Não repassar o aumento de custos aos clientes está a “fazer estragos”, diz a AHRESP
O impacto da guerra e a pressão inflacionista já atingiu 94% das empresas de restauração e 52% do alojamento turístico, revela o mais recente inquérito da AHRESP, que demonstra assim que estas empresas estão a suportar a pressão dos custos para evitar o aumento de preços aos clientes.

Carolina Morgado
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Segundo o mesmo inquérito, os custos operacionais aumentaram até 50%, enquanto o ajuste dos preços de venda não foi acima dos 15%
Diz a AHRESP, que cita os resultados do inquérito, que o aumento dos custos com matérias-primas, energia e transportes “já está a fazer estragos” junto das empresas de restauração, similares e do alojamento turístico.
Entre as empresas de restauração e similares, as consequências “são preocupantes”, isto porque 77% sentiram aumentos de até 50% nos custos com matérias-primas, nos transportes e na energia, enquanto 47% do setor do alojamento turístico registaram incrementos de até 15%, refere o documento.
De facto, 86% das empresas de restauração e similares e 51% do alojamento turístico já tiveram de atualizar os preços de venda, mas até um máximo de 15%, ou seja, verifica-se uma forte contenção por parte dessas empresas, que preferem esmagar margens a fazer recair o significativo aumento de custos junto dos clientes.
Como forma de resolver este problema, as empresas (85% de restauração e 41% de alojamento) consideram que uma das medidas essenciais seria, tal como a AHRESP tem vindo a defender, a aplicação temporária da taxa reduzida de IVA nos serviços de alimentação e bebidas, bem como os apoios financeiros para a otimização de consumos e a transição energética.
O inquérito indica ainda que 53% das empresas de restauração e 26% do alojamento afirmaram que a falta de trabalhadores pode vir a pôr em causa a boa prestação e qualidade dos serviços.
Quanto às perspetivas para o verão, o inquérito conclui que para 47% das empresas de restauração e 73% do alojamento este será igual ou melhor do que em 2019. Já para 39% das empresas de restauração será pior.