Setúbal na lista final dos “Smart Tourism Destinations”
Setúbal integra a lista final de 50 destinos do programa “Smart Tourism Destinations”, de promoção do acesso a produtos e serviços turísticos através da inovação digital.
Publituris
“A promoção na Europa não pode ser só Macau”
APAVT destaca “papel principal” da associação na promoção de Macau no mercado europeu
Comitiva portuguesa visita MITE a convite da APAVT
Royal Caribbean International abre primeiro Royal Beach Club em Nassau em 2025
Viagens mantêm-se entre principais gastos de portugueses e europeus, diz estudo da Mastercard
Álvaro Aragão assume direção-geral do NAU Salgados Dunas Suites
Lusanova e Air Baltic lançam “Escapada ao Báltico” com voos diretos
Conheça a lista de finalistas dos Prémios AHRESP 2024
Transavia abre vendas para o inverno e aumenta capacidade entre Portugal e França em 5%
FlixBus passa a integrar aeroporto de Lisboa na rede doméstica e internacional
A decisão foi tomada após a avaliação de cinco centenas de candidaturas submetidas por cidades europeias.
A cidade foi escolhida após apresentar uma candidatura “Call for EU destination managers” em 2021, cujos principais critérios de seleção incidiram na localização, redes e eixos de transporte, no património, equipamentos e atrações turísticas, no desenvolvimento de iniciativas sustentáveis no âmbito do turismo e, ainda, na inclusão e acessibilidade e na política e visão estratégica para o destino.
A iniciativa, da Comissão Europeia, possibilita que as cidades escolhidas, como é o caso de Setúbal, integrem um programa de capacitação para implementação de soluções digitais inovadoras com vista ao desenvolvimento de um turismo mais sustentável e acessível, no qual o património cultural e criativo se assume como recursos fundamentais para melhorar a experiência turística.
O projeto “Smart Tourism Destinations” foca-se sobretudo na forma como estas cidades irão trabalhar os dados relacionados com o setor do turismo, envolvendo um vasto conjunto de intervenientes, que vão desde decisores públicos, passando pelo setor privado e, inclusive, pelas universidades.
Os principais eixos desta iniciativa europeia são a adoção de novas tecnologias para uma melhor gestão de dados, a promoção da sustentabilidade com um turismo inteligente, responsável e sustentável, a avaliação e resolução de desafios com o desenvolvimento de soluções e novas abordagens e, finalmente, o aumento da colaboração entre os diferentes destinos turísticos.