Berta Cabral vai ser a nova secretária regional do Turismo dos Açores
A antiga líder do PSD/Açores e presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada vai assumir as pastas do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, ficando ainda responsável pela área da Energia.

Inês de Matos
PLAY Airlines inaugura rota de Faro com oferta de descontos
Greve no Aeroporto de Gatwick afeta voos da TAP na Páscoa
Iberia retoma voos para Washington D.C. com aviões A321XLR
Especialistas na defesa dos passageiros preveem mais procura e mais perturbações no verão
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
A antiga líder do PSD/Açores e presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Berta Cabral, vai ser a nova secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, assumindo ainda a área da Energia, no âmbito da remodelação do executivo regional, avança a Lusa.
De acordo com a Lusa, com a remodelação anunciada esta segunda-feira, 18 de abril, por José Manuel Bolieiro, presidente do Governo Regional dos Açores, o executivo regional açoriano passa a ser mais pequeno, já que deixam o executivo quatro secretários regionais e entram apenas dois.
“É um governo que é mais pequeno, mais coeso. Passa a corresponder a uma mudança que não é meramente cosmética, é profunda e assegura, sobretudo, através das personalidades para ações nas áreas económica e financeira, experiência política e governativa, que nos permitem ter como certo que não haverá nenhum atraso nos processos, pelo contrário, mais eficácia, mais coesão”, afirmou o presidente do executivo açoriano, em Angra do Heroísmo, à margem de uma reunião com o Representante da República para a Região Autónoma dos Açores.
De saída, além de Mário Mota Borges, que era até aqui o secretário regional do Turismo e Energia dos Açores, está também Joaquim Bastos e Silva, que detinha as pastas das Finanças, Planeamento e Administração Pública; Susete Amaro, que era a secretária regional da Cultura, Ciência e Transição Digital; e ainda Ana Carvalho, que ocupava o cargo para as Obras Públicas e Comunicações.
Já o secretário regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Duarte Freitas, passa a assumir as pastas das Finanças, Planeamento e Administração Pública, entrando para o seu cargo a ex-deputada social-democrata Maria João Carreiro, enquanto a secretária regional da Educação, Sofia Ribeiro, passa a titular também os Assuntos Culturais.
A presidência do Governo Regional vai tutelar as áreas das Comunidades e Comunicações e o processo de criação do porto espacial em Santa Maria, enquanto a vice-presidência ficará com a área da Ciência.
À saída do encontro com o Representante da República, a quem compete a exoneração e nomeação de membros do Governo Regional, Bolieiro defendeu que a remodelação é “natural” e corresponde às mudanças da “dinâmica da vida social, económica e política”.
“Os tempos são muito difíceis e é preciso assegurar estabilidade governativa. É um imperativo do nosso futuro coletivo e em particular dos Açores e dos açorianos”, frisou, acrescentando que “importa assegurar experiência política e uma eficácia dos modelos de decisão e de opção”.
O presidente do executivo açoriano deixou também uma “palavra de reconhecimento e gratidão pelo excelente trabalho e dedicação de todos os membros do governo que agora deixam de o ser”, assegurando que saem “pelo momento político e não pela personalidade, nem pela qualidade da sua dedicação”.
“Este XIII Governo teve uma intensidade de trabalho, de dedicação e de mudanças que realizou perante um legado tão difícil, que só posso eu, e os açorianos em geral, estar grato ao trabalho e à dedicação dos que agora deixaram de ser membros do governo”, reforçou.
Os novos secretários regionais tomam posse na terça-feira na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e a orgânica completa do novo executivo deverá ser publicada na quarta-feira, depois de aprovada em Conselho de Governo, o que deve acontecer na terça-feira à noite.
José Manuel Bolieiro revelou ainda que também está prevista uma diminuição no número de direções regionais, com o líder do executivo açoriano a indicar que vão existir duas direções regionais a menos por fusão de atuais direções regionais, bem como também ao nível de subdireções.
Recorde-se que, além de ter liderado o PSD/Açores, Berta Cabral foi também presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada e presidente do conselho de administração da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores, além de deputada e vice-presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores. No XIX Governo Constitucional, foi ainda secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional.