Alemanha espera recuperar 60% das dormidas de turistas portugueses perdidas com a pandemia
Em janeiro, houve uma subida de 52% nas dormidas de turistas lusos na Alemanha, o que leva a responsável a acreditar que, este ano, será possível chegar a 60% do nível de 2019. Já a recuperação para os mesmos números só deverá acontecer em 2024.
Inês de Matos
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A diretora do Turismo da Alemanha para Portugal e Espanha, Ulrike Bohnet, estima que, este ano, o país recupere cerca de 60% das 517 mil dormidas de turistas portugueses que tinham sido contabilizadas em 2019, ainda que se mostre preocupada com o impacto económico da guerra na Ucrânia, que pode mexer com as viagens dos portugueses e europeus.
“Em 2021, tivemos 223 mil dormidas de turistas portugueses, estamos a chegar perto de metade do número de dormidas que tínhamos em 2019” revelou a responsável durante um almoço que o Turismo da Alemanha promoveu esta quinta-feira, 7 de abril, para a imprensa.
Segundo Ulrike Bohnet, em 2020, os portugueses foram responsáveis por cerca de 207 mil dormidas na Alemanha, depois de uma descida de 59,9% provocada pelo surgimento da COVID-29, mas, no ano passado, esse valor subiu 7,9%, somando fixando-se nas 223 mil dormidas.
Este ano, e apesar de, por enquanto, apenas estarem disponíveis os números de janeiro, houve uma subida de 52% no número de dormidas de turistas lusos, para cerca de 20 mil, o que leva a responsável a acreditar que será possível chegar a 60% do nível de dormidas de 2019.
“Em 2022, não esperamos atingir os números de 2019, é realmente impossível. Se chegarmos a 60% de 2019, pensamos que será positivo”, admitiu Ulrike Bohnet, considerando que a “verdadeira recuperação” do mercado português apenas deverá acontecer em 2024.
“Acreditamos que a verdadeira recuperação, ou seja, para os mesmos números de 2019, só vai acontecer em 2024, daqui a dois anos. Só nessa altura será possível voltar a pensar em regressar aos números pré-pandemia”, explicou.
A diretora do Turismo da Alemanha para Portugal e Espanha mostra-se também preocupada com o impacto da guerra na Ucrânia, que pode afetar a perceção de segurança dos turistas, ainda que a sua principal preocupação seja mesmo ao nível económico.
“Depende da situação em Portugal, especialmente em termos de segurança, ou seja, se as pessoas se sentem seguras em viajar e para quão longe o vão fazer. E também depende da situação económica”, considerou, explicando que os problemas de abastecimento e da subida dos preços da energia podem levar a que viajar deixe de ser acessível para muitas pessoas.
Apesar da preocupação, Ulrike Bohnet acredita que os europeus vão continuar a viajar e diz que “continua a existir muito potencial e muita procura”, ainda que para destinos mais próximos, principalmente na Europa.
“Penso que há maior potencial para que as pessoas fiquem na Europa, em detrimento das viagens de longo curso”, acrescentou a responsável do Turismo da Alemanha.
Promoção
Além das perspetivas sobre o mercado português, Ulrike Bohnet deu também a conhecer a nova campanha de promoção do Turismo da Alemanha, denominada ‘German Local.Culture”, que pretende promover o turismo urbano e a cultura alemãs.
A nova campanha, que visa tirar partido do facto da Alemanha ser o “primeiro destino de turismo urbano para os europeus”, conta com várias variações, em função da gastronomia, artesanato, natureza e cultura.
Ulrike Bohnet acredita que a nova campanha do Turismo da Alemanha vai também atrair os turistas portugueses, uma vez que cerca de 45% das chegadas de turistas lusos à Alemanha se destinam ao turismo urbano.