Star Alliance estende sistema biométrico de reconhecimento facial ‘contactless’ ao aeroporto de Hamburgo
Depois de Frankfurt, Munique e Viena, o aeroporto de Hamburgo torna-se na 4.ª infraestrutura aeroportuária com o sistema biométrico de reconhecimento facial da Star Alliance.

Publituris
PLAY Airlines inaugura rota de Faro com oferta de descontos
Greve no Aeroporto de Gatwick afeta voos da TAP na Páscoa
Iberia retoma voos para Washington D.C. com aviões A321XLR
Especialistas na defesa dos passageiros preveem mais procura e mais perturbações no verão
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
Após uma fase introdutória bem-sucedida, o sistema biométrico de reconhecimento facial da Star Alliance foi lançado oficialmente no aeroporto de Hamburgo (Alemanha). Com o novo serviço, os passageiros da Austrian, SWISS e Lufthansa poderão passar pela segurança e embarcar sem contato e com rapidez, indicando os responsáveis do aeroporto que, no futuro, “um olhar será suficiente para embarcar, sem cartão de embarque ou smartphone”.
Os passageiros interessados no programa “Miles & More” precisam de efetuar um registo no Star Alliance Biometrics pelo menos 24 horas antes do voo na Austrian, Lufthansa ou SWISS. Para tal, necessitam do passaporte válido e da versão mais recente da Lufthansa App ou da App Miles & More. Assim que se registarem, podem passar pelo posto de controlo central de segurança e pelas portas de embarque A17 e C16 do aeroporto de Hamburgo sem contacto.
As entradas no portão e nas vias rápidas do posto central de segurança estão claramente sinalizadas. O rosto é capturado automaticamente pela câmara instalada e comparado com a imagem armazenada previamente. Os viajantes podem manter as máscaras que, atualmente, devem usar no terminal. Se existir uma correspondência positiva, as portas de entrada/controlo abrem automaticamente.
A plataforma de biometria da Star Alliance, na qual a tecnologia se baseia, já foi lançada com sucesso em novembro de 2020 nos hubs de Frankfurt, Munique e Viena com o objetivo de proporcionar aos passageiros uma experiência de viagem fácil e rápida, com o aeroporto de Hamburgo a ser a quarta infraestrutura aeroportuária a utilizar este método, sendo que, uma vez registados, os passageiros podem usar o acesso biométrico em todos os aeroportos participantes.
A solução de identificação usada na Star Alliance Biometrics é alimentada pela tecnologia de reconhecimento facial “NEC I: Delight da NEC Corporation”, da japonesa NEC, e está disponível para aderentes do Miles & More que concordaram com a utilização dos seus dados biométricos durante o processo de viagem.
Quanto à questão da proteção de dados, como fotos e outros identificadores, os responsáveis desta solução referem que “são criptografados e armazenados de forma segura dentro da plataforma”.
“O sistema foi desenvolvido desde o início em conformidade com as leis de proteção de dados aplicáveis e com base na mais recente tecnologia de reconhecimento facial”, indicam os responsáveis da Star Alliance, salientando ainda que “o armazenamento de dados pessoais é reduzido ao mínimo necessário”.
Falk Durm, Head of Ground & Airport Experience do Lufthansa Group, refere que no grupo “as soluções biométricas proporcionarão cada vez mais processos sem contato simplificados e mais eficientes nos aeroportos e, assim, melhorarão significativamente a experiência de viagem dos nossos passageiros”.
Já o vice-presidente de Customer Experience da Star Alliance, Christian Draeger, adianta que “o futuro das viagens aéreas é inspirado em experiências sem contato”.