Rita Marques apresentou Programa Empresas Turismo 360º à OMT
A secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços (SETCS), Rita Marques, apresentou à OMT o Programa Empresas Turismo 360º, projeto que pretende acelerar o processo de incorporação dos indicadores ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) nas empresas, desafiando-as a reequacionarem as suas práticas ambientais, sociais e de governança.

Publituris
PLAY Airlines inaugura rota de Faro com oferta de descontos
Greve no Aeroporto de Gatwick afeta voos da TAP na Páscoa
Iberia retoma voos para Washington D.C. com aviões A321XLR
Especialistas na defesa dos passageiros preveem mais procura e mais perturbações no verão
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
Rita Marques foi uma das intervenientes na 67ª Sessão da Comissão da Europa da OMT, que decorreu em Yerevan, Arménia, que teve como tema central “Policy discussion on the recovery of the tourism sector in Europe”. A reunião centrou-se nas questões que, apesar dos francos sinais de recuperação, atualmente ameaçam a economia europeia, e são elas, a ofensiva militar da Federação Russa na Ucrânia, os preços da energia e o crescimento da inflação.
O programa desenvolvido por Portugal aposta no desenvolvimento de ações que incluem a capacitação das empresas do turismo para a incorporação dos indicadores ESG nos respetivos processos de gestão, a disponibilização de instrumentos de monitorização, de modelos de relatórios de sustentabilidade e inclui a promoção do reconhecimento público das organizações.
A governante afirmou que “o atual momento deve ser também uma oportunidade para o turismo repensar a forma como interage com os outros setores da economia, com os recursos naturais e os ecossistemas, procurando uma distribuição equitativa dos seus benefícios, promovendo, simultaneamente, a sua resiliência e a transição para a neutralidade carbónica”, para assegurar que “é isso que estamos já fazer, nomeadamente através da implementação do Programa Empresas Turismo 360º”.
Lançado em novembro de 2021, o Programa Empresas Turismo 360º conta já com 54 empresas subscritoras, que, no seu conjunto, representam cerca de 1,9 mil milhões de euros em termos de volume de negócios (cerca de 10% do total do setor) e 14.595 colaboradores.