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Iberia reorganiza direção comercial

A estrutura da companhia aérea espanhola passará a contar com novas direções de Vendas Globais, Alianças e Acordos Estratégicos, Negócios Digitais e Estratégia Comercial e de Distribuição.

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Iberia reorganiza direção comercial

A estrutura da companhia aérea espanhola passará a contar com novas direções de Vendas Globais, Alianças e Acordos Estratégicos, Negócios Digitais e Estratégia Comercial e de Distribuição.

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A Iberia procedeu a uma restruturação da direção Comercial da companhia, de modo a “enfrentar o grande desafio do aumento da procura que se verifica em todos os mercados” e para “manter a posição que a companhia aérea conquistou nos últimos dois anos”, refere a Iberia em comunicado.

Neste contexto e com estes objetivos, a diretora Comercial de Desenvolvimento de Redes e Alianças da Península Ibérica, María Jesús López Solás, anunciou uma reorganização interna que procura “potenciar ainda mais” a procura de todas as oportunidades de rendimento e o compromisso de continuar a desenvolver o talento interno.

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Assim, Ana Beatriz Guillén de Vázquez (até agora diretora de Revenue Management) será responsável pela direção de Vendas Globais, que integrará as organizações de Vendas de Espanha, América Latina, Europa, EUA e outros mercados, bem como a gestão dos segmentos corporativos, operadoras e grupos turísticos por meio de canais indiretos e desenvolvimento de negócios com foco em B2B.

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Na direção de Vendas Globais, Antonio Linares (que desenvolveu a carreira nas áreas de Alianças, Estratégia e Desenvolvimento da Rede Iberia) assumirá a direção de Vendas de Espanha, que, nos últimos sete anos, foi conduzida por Guillermo González Vallina, que agora começa uma nova aventura profissional na indústria do turismo.

Víctor Moneo (até agora diretor de Vendas para América Latina e Acordos Comerciais Estratégicos) assumirá a gestão que integrará as áreas de Alianças e Acordos Estratégicos, para continuar a fortalecer as alianças da Iberia com os parceiros na América Latina e no Atlântico Norte, essencial para enriquecer a proposta de valor para os clientes nesses mercados. Víctor Moneo mantém a sua responsabilidade pelos Acordos Comerciais Institucionais e na área de Alianças substitui Antonio Pimentel que, nos últimos nove anos, reforçou a relação da Iberia com os parceiros em todo o mundo, e agora assume uma nova responsabilidade no IAG como Head of Assuntos Europeus.

Miguel Henales Arrom continuará a ser responsável pela direção de Negócios Digitais, que abrange as vendas diretas e indiretas através dos canais digitais.

Ignacio Valeros (até agora responsável pela área de Serviços Auxiliares) assumirá a função de Revenue Management, com o foco na transformação da área para otimizar a gestão das receitas da empresa, num momento particularmente exigente para a Iberia.

Celia Muñoz Espín (até agora diretora Comercial para Europa e Estados Unidos) será responsável pela direção da Estratégia Comercial e de Distribuição, com um papel muito transversal para melhorar os processos da área comercial e o relacionamento com os GDS, trabalhando em conjunto com o OpCo do IAG e as companhias aéreas com acordos com a Iberia.

O Departamento de Desenvolvimento de Redes e o Departamento de Planeamento de Programas manterão os atuais gestores, André Caetano Alves e Maite Palmí Reig, respetivamente.

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Turismo

O papel (cada vez mais relevante) da gastronomia nas viagens

A gastronomia assume cada vez mais um papel essencial na escolha de um destino. E as gerações mais novas são prova disso, escolhendo o destino em função do que vão comer.

81% dos viajantes afirmam que experimentar as comidas e cozinhas locais é o ponto alto da sua viagem e 47% da Geração Z e da Geração Y viajam cada vez mais para novos locais enquanto aprendem sobre a história e a cultura de um lugar.

No painel “What is the Vintage” no segundo dia do Global Summit do World Travel & Tourism Council 2024, a realizar em Perth (Austrália), a pergunta que se impôs foi: “Qual é o futuro da gastronomia e do enoturismo e de que forma estão a ajudar os viajantes a ligarem-se à cultura e ao local?”.

Dale Tilbrook, fundador da Dale Tilbrook Experiences, considera que, atualmente, “muitos dos turistas são conquistados pelo paladar. Ou seja, se oferecermos boa comida e vinho, metade do caminho para conquistar esses viajantes está feito”.

Na realidade, os quatro oradores participantes neste painel destacaram a importância cada vez maior da gastronomia e do enoturismo e da relação que os viajantes procuram com o que o destino oferece neste capítulo.

“Quando viajamos, gostamos de ver monumentos, museus, ir à praia, ver um bonito pôr do sol. Mas o viajante recordará de igual forma ou até valorizará mais o que come e bebe nesse destino”, admitiu Alexandra Burt, co-fundadora e proprietária da Voyager Estate, Margaret River. “Na realidade, é somente seguir a máxima: ‘somos aquilo que comemos’”. Para Burt, “não se trata somente de oferecer a boa gastronomia e vinhos no local, mas abrir uma porta para que as pessoas levem essas recordações e as repitam em sua casa, as mostrem aos seus amigos”.

Num país onde o vinho é um produto de primeira linha para o turismo, Tilbrook destacou este facto ao afirmar que, “não temos a mesma história da Europa, mas a novidade que os vinhos australianos trazem é algo que o viajante reconhece e valoriza”.

Destaque mereceu, também, o facto de este tipo de turista ser um viajantes “com um poder de compra mais elevado, o que faz com que deixa mais dinheiro no destino e interaja mais com as comunidades locais, uma vez que procura produtos diferenciados e que só conseguirá encontrar no destino”, frisou Alexandra Burt.

*O Publituris viajou até Perth (Austrália) para o Global Summit 2024 a convite do World Travel & Tourism Council (WTTC)
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Turismo

Competitividade do turismo significa experiências, mas cada vez mais personalizadas e inclusivas

O primeiro painel do Global Summit do World Travel & Tourism Council 2024 teve a competitividade do setor das viagens e turismo como foco. Se a conectividade é essencial, cada vez mais as experiências assumem o seu papel imprescindível. Contudo, estas devem ser cada vez mais personalizadas e oferecer algo único. O sucesso passa por antecipar o que o viajante procura.

Com as projeções a estimarem que o setor das viagens e do turismo valerão 16 biliões de dólares (cerca de 14,5 biliões de euros) – e 11,4% do PIB global – em 2034, a competitividade do turismo é mais importante do que nunca, especialmente nos mercados mais maduros.

Assim, uma das ideias que ficou do primeiro painel do Global Summit do World Travel & Tourism Council 2024, a realizar em Perth (Austrália), foi a de que os investimentos táticos serão fundamentais para a competitividade no panorama atual e futuro para aumentar a quota de mercado global.

Contudo, reconhecido foi, igualmente, que serão os mercados mais maduros a registar maiores dificuldades. Audrey Hendley, presidente da American Express Travel (AET), frisou que “à medida que o cliente muda, a oferta de produto terá de mudar e acompanhar as exigências desse mesmo cliente. Com isso, também, a promoção, comunicação e serviços terão de ser alterados”.

Neste campo, a responsável pela AET admitiu que a companhia está cada vez mais focada em oferecer viagens de experiências onde a aposta passa, por exemplo, por produtos desportivos, admitindo que “foi com surpresa que registamos o interesse cada vez maior pelo ténis ou Formula 1, principalmente nas gerações mais novas”.

Defensora que os produtos oferecidos terão de fazer com que “os clientes sintam uma relação connosco”, Hendley reconheceu que as viagens individuais estão a ter cada vez mais procura. “Não é só vender a viagem, é estar junto do cliente e não vê-lo como cliente, mas como membro”.

Ao referir-se aos viajantes/turistas, a presidente da AET frisou, também, que os padrões de gastos deixaram de ser locais. “Um viajante já não pode ser visto como sendo de um determinado local, de um mercado emissor específico. A tecnologia disponibilizada atualmente faz-nos olhar para um viajante como sendo global e é importante que se perceba que, hoje, um turista pode viajar para qualquer parte do mundo. Por isso, temos de nos antecipar às expectativas, exigências e necessidades desse viajante e conseguir oferecer-lhe algo inesperado”.

Por isso salientou que “o sucesso passa por estar à frente, antecipar a procura. Quem o conseguir fazer terá mais sucesso”, frisou Hendley.

Importante em todo este cenário está, naturalmente a conectividade, e num destino como Perth, cidade localizada na parte Ocidental da Austrália, esta assume uma relevância ainda maior, dada a distância. Jason Waters, CEO do Perth Airport, admite as dificuldades, ou melhor, “desafios” que um aeroporto como o de Perth tem. Contudo, reconhece que toda a experiência de viagem não começa no aeroporto ou mesmo no destino final. “A experiência positiva de uma viagem começa em casa, quando o viajante começa a fazer a sua busca, pretende reservar a sua viagem, faz o check-in e só depois entra o aeroporto. Naturalmente que uma má experiência em qualquer aeroporto pode impactar a viagem negativamente. Mas hoje temos toda a tecnologia disponível que permite ultrapassar todas estas questões. E aí sim, poderemos ter vantagem competitiva”.

Destacadas foram também, as respostas que têm de ser oferecidas a quem viaja e sofre de incapacidade invisíveis. “Facilitar as viagens a este tipo de viajantes não é mais uma alternativa, é uma obrigação e qualquer aeroporto ou companhia aérea pode e será penalizada por não ter todos estes aspetos em conta”. “Ser competitivo é ser inclusivo, em todos os aspetos”, concluiu Jason Waters.

No campo da sustentabilidade, tema que, após a pandemia assumiu uma relevância de primeira ordem, James Thornton, CEO da Intrepid Travel, começou por referir que, “basta recuar 10 anos e nem convidado era para este tipo de fóruns, quanto mais ser orador. Ora, atualmente, quem não tiver a sustentabilidade incluída no negócio, não terá qualquer sucesso”, admitiu.

Contudo, Thornton frisou que “a sustentabilidade é uma proposta de valor. Hoje a sustentabilidade não pode ser unicamente vista como viajar com menor pegada ambiental. A sustentabilidade de hoje e, principalmente, do futuro, passa por uma sustentabilidade ambiental, económica, mas fundamentalmente, local”.

Por isso, o CEO da Intrepid Travel destacou o combate que terá de ser feito ao “greenwashing”. “Temos de ter a certeza de que todos rumamos para o mesmo lado. De nada vale eu afirmar que tenho preocupações com a sustentabilidade, se depois o meu fornecedor, o hotel para onde envio os meus clientes ou a rent-a-car que disponibilizo não têm as mesmas preocupações e práticas que nós temos”.

*O Publituris viajou até Perth (Austrália) para o Global Summit 2024 a convite do World Travel & Tourism Council (WTTC)
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“O turismo sempre enfrentou crises e guerras e conseguiu responder da melhor maneira”, reconhece presidente e CEO do WTTC

Com diversos conflitos a acontecer no mundo, a presidente e CEO do WTTC recorda que o turismo sempre conviveu com esta(s) realidade(s). Contudo, Julia Simpson reconhece que a situação é preocupante e o impacto no turismo sentir-se-á se houver uma escalada, além de a cadeia de abastecimento voltar a sofrer disrupções que fazem com que os preços não baixem como esperado.

Victor Jorge

Com os números referentes à atividade turística mundial a indicarem um ano de 2024 a bater recordes, o arranque da 24.ª edição do Global Summit do World Travel & Tourism Council (WTTC), que decorre em Perth (Austrália) até ao dia 1o de outubro, ficou marcado pela incerteza devido aos conflitos que acontecem no mundo.

Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC, mostra-se, naturalmente, preocupada, “não só com os os conflitos e diversos impactos”, mas, sobretudo, “com as tragédias humanas incalculáveis que se vivem”.

Certo é que, segundo a responsável do WTTC, o setor das viagens e turismo “sempre viveu e conviveu com guerras e conflitos de diversa ordem, independentemente da geografia”.

“Exceto na pandemia, onde a atividade, de facto, parou, sempre fomos confrontados com conflitos, sejam eles de menor ou maior dimensão. Dizer que estes não têm impacto, é tapar os olhos”, admitiu Julia Simpson, reconhecendo, contudo, que, no caso dos atuais conflitos – Ucrânia e Médio Oriente – “estes são mais regionais e não tanto globais. No entanto, sabemos do impacto que estes têm nas diversas cadeias de abastecimento e na distribuição dos muitos produtos que o turismo necessita por esse mundo fora”.

Além disso, Julia Simpson admite que esta realidade “também não permite um aliviar dos preços, já que com tantas restrições nos transportes, as rotas que habitualmente se faziam, não se podem fazer, aumentando os percursos e, assim, também o preço final. Claro que toda a indústria sofre, mas também sabemos que as pessoas sofrem, uma vez que o preço a pagar é mais alto”.

Julia Simpson fez a ponte para a importância das comunidades locais e o foco que deverá ser dado às mesmas. “É nestas alturas que devemos perceber a importância que as nossas comunidades locais, os produtos locais possuem, já que estão à mão e, com toda a certeza, a preços mais acessíveis, além de ajudarem essas mesmas comunidades locais não só com rendimento, mas, sobretudo, com a criação e manutenção de emprego”.

Julia Simpson admite que o setor do turismo tem contribuído para trazer cada vez mais pessoas da economia informal para a formal, “o que traz mais dinheiro para as economias”.

Com o Banco Federal dos EUA a baixar recentemente as taxas de juro, Julia Simpson admite que esta estratégia se reflita no resto do mundo e, assim, “minimize os efeitos das guerras. Sabemos que os preços aumentaram devido à pandemia e à disrupção das cadeias de abastecimento. Com as cadeias a estarem cada vez mais normalizadas, é natural que se verifique um abrandamento nesta subida de preços”.

Contudo, a presidente e CEO do WTTC concluiu que “é preciso estar constantemente alerta, já que se tratam de situações muito voláteis, que podem escalar de um momento para o outro, trazer ainda mais incerteza e insegurança e tudo isto nunca é positivo para as viagens e para o turismo”.

*O Publituris viajou até Perth (Austrália) para o Global Summit 2024 a convite do World Travel & Tourism Council (WTTC)
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Quase um milhão de visitantes em Macau na “semana dourada” de outubro

Macau recebeu 993.117 visitantes na primeira semana de outubro, nos feriados comemorativos do dia nacional da China, indicaram dados disponíveis no site da Direção dos Serviços de Turismo (DST) do território.

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O número médio diário de visitantes durante a “semana dourada” (1 a 7 de outubro) foi de 141.873, mais 22,9% do que no ano passado, em que o mesmo período de feriados decorreu entre 29 de setembro e 06 de outubro, de acordo com os mesmos dados fornecidos pela DST.

No terceiro dia da semana, 03 de outubro, Macau registou o maior número de visitantes, com 174.313, enquanto o menor número de visitantes foi verificado no sétimo dia, 07 de outubro, com 76.816, acrescentou.

Em 2019, Macau registou um total de 1.201.912 visitantes (menos 20%).

As “semanas douradas” são períodos que concentram vários feriados. A “semana dourada” de outubro constitui o segundo maior movimento de massas na China, a seguir ao período do ano novo lunar, principal festa tradicional das famílias, que geralmente acontece no início do ano, com a data a variar consoante o calendário lunar.

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Receitas fiscais totais do turismo ultrapassam os 3 biliões de euros em 2023

No arranque da 24.ª edição do Global Summit do World Travel & Tourism Council (WTTC), em Perth (Austrália), Julia Simpson apresentou os números mais recentes referentes ao turismo mundial. Assim, além dos 10,4 biliões de euros que o turismo representará no PIB mundial, 9,6% das receitas fiscais provêm da atividade turística global.

Victor Jorge

“Os números impressionam sempre quando se fala da atividade das viagens e turismo”, salientou Julia Simpson, presidente e CEO do World Travel & Tourism Council (WTTC), no arranque da 24.ª edição do Global Summit, que se realiza até ao próximo dia 10 de outubro, em Perth (Austrália).

Assim, segundos as mais recentes previsões do WTTC, a economia mundial deverá receber o contributo de mais de 11,1 biliões de dólares (cerca de 10,4 biliões de euros) em 2024. Este contributo para o Produto Interno Bruto (PIB) global representa um aumento de 7,5% face ao ano de 2019 e 10% do PIB total em todo o mundo.

Os números indicam, igualmente, que perto de 350 milhões de pessoas terão no turismo a sua atividade laboral, representando 10,4% do emprego total em todo o mundo e um aumento de 4,1% face ao pico de 2019.

Outro dado importante saído da primeira conferência de imprensa global do Global Summit do WTTC foi o da contribuição do turismo para as receitas fiscais a nível mundial. O WTTC estima que, em 2023, o setor do turismo mundial terá participado com mais de 3,3 biliões de dólares (cerca de 3 biliões de euros) para os cofres das finanças dos países, o que equivale a 9,6% do total das receitas fiscais a nível mundial.

No que diz respeito ao ambiente, “tema ‘querido’ para o WTTC”, segundo admitiu Julia Simpson, a mais recente pesquisa ambiental e social (ESR) do WTTC, criada em parceria com o Ministério do Turismo da Arábia Saudita, revela que em 2023 as viagens e o turismo representaram 6,7% de todas as emissões globais, abaixo dos 7,8% em 2019, quando as viagens e o turismo estavam no auge.

A pesquisa mostra uma conquista importante com a contribuição económica do setor a crescer mais rapidamente do que o seu impacto ambiental.

Se no ano passado a contribuição das viagens e do turismo para o PIB mundial quase atingiu os níveis pré-pandémicos de 9,9 biliões de dólares (pouco mais de 9 biliões de euros), apenas 4% abaixo do pico do setor, em 2019, as emissões globais de GEE (Gases com Efeito de Estufa), em 2023, estavam 12% abaixo do pico de 2019, com a intensidade das emissões por unidade do PIB a cair 8,4% durante este período. “Isto demonstra que o crescimento do setor está a tornar-se mais limpo”, destacou Julia Simpson.

“O nosso setor está a provar que podemos crescer de forma responsável. Estamos a dissociar o crescimento das emissões, com as viagens e o setor do turismo a expandir-se economicamente, ao mesmo tempo que reduzem a sua pegada ambiental”, frisou a presidente e CEO do WTTC.

“Este é um momento decisivo, que prova que a inovação e a sustentabilidade andam de mãos dadas na definição do futuro do turismo global. No entanto, embora estejamos a dissociar o crescimento do nosso setor do aumento dos gases com efeito de estufa, o nosso objetivo são as reduções absolutas. Temos de acelerar significativamente este progresso para cumprir os objetivos climáticos de Paris. Estamos no bom caminho, mas temos de melhorar o nosso jogo”.

Um dos principais fatores das emissões do setor das viagens e turismo reside na energia utilizada para alimentar as suas operações. Embora 2023 tenha mostrado tendências positivas em comparação com 2019, é evidente que “ainda existem oportunidades significativas para acelerar a transição ecológica”, reconhece a responsável do WTTC.

Assim, “os aumentos no uso de energia renovável e as reduções na dependência de combustíveis fósseis permanecem relativamente modestos, destacando a necessidade de uma ação mais decisiva”, destacam os dados do WTTC, embora indiquem que, em 2023, a dependência do setor de fontes de energia de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) caiu de 90% em 2019 para 88,2%.

A percentagem de fontes de energia com baixo teor de carbono (nuclear e renováveis) aumentou de 5,1% em 2019 para 5,9%  em 2023, refletindo os esforços em curso para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis.

“Não conseguimos controlar o que não conseguimos medir a 100%”, referiu Julia Simpson, destacando na conferência de imprensa que uma das soluções para este “problema energético” prende-se com a produção e utilização de SAF (Sustainable Aviation Fuel – Combustível Sustentável para a Aviação).

“Terá de haver políticas muito fortes por parte dos diversos governos para que existam efetivos incentivos à produção de SAF”, salientou Julia Simpson, avançando que, “sem estes será muito difícil aumentar a produção e baixar o preço do SAF. Ora, não existindo SAF ou este ter preços muito significativos não fará com que se consiga alcançar os objetivos de um setor das viagens e turismo mais limpo”, disse a presidente e CEO do WTTC.

*O Publituris viajou até Perth (Austrália) para o Global Summit 2024 a convite do World Travel & Tourism Council (WTTC)
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Viajantes internacionais procuram Europa pela cultura e história, mas preço continua barreira importante

De acordo com a atualização do Barómetro de Viagens de Longo Curso publicado pela European Travel Commission (ETC) e pela Eurail BV, 58% dos inquiridos planeiam viajar para destinos longínquos entre setembro e dezembro de 2024. 40% tencionam visitar a Europa, embora a acessibilidade económica continuar a ser a barreira mais importante para viajar para a Europa. O mercado asiático continua a alta, com 83% dos viajantes chineses inquiridos a manifestarem o desejo de visitar a Europa, mais 9% do que no ano passado.

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Os viajantes internacionais estão a mostrar-se mais cautelosos ao planearem viagens à Europa entre setembro e dezembro deste ano. É o que revela o último Barómetro de Viagens de Longo Curso 3/2024, publicado pela European Travel Commission (ETC) e pela Eurail BV, que explora o sentimento e as preferências dos viajantes relativamente às viagens de longo curso para a Europa.

O relatório revela que 58% dos inquiridos planeiam viajar para destinos longínquos nos últimos quatro meses do ano, com 40% a preverem uma visita à Europa. Isto representa uma descida de 4% em comparação com o mesmo período do ano passado. A acessibilidade dos preços é o principal obstáculo às viagens para a Europa, citado por quase metade dos inquiridos (44%). Este valor está a aumentar em todos os principais mercados, com exceção da Austrália, que registou um ligeiro decréscimo.

Aspirações chinesas
O relatório revela um aumento significativo, em termos anuais, da intenção de viajar para o estrangeiro por parte da China, com 83% dos inquiridos a manifestarem interesse em visitar a Europa, um aumento de 9% em relação ao ano passado. Este aumento é apoiado por vários fatores, incluindo a reintrodução de voos entre a China e a Europa, que tornou as viagens mais acessíveis.

As intenções de viagem dos brasileiros espelham de perto as observadas no outono passado, com quase 48% dos inquiridos a planearem visitar a Europa nos últimos quatro meses do ano, impulsionadas principalmente por viajantes mais jovens e mais abastados. Apesar da crescente confiança dos consumidores, os elevados custos continuam a ser um importante fator de dissuasão das viagens para as pessoas deste mercado.

Os viajantes do Canadá e da Austrália são mais cautelosos, com 39% e 33% dos inquiridos a planearem uma viagem à Europa até ao final do ano, o que está em consonância com os valores dos anos anteriores. Do mesmo modo, o desejo de visitar a Europa entre os inquiridos da Coreia do Sul e dos EUA é bastante modesto, com 27% e 23%, respetivamente. O sentimento de viajar para o estrangeiro dos EUA parece ser particularmente fraco, registando um declínio considerável em relação aos 41% do ano passado, principalmente devido aos elevados custos de viagem (40%), ao interesse em explorar outras regiões (23%) e ao tempo de férias insuficiente (17%).

O que influencia planos: segurança e preços
A segurança continua a ser o principal critério na escolha de um destino de férias na Europa (52%) – com um crescimento anual significativo entre os viajantes da Austrália, do Japão, da China, do Canadá e dos EUA -, seguida dos locais a visitar (41%) e da qualidade das infraestruturas turísticas (39%).

A inflação dos produtos e serviços turísticos está a começar a diminuir, mas os impactos duradouros dos últimos anos continuam a afetar os hábitos de viagem. A maioria dos inquiridos (66 %) planeia gastar entre 100 e 200 euros por dia, à semelhança do outono de 2023. No entanto, alguns mercados estão a apertar os seus orçamentos à medida que as férias na Europa se tornam menos acessíveis. Nomeadamente, registou-se uma queda anual de 30 % nos viajantes chineses que esperam gastar mais de 200 euros por dia. Além disso, na Austrália e no Canadá, registam-se aumentos de 6% e 8%, respetivamente, nos viajantes que preveem gastar menos de 100 euros por dia.

Cultura continua principal atrativo para visitar a Europa
O lazer é a principal razão para viajar para a Europa, com 78% dos inquiridos a responderem que esse foi o principal motivo da sua visita. A cultura e a história continuam a ser as principais atrações para futuras viagens, com 44% dos inquiridos a referi-las como uma prioridade. Este interesse crescente beneficia os centros históricos e os pontos de interesse cultural da Europa. Nomeadamente, o interesse em explorar a rica cultura e história da Europa aumentou na China (+13%), no Japão (+11%) e nos EUA (+14%), em comparação com o ano passado. Os potenciais viajantes citaram também as experiências gastronómicas como um atrativo especial para visitar a Europa (39%), seguidas da vida urbana (33%).

Apresentado pela primeira vez neste estudo, o inquérito revela que os inquiridos que planeiam viajar para a Europa têm um forte interesse em interagir com os habitantes locais. Cerca de 40% indicaram que interagiriam ocasionalmente com os habitantes locais para melhorar as suas viagens. Além disso, 36% procurariam experiências culturais mais profundas, aprendendo sobre a vida e as tradições locais, enquanto 15% aspiram a construir relações significativas com os habitantes locais.

Miguel Sanz, presidente da ETC, salienta que os viajantes que planeiam visitar a Europa “demonstram um grande interesse em estabelecer relações com os habitantes locais, o que evidencia uma mudança mais ampla no sentido de experiências mais significativas e autênticas”.

Além disso, o sucessor do português Luís Araújo à frente dos destinos da ETC frisa que os resultados do barómetro sublinham que os habitantes locais são “um trunfo fundamental para moldar a perceção que os visitantes estrangeiros têm dos destinos europeus, através da sua hospitalidade, cultura e vida quotidiana”.

E conclui: “Ao envolver os habitantes locais na tomada de decisões em matéria de turismo, dando-lhes a possibilidade de criarem as suas próprias iniciativas turísticas e investindo em espaços autênticos como mercados, centros culturais e eventos, os destinos podem cultivar relações sustentáveis que beneficiam tanto os viajantes como os residentes. É esta abordagem que pode fazer da Europa um destino ainda mais culturalmente vibrante e acolhedor”.

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Os 3 dias dos Portugal Meeting Forums by Publituris 2024 em vídeo

Depois do evento e da fotorreportagem, aqui fica o registo em vídeo de três dias de networking entre buyers internacionais e suppliers nacionais no segmento MICE nos Portugal Meeting Forums by Publituris 2024.

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Nos dias 1, 2 e 3 de outubro de 2024, o jornal Publituris organizou o seu evento MICE dirigido ao mercado internacional – “Portugal Meeting Forums by Publituris”.

A 8.ª edição deste evento, que contou com o apoio do Turismo de Portugal, TAP Air Portugal, Vila Galé Hotéis, MiceBuzz e YVU, recebeu 26 buyers internacionais.

Do outro lado, 30 suppliers nacionais mostraram o que de melhorar há em Portugal no segmento MICE, afirmando e confirmando o destino com ofertas de valor acrescentado e de mais-valia para quem nos visitou.

Fica o vídeo destes três dias que foram desde o Vila Galé Collection Palácio dos Arcos ao Forte da Crismina, terminando com um passeio pelo rio Tejo no WaterX.

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Os três dias dos Portugal Meeting Forums by Publituris 2024 em imagens

Durante três dias, o jornal Publituris recebeu 26 buyers internacionais que reuniram com 30 suppliers nacionais do mercado MICE.

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Nos dias 1, 2 e 3 de outubro de 2024, o jornal Publituris organizou o seu evento MICE dirigido ao mercado internacional – “Portugal Meeting Forums by Publituris”.

A 8.ª edição deste evento, que contou com o apoio do Turismo de Portugal, TAP Air Portugal, Vila Galé Hotéis, MiceBuzz e YVU, recebeu 26 buyers internacionais.

Do outro lado, 30 suppliers nacionais mostraram o que de melhorar há em Portugal no segmento MICE, afirmando e confirmando o destino com ofertas de valor acrescentado e de mais-valia para quem nos visitou.

E muitos, senão a totalidade, dos buyers internacionais confirmaram a qualidade da oferta nacional e descobriram novidades, destinos e serviços surpreendentes.

Ficam as imagens destes três dias que foram desde o Vila Galé Collection Palácio dos Arcos ao Forte da Crismina, terminado com um passeio pelo rio Tejo no WaterX.

 

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Regresso das Linhas Aérea de Moçambique a Lisboa prova que restruturação foi positiva

O Governo moçambicano considerou positivo o trabalho da empresa sul-africana que liderou a restruturação das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), destacando o reinício dos voos entre Maputo e Lisboa como uma prova do trabalho da Fly Modern Ark.

Victor Jorge

“Quando a Fly Modern Ark [FMA] chegou, a empresa era insolvente e, em menos de um mês, eles demonstraram que a empresa era solvente, poupando milhões de dólares (…). A segunda coisa que fizeram foi introduzir um voo que não existia há mais de 10 anos. O povo agora tem outras opções (…) e a LAM está a mostrar-se competitiva”, respondeu à Lusa Mateus Magala, ministro dos Transportes e Comunicação, à margem das cerimónias oficiais do Dia da Paz em Moçambique.

O contrato entre a FMA e a LAM terminou em 12 de setembro e vigorava desde abril de 2023, quando a empresa sul-africana foi chamada para implementar uma estratégia de revitalização, após anos de problemas operacionais relacionados com uma frota reduzida e falta de investimentos, com registo de alguns incidentes, não fatais, associados por especialistas à ineficiente manutenção das aeronaves.

Para Magala, a restruturação pela FMA foi uma fase e, agora, com a entrada, em julho, de um novo presidente da companhia, Américo Muchanga, espera-se um novo capítulo para LAM, embora admita que há desafios que precisam de tempo para serem ultrapassados.

“Eu disse, no início, que a reforma bem disciplinada da LAM, para dar uma volta efetiva, levaria entre um e dois anos. Precisamos de continuar com a crença de que a nova administração vai tornar a empresa notável”, frisou Magala.

Quando a FMA assumiu a gestão da companhia aérea estatal, reconheceu que a LAM tinha uma dívida estimada em cerca de 300 milhões de dólares (269 milhões de euros, no câmbio atual).

Durante o período de gestão da FMA, a empresa sul-africana também denunciou esquemas de desvio de dinheiro na LAM, com prejuízos de quase três milhões de euros, em lojas de venda de bilhetes, através de máquinas dos terminais de pagamento automático (TPA/POS) que não são da companhia.

O Gabinete Central de Combate à Corrupção (GCCC) de Moçambique instaurou um processo para investigar alegados esquemas de corrupção na venda de bilhetes da transportadora aérea moçambicana e sobre a gestão da frota da companhia, tendo apreendido diversos materiais.

“Estamos a acompanhar [as investigações] e é um trabalho muito complexo. Mas acreditamos que a PGR vai contribuir para desvendar este mistério”, acrescentou Magala.

A LAM opera 12 destinos no mercado doméstico, a nível regional voa regularmente para Joanesburgo, Dar Es Salaam, Harare, Lusaca e Cidade do Cabo, e Lisboa é o único destino intercontinental.

A LAM regressou aos voos para Lisboa em 12 de dezembro último, com um Boeing 777 de 302 lugares, resultante de uma parceria com a operadora portuguesa EuroAtlantic, ligando as duas capitais três vezes por semana.

Em 26 de agosto último, o novo presidente da empresa anunciou que a LAM faturou, no primeiro semestre deste ano, um total de 52 milhões de euros, prevendo adquirir mais quatro aeronaves ainda em 2024.

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Na XJourney Travel “o luxo não se vê, sente-se”

A XJourney Travel não é uma típica agência de viagens. Assume-se como uma boutique travel para viagens de incentivos à volta do mundo, num conceito luxury, mas também de eventos, através da sua outra empresa, a Event Concept. Possui uma equipa de produtores que considera altamente especializada e com vários anos no mercado de produção de experiências, viagens e eventos. O Publituris entrevistou os dois fundadores, Carlos Medeiros e Miguel Procópio.

O luxo não se vê, sente-se”, quer seja em experiências de viagens de incentivo por este mundo fora, quer nos eventos nacionais e internacionais. É com esta estratégia que os dois sócios, Carlos Medeiros e Miguel Procópio, juntaram as suas experiências para criar a XJourney Travel, casando-a com a já existente Event Concept, em que uma alavanca a outra em determinadas situações. Para eles, o céu é o limite.

Miguel Procópio está no turismo há mais de 20 anos, tendo passado por várias empresas, e Carlos Medeiros estava ligado à área da produção de eventos, mesmo assim, tinha de organizar viagens direcionadas para este segmento. Trabalhando em parceria há mais de 10 anos, e porque uma coisa faltava à outra, decidiram juntar as duas experiências, o seu know-how, os dois mundos, a técnica e a produção, e há quatro anos criaram a XJourney Travel, que segundo dizem, “estamos a dar os primeiros passos”. Pensada em 2019, a empresa abre-se ao mercado no dia 1 de julho de 2020, em plena pandemia.

“Estes quatro anos têm sido muito interessantes porque não só trouxemos os clientes todos que trabalhavam connosco há 10 anos para cá, como já ganhámos cerca de 20% de novos clientes, mas ainda estamos longe de atingir o nosso objetivo”, explicou Carlos Medeiros, para referir que, recentemente “criámos um departamento de comunicação, que é liderada pela Dara Rodrigues e estamos ainda num caminho de nos encontrarmos como produtores de viagens”.

Tocar a alma das pessoas
Este empresário sublinha ainda que, “para nós uma viagem de incentivo, um FIT ou um corporativo, tem de ter o nosso cunho muito pessoal e sempre numa linha emocional. O cliente quando trabalha connosco tem de sentir a diferença no tratamento. E dizemos isto muitas vezes, não queremos ser os melhores, mas queremos ser os diferentes, queremos tocar a alma das pessoas, porque o melhor é muito relativo”.

Miguel Procópio reafirma: “Desde há muito tempo que impomos um pouco este tipo de emoção em tudo o que fazemos a nível de incentivos, e grande parte dos nossos clientes anteriores eram de incentivos, e começámos também a pôr isso nos nossos FIT, nos nossos individuais, e cada cliente que trabalha connosco sabe que, de facto, se há coisa que vai ter garantidamente, é uma experiência na viagem.

Trabalhamos muito nas experiências”. Apontou que “queremos que as pessoas continuem a ser nossos clientes porque o sentem na pele, porque há ali qualquer coisa diferente. E ao dizermos que somos diferentes e que somos out of the box, é porque walk é talk, como costuma dizer o Carlos. E, de facto incutimos isso em toda a nossa equipa”. A empresa promove, não só viagens individuais de lazer, como o chamado corporate puro e duro, mas também viagens de empresas.

Personalização acima de tudo
Apresenta-se no mercado como uma boutique and luxury travel. “O luxo e o lifestyle não são sinónimos de dinheiro, embora ajude. Podemos ir para um quadro de estrelas e podemos ter uma experiência luxuosa”, sublinha Carlos Medeiros, que acrescenta que “o luxo não é só o ouro, há as pedras preciosas e as semipreciosas, e estas custam um terço de uma preciosa e não deixa de ser luxo. É assim que fazemos com as viagens, e o que impomos no dia-a-dia à nossa empresa é a experiência em viagens que podem custar mil euros ou meio milhão, e estamos a falar por pessoa”.

“Na realidade, quem vai com um projeto de meio milhão de euros é muito dinheiro, a emoção está lá, mas também quem gasta mil, ou 1.500 euros, a nossa tentativa é que essa pessoa tenha igualmente uma experiência distinta. São coisas distintas, mas o cuidado na escolha do hotel, da companhia aérea, a maneira como ela recebe a documentação em casa, é sempre o nosso luxo”.

Já os dois sócios defendem que, “muitas vezes o luxo não se vê, sente-se”, realçando Miguel Procópio que “há certas coisas que podemos fazer pelo cliente, que quando chega, é um luxo”. Neste aspeto da personalização “tentamos evitar ao máximo os digitais. Somos fãs da tecnologia, mas também somos muito fãs de chegarmos à pessoa em papel, e como costumamos dizer muito para a equipa, o paperless não é paper nothing. Estamos a introduzir tudo o que é possível na área da sustentabilidade, mas obviamente que dentro da sustentabilidade temos meios para que o cliente receba também uma caixa com a documentação em papel reciclado, por isso, sem ferir tanto a natureza. Temos esse cuidado”, enalteceu, “como também temos, por exemplo, o aspeto da responsabilidade social criando muitos projetos ao longo dois ou três dias para ir descobrir qualquer coisa ali à volta que ainda não conhecemos e isso é um investimento muito grande e que acaba por ser uma mais-valia para o cliente que trabalha connosco. Quando chega ao pé de nós, basta-nos perguntar por um destino que, garantidamente, eu ou o Carlos já lá estivemos, ou alguém da equipa, já esteve”, realça.

Mesmo conhecendo, há a necessidade de fazer sempre um refresh todos os anos, juntamente com os seus parceiros locais, uma vez que há sempre mudanças e pequenos detalhes a considerar. “Isto é que é essa a forma de dar luxo aos nossos clientes”, reforçam. A empresa oferece o mundo inteiro, e as tendências têm sempre a ver com aquilo que o cliente pretende, “até porque são eles quem ditam as tendências”, sublinham os dois entrevistados, para Carlos Medeiros indicar que “temos duas assinaturas, o signature by you, que é aquilo que o cliente pede, e os signature by us, que são propostas que estamos a elaborar e a lançar tendências para o futuro, nomeadamente, temos agora um projeto interessante, vamos subir o Kilimanjaro, é uma das experiências que é um luxo que não vamos ver, até porque vamos dormir em cabanas rústicas, mas é o luxo que vamos ter lá, do planeta, não só em Portugal, e tentamos arrastar o nosso cliente para dentro destes conceitos”.

Viagens únicas desenhadas à medida
“Viagens únicas onde desenhamos conceitos à sua medida” é outro dos lemas da XJourney Travel. Segundo Miguel Procópio, “o nosso core business, aquilo que na realidade gostamos de fazer e pomos de facto o nosso know-how é nas viagens à medida, porque os pacotes pré-feitos pelos operadores, obviamente também os vendemos, claro que sim, e são bem feitos, têm qualidade, mas são o que são, e aí a nossa intervenção vai ser sempre muito mais reduzida”.

Neste sentido, “eu e o Carlos somos pessoas que viajamos muito o ano inteiro, investimos muito dinheiro anualmente para fazer visitas, precisamente, para conhecermos cada vez mais o mundo e podermos dar ao nosso cliente um know-how que não é só aquele que se vai buscar no Google, muito pelo contrário, fazemos questão de conhecer os destinos e de os vender de uma forma muito proactiva. Tiramos muito do nosso tempo, não é só a parte financeira, mas também pessoal, e fazemos viagens durante o ano inteiro para conhecer. Sempre que existe uma viagem colocamos mais e nosso kit de sobrevivência luxuoso, que tem a ver com todos os meios que vamos lançar, é um exemplo disso”.

Em busca da excelência
Assim, avança Carlos Medeiros: “Cada caso é um caso, nós estudamos muito o perfil dos clientes a cada momento, e neste momento estamos a lançar as tendências de 2025-2026, vamos querer ser aquilo que um fashion designer é ao longo da vida, lançar periodicamente tendências para os clientes, para eles perceberem também o que é que está a dar no momento. Isso é um objetivo”.

Além do Kilimanjaro, já há outras ideias. “Temos o Atlas, e vamos bater as montanhas todas do planeta”, realça Carlos Medeiros, sublinhando que “vamos do 8 ao 80. Neste momento estamos com um cliente a trabalhar uma volta ao mundo. Não somos nada tendenciosos, gostamos de experienciar as coisas muito exclusivas e não confiamos na nossa sombra. Tudo o que vendemos, arrisco-me a dizer, que 90% são experienciados por nós e tudo o que fazemos ao longo do ano é investir muito na área do searching, da procura de novos espaços, países, locais, hotéis. Não nos conformamos apenas com o que é bom, mas, às vezes com uma pequena diferença, procuramos o excelente. Somos teimosos”, reconhece.

Já Miguel Procópio aponta que “nenhum incentivo sai desta casa sem ter o nosso cunho, antes de tudo, na organização e no planeamento do mesmo, e depois no acompanhamento também. Portanto, ou o Carlos ou eu estamos sempre presentes. Por vezes não é possível estarmos os dois ao mesmo tempo porque temos dois incentivos ao mesmo tempo, mas na organização e no planeamento do mesmo, estamos sempre todos envolvidos. A equipa inteira está envolvida, e sempre que recebemos uma proposta, discutimo-la antes de a fazer, quando há um pedido de um cliente, sentamo-nos todos, fazemos uma reunião de produção, porque não temos o dom de saber tudo, mas partilhando entre todos vamos chegar à excelência”.

É este mesmo entusiamo que a XJourney Travel coloca quer seja um incentivo para cinco pessoas que uma empresa paga para premiar os seus colaboradores, incentivar os seus clientes ou fornecedores, ou centenas de pessoas. “Para nós, qualquer incentivo ou deslocação de grupo, é um evento, e tem de ter um detalhe, nem que seja simplesmente para participação numa feira. Há de haver um jantar ou um transfer, onde tentamos sempre colocar um cunho nosso para que a pessoa sinta o wow”, explicou Miguel Procópio.

Já Carlos Medeiros lembra que “temos uma equipa de produção e de comunicação atrás de nós que produz tudo o que são materiais para as várias áreas de negócio da empresa. Não nos contentamos a fazer um bom trabalho de emissão de bilhetes de avião e de reservas de hotéis, em que corre tudo muito bem e que as pessoas chegam todas felizes. Queremos que as pessoas venham hiper mega emotivas e super sensibilizadas pelos vários momentos que passaram nas suas viagens, que não dependiam só do destino”.

Como as modas, as pessoas cada dia procuram coisas diferentes também em relação às viagens. A XJourney Travel não foge à regra, e os clientes procuram destinos que vão da África, à Ásia, América do Sul, até à Madeira. Londres também, conforme disseram, é uma cidade incrível para descobrir, para fazer coisas. “Gostamos de sítios muito estranhos”, confidenciaram ao Publituris.

“Quase todos os clientes que nos pedem propostas têm as suas ideias, mas dão-nos sempre a liberdade para darmos as nossas, e muitas vezes apresentamos destinos inusitados que não estão à espera, e depois a forma como os vendemos e a paixão com que o fazemos demonstra que somos conhecedores profundos daquilo que estamos a dar e a vender, e isso é uma mais-valia muito grande. Volto a dizer, o cliente muitas vezes vai atrás daquilo que dizemos porque estivemos lá, soubemos e conseguimos de alguma maneira criar a paixão no cliente de querer conhecer”, acentuou Miguel Procópio, enquanto Carlos Medeiros realça que “o nosso dia a dia é uma aprendizagem diária. Temos a capacidade e a humildade de olhar sempre para um destino e perceber que a cada ano vamos aumentar o nosso know-how naquele destino.

Por isso é muito importante voltar. Tudo é influenciado pela temperatura, pela luz, pelo momento em que se vive, ou seja, há um conjunto de fatores que podem influenciar a maneira como vemos um destino a cada momento”.

Objetivos é evoluir
Com uma média de 30 viagens por ano, a XJourney está vocacionada para as viagens ao exterior, enquanto a Event Concept tem o seu mercado dos eventos aqui em Portugal, num know-how acumulado de 30 anos. “Temos pintado a manta”, revela Carlos Medeiros, para esclarecer que “partilhamos clientes, o que é uma mais-valia.

As duas empresas estão quase fundidas uma com a outra e as equipas técnica e de produção são só uma, com funções distintas”, avançando que “a paixão é o nosso maior objetivo e somos muito cuidadosos na seleção dos colaboradores porque, não queremos os melhores técnicos, mas as melhores pessoas”.

Esta é, “por enquanto”, a estratégia a manter nesta empresa, asseguraram os dois empresários, mas “pretendemos evoluir, até porque não somos nada conformados, mas sim super wilds”. A este respeito, Carlos Medeiros salienta que “o futuro é aquilo que eu e o Miguel acharmos, o que o coração nos mandar”, mas garantiu que “temos mil coisas para explorar ainda, estamos no início, na ponta do iceberg, depende também muito de como o mercado vai evoluir. O que sabemos é que somos super camaleões, adaptamo-nos ao dia, à hora. A paixão é que não vai desaparecer, essa é que mantém a chama acesa para a produção de tudo”.

Lembraram que a empresa possui algumas contas internacionais, mas pretendem ainda passar a gerir outras tantas. Por tudo isto, pode-se concluir que esta não é uma empresa para ter porta aberta para a rua. “O público passante não é o nosso core business, não é de facto aquilo que queremos”, disse Miguel Procópio. No entanto, como nota final, refira-se que as instalações da XJourney não são um escritório normal, é uma autêntica sala de estar com uma decoração que nos transporta para terras longínquas para onde nos apetece viajar, onde os clientes são sempre convidados, seja para levantar a documentação, seja para assistir aos briefings das viagens.

Sobre o autorCarolina Morgado

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