Governo lança grupo de trabalho para atrair eventos desportivos internacionais
Novo grupo de trabalho, que conta com a participação dos secretários de Estado do Turismo e do Desporto, “deverá apresentar os primeiros resultados até ao final do presente ano”.
Publituris
3 milhões de hóspedes e 7,6 milhões de dormidas geram 644 milhões de euros de proveitos totais no turismo, em outubro
MSC Cruzeiros promove itinerários de verão de 2025 e destaca cruzeiros portugueses
TAP é a Melhor Companhia Aérea na Europa para os leitores da Global Traveler
17% dos portugueses vão viajar para o estrangeiro no Réveillon e maioria escolhe destinos na Europa
IAG participa no aumento de capital da Air Europa com 16 milhões de euros
TTS lança Certificação TTS Corporate Exclusiva para agências em Portugal
Brasil recebeu até novembro mais turistas estrangeiros do que em 2023
Aeroporto de Congonhas começa a receber obras de modernização
CP retoma Comboio Histórico do Douro a Vapor durante o Natal
TUI supera os 23 MM€ em receitas e aponta para crescimento até 10% para 2025
O Governo decidiu criar um grupo de trabalho para “preparar uma estratégia integrada de captação de eventos desportivos internacionais de interesse turístico para Portugal”, que conta com a participação da secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, assim como do secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia.
Num comunicado enviado à imprensa, o Gabinete do Ministro da Economia e do Mar, explica que este grupo de trabalho “deverá apresentar os primeiros resultados até ao final do presente ano” e que, além dos dois governantes, inclui também o Turismo de Portugal, o Instituto Português do Desporto e Juventude, o Comité Olímpico de Portugal, o Comité Paralímpico de Portugal, a Confederação do Desporto de Portugal, a Fundação do Desporto e a Associação Nacional de Municípios.
A estratégia que vai ser preparada vai servir de “base de mobilização dos agentes desportivos e turísticos”, nomeadamente através da promoção da sua “qualificação e capacitação”, esperando-se que contribua também para valorizar e promover “um maior aproveitamento dos seus equipamentos e competências”.
“Por outro lado, a estratégia também trará um maior valor-acrescentado para as comunidades locais ao mesmo tempo que promoverá valores como a saúde, bem-estar, superação e autorrealização de todos os envolvidos, praticantes e profissionais”, acrescenta o comunicado divulgado.
Segundo Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, este grupo de trabalho vai ficar encarregue de “apurar o impacto económico, financeiro e social dos eventos desportivos internacionais acolhidos e apoiados em 2019/22”, sendo também responsável pela criação de “uma matriz proporcional de apoio público que será investida na captação e organização de eventos desportivos em Portugal”, de forma a promover o país “enquanto destino de turismo desportivo”.
Já João Paulo Correia, secretário de Estado da Juventude e Desporto, sublinha que “Portugal tem mostrado nos últimos anos que é um destino de excelência para este tipo de eventos, tendo organizado com reconhecido sucesso torneios e fases finais bastante prestigiados”, defendendo, por isso, que chegou a hora de aproveitar “a experiência e o reconhecimento internacional acumulado”.
“O Governo quer consolidar a posição portuguesa enquanto organizador de eventos desportivos das mais diversas modalidades, apostando igualmente nos eventos internacionais de desporto feminino”, acrescenta o governante.