experiências autênticas e enriquecedoras aos nossos visitantes e aos residentes, bem como continuar a posicionar o Porto como um dos destinos mais sustentáveis e premiados do mundo”, afirma Catarina Santos Cunha.

 

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Turismo em Moçambique ganha com isenção de vistos para alguns países

Mais de 13 mil cidadãos estrangeiros, a grande maioria turistas, incluindo de Portugal, entraram em Moçambique desde que adotou, em maio, a medida de isenção de vistos para alguns países.

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Segundo dados do Governo moçambicano, mais de 13 mil cidadãos estrangeiros já entraram em Moçambique apenas com visto de fronteira. A ministra da Cultura e do Turismo, Eldevina Materula, citada pela Lusa, avança que dessas isenções, com vistos concedidos na fronteira, “mais de 10 mil” entraram em Moçambique “com o propósito de turismo e os restantes três mil em negócios”.

“Este é um sinal claro que as medidas tomadas pelo Governo estão a surtir efeitos na dinamização do nosso setor”, disse a governante, de acordo com a mesma fonte, sublinhando que, com estas medidas, “temos claramente um novo padrão de turistas, sendo que as nacionalidades americana, britânica, portuguesa, chinesa e alemã destacam-se como as cinco principais entradas em Moçambique, com 7.927 turistas desde a entrada em vigor da isenção de vistos em maio último”.

A ministra participou no domingo, em Maputo, no ato inaugural do voo da rota Joanesburo — Vilankulo – Joanesburgo, que a operadora estatal LAM voltou a operar entre a cidade sul-africana e aquele ponto turístico na província de Inhambane, atualmente “o principal destino de lazer” em Moçambique.

Em 2022, o setor do turismo em Moçambique arrecadou mais 81,2% em receitas, face ao ano anterior, e só Inhambane “recebeu 197.054 turistas”, representando 22,4% do total do país.

Números que a ministra afirma, conforme notícia da Lusa, serem “sinais claros da revitalização do setor” do turismo, após as restrições da covid-19, mas também “sinais claros dos resultados da implementação do pacote de medidas de aceleração económica”, nomeadamente a “intervenção na área fiscal, estímulo à economia e melhoria do ambiente de negócios, transparência, governação e de aceleração de projetos de infraestruturas estratégicas”.

Refira-se que em dezembro de 2022, o país introduziu o Visto Eletrónico (e-Visa) e a 01 de maio do presente ano a medida de isenção de vistos para cidadãos de 29 países. De igual modo, foi revista a medida de concessão de vistos de investimentos para períodos mais alargados aos cidadãos estrangeiros que detenham investimento em Moçambique e ainda simplificou os requisitos de atribuição de visto de negócios, solicitando os mesmos requisitos que o visto de turismo, segundo a ministra.

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OMT distingue Aldeias Históricas de Portugal como exemplo de boas práticas

As Aldeias Históricas de Portugal são um dos seis destinos do mundo reconhecidos pela Organização Mundial do Turismo (OMT) como um exemplo de boas práticas no setor. Trata-se do único projeto mencionado do nosso país.

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A Organização Mundial do Turismo acaba de lançar o documento “Turismo e Desenvolvimento Rural: Uma Perspectiva Política”: este é o mais recente estudo da instituição sobre o turismo em áreas rurais, onde são feitas várias considerações sobre o panorama atual e os passos a seguir. É neste contexto que a Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico (AHP – ADT) surge como exemplo de boas práticas.

Num capítulo sobre o tema “Como é que os países estão a tomar partido das oportunidades económicas, sociais, culturais e ambientais trazidas pelo turismo?”, as Aldeias Históricas de Portugal figuram ao lado de mais seis exemplos que a instituição escolheu, entre o panorama mundial, e é o único projeto mencionado do nosso país. O trabalho das Aldeias Históricas de Portugal é apresentado pela OMT ao lado de iniciativas da Áustria, Vietname, Geórgia, Líbano, Andorra e Malásia.

No documento, a instituição descreve o percurso da AHP – ADT, lembrando que, “na fase inicial, a iniciativa focou-se nas infraestruturas, na reabilitação das Aldeias Históricas e no desenvolvimento das atividades económicas ligadas ao turismo. Agora, as Aldeias Históricas de Portugal têm feito um esforço para reforçar áreas como a comunicação, a animação turística e as relações com os agentes públicos e privados e as comunidades locais”.

Este é um reconhecimento que demonstra mais uma vez o compromisso da AHP – ADT com a sustentabilidade, em linha com a Agenda 2030 das Nações Unidas e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Uma missão que tem como objetivo conseguir que as Aldeias Históricas de Portugal alcancem a neutralidade carbónica, refere a rede em nota de imprensa.

Refira-se que em 2021, a OMT premiou a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo como uma das “Melhores Aldeias Turísticas”, e em 2022, atribuiu o o mesmo prémio à Aldeia Histórica de Castelo Novo.

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UNESCO avisa que há 55 patrimónios mundiais da humanidade em perigo

Um total de 1.121 lugares no nosso planeta fazem parte do Património Mundial da Humanidade de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), mas 55 estão da lista de perigo este ano.

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Os 1.121 sítios que fazem parte da lista do Património Mundial da Humanidade pela UNESCO incluem atualmente 869 locais culturais, 213 sítios naturais e 39 locais mistos. Há, no entanto, outra lista da UNESCO muito menos prestigiada, a que inclui o património mundial em perigo. Essa lista de lugares ameaçados é composta por 55 locais e pode ser estendida para o próximo ano, e uma é a cidade de Veneza, cuja decisão final será tomada na convenção da UNESCO em Riad, na Arábia Saudita, em setembro.

É que, apesar das obras realizadas em Veneza para proteger a cidade, a Convenção do Património Mundial, em documento publicado a semana passada, afirma que o paredão construído contra o aumento do nível das águas e as inundações não foi concluído e que o a proibição de grandes navios de cruzeiro ainda não é totalmente aplicada.

Da mesma forma, o órgão das Nações Unidas exorta a cidade a reduzir o número “excecionalmente elevado” de visitantes, algo que poderia ser conseguido com um novo sistema de emissão de bilhetes e taxas de entrada na cidade, embora a introdução destes sistemas tenha sido repetidamente adiada.

No entanto, muitos dos 55 sítios do Património Mundial em perigo estão localizados em zonas de guerra ou em países altamente instáveis, como Síria, Líbano, Palestina, Afeganistão, Iraque, Iêmen, Venezuela, Líbia, Mali e Ucrânia.

Outras estão ameaçadas por projetos de construção, como sítios históricos no Egito e no Uzbequistão, além do centro histórico de Viena, onde a Unesco está em desacordo com a construção de um grande hotel. O aumento do desenvolvimento urbano da cidade também foi o motivo pelo qual Liverpool, no Reino Unido, tenha perdido o estatuto de Património Mundial em 2021.

A UNESCO também propõe incluir os centros históricos das cidades ucranianas de Lviv , Kiev e Odessa na lista de patrimónios mundiais da humanidade em perigo, após os ataques lançados pela Rússia.

O organismo das Nações Unidas também emitiu “alertas sérios” em referência a Budapeste (Hungria), Zanzibar (Tanzânia) e à Grande Barreira de Coral australiana.

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Açores aprovam revisão do Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo para o período 2023-2030

Governo dos Açores aprovou, esta sexta-feira, a revisão do Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo (PEMTA) para 2023-2030, que reflete a estratégia da Região para o turismo como “setor basilar da economia regional, fundamentando-se no princípio de criação de valor para os residentes e para o território e alicerçando-se no fomento da atividade turística ao longo de todo o ano em todas as ilhas”.

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O comunicado do Conselho do Governo recorda que, em 2015, ano de liberalização parcial do espaço aéreo regional, foi elaborado o primeiro Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores, perspetivando um horizonte temporal até 2020 e definindo o posicionamento dos Açores como sendo, prioritariamente, um destino de natureza.

No entanto, a pandemia de Covid-19 interrompeu, em 2020, a trajetória de crescimento e desenvolvimento turístico que se registava na Região, conduzindo à necessidade da recuperação imediata do destino e demonstrando a premência da formulação de uma nova estratégia para o futuro do setor.

“Tendo em consideração a certificação da região como ‘Destino Sustentável’, obtida em 2019, de acordo com os critérios do Global Sustainable TourismCouncil, e às vantagens competitivas daí resultantes, a revisão do PEMTA, agora aprovado, assentou no reforço da sustentabilidade como pilar fundamental para o desenvolvimento do turismo nos Açores, em linha com as novas tendências e perfis de viajantes e turistas a nível internacional”, destaca o comunicado.

O novo PEMTA, que tem como horizonte temporal de vigência o ano de 2030, de modo a acompanhar a execução do período de programação comunitária, “inclui o posicionamento dos Açores enquanto destino turístico sustentável, a definição dos mercados prioritários e os princípios gerais de organização da oferta, pretendendo ser um documento orientador para todo o setor com o objetivo maior de conseguir que todas as empresas e todos os stakeholders possam alinhar o seu trabalho sob as mesmas orientações estratégicas”, sublinha o Conselho do Governo no seu comunicado.

 

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