Espanha, Itália e Alemanha, líderes na procura de turismo de bem-estar na Europa
A Espanha com 29%, Itália (26%) e Alemanha (24%) destacam-se como os principais mercados de origem de viajantes de bem-estar na Europa. Mais de 25% dos europeus procuram este tipo de experiências nas suas viagens.

Carolina Morgado
PLAY Airlines inaugura rota de Faro com oferta de descontos
Greve no Aeroporto de Gatwick afeta voos da TAP na Páscoa
Iberia retoma voos para Washington D.C. com aviões A321XLR
Especialistas na defesa dos passageiros preveem mais procura e mais perturbações no verão
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
Estes são os resultados do perfil do turista de bem-estar europeu elaborado, para o Dia Mundial da Saúde, pela plataforma de inteligência turística Travellyze.
Segundo a Travellyze, que entrevistou mais de 23 mil viajantes europeus, quase três em cada 10 turistas procuram experiências de saúde e bem-estar durante as suas viagens. Quanto aos mercados de referência, destacam-se o espanhol (29%), italiano (26%) e alemão (24%) como os principais consumidores de turismo de bem-estar na Europa. Por outro lado, apenas 16% dos turistas britânicos consideram a oferta de bem-estar como uma componente importante das férias.
O estudo, citado pela Europa Press, indica ainda que 28% dos viajantes que esperam usufruir deste tipo de serviço nas suas férias ganham entre 18 mil e 36 mil euros por ano e 36% gastam menos de três mil euros no seu orçamento de viagem. Destes, 15% declaram que vão reservar, em 2022, um orçamento maior do que em outros anos.
Quanto aos meios de inspiração, o turista de bem-estar europeu utiliza motores de busca como Google ou Bing (42%), consulta sites de viagens, hotéis ou companhias aéreas (35%) e lê opiniões online de outros viajantes em páginas como o Tripadvisor (33%).
Para este tipo de turista, as recomendações das agências de viagens (30%) adquirem grande importância, o que mostra que as agências devem estar atentas à oferta disponível adaptada ao viajante que procura experiências de saúde e bem-estar.
As principais redes sociais de inspiração para o viajante de bem-estar são Instagram (31%), Facebook (27%) e YouTube (25%).
40% dos viajantes que procuram experiências de bem-estar costumam ficar em hotéis de 3 ou 4 estrelas ou segundas residências (31,4%). No entanto, a procura de hotéis com serviços de Spa aumentou 72% no último ano.