Turismo do Porto e Norte em negociações com companhia aérea sul americana para abrir base no Porto
O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, diz que esta foi uma das missões que o levaram a participar no WTM Latin America, que decorreu em São Paulo, Brasil, entre 5 e 7 de abril.

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O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, esteve reunido, durante a World Trade Market Latin América 2022, com uma companhia aérea da América Latina com o objetivo de a levar a escolher o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, para abertura da sua base em Portugal, avança a Lusa.
“Estamos a dialogar com essa companhia para poder fazer do Porto a sua base em Portugal”, disse à Lusa o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, explicando que essa foi uma das missões que o levaram a participar no certame turístico, que decorreu entre 5 e 7 de abril, em São Paulo, Brasil.
De acordo com o responsável, durante a feira, decorreram várias reuniões com companhias aéreas que voam para a Europa, uma vez que a entidade regional de turismo pretende encontrar “uma companhia que faça do Porto a sua base de ligação para Portugal”.
Luís Pedro Martins referiu que o mercado brasileiro é “prioritário para a região Norte” e explicou que, depois de dois anos de pandemia, é essencial “reconquistar” os mercados, ainda que, para isso, seja preciso resolver primeiro a “questão da conetividade aérea”, porque sem o “transporte que leve os turistas a atravessarem o Oceano Atlântico não haverá sucesso”.
“É muito importante fazer uma vez mais o apelo a que a TAP esteja disponível para fazer este tipo de operação, mas também, como temos dito, se não for pela TAP temos que encontrar apoio para poder com outras companhias aéreas captar rotas e captar as próprias companhias”, avisou o presidente da TPNP, que dá como exemplo a Iberia, que voa do Porto para São Paulo com escala em Madrid, considerando que se esta rota não tivesse sucesso, a companhia aérea espanhola não estaria a operá-la.
Recorde-se que o World Travel Market (WTM) Latin America, que decorreu na Expo Center Norte, em São Paulo, atrai profissionais de turismo de todo o mundo, sendo essencialmente dedicado aos segmentos de lazer, M&I e corporativo.