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App Framie já tem 800 destinos para levar turistas à aventura por Portugal

O objetivo é chegar aos 100 mil utilizadores até ao final do ano e ganhar dimensão para internacionalizar o projeto.

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O objetivo é chegar aos 100 mil utilizadores até ao final do ano e ganhar dimensão para internacionalizar o projeto.

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A aplicação que permite transformar as viagens numa espécie de coleção de cromos, está a desafiar os turistas a aventurarem-se no Top 100 das atrações nacionais e a completar as rotas existentes. Os pontos turísticos lusos cresceram de 600 para 800 em apenas dois meses, refere a startup Get Match, responsável pela app Framie, projeto de desenvolvimento tecnológico que nasceu no seio da Universidade do Porto, no seguimento do Mestrado de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica.

Embora a pandemia e o confinamento tenham esfriado os planos iniciais, a retoma turística dos últimos dois meses veio trazer um renovado impulso a uma das mais recentes apps portuguesas direcionadas para os viajantes. Lançada para o mercado em fevereiro, a Framie chegou rapidamente aos seis mil downloads.

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“O regresso à relativa normalidade no setor turístico está a ter um impacto positivo na utilização da plataforma. E queremos aproveitar o momento para chegar aos 100 mil utilizadores até ao final do ano e ganhar dimensão para internacionalizar o projeto”, revela António Lisboa, um dos fundadores da Get Match.

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Disponível gratuitamente na Google Play e Apple Store, a aplicação informática conta já com 800 framies (pontos turísticos) nacionais disponíveis online, depois de ter iniciado a caminhada no mercado com 600, há dois meses.

O incremento, confirma Tiago Monteiro, outro dos fundadores do projeto, é igualmente notório ao nível das parcerias estratégicas firmadas com agências e operadores turísticos, que tem permitido incorporar mais conteúdos na Framie. Segundo as estimativas avançadas pela empresa, a app conta fechar o ano com cerca de 100 parceiros.

Com o foco centrado nos utilizadores, é a pensar no viajante moderno, em modo mobile e (quase) sempre online, e na procura constante de novos conteúdos e experiências turísticas, que a Framie está a desafiar os utilizadores a selecionar uma aventura entre o Top 100 atrações turísticas em Portugal.

“Portugal tem fantásticas atrações turísticas e pontos de interesse espalhados por todo o território. E se muitos deles são sobejamente conhecidos por todos, outros nem por isso”, salienta Tiago Monteiro. A abrangência nacional deste desafio permite não só aos utilizadores “começarem a completar a aventura, mas também a descobrir atrações menos conhecidas”, entrando também no conceito de gamificação da Framie.

Por um lado, ao completar cada aventura, o utilizador vai perceber quais os sítios que já visitou e quais os que lhe faltam visitar. Conseguirá assim comparar-se com os demais e motivar-se com outros utilizadores e, claro, com novas atrações turísticas e outras aventuras disponíveis na Framie – que abre mão de rankings e medalhas, inclusive para fomentar a ação no mundo real e a interação social.

“A maioria dos turistas consulta diversos websites, blogs ou redes sociais para fazer um roteiro dos principais pontos de interesse que quer visitar e registar fotograficamente. Mas, até agora, não existia um modo que, de uma forma intuitiva e transversal, permitisse ao viajante criar ou personalizar os seus roteiros turísticos e associar as fotografias tiradas”, explica Tiago Monteiro.

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Transportes

Aeroportos espanhóis registaram mais 6% de voos em novembro

Os aeroportos, em Espanha, movimentaram 116.614 voos durante o mês de novembro. Ryanair liderou no número de voos.

Durante o mês de novembro, de acordo com o “Observatório Aéreo” da CEAV (Confederación Española de Agencias de Viajes, o equivalente à APAVT) e da Reclama Travel, foram registados nos aeroportos espanhóis um total de 116.614 voos, o que representa um aumento do tráfego aéreo de 5,8% face aos 110.213 voos do mesmo mês de 2023.

Esses dados refletem um aumento significativo da procura, tanto nas rotas domésticas como nas internacionais, destacando-se entre os aeroportos que maior aumento das operações registaram, o Aeroporto de Alicante-Elche, com 552 voos adicionais em relação a 2023, seguido do Aeroporto de Madrid-Barajas com mais 495 voos.

Em novembro, as rotas domésticas com maior volume de operações em Espanha foram Gran Canaria-Tenerife Norte e Barcelona-Palma de Mallorca. A ligação Gran Canaria-Tenerife Norte registou 772 voos, seguida de perto pela rota inversa Tenerife Norte-Gran Canaria, com 768 voos. A rota entre Gran Canaria e Lanzarote acumulou 679 voos, empatada com a rota inversa Lanzarote-Gran Canaria.

De igual modo, o tráfego aéreo internacional entre Espanha e destinos europeus registou um crescimento de 6,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior. No total, foram registados 42.259 voos.

As companhias aéreas líderes em termos de operações totais, em novembro, em Espanha foram a Ryanair e a Iberia. A Ryanair liderou com 22.086 voos, enquanto a Iberia se seguiu com 17.664 operações. O mercado doméstico foi dominado pela Iberia e pela Binter.

Em termos de pontualidade, as principais companhias aéreas em Espanha foram a TUI Airlines Belgium e a Sundair, considerando tanto os voos domésticos como os internacionais e tendo em conta apenas as companhias aéreas que operaram pelo menos 100 voos durante o mês.

Já o número de cancelamentos de voos em Espanha durante o mês de novembro aumentou em comparação com o mesmo período do ano passado. Em novembro de 2023, foram cancelados 290 voos, enquanto em 2024 este número subiu para 380.

Um dos principais fatores subjacentes a este aumento foi a DANA, que causou o cancelamento de mais de 70 voos num único dia em Barcelona devido a condições meteorológicas adversas. No que diz respeito aos atrasos, os voos com um atraso superior a três horas representaram 0,3% do total de voos operados em novembro.

 

 

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Destinos

Paris mantém-se cidade mais atrativa, mas Banguecoque a mais visitada, diz a Euromonitor

De acordo com o mais recente ranking da Euromonitor, Paris mantém, pelo quarto ano consecutivo, o primeiro lugar das cidades mais atrativas no turismo internacional. A mais visitada, no entanto, fica na Tailândia.

Paris mantém-se como cidade turística mais atrativa, segundo o último “International Top 100 City Destinations Index 2024” da Euromonitor que compara 55 métricas diferentes em seis pilares-chave para 100 destinos urbanos, para criar uma pontuação global de atratividade da cidade. Os seis pilares principais incluem: desempenho económico e empresarial, desempenho turístico, infraestruturas turísticas, política e atratividade turística, saúde e segurança e sustentabilidade.

Paris surge, assim, à frente de cidades como Madrid e Tóquio, que completam o Top 3, sendo que Roma, Milão, Nova Iorque, Amsterdão, Sidnei, Singapura e Barcelona estão no Top 10, verificando-se que desta dezena de cidade, seis são europeias.

De acordo com os cálculos dos analistas da Euromonitor, as viagens internacionais aumentaram 19% face a 2023, totalizando 793 milhões de chegadas internacionais.

Nadejda Popova, diretora global de fidelização da Euromonitor International, salienta que, “apesar das projeções positivas de recuperação, persistirão desafios como a escassez de mão de obra, as tensões geopolíticas e uma economia lenta, limitando o crescimento das cidades”. Assim, admite a responsável da consultora, “espera-se que os destinos menos viajados e as cidades de terceiro nível aumentem a sua popularidade à medida que os viajantes procuram joias escondidas, experiências fora de época e turismo responsável”, concluindo ainda que “os consumidores darão prioridade a experiências culturalmente enriquecedoras e personalizadas, tornando-as a nova moeda de viagem.”

Mas se Paris mantém a liderança nas cidades mais atrativas, a cidade com maior número de chegadas internacionais foi Banguecoque, na Tailândia, que recebeu mais 32 milhões de turistas internacionais em 2024, correspondendo a uma subida de 37% face a 2024.

O Top 3 é completado por Istambul (Turquia) com 23 milhões de visitantes internacionais (+14%) seguindo-se Londres (Reino Unido) com 21,7 milhões (+7%). A maior subida nos Top 10 foi registada por Kuala Lumpur (Malásia), que com uma subida de 73% face a 2023, atingiu os 16,5 milhões de turistas internacionais.

A Euromonitor analisou, também, os gastos realizados pelos turistas internacionais, apontando que estes atingiram os 1,9 biliões de dólares (cerca de 1,8 biliões de euros), em 2024, estimando que o gasto médio global por turista possa ascender aos 1.264 dólares (cerca de 1.200 euros), em 2030.

Entre 2024 e 2030, prevê-se que o gasto médio por viagem internacional apresente o maior crescimento em mercados como os Países Baixos, China ou Polónia, prevendo-se ainda que EUA, Turquia e China sejam os destinos com o maior crescimento em termos de volume de chegadas internacionais até 2030.

Nadejda Popov refere ainda que, em 2024, “as cidades do mundo inteiro aproveitaram cada vez mais os eventos desportivos e culturais para aumentar as receitas do turismo. As melhorias nas infraestruturas e o marketing contínuo atraíram a atenção dos viajantes, abrindo novas oportunidades de crescimento”.

E conclui que “a preocupação renovada com o excesso de turismo está a aumentar. Em resposta ao overtourism, os destinos continuam a impor impostos e taxas de entrada mais elevados, promovendo o turismo durante todo o ano, recompensando ações sustentáveis e adotando soluções GenAI.”

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Enoturismo

Publituris organiza conferência dedicada ao Enoturismo

Depois do lançamento da 1.ª edição do Book de Enoturismo, durante a BTL 2024, o jornal Publituris organiza, com o apoio do Turismo de Portugal, uma conferência dedicada ao Enoturismo em Portugal, no dia 12 de dezembro, a partir das 10h00, na Casa da América Latina, em Lisboa.

Publituris

No dia 12 de dezembro, a partir das 10h00, na Casa da América Latina, em Lisboa, o Enoturismo volta a estar em destaque com a conferência organizada pelo jornal Publituris, com o apoio do Turismo de Portugal.

Lídia Monteiro, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal abre a conferência com um enquadramento das linhas que nortearão o Enoturismo e como Portugal irá promover este produto turístico junto dos mercados internacionais.

Seguir-se-ão dois painéis de debate. O primeiro abordará “Destinos Improváveis” no Enoturismo, com a participação de Sara Silva presidente da Direção da Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA); Rodolfo Queirós, presidente da Comissão Vitivinícola da Beira Interior (CVRBI); e Diana Soeiro, diretora de Marketing da Ode Winery, Farm & Living.

O segundo painel é dedicado a “Destinos Prováveis” no Enoturismo, com a participação de Maria Manuel Ramos, diretora de Turismo da Sogevinus; Luísa Rebelo, General Manager do Torre de Palma Wine Hotel; e Pedro Ribeiro, diretor de Vendas e Marketing da Vila Galé Hotels.

Em Portugal, o Enoturismo é uma atividade estratégica para o setor turístico e para a economia local das regiões vinhateiras.

Prova do sucesso do Enoturismo no nosso país foi a recente distinção de Portugal como “Melhor Destino de Enoturismo do Mundo”, um reconhecimento promovido pela FIBEGA, a Feira Internacional de Turismo Gastronómico, sediada em Madrid. O prémio destaca o compromisso do nosso país com a excelência no setor vitivinícola e turístico.

Antes, na edição de 2024 dos “World’s Best Vineyards”, Portugal reforçou a sua posição, aumentando de 9 para 11 o número de unidades presentes, qualidade evidenciada com o facto de três dos 11 projetos terem ficado classificados no Top-50.

Programa

09h30 – Receção

10h00 – Enoturismo em Portugal
Lídia Monteiro, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal

10h30 – I Painel – “Enoturismo – Destinos Improváveis”
Sara Silva, Presidente da Direção da Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA)
Rodolfo Queirós, Presidente da Comissão Vitivinícola da Beira Interior (CVRBI)
Diana Soeiro, Diretora de Marketing da Ode Winery, Farm & Living

11h15 – Coffee-break

11h45 II Painel – “Enoturismo – Destinos Prováveis”
Maria Manuel Ramos, Diretora de Turismo da Sogevinus
Luísa Rebelo, General Manager do Torre de Palma Wine Hotel
Pedro Ribeiro, Diretor de Vendas e Marketing da Vila Galé Hotels

A participação é gratuita, requerendo, contudo, inscrição.

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Meeting Industry

APECATE esclarece recuperação do IVA no setor

A APECATE vai promover uma sessão de esclarecimento sobre a recuperação de IVA no setor do Turismo, Eventos e Animação Turística.

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A APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos – vai organizar no próximo dia 6 de dezembro, entre as 12h00 e as 13h00, uma sessão de esclarecimento online sobre a recuperação do IVA através do Portal das Finanças e do Turismo de Portugal.

A sessão contará com a participação das especialistas Catarina Belim, advogada fiscalista especializada em organização de eventos, e Ana Almeida, contabilista, que irão abordar algumas questões fundamentais sobre o tema, nomeadamente: como utilizar o Portal do Turismo de Portugal para recuperar o IVA, que IVA pode ser recuperado e que informações são necessárias para este processo.

Este tema reveste-se de particular importância dado que levanta muitas questões práticas e operacionais para as empresas do setor. O tema do IVA dos eventos foi, inclusivamente, abordado numa sessão do mais recente Congresso da APECATE, onde se constatou a necessidade de um maior esclarecimento sobre as suas diversas aplicabilidades e os desafios que as empresas enfrentam no dia a dia.

A iniciativa é aberta a todos os interessados e visa promover um espaço de partilha de conhecimentos e soluções sobre as dificuldades práticas na aplicação do IVA nas suas diversas vertentes. A sessão é gratuita para os associados da APECATE e tem o custo de 10€ para os não associados.

Os interessados podem inscrever-se através do link: Formulário de Inscrição

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Destinos

Arte Equestre portuguesa Património Imaterial da Humanidade

A Arte Equestre Portuguesa foi classificada Património Imaterial Cultural da Humanidade, na reunião do comité responsável da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

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A classificação é o resultado de um processo iniciado em 2015 e desenvolvido em parceria pela Associação Portuguesa de Criadores do Puro-Sangue Lusitano, pela Parques de Sintra, que gere a Escola Portuguesa de Arte Equestre, e pelo município da Golegã. A Arte Equestre Portuguesa foi integrada no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial em 2021.

De acordo com os documentos da candidatura, as entidades promotoras propõem como medidas de salvaguarda desta prática a criação de um centro de investigação associado à Biblioteca Equestre D. Diogo de Bragança, no Palácio Nacional de Queluz, a garantia da Escola Portuguesa de Arte Equestre como instituição de referência no ensino, e a integração da equitação como parte de um complemento ao currículo escolar, com base num projeto-piloto já existente na Golegã, entre outros.

Tendo por base um respeito pelo cavalo para que se estabeleça uma “perfeita harmonia” com os cavaleiros, a Arte Equestre Portuguesa interliga as dimensões funcionais e artísticas, “originando duas expressões indissociáveis, uma popular e uma erudita”, como se pode ler na documentação da candidatura à UNESCO.

“Em todas as suas dimensões, a Arte Equestre em Portugal diferencia-se pela posição do cavaleiro na sela, a indumentária específica e os arreios. O cavaleiro desenvolve um conhecimento equestre, procurando a colaboração suave e consentida do cavalo, sem forçar, intuindo o que lhe é pedido”, acrescenta o mesmo texto.

 

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AL

Assembleia Municipal aprova referendo local ao Alojamento Local em Lisboa

Assembleia Municipal de Lisboa aprovou remeter ao Tribunal Constitucional a iniciativa popular para um referendo local sobre o Alojamento Local em Lisboa, com o objetivo de fazer cessar a atividade e novas licenças em prédios de habitação.

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A conversão da iniciativa popular para um referendo local sobre Alojamento Local (AL) em deliberação da Assembleia Municipal de Lisboa (AML) foi aprovada com votos a favor do PS, Bloco de Esquerda, PEV, PAN, Livre e deputados não inscritos Miguel Graça e Daniela Serralha (Cidadãos por Lisboa), contra do PSD, CDS-PP, Iniciativa Liberal, PPM, Aliança, Chega e deputada não inscrita Margarida Penedo, e abstenção do PCP e do MPT.

Na reunião, os deputados municipais discutiram o relatório da comissão eventual que apreciou a iniciativa popular de referendo local sobre o Alojamento Local, com a recomendação para que “a iniciativa seja convertida em deliberação para apreciação pela sessão plenária da AML”.

Em causa está a iniciativa popular promovida pelo Movimento Referendo pela Habitação (MRH), que propõe duas perguntas: Concorda em alterar o Regulamento Municipal do Alojamento Local no sentido de a Câmara Municipal de Lisboa, no prazo de 180 dias, ordenar o cancelamento dos alojamentos locais registados em imóveis destinados a habitação? Concorda em alterar o Regulamento Municipal do Alojamento Local para que deixem de ser permitidos alojamentos locais em imóveis destinados a habitação?

A AML vai remeter a deliberação para a realização do referendo ao Tribunal Constitucional, a quem competirá validar, ou não, a consulta popular.

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Transportes

TAP liga Lisboa a Los Angeles e Porto a Boston a partir de maio de 2025

A partir da próxima primavera, a TAP irá ligar Lisboa e Porto diretamente a Los Angeles e Boston, respetivamente. Além disso, haverá um voo direto semanal da Terceira para São Francisco.

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A TAP Air Portugal vai ter duas novas rotas para os Estados Unidos da América que vão ligar diretamente Lisboa a Los Angeles e o Porto a Boston.

Os voos entre Lisboa e Los Angeles arrancam a 16 de maio de 2025 e irão operar às terças, sextas e domingos até 26 de maio, data a partir da qual é adicionada uma quarta frequência semanal aos sábados e até 25 de outubro.

Os voos descolam de Lisboa às 09:55 e chegam a Los Angeles às 14:40 e têm a duração de 12 horas e 45 minutos. No regresso, os voos partem de Los Angeles às 16:40 e aterram no Aeroporto Humberto Delgado às 12:00 do dia seguinte. O voo tem uma duração de 11 horas e 20 minutos. A rota será operada com aeronaves Airbus A330-900, com capacidade para 298 passageiros, anunciando a companhia aérea que as tarifas começam nos 679 euros, ida e volta.

Já os voos entre o Porto e Boston têm início a 14 de maio do próximo ano e são realizados às segundas, quartas, sábados e domingos até ao dia 25 de outubro. Partem do Porto às 18:05 e chegam a Boston às 20:30, num voo com a duração de sete horas e 25 minutos. No sentido inverso, os voos partem de Boston às 23:00 e aterram no Porto às 10:35 do dia seguinte, num voo com duração de seis 6 horas e 35 minutos. A rota é servida pelos modernos Airbus A321-Long Range, com capacidade para 168 passageiros. As tarifas estão disponíveis a partir de 529 euros, ida e volta.

A partir de 3 de junho de 2025, um dos voos semanais da TAP entre Lisboa e São Francisco, à terça-feira, passa a fazer uma escala na Terceira, permitindo assim uma nova oferta da companhia, um voo direto entre a ilha dos Açores e a Califórnia, de forma a servir a numerosa comunidade açoriana ali residente.

Atualmente, a TAP voa de Lisboa para sete aeroportos dos EUA em Nova Iorque, Newark, Boston, Miami, Washington DC, São Francisco e Chicago, e do Porto para Newark.

“Estamos muito entusiasmados por anunciar os novos voos de Lisboa para Los Angeles e do Porto para Boston, e ainda a oferta semanal de um voo direto entre a Terceira e S. Francisco”, afirma Luís Rodrigues, presidente da TAP. “Com estas novas rotas, a TAP reforça ainda mais a sua posição privilegiada na ligação transatlântica dos clientes que pretendem as melhores viagens aéreas entre a Europa, as Américas e África”.

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Destinos

LiterÁREA que ser ativo importante no turismo do Alentejo e Ribatejo

Apresentado oficialmente o LiterÁREA, a primeira edição do Festival de Turismo Literário do Alentejo e Ribatejo, que se realiza de 13 a 15 de dezembro, percorrerá 19 municípios das duas regiões. Para José Santos, presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo, “a cultura deve ser cada vez mais um ativo importante para o turismo”.

Victor Jorge

A riqueza literária do Alentejo e Ribatejo estarão em destaque na primeira edição do LiterÁREA, a realizar entre 13 e 15 de dezembro, em 19 municípios das duas regiões turísticas, salientando José Santos, presidente da Entidade Regional do Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, que “com esta iniciativa, pretendemos promover e valorizar o território através da literatura, numa união entre obras e autores, habitantes e visitantes”.

De resto, o presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo reconheceu que “há que ser coerentes e consequente com o que dizemos”, defendendo que o turismo literário tem um “enorme potencial para atrair visitantes e contribuir para o desenvolvimento das economias locais”. José Santos admite que o festival “é o primeiro passo para convidar os turistas a visitarem-nos através da literatura”, socorrendo-se, para o efeito, a vários roteiros literários que ficam disponíveis durante todo o ano, “integrando a criação de uma rede agregadora de diferentes opções”.

“Precisamos de integrar mais a cultura naquilo que é o nosso produto turístico, naquilo que são as vivências, as experiências, os serviços que colocamos à disposição de quem nos visita”, frisou José Santos, admitindo que, “falamos muito em transformar os destinos, falamos muito em ter destinos mais autênticos, em ter um turismo mais próximo das comunidades, em ter um turismo em que a cultura local está mais presente no que oferecemos, mas temos que ser coerentes com aquilo que dizemos, porque acreditamos que esse turismo é um turismo que pode dar uma dimensão mais competitiva aos destinos e ao próprio turismo”.

Pensado em 2019, em parceria com o Turismo de Portugal, “numa altura em que o Turismo Literário não estava tão presente no nosso mindset e no topo das políticas públicas, quer nacionais, quer municipais”, José Santos destacou que o trabalho “avançou”, ajudando o Alentejo e Ribatejo a ter uma oferta “mais interessante, mais competitiva, que se renova diariamente”.

Presente na apresentação do LiterÁREA, Lídia Monteiro, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, frisou que “este festival é acima de tudo um bom caminho para termos um turismo mais próximo, em que os próprios agentes culturais possuam maior capacidade de expressar a sua criatividade de poder produzir cultura”.

Lídia Monteiro destacou ainda que são iniciativas destas que “permitem mitigar a sazonalidade dos territórios e destinos, possibilitando, ao mesmo tempo, uma maior sustentabilidade do ponto de vista das próprias empresas turísticas”.

Quanto ao target do LiterÁREA, José Santos admite que a primeira edição seja para “consumo interno”, revelando que, através da divulgação do festival, “temos sempre a perspectiva de termos visitantes de todos os territórios”.

Contudo, a vertente internacional não está descartada, já que o presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo reconhece que existem dois mercados a ter em conta. “O mercado brasileiro, mas também o mercado norte-americano, gostam deste tipo de produto turístico”, adiantando que “sentimos que para a internacionalização da região e para uma proposta de valor mais diferenciada, gostaríamos, num médio prazo de três anos, de afirmar o Turismo Literário como um produto”.

Já quanto ao timing do LiterÁREA, José Santos, admite que este possa ser realizado mais cedo em edições futuras, “mas sempre no outono-inverno”, destacando a “dinâmica e interesse que o festival está a gerar nas unidades hoteleiras”, admitindo que “elas próprias vão ser nossos embaixadores e vão ser aliados fundamentais na promoção do festival”.

Quanto a uma possível integração com outros produtos turísticos – gastronomia, vinhos, património, entre outros – José Santos reconhecer que “as motivações turísticas estão interligadas. Nós sentimos muito que o cliente que faz turismo no Alentejo como um cliente que identifica a região como um território de cultura, e cultura é vinho, é paisagem, é sustentabilidade, é literatura”, concluindo que “o património já lá está, mas não está visível. O património literário enriquece muito a oferta turística e hoje temos um turista, um viajante que absorve todas essas dimensões da paisagem, da cultura, da literatura, do vinho, da gastronomia, um cliente muito envolvido por todas estas dimensões todas”.

A programação do festival revela a identidade literária do Alentejo e Ribatejo, destacando muitos dos recursos e ofertas existentes, promovendo várias e variadas iniciativas culturais, incluindo mais de 15 roteiros literários por locais onde vivem, viveram ou se inspiraram grandes escritores como José Saramago, Urbano Tavares Rodrigues, Florbela Espanca, José Luís Peixoto, Ruy Belo, Fialho de Almeida, Afonso Cruz, Mário Beirão, Eça de Queirós, Al Berto, Mariana Alcoforado, Al-Mu’tamid, Manuel Ribeiro, Mário Saa, Manuel da Fonseca, Raul de Carvalho, Fernando Namora, José Régio, Vergílio Ferreira, entre tantos outros.

Conversas com autores, workshops, masterclasses, apresentações de livros, exposições, sessões de contos, cinema, oficina de literatura e imaginação, visitas comentadas e roteiros literários são algumas das várias ações, gratuitas, integradas no LiterÁREA de 13 a 15 de dezembro.

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Aviação

Aeroporto de Belgrado visa novos mercados com novo plano de incentivos

A Sérvia está apostada em captar novas e mais companhias aéreas para o aeroporto de Belgrado. Para tal, introduzirá um novo plano de incentivos já a partir do primeiro dia de 2025.

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O Aeroporto Nikola Tesla de Belgrado anunciou uma revisão abrangente do seu plano de incentivos, que entrará em vigor a 1 de janeiro de 2025. O plano atualizado introduz incentivos específicos destinados a atrair novas companhias aéreas, expandir a rede de rotas do aeroporto, promover operações durante as horas de vazio e identificar mercados de especial interesse, como, por exemplo, Irlanda, o Reino Unido e o Norte de África.

“O Aeroporto de Belgrado está empenhado em adaptar-se às tendências emergentes e em impulsionar a recuperação e o crescimento do setor da aviação através das suas iniciativas de desenvolvimento estratégico. Com o novo plano de incentivos (alterado), o aeroporto pretende criar um quadro para a recuperação acelerada do tráfego aéreo, reforçar a sua posição como plataforma regional e expandir as ligações a novos mercados através de rotas curtas, médias e intercontinentais”, afirmou o operador aeroportuário VINCI.

O plano oferece benefícios financeiros substanciais às companhias aéreas que introduzam novas rotas ou que não tenham sido exploradas nos últimos 12 meses. Estes incentivos têm por objetivo reduzir os custos operacionais iniciais e encorajar um crescimento sustentável.

No que se refere às rotas de curto e médio curso, os incentivos incluem a isenção total das taxas de aterragem no primeiro ano, enquanto as taxas de serviço dos passageiros serão reduzidas para sete euros por passageiro que parta no primeiro ano, diminuindo para dois euros no terceiro ano.

No segmento de longo curso, o plano inclui uma isenção total das taxas de aterragem no primeiro ano, seguida de um desconto de 70% no segundo ano. Além disso, as taxas de serviço dos passageiros serão reduzidas para nove euros no primeiro ano, diminuindo ao longo de três anos. São oferecidos bónus adicionais para as operações durante todo o ano e para as operações fora das horas de ponta.

Para melhorar a conetividade, o aeroporto incentivará o aumento das frequências ou das capacidades nas rotas existentes com menos de quatro voos semanais através de descontos aos passageiros, redução das taxas de aterragem e incentivos às operações fora das horas de ponta. As companhias aéreas que demonstrem um crescimento do volume de passageiros são também elegíveis para incentivos escalonáveis ao abrigo do plano. Isto inclui tanto os passageiros ponto-a-ponto como os passageiros em trânsito. O operador comprometeu-se igualmente a renunciar às taxas de estacionamento para as companhias aéreas que instalam os seus aviões no aeroporto. Esta medida incentiva as transportadoras a estabelecerem operações a longo prazo e a utilizarem Belgrado como plataforma de correspondência principal.

O aeroporto também oferecerá incentivos para o desenvolvimento de rotas consideradas de “interesse especial”. Estas incluem destinos na Irlanda, destinos não servidos no Reino Unido, Marrocos, Líbia e Argélia, bem como todos os destinos situados entre 2.500 quilómetros e 4.000 quilómetros de Belgrado.

Além disso, o aeroporto vai também incentivar o desenvolvimento do tráfego regional, que considera ser o destino num raio de 500 quilómetros da capital sérvia, mas que só estará disponível em rotas operadas por uma única companhia aérea, bem como em rotas com mais de sete voos semanais durante o inverno e menos de 21 frequências durante o verão.

Segundo a EX-YU Aviation News, o operador francês VINCI desempenhará um papel mais pró-ativo no desenvolvimento do tráfego aéreo no aeroporto nos próximos tempos.

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Odisseias reforça equipa com mais de 300 profissionais

Mais de 300 novos colaboradores reforçam as operações da Odisseias durante esta época de Natal em área como o apoio ao cliente, promoção em lojas e logística.

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A Odisseias contratou mais de 300 novos colaboradores para reforçar as suas operações, durante a época de Natal, em áreas estratégicas da empresa como apoio ao cliente, promoção em lojas e logística. Este movimento da empresa que atua no mercado das experiências de lazer e presentes em Portugal, visa sustentar o crescimento da empresa e melhorar a experiência dos clientes em todas as etapas do processo, desde a escolha do presente ideal até à entrega.

“Esta expansão reflete o compromisso da Odisseias com a excelência no serviço. Num mercado cada vez mais competitivo, o investimento nas nossas equipas é essencial para garantir a qualidade que os nossos clientes esperam e merecem”, refere Francisco Costa, CEO da Odisseias.

Assim, no apoio ao cliente, a ampliação da equipa oferecerá respostas mais rápidas e personalizadas aos pedidos e dúvidas dos clientes. No que toca aos promotores em loja, este reforço nos pontos de venda e em novos pontos de venda servirá para ajudar os clientes na escolha da experiência ideal, garantindo um atendimento mais próximo e especializado.

Finalmente, na logística, a expansão da capacidade operacional assegurará entregas mais ágeis e eficazes, respondendo ao aumento da procura pelos produtos da marca.

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