Países Bálticos e Nórdicos mostram oferta em Lisboa para impulsionar mercado português
O Workshop dos Países Bálticos e Nórdicos contou com a participação de seis empresas de serviços turísticos destes países, recebeu cerca de 20 representantes de agências de viagens e operadores turísticos nacionais, e mereceu balanço positivo.

Inês de Matos
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
Os países Bálticos e Nórdicos promoveram esta quinta-feira, 26 de maio, um workshop na capital portuguesa para dar a conhecer a oferta turística que disponibilizam, com o objetivo de estimular o contacto e negócios com o trade turístico nacional e, com isso, aumentar o número de turistas portugueses que visitam o destino.
A iniciativa, que contou com a participação de seis empresas que fornecem serviços turísticos nestes países, entre hotelaria, regiões de turismo, transportes marítimos, museus e atividades de animação turística, e recebeu cerca de 20 representantes de agências de viagens e operadores turísticos nacionais, mereceu um balanço positivo.
“Tentámos trazer aqui um pouco da oferta turística dos Países Nórdicos e Bálticos, porque queremos que as agências de viagens portuguesas, operadores turísticos e de incentivos conheçam aquilo que estes países têm para oferecer e possam iniciar conversações e uma cooperação enquanto distribuidores do produto”, explicou Sami Auvinen, CEO da Inseltrade, uma consultora que promove oportunidades de negócio em Portugal e Espanha junto das empresas destes países e que organizou a iniciativa com a APG Portugal.
De acordo com o responsável, são ainda poucos os portugueses que visitam os países Bálticos e Nórdicos, pelo que esse foi também um dos objetivos deste workshop, que decorreu no Neya Lisboa Hotel.
“Claro que esperamos que, com esta ação, mais portugueses possam visitar estes países, tanto no verão como no inverno. Sabemos que o inverno é mais famoso por causa do Natal, do Pai Natal na Lapónia e dos Mercados de Natal, mas penso que estes são também destinos perfeitos para o verão”, acrescentou o CEO da Inseltrade.
Com um verão mais ameno, os países Bálticos e Nórdicos oferece, segundo o responsável, “locais muito agradáveis para visitar nesta altura, como lagos, alojamento de verão e atividades muito variadas”, grande parte delas na natureza.
Sami Auvinen mostra-se por isso confiante que o workshop “vai cumprir o seu objetivo”, ainda que admita que este países venham a sofrer algum impacto no turismo devido à guerra na Ucrânia, até pelo receio devido à proximidade ao conflito militar, apesar de não acreditar que a guerra se possa alargar a algum dos países Bálticos ou Nórdicos.
“A guerra vai afetar o turismo, não temos dúvidas. A guerra está a decorrer na Ucrânia e não acredito, sinceramente, que se vá alargar aos países Bálticos ou Nórdicos. Esse é um longo debate, não vejo que isso possa acontecer, mas é perfeitamente natural que as pessoas tenham medo de viajar para esses países”, admitiu, garantindo, no entanto, que estes são “países pacíficos e seguros”.
Eckerö Line Ab Oy, Finnlines Oyj, Hotel Kalevala/Arctic Lakeland, Paljakka Finland / Arctic Lakeland, Vasa Museum e Vuokatti Finland foram as empresas dos Países Bálticos e Nórdicos que marcaram presença neste workshop que, além de Lisboa, passou também por Barcelona e Madrid, em Espanha.