Assine já
Edição Digital

Edição Digital: Turismo do Luxemburgo, “ACT” da Air France, MICE, Air Transat e DouroAzul

A nova edição do Publituris, a primeira do mês de maio, faz capa com uma entrevista a Sebastian, Reddecker, CEO do Luxembourg for Tourism. Além disso, há um dossier dedicado ao segmento MICE, uma entrevista ao diretor de Desenvolvimento Sustentável e Novas Mobilidades da Air France, Vincent Etchebehere, e trazemos as novidades da Air Transat e DouroAzul.

Publituris
Edição Digital

Edição Digital: Turismo do Luxemburgo, “ACT” da Air France, MICE, Air Transat e DouroAzul

A nova edição do Publituris, a primeira do mês de maio, faz capa com uma entrevista a Sebastian, Reddecker, CEO do Luxembourg for Tourism. Além disso, há um dossier dedicado ao segmento MICE, uma entrevista ao diretor de Desenvolvimento Sustentável e Novas Mobilidades da Air France, Vincent Etchebehere, e trazemos as novidades da Air Transat e DouroAzul.

Publituris
Sobre o autor
Publituris
Artigos relacionados
Nova Edição: Turismo do Luxemburgo, “ACT” da Air France, MICE, Air Transat e DouroAzul
Destinos
Air France é “fortemente contra” a ecotaxa anunciada pelo governo francês
Homepage
“Acredito que sairemos da crise mais rápido que outros destinos nossos concorrentes”
Homepage
Foto: Vasco Célio/Stills
Algarve recebe Bienal de Turismo de Natureza com mote na sustentabilidade
Homepage

A nova edição do Publituris faz capa com uma entrevista com o CEO do Luxembourg for Tourism, Sebastian Reddecker, que destaca a importância da comunidade portuguesa no Grão-Ducado, admitindo que “podem desempenhar um papel importante como embaixadores do destino”.

Também nesta edição, fazemos um balanço do que foi a 18.ª Convenção da Airmet, na qual a apresentação de melhores ferramentas tecnológicas e um novo modelo de contratação mereceram destaque.

O “Pulse Report” da GuestCentric está de regresso ao Publituris. Com o mês de abril de 2022 fechado, a consultora dá conta de como se está a comportar o mercado turístico em termos de preço médio, procura por datas, cancelamentos, canais e mercados.

O “dossier” desta edição é dedicado ao MICE, segmento que foi fortemente impactado pela pandemia nos anos 2020 e 2021. Do lado das empresas que produzem e fornecem equipamentos, a criatividade é, neste momento, o maior desafio.

Falámos, também, com Jorge Vinha da Silva, administrador-executivo da Altice Arena, que confirmou que o espaço está já bastante preenchido até ao verão e muito mais ainda de setembro a dezembro.

Na Boost, versatilidade e flexibilidade foram e continuarão a ser as palavras-chave, admitindo Tiago Monteiro, general manager da empresa, que, em 2022, será “possível chegar aos valores anuais de 2019”.

Do lado das agências de viagens, os responsáveis da Travelstore e da Globalis, Frédéric Frère e Fátima Silva, respetivamente, explicam o comportamento atual da indústria, numa altura em que os eventos corporativos estão em crescendo.

No Algarve, o presidente da Região do Turismo, João Fernandes, admite que a relevância do MICE é hoje inquestionável para a região, salientando que o objetivo é “captar, pelo menos, um evento B2B por ano direcionado ao segmento MICE.

Veio a Lisboa a bordo do A220 da companhia francesa que incorporou 30% de SAF contra o 1% atualmente obrigatórios, sob regulamentação francesa, nos voos com partida de França. O Publituris falou com Vincent Etchebehere, diretor de Desenvolvimento Sustentável e Novas Mobilidades da Air France, que explicou a estratégia da companhia para a trajetória da descarbonização.

Já a Air Transat decidiu manter no verão a rota para Faro, operação que é um dos principais destaques da companhia aérea canadiana para esta temporada alta, durante a qual conta vir a operar, no pico do verão, até 16 voos por semana entre Portugal e o Canadá.

Ainda nos “Transportes”, depois dos cruzeiros fluviais, a DouroAzul lançou-se nos cruzeiros de mar, apresentando, recentemente, a programação especialmente destinada ao mercado nacional.

As opiniões desta edição pertencem a Vítor Neto (empresário e ex-Secretário de Estado do Turismo) e a António Paquete (economista).

Leia a edição aqui.

Boas leituras!

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Artigos relacionados
Edição Digital

Edição Digital: Turismo da Suíça, Centenário do Turismo e dossier de Turismo Religioso

A nova edição do Publituris, a última do mês de abril, faz capa com uma entrevista a Martin Nydegger, CEO do Switzerland Tourism, que destaca os diversos argumentos do destino que se quer “livrar” da sazonalidade do inverno.

Publituris

A nova edição do Publituris, a última do mês de abril, faz capa com uma entrevista a Martin Nydegger, CEO do Switzerland Tourism, que destaca os diversos argumentos do destino que se quer “livrar” da sazonalidade do inverno.

“Para a Suíça, é essencial que exista uma mistura equilibrada de visitantes”, diz o responsável, que veio a Portugal para estabelecer uma parceria com o Turismo de Portugal e mostrar que o país não é “apenas” neve.

Nesta edição, destacamos ainda o Centenário do Turismo em Portugal quando passa uma década das comemorações, que aconteceram em 2011 e 2012. Em entrevista, Jorge Mangorrinha, que foi o presidente da Comissão Nacional do Centenário do Turismo em Portugal, fala sobre o estado atual do setor e sobre a evolução que conheceu nos últimos anos.

O Turismo da Jamaica, que nomeou Nuno Costa para representante em Portugal, é outro dos destaques. Com o fim dos charters para esta ilha das Caraíbas, Nuno Costa explica que a sua principal missão é voltar a atrair os portugueses e colocar de novo a Jamaica no imaginário dos turistas lusos.

Já o dossier desta edição é dedicado ao Turismo Religioso, um segmento que é uma das apostas do Turismo de Portugal e cuja oferta a nível nacional inclui diversas temáticas, desde o Culto Mariano (Caminhos de Fátima Altares Marianos), Caminhos de Santiago, Herança Judaica e Legado Islâmico.

Além das novidades e do atual estado da procura por programas de Turismo Religioso, este dossier inclui também uma entrevista a Luís Miguel Albuquerque, presidente do Município de Ourém, onde se localiza o Santuário de Fátima.

Nos ‘Transportes’, temos ainda um artigo sobre a Veltagus, uma das mais antigas empresas de animação marítimo-turística de Lisboa e que está já em plena recuperação, depois do impacto da pandemia. A procura voltou em força, principalmente pelos cruzeiros no Tejo, de tal forma que a empresa está já a pensar no aumento da sua frota.

Na secção da ‘Distribuição’, há ainda uma entrevista a Miguel Jesus, diretor-geral da Image Tours, operador turístico que garante que, apesar do efeito da pandemia, não vai mudar o seu posicionamento no mercado português, com programação para destinos do Médio Oriente e asiáticos.

Nesta edição, as opiniões são assinadas por Francisco Jaime Quesado (Economista, gestor  e especialista em Inovação e Competitividade), Susana Mesquita (docente do ISAG – European Business School) e Edgar Bernardo (professor Adjunto do ISCE).

Leia a edição aqui.

Boas leituras!

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Edição Digital

Edição Digital: O RoadShow das Viagens, Bestravel, Guiné-Bissau, rent-a-car e Silver Dawn

A 7.ª edição do RoadShow das Viagens é o destaque de capa da edição do Publituris que traz ainda a reportagem sobre a XVII Convenção da Bestravel, uma entrevista ao ministro do Turismo da Guiné-Bissau, dossier sobre o mercado rent-a-car e a inauguração do Silver Dawn em Lisboa e BIT Milão.

Publituris

A nova edição do Publituris, faz capa com a 7.ª edição do RoadShow das Viagens do Publituris. Para além da fotoreportagem, onde poderá (re)ver os melhores momentos do evento, também ouvimos os expositores que marcaram presença no Porto, Coimbra e Lisboa.

Rede, marca e produtos foram os destaques na XVII Convenção da Bestravel. Carlos Baptista, administrador da rede de franchising de agências de viagem admitiu que, “hoje acreditamos ainda mais no projeto Bestravel, do que acreditávamos antes da pandemia”.

O ministro do Turismo da Guiné-Bissau, Fernando Vaz, esteve presente na BTL e ao Publituris falou sobre a estratégia de desenvolvimento turístico do país, que passa pela promoção do arquipélago dos Bijagós como a marca “umbrela” do turismo da Guiné-Bissau.

No dossier desta edição, destaque para o setor rent-a-car. Com a procura a retomar o seu percurso normal, as empresas de rent-a-car que operam em Portugal mostram-se confiantes numa retoma já este verão, apesar da guerra na Ucrânia, que parece ter vindo agravar alguns dos desafios com que o rent-a-car já se deparava, como a falta de viaturas disponíveis no mercado.

Na entrevista, incluída no dossier, Joaquim Robalo de Almeida, secretário-geral da Associação dos Industriais de Aluguer de Automóveis sem Condutor (ARAC), destaca a parceria com o Turismo de Portugal que, finalmente, possibilitará cursos específicos para o rent-a-car.

Depois do cancelamento, em 2021, e do adiamento, em 2022, a BIT Milão realizou-se com as baterias apontadas à tecnologia e sustentabilidade. Num ambiente de retoma, a guerra é a grande preocupação dos players do turismo italiano. A feira, em si, foi mesmo para italiano ver.

O Silver Dawn, 10.º navio da Silversea Cruises, foi batizado em Lisboa, numa cerimónia que trouxe até à capital portuguesa alguns dos principais responsáveis do grupo Royal Caribbean.

Além da participação do Conselho Editorial no Check-in, as opiniões pertencem a Luís Borges Gouveia (Universidade Fernando Pessoa) e Jorge Sobrado (ISAG – European Business School).

Leia a edição aqui.

Boas leituras!

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Edição Digital

Edição Digital: A conferência sobre o novo viajante, Portugal Trade Awards, programação W2M, retoma da promoção turística do Brasil e a aposta tailandesa em Portugal

A conferência sobre “O Novo Viajante” é o tema de capa da edição do Publituris que traz ainda a reportagem sobre a entrega dos “Portugal Trade Awards”, fotoreportagem da BTL 2022, W2M, promoção turística do Brasil, a aposta da Tailândia em Portugal e as opiniões sobre a nova orgânica do XXIII Governo.

Publituris

A nova edição do Publituris, faz capa com a conferência que o Publituris organizou em conjunto com a Fundação AIP, na BTL 2022, dedicada ao/à “Novo/Nova Viajante”. Os quatro oradores – Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, Margarida Almeida, CEO da Amazing Evolution, Sílvia Dias, diretora de Marketing da Savoy Signature, e José Lopes, diretor-geral da easyJet para Portugal – da conferência promovida pelo Publituris, na BTL, foram unânimes em constatar que o viajante de hoje é mais exigente, mais informado, quer a verdade e responsabilidade por parte de quem o recebe.

O operador turístico Icárion, pertencente ao grupo World2Meet (W2M) já está operacional no mercado português. Começou com mais de 400 programas de Grandes Viagens para mais de 70 destinos em todo o mundo, mas com possibilidade de alargar as propostas, dependendo da procura e da apetência dos clientes em Portugal.

Para além de apresentar o seu novo operador turístico para as “Grandes Viagens” – Icárion, que acaba de iniciar atividade em Portugal, o grupo de turismo World2Meet (W2M), sediado em Palma de Maiorca, deu a conhecer, em Lisboa, a sua programação no nosso país para este ano.

Destaque para a entrega dos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2022”, evento realizado durante o primeiro dia da Bolsa de Turismo de Lisboa e que entregou 14 prémios.

Recordamos os vencedores: Melhor Companhia de Cruzeiros – MSC Cruzeiros; Melhor GSA Aviação – APG Portugal; Melhor Agência Corporate – Travelstore; Melhor Venue para Eventos e Congressos – Altice Arena; Melhor Parque Temático – Oceanário; Melhor Animação Turística; Picos de Aventura; Melhor Eco Resort – Areias do Seixo; Melhor Wine Hotel – The Yeatman; Melhor Exclusive Hotel – Six Senses Douro Valley; Melhor Luxury Hotel – Vila Vita Parc Resort & SPA; Melhor Alojamento Rural – Herdade da Malhadinha Nova; Melhor Startup – Hijiffy; Melhor Marina – Marina de Vilamoura.

O prémio de “Personalidade do Ano” foi entregue, diretamente e por unanimidade, pela redação do Publituris, a Rita Marques, secretária de Estado do Turismo.

Os cinco dias da BTL merecem, igualmente, destaque nesta edição do Publituris com a respetiva fotoreportagem do evento que se realizou na FIL de 16 a 20 de março.

Com a pandemia a entrar numa fase mais calma, o Brasil regressou à BTL para mostrar que é um país seguro e com o objetivo de voltar a atrair os turistas portugueses. A entrevista foi realizada a Carlos Brito, na altura, presidente da Embratur e que, entretanto, foi nomeado ministro do Turismo do Brasil.

Do Brasil viajámos até à Tailândia, permanecendo no mesmo local: BTL. Malinee Nitikasetsunthorn, diretora da TAT para Itália, Espanha, Portugal, Israel, Turquia, Grécia e Chipre, salientou que a Tailândia já reabriu ao turismo e, apesar de ainda existirem algumas restrições relacionadas com a COVID-19, o destino está, progressivamente, a levantar os últimos obstáculos para voltar a atrair os turistas internacionais. Em Portugal, o objetivo é tornar a Tailândia no primeiro destino de longo curso para os turistas nacionais.

Destaque final para os artigos de opinião relativamente à nova orgânica do XXIII Governo que viu a Secretaria de Estado do Turismo ser partilhada com o Comércio e Serviços. As opiniões são de Pedro Machado (Turismo do Centro), Luís Pedro Martins (Turismo do Porto e Norte), Vítor Silva (Turismo do Alentejo e Ribatejo), João Fernandes (Turismo do Algarve) e Pedro Costa Ferreira (APAVT).

As outras opiniões pertencem a Carlos Torres (ESHTE) e Joaquim Fernandes (ISCE).

Leia a edição aqui.

Boas leituras!

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Edição Digital

Edição digital: 2 anos de pandemia, os vencedores dos Portugal Trade Awards do Publituris, as propostas dos operadores e dossier seguros

Os vencedores dos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2022”, o balanço de dois anos de pandemia, entrevista BTL, operadores e propostas para o verão, FINE, El Al, Tunísia, Airbus A380, Lei 33, seguros são os temas em destaque nesta edição do Publituris.

Publituris

A edição de 18 de março de 2022 é uma edição especial. Não só porque se trata da edição em que o Publituris divulga os vencedores dos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2022”, conhecidos numa cerimónia realizada na BTL no passado dia 16 de março, como é a edição que faz o balanço dos dois anos da pandemia.

Como se isto não bastasse, é, também, a edição que marca o regresso da BTL, após dois anos sem o maior evento do setor do turismo.

Os vencedores
Mas vamos por partes. Nos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2022”, os vencedores foram os seguintes: a começar pela “Personalidade do Ano”, a redação do Publituris atribuiu, diretamente e por unanimidade, o prémio à secretária de Estado do Turismo, Rita Marques. Nas restantes 13 categorias, os vencedores foram: Melhor Companhia de Cruzeiros – MSC Cruzeiros; Melhor GSA Aviação – APG Portugal; Melhor Agência Corporate – Travelstore; Melhor Venue para Eventos e Congressos – Altice Arena; Melhor Parque Temático – Oceanário; Melhor Animação Turística; Picos de Aventura; Melhor Eco Resort – Areias do Seixo; Melhor Wine Hotel – The Yeatman; Melhor Exclusive Hotel – Six Senses Douro Valley; Melhor Luxury Hotel – Vila Vita Parc Resort & SPA; Melhor Alojamento Rural – Herdade da Malhadinha Nova; Melhor Startup – Hijiffy; Melhor Marina – Marina de Vilamoura.

A cerimónia da entrega dos prémios destacou-se pela presença de mais de 200 convidados, contando com a presença da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo; presidente da CTP, Francisco Calheiros; presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira; presidente da APECATE, António Marques Vidal; secretária-geral da AHRES, Ana Jacinto, entre outros.

Os temas
Mas nesta edição, fazemos, igualmente, um balanço destes dois anos de pandemia. Resiliência é, sem dúvida, a palavra mais ouvida pelo Publituris. E se há dois anos a “million dolar question” era tentar saber quando aconteceria a retoma, atualmente, uma guerra na Europa veio reforçar as incertezas.

Nesse âmbito, também o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, faz a análise destes dois anos, admitindo, ou melhor, destacando, que aquilo que diferencia o nosso destino, permanece “exatamente na mesma” (senão melhor).

A Lybra Tech fez uma análise sobre o impacto da guerra na Ucrânia e revela que a escalada da crise russo-ucraniana perturbou o equilíbrio do mundo e trouxe consigo um novo clima de tensão e insegurança.

A lei que veio estabelecer as Entidades Regionais de Turismo (ERT) há muito que se tornou motivo de discórdia. Entre queixas e atropelos à lei, que retiraram autonomia e competências a estas entidades, o turismo regional pede mudanças e mostra-se ainda preocupado com o lugar que lhe está reservado no processo de regionalização.

Com a Páscoa praticamente vendida, os operadores turísticos em Portugal já têm os olhos postos no verão. A programação, que envolve principalmente a operação charter, foi colocada no mercado a tempo e horas, permitindo que os portugueses pudessem fazer a escolha do destino que mais lhes agrada.

A entrevista desta edição foi feita a Pedro Braga, diretor-geral Adjunto da FCE – Feiras, Congressos e Eventos – que levantou um pouco, não da edição da BTL de 2022, mas do que será um pouco da BTL no futuro. Certo é que o objetivo é “atrair mais destinos internacionais”.

Uma viagem a Espanha, mais concretamente a Valladolid, deu para conhecer a FINE – Feira Internacional do Enoturismo. Portugal não só marcou a sua presença, promovendo os recursos patrimoniais e naturais através da cultura do vinho, como confirmou o seu potencial no enoturismo.

Nos destinos, a Tunísia, depois de levantar praticamente todas as restrições adotadas na sequência da COVID-19, pretende voltar a atrair os turistas portugueses, mercado que, em 2021, cresceu 46%.

O “Dossier” desta edição é dedicado aos seguros. Numa altura em que as viagens estão pouco a pouco a retomar, e com a generalidade dos destinos turísticos a levantar a maior parte das restrições, os seguros de viagem assumiram um papel fundamental.

A sustentabilidade veio com o compromisso não só do presente, mas, essencialmente, da vontade de encarar esta questão para um futuro não muito longínquo e ficcional.

Nos “Transportes”, e depois de ter retomado os voos entre a capital portuguesa e Telavive, em Israel, caos se justifique, a companhia admite aumentar ainda mais a operação.

Para concluir, Pedro Castro, fundador e diretor da SkyExpert Consulting, conta-nos um pouco da história de um dos gigantes dos céus: o Airbus A380.

Além disso, ainda há “Check-in” e as opiniões desta edição pertencem a Francisco Calheiros (CTP), Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Sílvia Dias (Savoy Signature), Duarte Leal da Costa (Ervideira), Ana Jacinto (AHRESP) Susana Mesquita (ISAG), Nuno Abranja (ISCE), Fernando J. Santos (GlobalSea & ShoreShore), António Paquete (economista), e Cristóvão Monteiro (CEIT).

Boas leituras!

Leia a edição aqui.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Edição Digital

Edição digital: Entrevistas Pedro Barreto (BPI) e Miguel Quintas (grupo MQ), integração agências RAVT na GEA, Guias de Portugal e dossier RH

A nova edição do Publituris faz capa com a entrevista ao administrador do BPI responsável pelo pelouro do turismo. Para Pedro Barreto, “é verdadeiramente surpreendente a resiliência do setor do turismo”. Certo é que, “Portugal está na moda, mas o estar na moda dá muito trabalho”. Além disso, trazemos a integração das agências da RAVT no grupo GEA, entrevista a Miguel Quintas (administrador do grupo MQ), Guias de Portugal, Casa da Moira e dossier dedicado aos recursos humanos no setor do turismo.

Publituris

A nova edição do Publituris faz capa com a entrevista ao administrador do BPI responsável pelo pelouro do turismo. Banco oficial da BTL desde 2016, o BPI volta a marcar presença no maior evento do turismo em Portugal. Para Pedro Barreto, é “verdadeiramente surpreendente a resiliência do setor do turismo”, salientando ainda que “é fundamental continuarmos a melhorar a qualidade, porque temos um potencial enorme”.

Entrevistado foi, também, Miguel Quintas, CEO das empresas Consolidador.com, Parcela Já e do grupo de gestão de agências de viagens – Airmet, que nos confidenciou que este será o ano da consolidação. Ao longo de 2022, Miguel Quintas promete muitas novidades.

Já diz o velho ditado: A união faz a força! É assim que a GEA e a RAVT classificam a integração das agências de viagens RAVT no grupo GEA. Nuno Tomaz, diretor comercial do grupo GEA, e Maria José Silva, CEO da RAVT, falam em impactos positivos a vários níveis.

A pandemia foi particularmente negativa para os guias intérpretes, que nunca deixaram, no entanto, de contar com o apoio do SNATTI – Sindicato Nacional de Atividade Turística, Tradutores e Intérpretes. Agora que a COVID-19 dá sinais de estar a acalmar, o sindicato lançou a maior campanha da sua história para reforçar a importância dos serviços destes profissionais, que são fundamentais para a atividade turística.

Localizada em Avis, a Casa da Moira é uma unidade de turismo rural que se tornou num autêntico paraíso em plena pandemia, escolhido por muitos que quiseram fugir dos ajuntamentos para o sossego do Alentejo. Agora, que a pandemia está quase ultrapassada, a Casa da Moira aposta no crescimento e na criação de novos espaços e atividades.

Para o dossier, dedicado aos Recursos Humanos no setor do turismo, falámos com especialistas em recrutamento, com os dois maiores grupos hoteleiros portugueses, entrevistámos o diretor do Departamento de Turismo do ISCE e quisemos saber como a aviação comercial responde ao desafio do recrutamento, agora que os aviões começam, novamente, a levantar voo.

As opiniões pertencem a Pedro Castro (SkyExperts) e Maria Passos (ISAG).

Boas leituras!

Leia a edição aqui.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Edição Digital

Edição digital: Os nomeados para os “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL”, preços e golfe

A atual edição do Publituris dá a conhecer os nomeados para os “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2022”. Além disso, trazemos o novo obstáculo que pode atrapalhar a recuperação já em curso na atividade turística, um dossier sobre golfe, o “Check-in” e deixamos a questão: “qual o nível de segurança informática que existe no setor do turismo em Portugal?”

Publituris

“E os nomeados são?” É esta a principal chamada de capa da mais recente edição do Publituris. Depois de dois anos em pandemia e sem os prémios, o Publituris regressa à BTL com a realização dos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2022”.

Encontrados que estão os 87 nomeados, em 13 categorias, as votações acontecem em https://premios.publituris.pt/trade/2022/ para quem se registou até ao dia 18 de março de 2022.

Em baixo encontrará a listagem dos 87 nomeados.

Mas a edição do Publituris não se resume à divulgação dos nomeados aos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2022”.

O recente aumento de preços, muito por culpa da subida da inflação e do aumento dos custos da energia, está a deixar o setor do turismo apreensivo face a um novo obstáculo que pode atrapalhar a recuperação já em curso na atividade turística.

Os mais recentes ataques informáticos a diversas entidades e empresas em Portugal, levam João Pronto, professor Adjunto e Internship Coordinator da ESHTE, a colocar a questão: qual o nível de segurança informática que existe no setor do turismo em Portugal?

No ”Check-in”, o Conselho Editorial do Publituris dá a sua opinião relativamente a temas como o aumento dos preços nos aeroportos da ANA, a possível redução da semana de trabalho de 5 para 4 dias, o mais recente levantamento de restrições, o reforço da dotação da linha de apoio às micro e pequenas empresas do turismo, e a quantificação de um possível aumento dos preços no setor do turismo.

O “dossier” desta edição é dedicado ao golfe onde as expectativas para este ano, principalmente no Algarve, região que concentra o maior número de campos, são altas, após cerca de dois anos de “sufoco” causado pela pandemia, uma vez que dependendo dos mercados externos, estes não puderam viajar. Tudo aponta para um ano de retoma, com resultados já muito próximos aos verificados em 2019.

Nos “transportes”, a Bain & Company revela, depois de diversas análises anteriores a traçarem cenários demasiado incertos, que, agora, a recuperação está em marcha, mas lentamente.

No que diz respeito a opiniões, estas pertencem a Jaime Quesado (economista e gestor), José Pedro Almeida (XLR8RMS), Luiz S. Marques (investigador) e António Paquete (economista).

Tal como prometido, aqui fica a listagem dos nomeados aos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2022”:

Melhor Companhia de Cruzeiros
Mystic Cruises
Costa Cruzeiros
MSC Cruzeiros
Norwegian Cruise Line
Holland America Cruise Line
Princess Cruises
Royal Caribbean International

Melhor GSA Aviação
APG
ATR
Summerwind
Select Aviation
Silon Aviacion

Melhor Agência Corporate
Travelstore
Geostar
Cosmos
Alive Travel
Globalis
Wide Travel
Osiris

Melhor Venue para Eventos e Congressos
Altice Arena
Pavilhão Carlos Lopes
Palácio da Bolsa
Alfândega do Porto
Centro Congressos de Lisboa
Centro de Congressos do Estoril
Centro de Congressos do Algarve

Melhor Parque Temático
Zoomarine
Aquashow Park
Badoca Safari Park
Dino Parque Lourinhã
Zoo de Lisboa
Oceanário
Sealife Porto

Melhor Animação Turística
Picos de Aventura
Hippotrip
Lisbon Helicopters
Futurismo
Up Alentejo
Live Electric Tours

Melhor Eco Resort
Santa Bárbara Eco Beach Resort
Pedras Salgadas SPA & Nature Park
Furnas Lake Forest Living
Bukubaki Eco Surf Resort
Coccon Eco Design Lodges
Rio Prado
Areias do Seixo

Melhor Wine Hotel
The Wine House Hotel – Quinta da Pacheca
Torre de Palma Wine Hotel
Wine & Books Lisboa Hotel
Vila Galé Douro Vineyards
Quinto Vallado Wine Hotel
The Yeatman
The Lodge Wine & Business Hotel

Melhor Exclusive Hotel
Vila Joya
Vidago Palace Hotel
Six Senses Douro Valley
Terra Nostra Garden Hotel
Socalco Nature Hotel
Valverde Hotel
Senhora da Rosa Tradition & Nature Hotel

Melhor Luxury Hotel
Pestana Palácio do Freixo
Vila Vita Parc Resort & SPA
Palácio Estoril Golf & SPA Hotel
Anantara Vilamoura Algarve Resort
Reid´s Palace
NAU Palácio do Governador
Conrad Algarve

Melhor Alojamento Rural
Quinta dos Alamos
Herdade da Malhadinha Nova
Teima – Alentejo SW
Cerca Design House
Monte da Bemposta
The Nest by Cooking and Nature

Melhor Startup
Cyango
Hijiffy
Merytu
Noytrall
UzerX
X-Plora
XLR8

Melhor Marina
Marina de Vilamoura
Marina Parque das Nações
Marina de Cascais
Marina do Funchal
Marina de Lagos
Marina de Ponta Delgada
Douro Marina

Personalidade do Ano (prémio atribuído diretamente pela redação do Publituris)

Leia a edição aqui.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Edição Digital

Edição digital: Novas rotas e capacidade animam companhias aéreas, Turismo&Arquitectura, FITUR e Alentejo/Ribatejo

A nova edição do Publituris faz capa com faz capa com a realidade vivida pelas companhias aéreas e as propostas apresentadas para este verão. Além disso, temos uma “fábrica de vendas”, Turismo&Arquitetura, um “Especial” dedicado ao Alentejo/Ribatejo, balanço da FITUR 2022 e perguntamos onde param as mulheres no turismo.

Publituris

A nova edição do Publituris, faz capa com a realidade vivida pelas companhias aéreas. Passado o susto da Ómicron, a aviação está novamente em sentido ascendente e, apesar das cautelas, as companhias aéreas que operam em território nacional perspetivam um verão já muito próximo dos níveis de 2019. Novidades não faltam, seja ao nível de novas rotas ou maior capacidade à partida dos principais aeroportos portugueses.

Criada no final de 2018, mas com trabalho de campo iniciado em 2019, poucos eram aqueles que vaticinavam uma pandemia ao fim de um ano e a Sales Factory não foi exceção.

Tal como o nome indica, estamos perante uma “fábrica de vendas”, ou seja, “um departamento comercial externo e que poderá assumir dois formatos: co-sourcing ou outsourcing”.

O Museu Guggenheim, em Bilbao, a Ópera de Sidney, numa das maiores cidades australianas, ou a Torre Eiffel, na capital francesa, são alguns dos exemplos que provam que a arquitetura pode funcionar como cartão-postal dos destinos turísticos, atraindo milhares e milhares de turistas anualmente.

Em Portugal, programa Turismo & Arquitetura, lançado em dezembro do ano passado, pretende tirar partido do património arquitetónico nacional para “alavancar a retoma da atividade turística”. Além de permitir reduzir a sazonalidade, este programa, que vai ser desenvolvido por fases, pretende também atrair novos públicos e com “maior poder de compra”.

O “Especial” desta edição é dedicado ao Alentejo e Ribatejo. A região fechou o 2021 com cerca de 90% dos proveitos na hotelaria e restauração face a 2019, embora com uma quebra de 20% nas dormidas. Vítor Silva, presidente da ERT e da Agência de Promoção Turística, conversou com o Publituris e diz-se mais otimista e avança que “devemos atingir este ano níveis muito parecidos aos de 2019”.

Não é pelos seus “lindos olhos”, que o Alentejo figura numa lista de 52 sítios a visitar em 2022 escolhidos pelo “New York Times”. A escolha elege sítios onde os turistas podem fazer parte da solução de problemas como o excesso de turismo ou as alterações climáticas.

Ainda no Alentejo, a apenas uma hora de Lisboa, a Comporta está no top dos destinos mundiais preferidos pelos investidores turístico-imobiliários. E os projetos que estão a nascer nesta região são prova disso mesmo.

Já no que toca ao Ribatejo, a região é fértil em experiências, sabendo criar valor e riqueza com o que tem de melhor: a terra e as suas gentes. O setor primário, sobretudo a agricultura e a pecuária, são atividades económicas geradoras de emprego, que cada vez mais se cruzam com o turismo.

Depois da realização da FITUR 2022, evento do qual o Publituris é Media Partner, fazemos o balanço da primeira feira do setor do turismo e viagens do ano. Madrid foi a capital do turismo durante cinco dias e a FITUR 2022 superou o desafio da Ómicron e ultrapassou as expectativas criadas à volta de um evento que, para muitos, poderá/deverá marcar a retoma do setor do turismo. Do lado português, o balanço foi positivo e todos esperam um “desejável” regresso à normalidade no 2.º trimestre.

Na “Análise”, há muito que se ouve falar em inclusão, direitos das minorias, defesa de diversas comunidades, bem como do papel das mulheres nos mais diversos setores de atividade. No turismo, poucas são as mulheres que ocupam lugares de topo.

As opiniões pertencem a Ana Jacinto (AHRESP), Sílvia Dias (Savoy Signature), Ana Bicho (Adclick), Susana Mesquita (ISAG), Pedro Castro (SkyExpert) e António Paquete (economista, consultor de empresas e colaborador do Publituris desde 1984).

Boas leituras!

Leia a edição aqui.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Edição Digital: Turismo na campanha das legislativas, dossier tecnologia e autocarros de turismo

A nova edição do Publituris, a segunda de 2022, faz capa com um artigo sobre o turismo na campanha para as eleições legislativas. Apesar da importância económica do setor, pouco se tem ouvido falar de turismo nesta campanha e nem nos programas dos partidos que concorrem às eleições o setor merece algum destaque.

Publituris

A nova edição do Publituris, a segunda de 2022, faz capa com um artigo sobre o turismo na campanha para as eleições legislativas. Apesar da importância económica do setor, pouco se tem ouvido falar de turismo nesta campanha e nem nos programas dos partidos que concorrem às eleições o setor merece algum destaque.

Ainda que tenha sido esquecido, o setor não se acomodou e avança uma série de propostas para o próximo Governo, com destaque para algumas reivindicações já antigas.

Nesta edição, publicamos também um dossier sobre tecnologia ou não tivesse o Turismo sido um dos setores mais afetados pela pandemia, o que obrigou a acelerar processos de digitalização, transformação ou transição tecnológica. Conheça as novidades tecnológicas que têm chegado ao turismo, assim como os desafios que ainda será preciso ultrapassar, até porque continua a ser necessário transmitir confiança a quem mantém a intenção de viajar.

Na secção Destinos, destaque para uma entrevista com Elidérico Viegas, atual presidente e recandidato à presidência da AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, que revela os objetivos da sua candidatura às eleições de 21 de janeiro, que disputa com Hélder Martins.

Em Meeting Industry, saiba como vai ser a participação do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) na próxima edição da BTL, que vai ter lugar em março, e na qual a região é o destino nacional convidado. Com mais de 600 ações previstas, Luís Pedro Martins, presidente do TPNP, admite a “responsabilidade” mas garante uma participação “com grande criatividade e dignidade”.

Em Transportes, saiba ainda quais são as expetativas dos autocarros de turismo e passageiros para 2022. Depois de mais um ano difícil vivido em 2021, as empresas que se dedicam a esta área de atividade estão agora mais confiantes e já falam numa retoma para breve, possivelmente a partir da Páscoa.

Nesta edição, leia ainda as opiniões de Pedro Machado (Turismo Centro de Portugal), Jorge Mangorrinha (pós-Doutorado em Turismo), Carlos Torres (jurista e professor da ESHTE), Jorge Nogueira (economista, CEO e founder da Iberobus), e António Paquete (economista, consultor de empresas e colaborador do Publituris desde 1984).

Leia a edição aqui.

 

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Edição Digital

Edição Digital: Balanços e perspetivas, entrevista João Duque, Alojamento Local, AHETA e easyJet

A primeira edição de 2022 do Publituris faz capa com a auscultação a mais de três dezenas de profissionais do setor do turismo e a publicação dos balanços de 2021 e perspetivas para 2022.

Publituris

A primeira edição de 2022 faz capa com a auscultação ao setor do turismo e a publicação dos balanços de 2021 e perspetivas para 2022.
Foram ouvidos mais de três dezenas de profissionais, das mais diversas áreas da indústria e uma coisa parece certa. Apesar das incertezas, as estimativas, esperanças e desejos vão no sentido de um 2022 melhor, bem melhor do que 2021.
O economista e professor do ISEG, João Duque, é o entrevistado desta primeira edição de janeiro. Crítico da decisão proposta por parte do Governo e aprovada por Bruxelas relativamente à TAP, João Duque abordou ainda outras questões relacionadas com o turismo. O tal turismo que “cresce, porque o Estado não se mete”.
As eleições na AHETA foram adiadas para 21 de janeiro e o Publituris falou com um dos candidatos: Hélder Martins. “Quero que a AHETA volte a ter a sua voz no Algarve”, diz o empresário, antigo presidente da RTA e agora candidato à presidência da AHETA.
O “Dossier” desta edição do Publituris analisa o mercado do Alojamento Local. Hoje já não há dúvidas e será até consensual: o Alojamento Local (AL) veio diversificar a oferta turística em Portugal, criou novos segmentos e novos públicos não só nas grandes cidades, mas também no interior do país, como ajudou ao surgimento de muitas outras empresas que servem de suporte para as mais diversas atividades que este segmento exige. A criação de empregos diretos em Portugal tem sido igualmente um fator decisivo, bem como a sua contribuição para a economia nacional.
Além da auscultação de vários players do mercado do AL, conversámos, igualmente, com o presidente da Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP). Segundo Eduardo Miranda, “a diversidade [do AL] trouxe uma riqueza ao turismo e tem sido uma parte importante da estratégia de crescimento e de posicionamento do turismo em Portugal”.
Nos “Transportes”, tivemos à conversa com José Lopes, diretor-geral da easyJet. A companhia está confiante de que 2022 vai ser um ano positivo e conta aumentar a capacidade em Portugal em 8% face à oferta que a companhia aérea disponibilizava em 2019. E os planos de crescimento podem até vir a ser ultrapassados, caso consiga alguns dos ‘slots’ que a TAP vai ter de abandonar no aeroporto de Lisboa.
As opiniões desta edição pertencem a Amaro F. Correia (Atlântico Business School), Pedro Castro (SkyExpert Consulting), Susana Rachão (ISAG) e António Paquete (economista).

Boas leituras e votos de um excelente 2022.

Leia a edição aqui.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Edição Digital

Edição Digital: FITUR, dossier Destinos de Inverno e Istambul

A nova edição do Publituris, a única do mês de dezembro, faz capa com uma entrevista a Maria Valcarce, diretora da FITUR, a feira de turismo de Madrid, que regressa entre 19 e 23 de janeiro e que, segundo a responsável, já se deverá equiparar às “feiras pré-pandémicas”.

Publituris

A nova edição do Publituris, a única do mês de dezembro, faz capa com uma entrevista a Maria Valcarce, diretora da FITUR, a feira de turismo de Madrid, que regressa entre 19 e 23 de janeiro e que, segundo a responsável, já se deverá equiparar às “feiras pré-pandémicas”.

Na entrevista ao Publituris, Maria Valcarce fala também de como está a ser preparado o certame, que deverá voltar a contar com várias seções temáticas e com uma forte presença portuguesa.

Nesta edição, leia também a reportagem sobre Istambul, que fomos visitar a convite do operador turístico Viagens Tempo e da Turkish Airlines, numa viagem de familiarização que contou com a participação de sete agentes de viagens e que pretendeu mostrar que a maior cidade da Turquia é “um destino seguro”, mesmo em tempos de pandemia, e que já voltou a receber turistas de todo o mundo.

Conheça também quais os destinos que os operadores turísticos portugueses estão a programar para esta época festiva e para os próximos meses, e como está a procura, num dossier sobre Destinos de Inverno, que, ao contrário do que acontecia no passado, passam mais pelo calor do que propriamente pela neve.

Neste dossier, publicamos ainda uma entrevista a Eduardo Jesus, secretário Regional de Turismo e Cultura da Madeira, região que vai voltar a contar com uma forte programação para o final do ano e que tem sido um dos destinos mais procurados pelos portugueses para férias de inverno.

Destaque ainda para um entrevista com Duarte Moreira, novo responsável comercial da Lisbon Helicopters, empresa de animação turística que realiza passeios de helicóptero em Lisboa e arredores, e que conta com uma nova estratégia comercial. Depois do regresso à operação em outubro, a Lisbon Helicopters já está de volta aos bons resultados e espera avançar, em breve, para vários dos projetos que tem em carteira.

Nesta edição, leia ainda as opiniões de Vicente Rodrigues (coordenador da Pós-Graduação em Top Management in Hospitality and Tourism do ISCTE Executive Education), Amaro Correia (docente da Atlântico Business School), José Varela Gomes (co-coordenador da Licenciatura em Gestão Hoteleira do ISAG) e Luiz S. Marques (investigador do Dreams da Universidade Lusófona).

Leia a edição completa aqui.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se conectado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.