Portugal diz “Willkommen” à Suíça Turismo
A Suíça Turismo está, oficialmente, em Portugal, tornando-se na 23.ª representação do país helvético a nível mundial. Num evento que contou com a presença do CEO da entidade suíça, Martin Nydegger, foi dada a conhecer a parceria com o Turismo de Portugal (TdP). Se do lado suíço esta parceria é algo “inédito”, para Luís Araújo, presidente do TdP, “nada melhor do que abrir as nossas portas aos nossos amigos e a alguém que quer trabalhar connosco”.

Victor Jorge
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
A Suíça Turismo abriu, oficialmente, a sua delegação em Portugal, representando, segundo palavras do CEO da entidade que gere o turismo no país helvético, “um momento incrivelmente importante”.
Para Martin Nydegger, que esteve presente no evento que marcou o arranque oficial da Suíça Turismo em Portugal, “há muito que nós próprios nos perguntávamos quando poderíamos entrar em Portugal”, tornando o nosso país na 23.ª representação da Suíça Turismo em 27 países, detendo 34 escritórios.
De resto, Nydegger garantiu que “muito pode ser feito em Portugal”, destacando os laços culturais existentes entre os dois países e os mais de 250 mil portugueses que residem na Suíça e que se podem tornar “em embaixadores do turismo da Suíça em Portugal”.
Esta aproximação com o mercado português é, igualmente, fruto de uma parceria e cooperação (com o Turismo de Portugal), abrindo a porta a uma estratégia de promoção entre e os dois países, até porque, segundo o CEO da Turismo Suíça, “as nossas montanhas não concorrem com as vossas praias”.
De acordo com Martin Nydegger, esta parceria é, aliás, algo “inédito”, já que “ninguém fez algo semelhante”.
De resto, em entrevista ao Publituris, realizada antes desta apresentação e que poderá ler na edição impressa desta sexta-feira (29 de abril), o CEO da Suíça Turismo destaca os diversos argumentos do destino que se quer “livrar” da sazonalidade do inverno.
“Para a Suíça, é essencial que exista uma mistura equilibrada de visitantes”, diz o responsável, que veio a Portugal para estabelecer esta parceria com o Turismo de Portugal e mostrar que o país não é “apenas” neve.
Do lado do Turismo de Portugal (TdP), o presidente da entidade, Luís Araújo, salientou a amizade entre os dois países, destacando mesmo que, “se há algo que funciona, é a amizade e a colaboração”.
“Não há nada melhor do que abrir as nossas portas aos nossos amigos e a alguém que quer trabalhar conosco”, admitindo que, “há anos que tentávamos estabelecer esta parceria”.
Para o presidente do Turismo de Portugal, “este é o tempo de estimular as pessoas a viajar e saber como trabalhar e aprender juntos”. Até porque, segundo adiantou Luís Araújo, a Suíça foi o 10.º mercado em dormidas e o 5.º em receitas, em 2021.
Assim, terminou o presidente do TdP, “é tudo sobre colaboração e permitir que os nossos povos possam partilhar experiências”.
No final, Magdalena Betsdant, Cônsul da Embaixada da Suíça em Portugal, concluiu que “somos ambos países pequenos [Portugal e Suíça] no Continente europeu, mas com fortes ligações entre ambos”.
De referir que, segundo adiantou Martin Nydegger ao Publituris, o setor do turismo é o 5.º setor mais importante na economia suíça, responsável por não mais do que 5% do PIB do país, muito longe do setor financeiro, farmacêutico, industrial e relojoeiro num país que possui metade da área de Portugal e onde o português é a 5.ª língua mais falada, depois do alemão, francês, italiano e inglês.
A delegação da Suíça Turismo em Portugal será liderada por Leslie Bent.