Nova Estratégia do Turismo da Madeira pronta para implementação
Após terem sido cumpridas todas as fases e concluído o prazo de consulta pública, o documento da Estratégia do Setor do Turismo da Região Autónoma da Madeira 2022 – 2027, está pronto para começar a ser implementado.
Carolina Morgado
Transporte aéreo de passageiros continuou a crescer no 2.º trimestre com aumento de 4,8%
Constituição de novas empresas abranda até agosto e os Transportes lideram as quebras
TAP assina protocolo de intenções com governo da Bahia para voos entre o Porto e Salvador
Comité Setorial de Turismo promove encontros em quatro regiões do país
Grupo GEA leva 80 agências de viagens associadas em sete famtrips
Privatização da Azores Airlines será concluída “em breve” mas não este ano
Explora Journeys inaugura segundo navio a 15 de setembro
Barcelona vai ter “aumento substancial” da taxa turística para cruzeiristas de curta duração
TAP lança campanha que oferece bagagem extra em voos entre Portugal, Moçambique e Angola
Royal Caribbean International encomenda 4.º navio da classe Icon
Desenvolvido pela ‘Deloitte Business Consulting’, e acompanhado pela Direção Regional do Turismo, segue-se a monitorização, acompanhamento e dinamização das ações previstas, tendo por base o documento final.
A Estratégia para o Turismo da Região Autónoma da Madeira para 2022-2027 foi apresentada no final de dezembro último, depois de vários meses de trabalho e de reuniões que juntaram vários players do setor, indica o site oficial do Governo Regional.
O secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, citado no mesmo site, considera importante que tudo tenha sido cumprido no documento, depois do envolvimento do setor na fase anterior à consulta pública. “Foram contributos relevantes, que aconteceram desde a primeira hora, os quais evidenciaram, mais uma vez, que há uma identificação de cada interveniente do setor nesta estratégia que é de todos”, sublinhou.
A estratégia para 2022-2027 tem uma visão em linha com a da anterior (2017-2021), “introduzindo a fusão experiencial entre o Mar, a Montanha e a Cultural e revelando o destino não apenas como um “must visit” europeu, mas sim, global e com uma vasta oferta de experiências diferenciadas”. Visa, acima de tudo, “afirmar a região como um destino turístico para todo o ano, seguro, diferenciado pelo clima ameno, pelo acolhimento aos turistas e visitantes, pela autenticidade e diversidade, pela qualidade das experiências e pelo compromisso com a sustentabilidade económica social e ambiental”.
O documento, que tem um capítulo dedicado ao Porto Santo, agrega um conjunto de seis pilares estratégicos para o desenvolvimento da região nomeadamente: Natureza, Turismo Ativo & Desportivo; Mar & Turismo Náutico; Saúde & Wellness; Património Cultural; Gastronomia & Vinho; Lifestyle, Trendiness & Novas Tendências e Consciousness & Sustainability.
Foram também definidos seis drivers orientadores para a estratégia: reforçar a gestão do destino, melhorando o conhecimento e monitorizando a performance do setor do Turismo; apostar na diversidade, diferenciação e estruturação da oferta turística; investir no aumento da notoriedade do destino Madeira; atrair, qualificar e valorizar os Recursos Humanos do setor do Turismo; fomentar o investimento no setor do Turismo e assegurar a sustentabilidade do destino (ambiental, como económico e social).