Quinta do Lago: Campo de golfe Sul recebe galardão após investimento
O campo de golfe Sul, da Quinta do Lago, resort de luxo no Algarve, foi declarado Melhor Campo de Golfe de Portugal pelos World Golf Awards 2021, prémios que distinguem campos e destinos cujo compromisso para com a excelência é inspirador.
Carolina Morgado
WTM London – Book your free ticket
Bruxelas obriga Ryanair a devolver entre 13 e 14 M€
Mercado nacional mantem queda no Algarve
Turismo continua a crescer no Dubai e Abu Dhabi
Na XII Lagarada Tradicional de Celeirós do Douro o convite é para pisa a pé e prova de vinhos
Festuris Gramado lança app oficial
Congresso da APAVT repete tema da Inteligência Artificial
HiJiffy celebra parceria com a Booking.com
A arte de vindimar ao sabor do Alentejo na Casa Relvas
NEST lança programa de pré-incubação para o turismo
Quinta do Lago tem estado na vanguarda do golfe internacional desde a sua criação, há 50 anos (a celebrar este ano). Hoje, os três campos de golfe do resort estão entre os melhores da Europa e são complementados com instalações e serviços de topo, incluindo a primeira Academia de Golfe Paul McGinley da Europa e o único TaylorMade Performance Center europeu. Encontra-se também no top 40 dos 100 Best Golf Resorts in the World, um ranking altamente competitivo em que os EUA, Reino Unido e Ásia também estão presentes.
Este prémio chega após investimento de sete milhões de euros concluído no final do verão do ano passado, com o objetivo de “elevar a experiência de jogo e melhorar as credenciais ambientais do resort”.
A remodelação do Campo Sul, que foi já oito vezes anfitrião do Open de Portugal, iniciou-se durante o período de confinamento devido à pandemia Covid-19, tendo o resort decidido aproveitar o fecho do campo para avançar com este investimento. Como parte desta reforma, todos os fairways, bunkers, tees, espaços verdes e buracos foram melhorados de forma a garantir uma experiência de jogo consistente.
Prioridade à sustentabilidade
A sustentabilidade foi uma prioridade ao longo do projeto, tendo a Quinta do Lago contado com o apoio da Golf Environment Organization (GEO) Foundation e com a associação local sem fins lucrativos VitaNativa para melhorar a gestão ambiental nos campos de golfe, tendo a gestão da água sido um elemento-chave nas mudanças feitas com novas bombas de irrigação instaladas e melhoria do sistema existente – garantindo maior controlo e economia dos recursos naturais.
“O Campo Sul ocupa um lugar especial na história da Quinta do Lago”, dizia Sean Moriarty, CEO do resort, por ocasião da reabertura da infraestrutura, realçando que “é um campo verdadeiramente icónico e a nova versão moderna apresentará uma série de novos desafios, todos apresentados num cenário natural idílico”.
“A pandemia Covid-19 continua a apresentar novos desafios, mas na Quinta do Lago estamos determinados a continuar a investir e melhorar as nossas instalações e a oferecer uma experiência inigualável como o melhor resort de golfe e estilo de vida de luxo da Europa. O novo investimento que fizemos no Campo Sul é digno de uma verdadeira estrela do golfe europeu, e as melhorias feitas ajudarão a garantir que o campo continue a ser o favorito de todos que o jogam nos próximos anos.”, acrescentou.
Ao investimento no Campo Sul, juntou-se a melhoria do clubhouse de golfe, que reabriu renovado em 2020, com novas e espaçosas áreas para refeições, novos balneários masculinos e femininos, bem como salas sofisticadas e contemporâneas que fazem deste espaço perfeito para reuniões corporativas ou eventos sociais. No exterior, pode encontrar-se um deck ampliado e moderno e janelas de grande dimensão que rodeiam todo o edifício de forma a introduzir mais luz natural e, claro, facilitar o acesso às vistas deslumbrantes para o campo de golfe.
Também os outros dois campos de golfe do resort – o Norte e o Laranjal – passaram por programas de melhoria de manutenção significativos. Enquadrada na sua política de sustentabilidade, a Quinta do Lago investiu ainda numa nova frota de buggies de golfe elétricos.
AGNP com vários projetos para 2022
A Associação de Golf do Norte de Portugal (AGNP) tem para este ano vários projetos que pretende desenvolver.
Após um ano que considera “atípico e invulgar”, a AGNP diz que conseguiu desenvolver uma atividade intermitente e sempre dependente das normativas em vigor, não tendo, no entanto, tido a possibilidade de colocar em prática a totalidade do seu plano de atividades.
Acreditando que 2022 será diferente, a Associação pretende executar uma série de projetos, para além da componente desportiva de competições, que passam, designadamente, pela colocação do seu novo site, com novas tecnologias e totalmente interativo, com vista a servir melhor os clubes associados, os seus membros, como os patrocinadores.
No plano de atividades consta ainda a implementação de denominados “Comités” ligados às competições e seleções, golfe juvenil, feminino, mid-amateur e senior, e adaptado, pitch&putt, orçamentos, formação, de projetos e desenvolvimento, regras e handicaps, marketing e parceiros, comunicação e media, bem como de eventos. A formação online e presencial, versando várias matérias, serão também uma aposta.
A cerimónia anual dos Prémios Golfe no Norte da AGNP, onde serão consagrados e premiados os melhores jogadores, clubes e dirigentes do Norte de Portugal, não será igualmente esquecida. Para além das decisões feitas pelo júri convidado, haverá também votações populares/online.
Planeia-se ainda a candidatura da AGNP ao PNED-Plano Nacional de Ética no Desporto do IPDJ, através da Certificação da Bandeira da Ética e início do processo do pedido de atribuição do estatuto de Utilidade Publica para a Associação.