Aldeias do Xisto renovam identidade visual
De acordo com a ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto “o posicionamento estratégico da marca Aldeias do Xisto, refletido na sua nova imagem, é uma evolução a pensar no futuro e nos desafios que se avizinham”.
Publituris
Hoteleiros questionam aumento da taxa turística em Lisboa e pedem “transparência” na relação com o Turismo
Marriott International acrescenta 100 hotéis e 12.000 quartos ao portfólio europeu até 2026
Lufthansa revê resultados para 2024 em baixa
CoStar: Pipeline hoteleiro regista trajetória ascendente no continente americano
Depois dos hotéis, grupo Vila Galé também aposta na produção de vinho e azeite no Brasil
Novo MSC World America navega a partir de abril de 2025 com sete distritos distintos
Top Atlântico promove campanha para as viagens de verão
ERT do Alentejo dinamiza Estações Náuticas na Nauticampo
TAP escolhe filmes do Festival ART&TUR para exibição nos voos de longo curso
Universidade de Coimbra lança curso de Empreendedorismo em Desportos Aquáticos e Viagens
As Aldeias do Xisto renovaram a identidade visual e lançaram um novo site, mudanças que visam reposicionar estrategicamente, bem como reforçar a identidade e notoriedade do projeto.
“Contamos com um passado sólido, uma rede estável e uma iconografia e notoriedade visual fortes, mas é fundamental que a nossa identidade gráfica reflita o posicionamento estratégico da marca e acompanhe a evolução do projeto”, explica Bruno Ramos, coordenador da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, citado num comunicado enviado à imprensa esta quinta-feira, 15 de julho.
De acordo com o responsável, “o posicionamento estratégico da marca Aldeias do Xisto, refletido na sua nova imagem, é uma evolução a pensar no futuro e nos desafios que se avizinham”, que reforça os valores de responsabilidade, ecocentrismo, mundividência, experimentação e ativismo do projeto das Aldeias do Xisto.
A nova imagem das Aldeias do Xisto assenta em quatro eixos, concretamente Viver, Investir, Criar/Aprender e Usufruir, e pretende contribuir para que seja possível “atrair e fixar pessoas, projetos e investimentos no território”.
“Importava, pois, reforçar, desdobrar e especializar a atratividade da marca, refrescando a imagem e revitalizando os argumentos, para que espelhem a real, abrangente e diversificada atuação do projeto”, acrescenta a ADXTUR.
Na informação divulgada, a ADXTUR explica que a nova identidade visual, desenvolvida pelo Atelier Nunes e Pã, consiste numa “progressão do símbolo existente – ‘a casa'”, que passou a ter um aspeto mais moderno, evidenciando a “tendência para a sustentabilidade e para a experiência positiva que a marca quer deixar em todos os que com ela contactam”.
“A nova marca baseia-se em formas geométricas desenhadas a partir de uma matriz e é representada por dois elementos: o Símbolo e o Logotipo”, destaca a ADXTUR, explicando que o símbolo “é constituído por retângulos e triângulos que representam no seu conjunto, uma casa construída com pedras de xisto justapostas”, enquanto o logotipo é constituído pelo texto que nomeia as Aldeias do Xisto e conta com uma “letra intemporal e destemida, redonda e aberta que permite uma rápida e confortável leitura”.
A nova identidade das Aldeias do Xisto conta ainda com o claim “a descoberta começa aqui”, que “sintetiza as promessas, as motivações e os valores da marca, os seus produtos, projetos e serviços, orientando as pessoas para a essência das Aldeias do Xisto”.
Além da renovação da identidade visual, as Aldeias do Xisto lançaram também um novo site com o objetivo de comunicar o novo posicionamento e que serve também para apresentar os recursos deste projeto, assim como os eventos e a oferta das Aldeias do Xisto, através de um mapa que permite segmentar a oferta de acordo com as temáticas e os interesses de cada visitante.
O novo site permite ainda organizar os fluxos digitais dos diferentes sites satélites da marca, concretamente Bookinxisto, MyXisto Trails, e os novos micro-sites Dark Sky Aldeias do Xisto e Craft+Design.
Recorde-se que a Rede das Aldeias do Xisto integra 27 aldeias situadas no centro de Portugal, num território de 5.000km2, dividido em quatro unidades territoriais: Serra da Lousã, Serra do Açor, Zêzere e Tejo-Ocreza.