Nova versão do Selo Clean & Safe do Turismo de Portugal vai para além da segurança sanitária
A nova versão do Selo Clean & Safe, criado pelo Turismo de Portugal, em 2020, vai muito mais além do que salvaguardar as condições de segurança sanitária às empresas dos vários sub-setores do turismo expostas à crise da Covid-19.
Carolina Morgado
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“Revelou-se mais do que uma ferramenta de preparação das empresas do setor do turismo para responder à emergência de saúde pública associada à pandemia de Covid-19, assumindo um papel essencial na retoma da atividade turística”, realça a entidade.
Partindo dos mecanismos e das ferramentas já desenvolvidos para as anteriores versões, “são agora incorporadas dimensões e especificidades que irão permitir informar e capacitar as empresas para a gestão de crises de origens diversas que possam afetar a confiança dos turistas”, destaca o Turismo de Portugal em comunicado de imprensa.
A entidade refere que na versão atualizada do Selo Clean & Safe e, num momento em que os procedimentos higieno-sanitários decorrentes da situação pandémica estão já perfeitamente incorporados pelas empresas e entidades aderentes, “pretende-se evoluir disponibilizando informação sobre outras potenciais crises de saúde pública, adicionando-se também uma nova dimensão de segurança transversal às atividades turísticas, abrangendo possíveis situações de risco decorrentes de fenómenos extremos ou riscos coletivos (tais como incêndios rurais, inundações, sismos ou tsunamis) e de constrangimentos internacionais (cibersegurança, repatriamentos, refugiados)”.
Refira-se que o selo atualizado continua opcional e gratuito, sendo válido por mais dois anos, até 14 de junho de 2024. A renovação da adesão é automática para as empresas já aderentes que passam assim a dispor de planos e guias que contribuirão para a sua capacitação nestes domínios.
O Turismo de Portugal destaca ainda na nota, que promoverá, gratuitamente, a formação sugerida às empresas para a implementação das medidas e dos planos de ação associados à nova versão do selo. Em resultado da parceria estabelecida com entidades especializadas como a NOVA Medical School, a AGIF – Agência Gestão Incêndios Rurais e a Autoridade Nacional Emergência e Proteção Civil, está disponível para os aderentes, na plataforma portugalcleanandsafe.com, a informação necessária, incluindo modelos de planos de ação, guias e documentos técnicos de apoio.
No entanto, o Turismo de Portugal avisa que, conjuntamente com os seus parceiros, continuará a a realizar auditorias aos estabelecimentos aderentes, quando tal se justifique, “garantindo a monitorização do seu desempenho Clean & Safe e ajudando-os a melhorar os seus procedimentos nas áreas agora abrangidas pelo Selo”.
Com mais de 22 mil empresas aderentes e mais de 42.500 pessoas formadas, o Selo abrange toda a cadeia de valor em áreas de atividade relacionadas com o turismo, mas também com a cultura, entre outras, e foi “um contributo decisivo para a projeção e afirmação de Portugal como destino seguro”, a nível nacional e internacional”.