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Porto de Lisboa é palco de cerimónia de batismo do novo navio da Silversea

O Silver Dawn é o mais recente navio da companhia de cruzeiros Silversea e vai ser batizado esta quinta-feira, 31 de março, numa cerimónia a decorrer no Porto de Lisboa.

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O Porto de Lisboa vai ser palco, na próxima quinta-feira, 31 de março, da cerimónia de batismo do Silver Dawn, o novo navio de cruzeiro da Silversea, que será o 10.º da frota da companhia de cruzeiros de luxo e o terceiro desde 2020.

“O porto de Lisboa e a Lisbon Cruise Port congratulam-se com a escolha, pela terceira vez, da cidade de Lisboa para o batismo de um navio de cruzeiros, o que destaca a importância crescente do Porto de Lisboa na eleição das companhias de cruzeiro para a realização de um momento tão importante. Um evento desta natureza tem um impacto muito grande em termos de visibilidade do destino onde se realiza, e será, por isso, mais uma oportunidade marcante na promoção de Lisboa no segmento de cruzeiros”, considera Ricardo Medeiros, administrador da APL-Administração do Porto de Lisboa, citado em comunicado.

Num comunicado enviado à imprensa, o Porto de Lisboa explica que o navio está em Lisboa desde dia 17 de março e já realizou três mini-cruzeiros desde a capital portuguesa, que vai ser também o porto de saída do itinerário inaugural do Silver Dawn, que passa por Cádis, Málaga, Cartagena, Valência, Palma de Maiorca, Barcelona, Port Mahon, Pálamos, Port-Vendres, Marselha, Saint-Tropez, Monte Carlo, Livorno e Portofino, antes de chegar a Civitavecchia.

Na chegada do navio à capital portuguesa, o Porto de Lisboa promoveu a habitual cerimónia de boas-vindas a bordo, durante a qual presenteou o Comandante do Silver Dawn com a habitual placa comemorativa da ocasião, sendo o navio escoltado por rebocadores da empresa Portugs até ao Terminal de cruzeiros de Lisboa.

A cerimónia de batismo do navio vai decorrer a bordo do Silver Dawn, contando com a participação de executivos da Silversea e da Royal Caribbean Group, e inclui um” espetáculo pirotécnico, lançado a partir da cobertura do Terminal de Cruzeiros de Lisboa”.

O Silver Dawn é o 10.º navio da frota da Silversea e o terceiro a ser entregue à companhia de cruzeiros de luxo desde 2020, o que, segundo o Porto de Lisboa, “demonstra a força e a resiliência da indústria global de cruzeiros”.

O Silver Dawn foi construído nos estaleiros Fincantieri, em Ancona, em Itália, tendo sido entregue à Silversea a 12 novembro de 2021 e é o terceiro navio série Muse-class, contando, por isso, com inovações idênticas às dos seus navios irmãos Silver Muse (2017) e Silver Moon (2020), nomeadamente a nível ambiental, uma vez que o Silver Dawn incorpora a certificação Green Star 3 Design, atribuída pela RINA a navios que são projetados, construídos e equipados com o ambiente em mente.

Com 212,8 metros de comprimento, 40 844 toneladas, 298 suítes com vista para o mar, 97% das quais com varanda privativa, o Silver Dawn tem capacidade para 596 passageiros e 411 tripulantes, o que lhe confere um rácio de tripulantes/passageiros de 1:1,45.

Para o próximo ano, a Silversea tem já prevista a entrega do Silver Nova, um dos navios de cruzeiro mais espaçosos já construídos e que, graças às suas soluções tecnológicas inovadoras, se espera que impulsione a Silversea para uma nova era de cruzeiros sustentáveis.

 

 

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TAP adere à plataforma NDC da APG

A plataforma NDC da APG permite que o conteúdo da companhia aérea de bandeira nacional passe a estar disponível para reserva para mais de 1500 agências de viagens em 120 países.

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A TAP aderiu à APG Platform, a plataforma NDC da APG, que permite que o conteúdo da companhia aérea de bandeira nacional passe a estar disponível para reserva para mais de 1500 agências de viagens em 120 países.

Além da emissão de bilhetes, a adesão da transportadora aérea portuguesa a esta plataforma permite também que os agentes de viagens possam “reservar, emitir, anular, reembolsar e adicionar serviços auxiliares, como malas, equipamento específico, embarque prioritário e refeições especiais, em toda a rede TAP”.

“A TAP Air Portugal está feliz com a parceria com a APG, que tem feito um trabalho pioneiro na promoção da tecnologia NDC por todo o mundo. A TAP continua a promover conteúdos NDC através deste canal e continua empenhada em melhorar as suas capacidades de retalho em benefício dos agentes de viagens”, afirma Justin Jovignot, diretor de Estratégia Comercial e Distribuição da TAP.

Já Heloise Parrain, diretora da Plataforma APG, considera que o “NDC está a mudar a distribuição das companhias aéreas, que não evoluía nos últimos 40 anos”, permitindo que as companhias aéreas  promovam o seu produto. 

A APG Platform conta, atualmente, com 30 companhias aéreas aderentes, permitindo a “emissão de bilhetes que pode ajudar os agentes de viagens a gerar receitas adicionais, alargando o seu catálogo e vendendo acessórios aéreos e não aéreos combinados”, destaca a APG Portugal, num comunicado divulgado esta segunda-feira, 8 de abril.

Esta plataforma, que é usada em 150 países, está ainda em consonância com a mais recente tecnologia XML e segue todos os padrões IATA, estando acessível para agências de viagens IATA e não IATA.

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Qatar Airways chega ao Congo e aumenta voos para Luanda

Além da capital congolesa, a nova rota da Qatar Airways segue para Luanda, aumentando de uma para quatro frequências semanais as ligações aéreas à capital angolana.

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A Qatar Airways vai abrir, a 1 de junho de 2024, uma nova rota para Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, que vai servir também para aumentar a capacidade disponibilizada pela companhia aérea de bandeira do Qatar para Luanda, capital angolana.

De acordo com a Qatar Airways, esta é a primeira vez que a transportadora aérea do Qatar abre uma rota para Kinshasa, que vai ser realizada num avião Boeing 787-8 Dreamliner, equipado com 22 lugares em Classe Executiva e 232 assentos em Classe Económica.

“Vimos marcos significativos na expansão da nossa rede em 2024 e esta última adição é particularmente especial, pois dá continuidade ao nosso objetivo estratégico de aumentar a nossa presença em África”, congratula-se Thierry Antinori, diretor Comercial da Qatar Airways.

Além da capital congolesa, a nova rota da Qatar Airways segue para Luanda, aumentando de uma para quatro frequências semanais as ligações aéreas à capital angolana.

Os voos partem de Doha, capital do Qatar, pelas 02h45 e chegam a Kinshasa às 08h10, num voos que segue para Luanda pelas 09h40, onde tem chegada prevista para as 10h55. Já a partida de Luanda decorre às 12h25 e a chegada a Doha acontece pelas 22h50.

A Qatar Airways vai também realizar a mesma rota mas com paragem primeiro em Luanda, num voo que sai de Doha pelas 09h20 e chega a Luanda às 15h40, de onde volta a sair pelas 17h10 para chegar a Kinshasa às 18h25. No regresso, a partida de Kinshasa acontece às 19h55 e a chegada a Doha está prevista para as 05:45+1, sempre em horários locais.

 

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Avis Budget Group relança programa de fidelização e oferece novos benefícios

O Avis Preferred, o programa de fidelização do Avis Budget Group, passou a contar com o slogan “More rewarding car hire” e disponibiliza agora novos benefícios logo desde a adesão.

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O Avis Budget Group relançou o Avis Preferred, o programa de fidelização do grupo de rent-a-car, que passou a contar com o slogan “More rewarding car hire” e que disponibiliza agora novos benefícios.

“O novo programa oferece recompensas imediatas, incluindo um desconto de 10% no primeiro aluguer, a par de outros benefícios extremamente úteis e relevantes para os clientes de rent-a-car”, destaca o Avis Budget Group, num comunicado enviado à imprensa.

O Avis Preferred continua a ter adesão gratuita mas tem agora várias novidades, a exemplo do QuickPass, que permite verificar a identidade do cliente antecipadamente e evitar o tempo de espera ao balcão, sendo que, em alguns locais, é ainda possível aceder ao veículo através do serviço Self-Service Kiosk ou dirigir-se diretamente para à viatura de aluguer onde as chaves já estarão à espera.

O desconto de 10% logo a partir da inscrição, o serviço prioritário e o acesso a ofertas exclusivas com parceiros de viagem selecionados são algumas das principais novidades do novo programa de fidelização do Avis Budget Group, que passou ainda a oferecer subidas de nível e upgrades gratuitos depois de cinco ou 10 alugueres.

Na adesão, os clientes passam também a ter acesso a novas vantagens, a exemplo de 10% de desconto em aventuras Viator, o que também inclui passeios pela cidade ou passeios de barco, aulas de culinária e desportos de adrenalina; 12% de desconto nos Lounge Pass para aceder às salas de espera de aeroportos; até 30% de desconto na adesão ao Airport Lounge com o Priority Pass, subscrição que dá acesso a 1300 lounges em todo o mundo; e até 55% de desconto na Photobox.

“Temos procurado inovar desde o lançamento do programa Avis Preferred nos anos 80 para recompensar os nossos clientes frequentes. Neste momento, estamos muito satisfeitos por apresentar estes novos benefícios aos membros Avis Preferred”, congratula-se Francisco Farrás, diretor-geral Ibérico do grupo Avis Budget.

O grupo de rent-a-car decidiu proceder a mudanças no seu programa de fidelização depois de uma pesquisa junto dos seus clientes internacionais ter mostrado que “o facto de os prémios serem inacessíveis para quem não aluga viaturas com frequência acaba por desencorajar a adesão”.

“Os clientes querem acesso instantâneo a benefícios e a prémios relevantes. É exatamente o que lhes estamos a oferecer com o novo programa Avis Preferred repleto de vantagens”, acrescenta o responsável.

Recorde-se que o programa Avis Preferred foi lançado em 1988 e atualmente está disponível em 22 países da Europa, Médio Oriente e África (EMEA). Todas as informações sobre o novo programa podem ser consultadas online e a adesão ao programa pode ser realizada aqui.

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Alma Cruceros é a nova companhia de cruzeiros de luxo espanhola e chega em 2025

A Alma Cruceros começa a operar a 18 de abril de 2025, com o navio Ocean Victory, e vai contar com base em Málaga, oferecendo um produto “feito por espanhóis e pensado para espanhóis e para falantes de espanhol”, que combina “o tradicional cruzeiro e os grandes iates privados”.

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A Alma Cruzeiros é uma nova companhia de cruzeiros de luxo espanhola, que começa a operar a 18 de abril de 2025 e que vai contar com base em Málaga, avança o Hosteltur.

“Viemos transformar o setor dos cruzeiros em Espanha porque criámos um produto único, exclusivo e sofisticado”, afirma Elisardo Sánchez, sócio fundador e presidente da nova companhia, em declarações à agência Efe citadas pelo Hosteltur.

O responsável mostra-se confiante no sucesso da Alma Cruceros, uma vez que este será um produto “feito por espanhóis e pensado para espanhóis e para falantes de espanhol”.

Por isso, acrescentou o responsável, a bordo tudo foi pensado para estar “ao gosto dos espanhóis”, a exemplo da gastronomia, música, animação noturna ou dos distintos espetáculos de entretenimento, sendo que também o idioma oficial a bordo será o espanhol.

“Vamos dirigir-nos ao mercado espanhol e, muito especialmente, ao mercado americano. Queremos que o navio seja um ponto de encontro para espanhóis, argentinos, chilenos, colombianos, peruanos ou mexicanos, mas também é muito importante para a comunidade falante de espanhol dos EUA”, explicou Elisardo Sánchez.

A nova companhia de cruzeiros de luxo começa a operar com o navio Ocean Victory, um navio de expedição que vai estar ao serviço da nova companhia de cruzeiros durante o verão para navegar no Mediterrâneo, entre abril e outubro.

O cruzeiro inaugural desta companhia de cruzeiros vai ligar Las Palmas, na Gran Canaria, a Málaga, a partir de onde vão passar a existir cruzeiros de uma ou duas semanas pelo Mediterrâneo Ocidental, Norte de África e Ilhas Canárias.

O Ocean Victory, navio que pertence à SunStone, vai estar ao serviço da Alma Cruceros ao longo de todo o verão, durante um período de 10 anos, enquanto no inverno regressa às expedições à Antártida e ao Sul da Argentina, ao serviço da Alabatros Expeditions.

O navio, que foi construído em 2021, conta com 93 camarotes duplos, todos exteriores e a maioria dos quais com varanda, e tem capacidade para transportar 186 passageiros e mais de uma centena de tripulantes.

O navio conta ainda com quatro restaurantes, vários espaços de entretenimento, piscina, Spa, ginásio, lojas, jacuzzis e solário, num ambiente que “combina o tradicional cruzeiro e os grandes iates privados”, segundo Elisardo Sánchez.

A Alma Cruceros pretende incorporar mais navios na sua frota e tornar-se numa companhia de cruzeiros “muito vinculada a Málaga, à Andalucía”, motivo pelo qual vai contar com escalas em todos os portos andaluzes, como Sevilla, Cádiz, Huelva, Motril ou Almería, além de Málaga.

A venda dos cruzeiros da Alma Cruceros arranca oficialmente no próximo mês de junho e Elisardo Sánchez acredita que será possível “encher rapidamente os primeiros cruzeiros” e ficar até com uma lista de espera.

 

 

 

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United cancela Faro

Depois de em outubro de 2023 ter anunciado vir a ser a única companhia aérea americana a voar diretamente para Faro, a partir de Nova Iorque/Newark, a United Airlines cancelou esta rota.

Victor Jorge

A United Airlines cancelou a operação que iria iniciar a 24 de maio de 2024 ate 23 de setembro de 2024, e que ligaria Faro diretamente a Nova Iorque/Newark, com quatro voos semanais realizados com recurso a um Boeing 757-200.

De acordo com a United, estas alterações resultam do facto de a Federal Aviation Administration (FAA, Administração Federal da Aviação) ter interrompido “algumas atividades de certificação”.

Esta operação faria com que a United se tornasse na única companhia aérea americana a voar diretamente para Faro, a partir de Nova Iorque/Newark.

Segundo informações que correm na imprensa norte-americana, a United não eliminou totalmente a rota, confirmando que está a “adiar a operação para o próximo verão”.

“No total, esta operação iria representar cerca de 25 mil lugares ida e volta distribuídos por 130 voos”, refere Pedro Castro, diretor da SkyExpert, empresa de consultoria em aviação, aeroportos e turismo, considerando que ”isto é uma gota no oceano de voos e de lugares à partida de Faro,  mas é uma gota cujo cancelamento representa um enorme balde de água fria por tudo aquilo que esta rota e esta companhia traziam para a região”.

“Se havia necessidade de cortar algum voo operado pelos Boeing 757 devido à crise com os 737 MAX e com as entregas destes aparelhos que já afetou a Ryanair, a United poderia, por exemplo, ter optado por cancelar o segundo voo diário entre Nova Iorque e o Porto. No entanto, preferiu cancelar este novo destino. Isto corresponde ao comportamento típico das companhias: em caso de dúvida, preferem consolidar o que já existe do que abrir novos destinos que requerem uma duplicação dos recursos e investimento”, salienta Pedro Castro.

“Os turistas americanos têm tido um desenvolvimento notável no Algarve, mas sem um acesso aéreo direto e sem escalas, o seu crescimento torna-se mais difícil. Ter uma companhia americana a voar seria ainda melhor pelo domínio que têm do mercado e das vendas nos Estados Unidos”, frisa o diretor da SkyExpert.

E Pedro Castro termina: “se eu fosse o diretor do Turismo do Algarve, tentaria aliciar a Azores Airlines a aumentar, prolongar e/ou acertar os horários dos novos voos Faro-Ponta Delgada para ligarem com os voos de Ponta Delgada para o aeroporto de JFK; em segundo lugar, no próximo Inverno, a United vai lançar o seu voo Nova Iorque-Marraquexe com o Boeing 767 e apenas três vezes por semana. Tradicionalmente, os voos Toronto-Faro da Air Transat já existem há anos e começaram por transportar seniores e golfistas à procura de temperaturas amenas para passar o Inverno. Esta poderia ser uma oportunidade que poderia dar bem mais jeito ao Turismo do Algarve para combater a sua sazonalidade”.

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Transportes entre os setores que mais recuaram na criação de novas empresas no 1.º trimestre

Segundo os dados da Informa D&B, “nos primeiros três meses de 2024 foram criadas 14.351 novas empresas em Portugal, o que representa um recuo de 8,6% (menos 1 350 empresas) face ao primeiro trimestre de 2023”, com destaque para os Transportes, que foi um dos que mais desceu na criação de novas empresas.

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O setor dos Transportes foi um dos que mais desceu na criação de novas empresas nos três primeiros meses de 2024, avança a Informa D&B, que divulgou esta sexta-feira, 5 de abril, o relatório “Business by Data”, que mostra que, entre janeiro e março, o setor dos Transportes assistiu à constituição de menos 548 empresas, o que representa uma descida de 29% face ao 1.º trimestre do ano passado.

“Depois de aumentos sucessivos na constituição de novas empresas, o setor dos Transportes (sobretudo a atividade de ‘Transporte ocasional de passageiros em veículos ligeiros’) parece ter atingido o pico em 2023, sofre agora uma descida significativa no primeiro trimestre de 2024 (-29%; -548 constituições de empresas)”, lê-se no comunicado divulgado pela consultora.

Segundo os dados divulgados pela Informa D&B, “nos primeiros três meses de 2024 foram criadas 14.351 novas empresas em Portugal, o que representa um recuo de 8,6% (menos 1 350 empresas) face ao primeiro trimestre de 2023”.

O relatório da Informa D&B apurou também que “a descida é transversal a quase todas as regiões de Portugal”, sendo a Região Autónoma dos Açores a única exceção, uma vez que se registaram “mais constituições de empresas neste trimestre do que o período homologo (+11%; +20 constituições de empresas)”.

A descida na constituição de novas empresas foi comum a praticamente todos os setores económicos, com exceção da Construção, que “cresceu 6,4%, com um total de 1 847 novas empresas, mais 111 que no período homólogo”.

“O setor mantém uma tendência de crescimento há três anos, sendo este o quinto trimestre consecutivo em que regista um aumento na criação de empresas. Entre as diversas atividades do setor, destaca-se a ‘Construção e promoção de edifícios’, que neste trimestre tem mais 70 novas empresas”, acrescenta a Informa D&B.

Em sentido contrário estiveram as insolvências, que aumentaram 7,9% nos três primeiros meses de 2024, com 544 empresas a iniciarem um processo de insolvência, o que representa mais 40 processos de insolvência do que em igual período de 2023.

“Esta subida é maioritariamente suportada pelo aumento do número de insolvências no setor das Indústrias (+78%; +76 processos de insolvência), já que a maioria dos setores de atividade desceu neste indicador. Para além das Indústrias, Retalho e Tecnologias da informação e comunicação foram os únicos setores que viram crescer o número de insolvências”, explica a Informa D&B.

No que diz respeito aos encerramentos, a consultora apurou que, desde o início do ano até final de março, registaram-se 2.977 encerramentos de empresas, sendo que, “à data de hoje, ainda existem publicações a serem efetuadas pelo Registo Comercial”.

Entre os encerramentos, o destaque vai para o setor dos Serviços Empresariais, que “concentra o maior número de empresas que encerraram neste período (453 empresas)”.

No entanto, nos últimos 12 meses, este indicador “atinge os 14.837 encerramentos, um registo 0,5% acima dos 12 meses anteriores”, o que se ficou essencialmente a dever aos setores dos Serviços empresariais (+9,4%; +196 encerramentos) e Transportes (+15%; +101 encerramentos).

 

 

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Grupo IAG lança South Europe Ground Services para o handling a partir de maio

A South Europe Ground Services (SOEGS) é a nova empresa de handling criada pelo grupo IAG para atuar nos aeroportos espanhóis, prevendo-se que entre em operação em meados de maio.

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A South Europe Ground Services (SOEGS) é a nova empresa de handling criada pelo grupo IAG para atuar nos aeroportos espanhóis, prevendo-se que entre em operação em meados de maio, avança a Iberia, em comunicado.

De acordo com a Iberia, a nova empresa está já registada no Registo Comercial de Madrid e vai fornecer serviços de handling nos aeroportos espanhóis à Iberia, Iberia Express, Vueling e Level, bem como de passageiros para a British Airways, Air Nostrum e Aer Lingus.

A Iberia diz que a SOEGS vai ainda “servir companhias aéreas terceiras nos aeroportos onde a Iberia Airport Services obteve licença no último concurso da AENA”.

“Esta empresa, com 100% do capital do Grupo IAG e uma participação maioritária da Iberia, é o resultado do acordo alcançado entre a Iberia e os seus sindicatos no dia 2 de fevereiro com o objetivo de garantir um futuro sustentável e competitivo para o negócio de movimentação e os seus trabalhadores”, explica a Iberia, no comunicado divulgado.

A SOEGS vai contar com autonomia operacional e vai também integrar os antigos trabalhadores da Direção Aeroportuária da Ibéria, que mantêm “as condições do Acordo Ibérico e todos os seus direitos”.

Miguel Ángel Gimeno, atualmente diretor de Operações Terrestres da Vueling, será o novo CEO da South Europe Ground Services, com a Iberia a indicar que o responsável conta com “ampla experiência em gestão aeroportuária”.

Miguel Ángel Gimeno é formado em Engenharia Industrial pela Universidade de Saragoça e possui MBA pela IESE Business School, tendo passado os últimos 17 anos na Vueling, onde, além de diretor de Operações Terrestres, ocupou os cargos de diretor de OCC e também de diretor de Tripulação e Serviço de Bordo.

“Assumir a liderança desta nova empresa, dentro do Grupo IAG, é um verdadeiro desafio. Estou convencido que, graças à nossa equipa formada pelos melhores profissionais, escreveremos uma página de sucesso no negócio de ‘handling’ em Espanha e trabalharemos incansavelmente para crescer internacionalmente”, afirma o responsável.

 

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Celebrity Cruises apresenta novo navio e promoções para o verão às agências de viagens

Francisco Teixeira, CEO da Melair, que representa a Celebrity Cruises em Portugal, revelou que o novo Celebrity Ascent será um dos cinco navios que a companhia de cruzeiros vai ter no Mediterrâneo durante o verão, disponibilizando itinerários de sete noites, em julho e agosto.

Inês de Matos

A Celebrity Cruises promoveu esta quinta-feira, 4 de abril, um jantar para dar a conhecer aos agentes de viagens nacionais o novo navio Celebrity Ascent, que foi inaugurado em fevereiro e que vai estar no Mediterrâneo durante o verão, para o qual a companhia de cruzeiros lançou também algumas promoções.

“Este ano, vamos ter o Celebrity Ascent, que é o último e mais recente navio da Celebrity na classe Edge. Vai estar no Mediterrâneo, será o único Edge, e o objetivo de estarmos aqui é para estimular e pedir as vossas vendas, não só para este navio mas para todos os outros”, destacou Francisco Teixeira, CEO da Melair, que representa a companhia de cruzeiros no mercado nacional.

Depois de apresentar o Celebrity Ascent, o quarto navio da classe Edge, que tem capacidade para transportar 3,260 passageiros, Francisco Teixeira revelou que o navio será um dos cinco da Celebrity Cruises que vão estar no Mediterrâneo durante o verão, disponibilizando cruzeiros de sete noites, em julho e agosto.

O Celebrity Ascent, acrescentou o responsável, vai realizar itinerários “Barcelona-Barcelona pelo Mediterrâneo Ocidental, mas também entre Barcelona e Atenas, fazendo uma perna mais curta para visitar Ilhas Gregas, Turquia e Malta”.

“Na Europa, o grande destaque da programação é que os itinerários têm cada vez mais overnights e isso pode ser uma vantagem para quem gosta de ficar mais tempo no destino. Santorini, por exemplo, é um desses portos”, destacou Francisco Teixeira.

Além do Celebrity Ascent, a companhia de cruzeiros vai também colocar no Mediterrâneo, durante o verão, os navios Celebrity Constellation, Celebrity Equinox, Celebrity Infinity e Celebrity Silhouette, aos quais também se aplicam as promoções que a companhia de cruzeiros lançou para este verão e que Francisco Teixeira deu a conhecer aos agentes de viagens.

“No mês de abril, temos um desconto de 30% no primeiro e segundo passageiro, entre 9 de abril e 3 de junho, assim como um desconto adicional até 200 euros por camarote. Nos interiores e exteriores o desconto é de 100 euros, nas varandas e suítes é de 200 e, no sistema, automaticamente é feita a redução”, explicou o CEO da Melair, indicando que, até 9 de abril, há também uma oferta de “100 dólares de crédito a bordo só para o mercado português”.

Este verão, a Celebrity Cruises conta também com tarifa de crianças para o mercado nacional, com Francisco Teixeira a indicar que esta é válida para vendas até 30 de abril e tem um preço desde 199 euros, com taxas incluídas.

“Como sabem, a tarifa de crianças nunca estava disponível em julho e agosto, mas conseguimos, para Portugal, de 2 a 30 de abril, uma tarifa desde 199 euros, já com taxas incluídas, para terceira e quarta cama”, indicou o responsável.

Recorde-se que o Celebrity Ascent é o quarto navio da classe Edge da Celebrity Cruises, série de navios que, no final do próximo ano, vai ganhar mais um membro, o Celebrity Xcel, cuja inauguração está prevista para novembro de 2025, contando com capacidade para transportar 3,248 passageiros.

 

 

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Porto de Lisboa marca presença na Seatrade Cruise Global

A Seatrade Cruise Global decorre entre 8 e 11 de abril, no Miami Beach Convention Center, nos EUA, sob o tema “A Evolução do Cruzeiro”.

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O Porto de Lisboa vai participar na Seatrade Cruise Global, o maior evento mundial da indústria de cruzeiros, que vai ter lugar entre 8 e 11 de abril, no Miami Beach Convention Center, nos EUA, sob o tema “A Evolução do Cruzeiro”.

“Esta é a 25ª vez que o Porto de Lisboa está presente neste evento e a 18ª vez consecutiva que participa integrado num espaço nacional sob a marca Cruise Portugal, onde estão também representados os portos de Leixões, Setúbal, Portimão, Açores e Madeira, bem como diversos agentes económicos”, indica o Porto de Lisboa, num comunicado enviado à imprensa, referindo que o administrador António Caracol e a responsável pela área dos cruzeiros, Ana Lourenço, são os representantes do Porto de Lisboa que vão estar presentes no evento.

De  acordo com o Porto de Lisboa, a participação nesta feira  vai permitir explorar “diferentes áreas de negócios, como os desenvolvimentos portuários e de destinos, as estratégias de controlo de custos e os avanços de sustentabilidade, numa fase de recuperação e retoma do rápido crescimento da indústria”.

“Marcar presença no principal evento do setor é de extrema importância numa fase em que a indústria de cruzeiros está a demonstrar a sua resiliência, vitalidade e capacidade de inovação, apesar de grandes desafios. A visão da indústria, centrada na sustentabilidade ambiental, posiciona o segmento dos cruzeiros para um futuro promissor, e é esse o futuro que se pretende para Lisboa”, afirma Carlos Correia, presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa (APL).

Segundo o responsável, o Porto de Lisboa tem vindo a “desenvolver uma série de ações com vista à descarbonização da atividade de cruzeiros rumo à sustentabilidade”, com destaque para o projeto de abastecimento de Energia Elétrica Shore-to-Ship nos Terminais da Zona Oriental e no Terminal de Cruzeiros de Lisboa, “cujo ponto de situação de desenvolvimento será apresentado nesta feira”.

O Porto de Lisboa lembra que, este ano, a Seatrade Cruise Global vai ter na sustentabilidade e regulamentação, na descarbonização, na inteligência artificial e nas inovações tecnológicas os principais temas que compõem o programa deste evento.

A Seatrade Cruise Global conta já com mais de 10 mil inscrições, entre companhias de cruzeiros, destinos, estaleiros, empresas e fornecedores, num total de 600 expositores, mais de 80 linhas de cruzeiro e milhares de visitantes de 120 países.

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Pegasus Airlines inaugura rota entre Ancara e Lisboa

A nova rota da Pegasus Airlines começou a ser operada terça-feira, 2 de abril, e conta com três voos por semana entre as capitais portuguesa e turca.

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A Pegasus Airlines inaugurou terça-feira, 2 de abril, a sua primeira rota com destino a Portugal, passando a ligar Lisboa à capital turca de Ancara, numa operação que conta com três voos por semana, informou a transportadora aérea turca, em comunicado.

“Sendo uma das cidades mais antigas do mundo, Lisboa atrai visitantes de lazer e de negócios pela sua cultura vibrante e excelente hospitalidade”, destaca a Pegasus Airlines, num comunicado divulgado esta sexta-feira, 5 de abril.

A inauguração da rota foi assinalada com uma cerimónia no Aeroporto de Ankara Esenboğa, que contou com a participação de Onur Dedekoylü, Chief Commercial Officer (CCO) da Pegasus Airlines, entre outros responsáveis da companhia aérea e locais, onde esteve também presente João Macedo, vice-chefe de Missão da Embaixada de Portugal, e Celeste Mota, do Departamento Económico e Conselheiro Comercial e Diretor da AICEP na Turquia.

“A Pegasus desempenha um papel fundamental no potencial e nos números turísticos de Turquia. A cada nova rota que abrimos ligamos países e destinos cultural e economicamente. A nossa rota Ancara-Lisboa ajudará a estender este propósito e papel a Portugal”, afirmou Onur Dedekoylü, na cerimónia de inauguração da rota.

O CCO da Pegasus Airlines acredita no sucesso da nova rota e que a companhia aérea vai “servir centenas de milhares de turistas entre a Turquia e Portugal nos próximos anos”.

Já João Macedo, vice-chefe de Missão da Embaixada de Portugal, destacou o facto dos voos da Pegasus Airlines servirem “duas capitais”, numa operação que vai servir para que “ambos os países se conheçam muito melhor”.

“O turismo e o comércio serão muito beneficiados, mas, no final, são estes contactos humanos que contarão e perdurarão no futuro. Como uma companhia aérea com mais de 30 anos e ainda em expansão, desejamos à Pegasus Airlines todo o sucesso neste empreendimento e esperamos que continue a crescer”, acrescentou o responsável.

Francisco Pita, Chief Commercial Officer da ANA-Aeroportos de Portugal, destaca ainda o facto de esta ser a primeira rota da Pegasus Airlines para o aeroporto de Lisboa, assim como para território nacional.

“As capitais Lisboa e Ancara passam assim a estar ligadas por um voo regular direto pela primeira vez, reforçando a conetividade com a Turquia, um mercado turístico em rápido crescimento em Portugal. Na ANA|VINCI Airports continuamos a trabalhar com empenho em ampliar a oferta de voos diretos para Portugal, com companhias aéreas, operadores turísticos e todos os nossos parceiros”, congratula-se o responsável.

Recorde-se que Ancara é a capital da Turquia e a segunda cidade mais populosa do país, depois de Istambul, sendo considerada “uma metrópole moderna e próspera, rica em história, cultura e que oferece a hospitalidade turca”.

 

 

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