Swiss aumenta operação em Portugal e lança rota Ponta Delgada-Zurique pela Edelweiss
Companhia aérea divulgou a operação para o verão em Portugal numa altura em que se encontra a assinalar o seu 20.º aniversário, que vai contar com várias iniciativas ao longo do ano.

Inês de Matos
Duas praias da Sardenha terão acesso limitado no verão
Os nomeados para “Melhor Companhia de Aviação” nos Publituris “Portugal Travel Awards 2023”
Os nomeados para “Melhor Companhia de Aviação Lowcost” nos Publituris “Portugal Travel Awards 2023”
Vê Portugal: Mexer ou não no “edifício” do turismo em Portugal?
Vê Portugal: A aposta do turismo para o futuro
Coimbra assegura que taxa turística vai melhorar condições dos turistas que visitam a cidade
Ryanair consegue mais de 1 milhão de assinaturas e entrega petição a Ursula von der Leyen
Cascais tem um novo boutique hotel de cinco estrelas com obra de Vhils
INE: Hóspedes e dormidas crescem em abril com destaque para o Canadá
ATA assinala 20 anos da Ryanair em Faro e diz que companhia aérea “transformou o Algarve”
Numa altura em que está a comemorar o seu 20.º aniversário, a Swiss anunciou o reforço da operação em Portugal, que vai contar com um aumento de voos durante o verão, assim como com o lançamento de uma nova rota entre Ponta Delgada, nos Açores, e Zurique, na Suíça, que vai ser operada pela Edelweiss.
Num comunicado enviado à imprensa esta segunda-feira, 4 de abril, a Swiss revela que, este verão, vai começar a operar a rota Ponta Delgada-Zurique com uma ligação por semana, que será realizada pela Edelweiss, uma subsidiária da Swiss, que vai voar para a capital açoriana uma vez por semana.
Mas, além desta nova rota, que se vem juntar à operação entre Ponta Delgada e Genebra, que a companhia aérea suíça começou a operar no verão do ano passado e que se mantém também este verão, com um voo por semana, entre junho e outubro, a Swiss anunciou uma série de outras novidades e que passam por um aumento de frequências nas rotas portuguesas.
Este verão, a Swiss vai operar nos cinco aeroportos portugueses, numa operação que volta a contar com voos entre Faro e Genebra, que vão decorrer ao longo de todo o verão, estando ainda previsto um aumento de ligações entre o Porto e Zurique, até um máximo de três voos por dia nas semanas de pico do verão.
A companhia aérea suíça vai também aumentar as frequências de Faro e Funchal para Zurique durante todo o verão, rotas que vão ser asseguradas também pela Edelweiss e que vão decorrer entre abril e outubro.
No Porto, a Swiss vai ainda operar para Genebra com até dois voos diários, enquanto as rotas de Lisboa vão contar com até dois voos por dia no caso de Zurique, enquanto a operação entre a capital portuguesa e Genebra vai ter até um voo por dia.
Entre Faro e Genebra, a operação da Swiss regressa entre junho e outubro, enquanto os voos entre o Funchal e Genebra vão decorrer apenas nos meses de abril/maio e setembro/outubro.
20.º aniversário
As operação da Swiss para este verão foi divulgada esta segunda-feira, 4 de abril, numa altura em que a companhia aérea suíça está a comemorar o seu 20.º aniversário, que foi assinalado a 31 de março e que vai ser comemorado ao longo de todo o ano, com várias iniciativas.
No comunicado divulgado, a Swiss relembra os 20 anos que passaram desde a sua fundação, numa história recheada de “eventos”, que teve início a 31 de março de 2002, com um voo entre Basileia e Zurique, e ao longo da qual foi possível afirmar a transportadora helvética como “uma das principais companhias aéreas do mundo”.
“Nos 20 anos desde sua fundação, a SWISS realizou 2,8 milhões de voos, numa distância total de 3,8 mil milhões de quilómetros, ou 95.000 voltas ao mundo. Estes voos transportaram pouco menos de 266 milhões de passageiros – cerca de 40 vezes a população da Suíça – e 5,6 milhões de toneladas de carga, o equivalente ao peso de cerca de 560 Torres Eiffel”, destaca a companhia aérea, no comunicado divulgado.
Atualmente, a companhia aérea suíça, que pertence ao Grupo Lufthansa desde 2005, voa para 92 destinos a partir do seu hub de Zurique e para 46 desde Genebra e transporta “mais passageiros e carga do que qualquer companhia aérea suíça já transportou no passado”.
Para assinalar o aniversário, a Swiss tem já previstas várias iniciativas, a exemplo do batismo de 20 aviões A220 com nomes de resorts turísticos suíços, assim como do lançamento de um vídeo especial dedicado ao jubileu da companhia aérea, enquanto a revista de bordo da Swiss vai disponibilizar, entre julho e setembro, informação sobre várias curiosidades relacionadas com a transportadora.
As iniciativas destinadas a comemorar o 20.º aniversário da Swiss incluem ainda uma competição, que vai oferecer aos passageiros da companhia aérea helvética vários “prémios atraentes” e sobre a qual será fornecida mais informação posteriormente.
A Swiss tem vindo também a renovar a sua frota, apostando em aparelhos com menor consumo de combustível e menos poluentes, e garante que vai manter a aposta na sustentabilidade, até porque tem o objetivo de cortar para metade as emissões de carbono dos seus voos até 2030 e tornar a operação neutra até 2050.
A companhia aérea conta ainda receber 25 novos aparelhos Airbus A320/321neos até ao final de 2025, aviões que vão ajudar a atingir a meta da sustentabilidade da operação, uma vez que emitem menos 20% de CO2 que os aparelhos anteriores.