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Casos práticos de sustentabilidade no Algarve em discussão

A Universidade do Algarve e a associação Make it Better promovem um seminário sobre “Turismo Sustentável em Portugal: Casos práticos das políticas à ação”, que terá lugar no próximo dia 01 de junho, com início às 9h30, no Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa.

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Casos práticos de sustentabilidade no Algarve em discussão

A Universidade do Algarve e a associação Make it Better promovem um seminário sobre “Turismo Sustentável em Portugal: Casos práticos das políticas à ação”, que terá lugar no próximo dia 01 de junho, com início às 9h30, no Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa.

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O evento tem como objetivo apresentar e debater os resultados dos projetos desenvolvidos nos casos piloto de Cuba, Culatra e Lagos.

De forma a contribuir para um turismo sustentável e inclusivo nos locais que integram o projeto, este seminário pretende explorar novas estratégias para um marketing verde, promoção de novos produtos turísticos sustentáveis, e envolvimento dos principais stakeholders nacionais e regionais. De seguida, será promovida uma discussão sobre o tema numa mesa-redonda com instituições regionais e nacionais.

 

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Após incêndios: Agentes de viagens e operadores turísticos europeus já olham para o regresso a Rodes e Corfu

Agentes de viagens e operadores turísticos europeus reuniram-se para garantir que os viajantes possam regressar a Rodes e Corfu, após os violentos incêndios que devastaram, recentemente, as duas ilhas gregas., e que levaram à evacuação não só de residentes como de turistas.

Quase 100 representantes de agências de viagens e operadoras de turismo de toda a Europa participaram num workshop para fazer um balanço da situação em Rodes e Corfu. A procura de férias nestas ilhas é ainda forte e a situação atual exige um bom conhecimento dos fornecedores e ligação com entidades e autoridades locais.

A ECTAA (Associações Europeias de Agentes de Viagens e Operadores Turísticos), a HATTA (Associação Grega de Agências de Turismo e Viagens) e FEDHATTA (Federação das Associações Gregasde Agências de Viagens e Turismo) realizaram uma sessão de trabalho conjunto para agentes de viagens e operadores turísticos de toda a Europa para fazer um balanço dos últimos desenvolvimentos em Rodes e Corfu.

George Hatzimarkos, governador da região do Egeu Meridional, que supervisionou a evacuação segura e o atendimento de mais de 25 mil turistas, forneceu uma visão geral global dos acontecimentos da semana passada e deixou uma mensagem simples : A vida está a voltar ao normal para toda a ilha de Rodes, incluindo nas poucas áreas afetadas. Os residentes de Rodes, juntamente com o Estado grego, esperam continuar a oferecer o seu cuidado e hospitalidade única aos visitantes estrangeiros. Dos 41 hotéis evacuados, 35 já voltaram a funcionar. Hatzimarkos instou os profissionais de viagens a entrar em contato com as autoridades locais em caso de dúvidas.

Konstantinos Zikos, conselheiro do ministro do Turismo, assim como Efi Staylidiadi, da Organização Nacional de Turismo da Grécia, enfatizaram a importância de comunicar positivamente sobre o destino.

Durante o workshop, os operadores turísticos reconheceram o compromisso das autoridades gregas, bem como da população local, para proteger os visitantes e destacaram as preocupações que precisam de abordar com os turistas.

Frank Oostdam, presidente da ECTAA, destacou que “a confiança é essencial para os negócios. A Grécia demonstrou que foi capaz de encontrar soluções para eventos inesperados de grande escala de forma humana e eficaz e essa conquista não deve ser subestimada.” Acrescentou que “os eventos da semana passada questionam a indústria sobre o impacto das mudanças climáticas no modelo de negócios; é por isso que a ECTAA, a FEDHATTA e a HATTA realizarão uma reunião em Atenas nos próximos dias 28 e 29 de setembro para discutir com as autoridades gregas se estão a adaptar aos desafios atuais e futuros e garantir que as viagens se tornem mais sustentáveis.”

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WOW vai celebrar o que de mais autêntico existe em Portugal

De 10 a 15 de agosto, o WOW vai celebrar o país autêntico, destacando a cultura, as artes e os ofícios, a gastronomia, a música e promovendo uma série de workshops e oficinas infantis. A grande maioria da programação acontece dentro dos museus do WOW, mas há outras atividades ao ar livre.

O WOW, em Vila Nova de Gaia, vai promover de 10 a 15 de agosto o “Portugal WOWtêntico”. Em cada dia do certame, estará em destaque um museu do WOW, sempre com uma programação temática, que preencherá o dia com atividades. Para participar, basta comprar o bilhete para o museu em causa e este dará direito a entrar e sair do museu durante o dia inteiro.

No dia 10 de agosto, o destaque é para o Museu do Vinho, com o tema “Uma casa portuguesa, com certeza”, onde há sempre “pão e vinho sobre a mesa”. Durante o dia, espalhados pelo museu, haverá uma série de encenações históricas, atividades infantis e workshops para adultos. Será possível provar a gastronomia e aprender mais sobre os costumes. Ao final da tarde, às 19h, atua o humorista Joel Ricardo Santos no auditório no segundo piso do museu.

No dia 11, o Museu da Cortiça é o protagonista. Subordinado ao tema “Portugal Dourado”, neste dia toda a programação nos levará numa viagem às planícies alentejanas, com degustações de pão e azeite, workshops de lã e música regional. O dia no museu termina, às 19h, com uma festa que é uma ode aos néctares alentejanos.

No dia 12 de agosto, sábado, há “Festa na Aldeia” dentro do Pink Palace. A ideia é reviver o espírito, os ritmos e os sabores das festas de verão na aldeia, tudo isto dentro de um museu. Há música regional minhota ao longo do dia, vários workshops, o jogo da malha, provas de vinho e um espetáculo de fado às 19h.

No dia 13, o Museu do Chocolate é o destaque do “Portugal WOWtêntico”, revelando como o chocolate ocupa lugar nas celebrações e na mesa portuguesa. Haverá teatro, jogos familiares, workshops e demonstrações gastronómicas sobre o cacau e o chocolate.

Na segunda-feira, dia 14, o The Bridge Collection, o museu arqueológico que compreende mais de 2000 artefatos usados por diferentes civilizações ao longo de 9000 anos, é o destaque, numa imersão na história mundial e brindar com bebidas tradicionais portuguesas. Há desafios para os mais novos e jogos de bebida para os “mais velhos”. Por entre os momentos musicais, haverá harpa e música greco-romana.

O último dia do festival, no Museu da Região do Porto o destaque vai ser o “Bravo Português” que vai ser desbravado ao longo do dia: das recriações históricas que vão animar o museu, às degustações de especiarias que trouxemos nas expedições marítimas, aos workshops de talha em madeira, de escovaria e pintura de azulejos.

 

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Herdade da Lisboa na Vidigueira conquista certificação em sustentabilidade

A Herdade da Lisboa, na Vidigueira, acaba de alcançar a certificação no Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo. As práticas de viticultura e o trabalho de adega foram reconhecidas pelo seu desempenho ambiental, social e económico, numa plataforma que pretende controlar, proteger e afirmar a marca dos vinhos do Alentejo nos mercados interno e externo.

As práticas na produção de uva e vinho da Herdade da Lisboa, lugar da Família Cardoso na Vidigueira, desde 2011, onde a modernidade da adega se cruza com a tradição das caves alentejanas e a diversidade da viticultura se soma à evolução permanente da enologia, foram reconhecidas, alcançando a certificação no Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, uma plataforma em Portugal que controla, protege e certifica os vinhos da região.

Implementado pela Universidade de Évora e pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, este programa é uma ferramenta que permite avaliar como os produtores desenvolvem atualmente as suas atividades, oferecendo recomendações para melhorar as suas ações, aumentar a competitividade e a sustentabilidade dos vinhos do Alentejo, contribuindo para a afirmação da marca nos mercados interno e externo.

Produção vitícola, gestão de solos, conservação e qualidade da água, eficiência energética, gestão de resíduos, gestão de pragas e doenças, recursos humanos, gestão sustentável de ecossistemas, gestão de materiais na produção, opções de embalamento, envolvimento da comunidade ou desenvolvimento regional e socioeconómico são alguns dos setores que compõem o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo.

 

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Casa Relvas convida a sentir o Alentejo e as suas tradições através do vinho

A Casa Relvas volta a abrir as portas da sua herdade em Redondo para mais uma edição do evento “Um Dia em São Miguel”, que decorrerá a 16 de setembro, numa tarde de convívio, entre família, amigos, vinho, gastronomia, música, artesanato, animação e muitas surpresas.

No dia 16 de setembro, sábado, a Casa Relvas promove mais uma edição do evento “Um Dia em São Miguel”. Para esta data, o produtor alentejano convida todos a passar uma tarde no campo, entre família e amigos, e a brindar ao melhor que o Alentejo tem para oferecer.

“As edições anteriores deste evento, que é muito especial para a Casa Relvas, foram um verdadeiro sucesso”, realçou Alexandre Relvas, CEO do grupo, para acrescentar que, este ano “queremos surpreender ainda mais os que nos visitam, com atividades para toda a família, atuações musicais imperdíveis, entre muitas outras surpresas”.

“Um Dia em São Miguel é, na verdade, muito mais do que um evento, uma vez que temos a oportunidade de abrir as portas da herdade, as portas da nossa casa, a todos os nossos clientes, amigos e parceiros, para brindarmos, juntos, à história da Casa Relvas e à riqueza cultural do Alentejo”, acrescenta o gestor.

Das provas de vinho e gastronomia aos concertos, passando pelos jogos tradicionais ou pela demonstração de produtos e artesanato da região, não faltarão motivos para rumar ao Alentejo para se juntar à família Casa Relvas neste evento anual.

 

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Bounce abre sede europeia em Lisboa

Considerando Portugal como um mercado em crescimento e com um enorme potencial, a Bounce, startup de travel tech que oferece serviço de armazenamento de bagagem para turistas em diversas cidades no mundo, abriu recentemente a sua sede europeia em Lisboa.

A Bounce fez uma análise que revela que Portugal está entre os top 10 países a nível mundial, no que diz respeito ao número de turistas que recorre ao serviço de armazenamento de bagagem.

Por outro lado, o estudo concluiu que, só este Verão, Lisboa já é a sexta cidade mais popular do mundo, competindo com destinos como Londres, Madrid, Veneza e Amsterdão, e que, entre as 10 cidades do mundo com a maior taxa de crescimento está o Porto, que regista uma taxa de 200%. Esta métrica é avaliada através do número de armazenamentos registados diariamente.

A startup de travel tech que oferece, o que é considerado o maior serviço de armazenamento de bagagem do mundo para turistas, considera que, em Portugal, foram registados mais de 18 mil armazenamentos no último ano, e que os últimos três meses, as cidades com maior taxa de utilização dos serviços Bounce foram Lisboa, Porto, Faro, Albufeira e Lagos. Por sua vez, as top 5 cidades em termos de crescimento de parceiros Bounce são Lisboa, Porto, Albufeira, Faro e Portimão/Quarteira, que estão no mesmo nível.

Foi por estas razões que fizeram com que a Bounce, que opera em mais de nove mil locais em todo o mundo na América do Norte, Europa, Ásia e Oceania, num número crescente de cidades como Londres, Paris, Lisboa, Singapura e Sydney, abrisse a sua sede europeia na cidade de Lisboa.

 

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Nova direção da RTA exigirá mais atenção da tutela e mais verbas para o Algarve

André Gomes, que tomou posse esta terça-feira como presidente da Entidade Regional do Turismo do Algarve (RTA), para um mandato de cinco anos, assegurou que, neste “novo ciclo”, exigirá mais atenção da tutela e mais verbas para o Algarve.

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Na tomada de posse da nova Comissão Executiva da RTA, André Gomes afirmou que “serei firme e determinado, perante os poderes públicos nacionais, na defesa dos interesses da região”. Desde logo, “ao nível do seu financiamento”.

O novo dirigente do Turismo do Algarve recordou que “se o orçamento das regiões de turismo tivesse beneficiado da devida atualização da dotação financeira segundo a evolução do índice de preços ao consumidor, hoje estaríamos a falar de um financiamento anual da RTA para 2023 na ordem dos 5,5 milhões de euros”.

O foco do novo executivo, que exercerá funções até 2028, estará também na diversificação da oferta turística e na qualificação dos recursos humanos: “As pessoas são o elemento mais importante do Turismo”.

No discurso da tomada de posse que decorreu o Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, perante mais de 300 convidados, André Gomes mostrou-se empenhado na luta pela sustentabilidade do território e na procura de soluções para a falta de água no Sul do país. Assim, destacou que “existem muito bons projetos estruturais já em curso, como o aproveitamento de águas residuais tratadas, o reforço do sistema multimunicipal e a aposta em novas origens de água”. Também “o setor privado está a fazer a sua parte. Mas é preciso atrair mais investimento do setor das águas para mitigar o grave problema da escassez e permitir maior poupança deste recurso fundamental à vida e ao turismo”.

A cerimónia contou também com a presença do ministro do Ambiente, do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, do secretário de Estado do Ambiente e da secretária de Estado das Pescas.

André Gomes passa a liderar a Comissão Executiva da RTA, contando na direção com Fátima Catarina (vice-presidente), Alberto Mota Borges (membro da Comissão Executiva), Vítor Guerreiro (membro cooptado em representação dos municípios) e José Matias (membro cooptado em representação das entidades privadas com interesse no desenvolvimento da atividade turística).

Na ocasião, tomaram ainda posse os membros da Mesa da Assembleia Geral da RTA. Hélder Martins, presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, ocupa o lugar de presidente, enquanto Isolete Correia, presidente da Associação Portuguesa de Portos de Recreio, assume a função de secretária.

Na ocasião, o novo presidente da Mesa da Assembleia Geral da RTA sublinhou que “tendo em consideração a conjuntura nacional e internacional, entramos hoje num ciclo onde a atuação da RTA é ainda mais importante”. Para Hélder Martins, “questões da economia internacional, com diferentes problemas, reforçam ainda mais a necessidade de uma presença forte da maior região turística nacional junto dos parceiros e clientes finais”.

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Rússia diz que quer receber turistas internacionais e simplifica obtenção de vistos

Mesmo em guerra, a Rússia, que quer promover a chegada de turistas internacionais, neste momento reduzida a zeros, acaba de lançar um site para facilitar a emissão de vistos válidos por até 16 dias, num período de 60 dias, para cidadãos de 55 países, incluindo a União Europeia e a Ásia.

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O Ministério das Relações Exteriores da Rússia decidiu facilitar as viagens de negócios e o fluxo de turistas lançando um site para emissão de vistos válidos por até 16 dias, num período de 60 dias.

A opção, segundo a imprensa internacional, está disponível para cidadãos de 55 países, incluindo os estados-membros da União Europeia e países asiáticos, a custo de 52 dólares. O objetivo é promover o turismo e uma melhor imagem da Rússia.

Refira-se que o presidente Vladimir Putin anunciou o e-Visa em 2018, mas os planos foram adiados pela pandemia da Covid-19. Agora o trabalhoso procedimento de obtenção de visto não será mais obrigatório para muitos viajantes. Em vez de documentação impressa, o aplicativo pode ser carregado online, com confirmação por e-mail após análise. A medida está de acordo com as práticas utilizadas por outros países.

Até agora era necessário obter um documento para entrada no país nos consulados ou embaixadas que era obrigatoriamente acompanhado de um seguro médico detalhado que incluía, entre outras coisas, o retorno de o corpo à pátria.

De qualquer forma, o turismo na Rússia continua difícil e arriscado, e vários países mantêm o aviso, alertando contra viagens à Rússia. Também o Ministério português dos Negócios Estrangeiros, atrás do portal das Comunidades Portuguesas, recomenda que sejam evitadas deslocações à Rússia.

Os voos diretos para a Rússia de aeroportos da UE foram interrompidos após a invasão russa da Ucrânia em fevereiro do ano passado. Os passageiros aéreos têm de fazer desvios via Turquia, Arménia ou Geórgia, mas as viagens terrestres, nomeadamente, através da Finlândia e da Polónia continuam a ser possíveis. Os viajantes estão sujeitos a rígidos controlos de fronteira e existem limites para o transporte de dinheiro. Os cartões bancários ocidentais não funcionam mais nas caixas eletrónicas russas.

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Globalis aterra nos Açores

A Globalis, multinacional especialista na gestão e operação de viagens corporativas e meeting&events, com presença em Portugal, Brasil, Angola e Moçambique, anunciou ao mercado, esta terça-feira que chegou aos Açores com o objetivo “de proporcionar aos seus clientes e parceiros experiências de viagem memoráveis neste destino”.

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Ao reconhecer a tendência atual de os viajantes modernos procurarem mais do que apenas um destino genérico, mas por experiências autênticas e envolventes que deixem uma impressão duradoura, a Globalis acaba de aterrar nos Açores, referindo que “a parceria que temos com os diversos fornecedores locais, parceiros e clientes internacionais, assim como a tecnologia, desafiaram-nos e permitiram-nos chegar e orgulhosamente “Just landed at Azores!””.

A empresa diz, em nota de imprensa, que acredita que, com esta presença local nos Açores “podemos entender melhor as necessidades de quem procura este destino, não só porque estamos efetivamente no terreno, mas também porque trabalhamos com pessoas que conhecem a realidade das ilhas e os seus potenciais”.

Seja em trabalho ou lazer, organização de eventos ou viagem de incentivo, a Globalis assegura que conta com profissionais experientes em diferentes operações e segmentos, mantendo o compromisso de oferecer qualidade e serviço diferenciado, e que está preparada para satisfazer qualquer tipo de solicitação, disponibilizando as melhores soluções de forma acessível, flexível e personalizada, sempre em busca de superar as expectativas de seus clientes.

Com 17 anos de experiência, a Globalis abriu escritórios em Portugal em fevereiro de 2015, tendo desde então um crescimento sustentável referenciado pelo “Financial Times 1000 Europe Fastest Growing Companies” – 2020 e 2021, reconhecida pela “Revista Exame” em 2019, 2021 e 2022 como uma das 100 melhores empresas para trabalhar, certificada desde 2017 com “Certificação de Qualidade ISSO 9001” e destingidos em 2020, 2021, 2022 como “PME Lider”.

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Aldeias Históricas de Portugal e Airbnb juntas na promoção do turismo sustentável no interior do país

A Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico (AHP – ADT) acaba de fechar uma nova parceria com a Airbn com o intuito de promover o destino como uma alternativa sustentável e especialmente apelativa para quem procura um turismo não massificado, pleno de natureza em estado puro, história, cultura, gastronomia, vinhos e lazer.

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No seguimento do compromisso das Aldeias Históricas de Portugal com a sustentabilidade, a rede acaba de estabelecer uma parceria com a conhecida plataforma de arrendamento de curta duração Airbnb, cujo objetivo é incentivar tendências de viagem mais sustentáveis no interior do país.

Segundo o comunicado da AHP – ADT, esta parceria tem como objetivo contribuir para a distribuição de fluxos turísticos  para os municípios e território das Aldeias Históricas de Portugal, e ao mesmo tempo apoiar o equilíbrio territorial, diversificando a oferta e a procura de serviços turísticos para destinos menos procurados, mas também promover a economia local, contribuindo para a produção e consumo sustentável, potenciando fontes de receitas juntos de setores de atividade que o turismo de forma direta e indireta impacta positivamente.

A rede acredita ainda que este acordo vai contribuir para a diminuição da sazonalidade e para a valorização dos recursos endógenos, fomentando, inclusive a duração da estada média.

Na prática a parceria vai refletir-se, por exemplo, numa página dedicada à promoção da Rede das Aldeias Históricas, com informações úteis sobre o que fazer, locais a visitar, empresas locais e anfitriões na Airbnb que estão a elevar a hospitalidade no interior de Portugal.

Além disso, a Airbnb irá organizar webinars para a comunidade das Aldeias Históricas de Portugal, com informações sobre como se tornarem empresários do setor da hospitalidade através do alojamento na Airbnb.

A nota de imprensa indica ainda que esta é uma parceria de grande importância para a Aldeias Históricas de Portugal, pelo seu contributo para a materialização da estratégia definida para a rede, nomeadamente pelo facto de se constituir como um impulso à transição digital, que tem sido um dos vetores estratégicos da política nacional e europeia, e, naturalmente, da própria rede.

Refira-se que, em Portugal, a categoria “Casas Históricas” da Airbnb já tem mais de 300 unidades, contribuindo para dispersar os benefícios das viagens e do turismo por um maior número de destinos. Mais de 70% dos anúncios na categoria de “Casas Históricas” em Portugal estão situados em comunidades rurais.

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Candidaturas abertas: Prémios da Tiqets reconhecem os melhores museus e atrações

Os prémios anuais da Tiqets, os Remarkable Venue Awards, que reconhecem os melhores museus e atrações em oito países diferentes, estão de regresso. As candidaturas para as categorias ‘Melhor Joia Escondida’ e ‘Local Mais Inovador’ decorrem até dia 18 de agosto.

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Desde 2017, a Tiqets organiza e atribui anualmente os Remarkable Venue Awards em sete categorias. Nestes prémios concorrem museus e atrações de Portugal, França, Itália, Países Baixos, Espanha, Reino Unido, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Portugal passou a integrar os prémios em 2022, e três atrações lusas constaram entre os vencedores mundiais da edição passada.

Das sete categorias a concurso, os vencedores de cinco são selecionados e eleitos diretamente através das avaliações dos clientes da Tiqets. Por sua vez, as categorias ‘Melhor Joia Escondida’ e ‘Local Mais Inovador’ resultam da avaliação de um painel de especialistas do setor e qualquer museu ou atração pode candidatar-se.

Para a edição de 2023, as candidaturas encontram-se abertas até dia 18 de agosto. As atrações e os museus portugueses podem candidatar-se aqui: https://www.tiqets.com/venues/remarkable-venue-awards/.

Para as sete categorias, há uma primeira fase em que serão anunciados os vencedores nacionais. O vencedor nacional de cada categoria passará a estar automaticamente nomeado para essa mesma categoria nos prémios mundiais dos Remarkable Venue Awards, em que irá concorrer com o vencedor da respetiva categoria nos outros sete mercados. Dos prémios mundiais sairá apenas um vencedor global por categoria que resulta da votação do público.

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